O que é CTA e como usar a call-to-action para converter?
- Call-to-action (CTA) é um convite ou instrução que incentiva os visitantes a tomar uma ação específica;
- O propósito do CTA é direcionar o público para a próxima etapa desejada, como se inscrever, comprar ou baixar algo;
- CTAs eficazes são claros, convincentes e alinhados aos objetivos de conversão da campanha.
Embora as vendas pela internet estejam crescendo, muitos empreendedores ainda se perguntam como atrair clientes para a sua loja virtual. Existem diferentes ações de marketing para aumentar o tráfego do seu site, como a CTA ou call-to-action.
Muito utilizado em e-commerces, e-mails marketing e anúncios, esse recurso tem o poder de incentivar um usuário a realizar uma ação específica, como, por exemplo, comprar um produto após visitar um site de vendas ou ser impactado por um anúncio da marca.
Mas, para que a estratégia funcione, é preciso saber o que é um CTA, como utilizá-lo e, principalmente, conhecer a fundo o seu cliente.
Por isso, preparamos um artigo completo para te ajudar a entender mais sobre o assunto. Vem com a gente! 🧐
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O que é CTA?
CTA é sigla para call-to-action — que, em tradução livre, significa “chamada para ação”. A técnica é utilizada para chamar a atenção de um visitante de uma página para realizar uma determinada ação.
Geralmente, um CTA é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e utiliza termos no imperativo, como “clique aqui”.
A ferramenta pode ser utilizada para incentivar a compra de um produto, recomendar o download de um e-book, gerar tráfego para outro artigo do blog ou landing page, promover a inscrição em newsletters, assistir um vídeo, entre outros.
No entanto, não basta criar um CTA aleatório. Para que a chamada seja efetiva, existem vários elementos que devem ser estudados, como definir o canal e o formato do call-to-action.
Por que devo usar um CTA nos meus conteúdos?
Inicialmente, o CTA pode parecer algo que não faz tanta diferença nos conteúdos. Você passa horas desenvolvendo uma campanha de sucesso e acha que só isso importa. Afinal, o que uma frase de ação no final de um texto poderia causar?
A resposta é: TUDO!
Um bom CTA faz com que você consiga alcançar seus objetivos, uma vez que você está indicando para o público o que ele deve fazer. Por exemplo, sem um call-to-action eficaz, os seus seguidores podem não saber qual passo dar a seguir. Como resultado, ao não utilizá-lo, você pode acabar perdendo uma venda.
Além disso, como um CTA é um impulso para que o usuário realize uma ação, ele acaba acelerando o funil de vendas. Dessa maneira, é provável que os clientes realizem a compra do produto ou serviço que você está anunciando de modo mais rápido.
Como resultado, você pode ter mais sucesso com as suas campanhas de marketing ao usar termos como “Clique aqui” ou simplesmente “Conheça mais sobre o nosso serviço”. Resumidamente, se você não quer perder uma oportunidade de aumentar as vendas, não deixe de usá-lo.
Como escolher o CTA certo?
Após entender o que é CTA no marketing, você deve estar se perguntando qual seria o mais efetivo para a sua estratégia, certo?
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor formato de acordo com o seu objetivo. Confira a seguir:
1. Analise o estágio do funil de vendas do conteúdo
O primeiro passo, antes de criar um CTA, é entender qual é o estágio do funil de vendas em que o conteúdo está inserido e qual tipo de visitante ele atrai.
Portanto, classifique todos os usuários que interagem com a sua marca para criar uma comunicação efetiva.
Por exemplo, para chamar a atenção de um visitante que teve o primeiro contato com o seu site, seria interessante oferecer um conteúdo que o eduque e o direcione naturalmente para as próximas etapas da jornada de compra, como o download de um e-book, que pode aprofundar mais o tema que chamou seu interesse no primeiro momento.
Para visitantes que já conhecem um pouco mais do seu negócio, ou seja, que estejam mais no meio ou topo do seu funil de vendas, uma possibilidade é criar CTAs para um teste grátis de algum de seus serviços ou para compra de produtos com desconto.
2. Entenda a sua persona
A próxima etapa é entender para qual persona o seu conteúdo está sendo direcionado, ou em outras palavras, saber qual é o perfil consumidor do seu negócio.
Com o seu público definido (idade, renda média, dados demográficos, interesses e problemas), fica muito mais fácil criar uma trilha de conteúdo com CTAs relevantes para que seu cliente tenha mais interesse por sua marca.
3. Defina o formato do seu CTA
O formato do seu CTA é determinante para o sucesso da sua estratégia. Veja a seguir quais são os principais:
Botões
O botão é um dos formatos mais populares de CTA. Geralmente, eles são encontrados em páginas iniciais de site, formulários, campanhas de e-mail marketing, páginas de compra de e-commerce, entre outros.
O objetivo é incentivar uma decisão de ação que já poderia ter sido tomada pelo visitante no instante em que é impactado pela chamada.
Banners
Banners como CTAs são bastante utilizados em lojas virtuais, blogs, redes sociais e campanhas de anúncio.
Diferente de um botão, que incentiva uma ação direta, os banners oferecem informações mais completas para promover a conversão. Veja um exemplo do blog da Nuvemshop:
Link em textos
Os famosos links internos podem ser utilizados nos posts de blog, páginas de produtos, e-mails, textos, e-books, descrição de vídeos etc.
Eles são utilizados para facilitar a navegação do usuário em um site, fazendo com que ele seja levado de uma página a outra com fluidez.
Veja uma inspiração para você utilizá-lo:
No exemplo acima, o objetivo é levar os leitores do blog da Nuvemshop a testarem por 30 dias grátis a nossa plataforma de e-commerce. Aliás, se você está pensando em vender online, mas ainda não tem uma loja virtual, não quer aproveitar essa oportunidade? Agora, é possível criar uma loja completa e gratuita com poucos cliques! 💙
Onde usar um CTA?
Em uma estratégia de marketing digital são várias as possibilidades de usar CTAs. Mas, lembre-se de que antes de criá-los, é preciso entender quem é o seu cliente e quais são os principais meios de conversão do seu negócio.
Dito isso, vamos conhecer os principais canais em que você pode utilizá-los:
Páginas do site
Se você tem uma loja virtual, deve considerar utilizar CTAs na página inicial do seu site. Isso porque, quando um cliente chega no seu site, é bem provável que ele já tenha interesse naquilo que você comercializa.
Além disso, crie CTAs nas demais páginas da sua loja virtual. Você pode optar por colocá-los para incentivar a promoção de um produto específico. Veja um exemplo da loja F&F Equipamentos Fotográficos:
E-mail marketing
Um dos maiores desafios de quem faz campanhas de e-mail marketing é fazer com que as pessoas se interessem pela sua comunicação. Para ter sucesso com a estratégia, você pode usar um CTA no assunto do e-mail para aumentar a taxa de abertura. Por exemplo:
Conteúdo
Outro lugar para utilizar CTAs são nos conteúdos que a sua empresa produz, como artigos de blog e redes sociais (Instagram e Facebook, por exemplo).
Dentro do blog, você pode direcionar o leitor para outros conteúdos do seu site. Veja:
Já nas redes sociais, você pode pedir para que os seus seguidores compartilhem os seus conteúdos, aumentando o alcance da sua marca.
Anúncios
Se você investe em campanhas pagas, os CTAs devem ser seus aliados para gerar mais conversões em seus anúncios.
Como existe um limite de caracteres para anunciar no Google ou Facebook, é preciso ser muito certeiro na escolha das palavras. Confira um exemplo:
5 dicas para criar um CTA de sucesso
Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e dar um passo adiante na sua estratégia. Veja a seguir cinco dicas valiosas para criar um CTA de sucesso:
1. Use gatilhos mentais
Após estabelecer o melhor formato de CTA e o lugar certo para colocar a chamada, é preciso criar um texto interessante para atrair a atenção do leitor e incentivar a ação.
Uma boa prática é utilizar gatilhos mentais — uma técnica que influencia o processo de decisão de compra do cliente — na produção dos seus textos.
Para isso, seja específico no conteúdo e crie senso de urgência. Lembre-se de que nesta etapa você deve mostrar porque aquela ação deve ser feita! Palavras como “hoje” e “agora” mostram o quão fácil e imediata é a ação.
2. Tenha atenção nas cores
As cores do CTA impactam diretamente na realização de uma ação. De à chamada um destaque para que o olhar do seu visitante seja atraído por ela.
Normalmente, cores mais quentes (vermelho, amarelo e laranja) costumam ser mais chamativas, enquanto cores mais frias (como azul e verde) são mais neutras. O ideal para chamar a atenção é optar por cores quentes.
3. Ofereça algo que realmente vale a pena clicar
Ao criar um CTA, leve em consideração que o usuário só vai clicar se for do interesse dele.
Por isso é importante que a oferta da chamada seja de fato atrativa e compensatória, como a promoção de cupons de desconto, download de um material, assistir um vídeo, etc.
4. Combine o CTA com o tom e a voz do seu texto
O seu CTA deve ter o mesmo tom, voz e linguagem que o restante do seu conteúdo. Caso contrário, a sua estratégia pode transmitir uma sensação de suspeita e desconfiança para os seus usuários.
Por isso, se atente a história que está contando e não exagere tentando vender uma solução. As escolhas dos visitantes devem ser influenciadas naturalmente.
5. Faça testes A/B
Para garantir ainda melhores resultados, aposte nos testes A/B. Ou seja, faça pequenas mudanças de layout ou conteúdo do call-to-action e compare os resultados com a versão original para entender qual performa melhor.
Como mensurar resultados de um CTA?
A métrica principal para mensurar os resultados do call-to-acition é a taxa de cliques, ou seja, a proporção de usuários que clicam no CTA em relação ao número total de usuários que visualizam a sua chamada.
Uma maneira de conseguir essa informação é pelo Google Analytics, uma ferramenta de monitoramento e análise de sites.
Por isso, defina a página para onde seu CTA levará o visitante e acompanhe os resultados de acesso na plataforma. A partir disso, faça os ajustes necessários em sua estratégia para atingir maiores números de conversões.
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5 exemplos de CTAs de sucesso
Por fim, mas não menos importante, para te inspirar na criação de CTAs para o seu negócio, trouxemos cinco call-to-actions de sucesso. Veja-as a seguir:
1. Netflix
Sabe qual é o maior receio de quem contrata um serviço online? Que seja difícil de cancelarcaso não goste do serviço.
Pensando nisso, a Netflix resolveu esse problema com o texto “cancele quando quiser” logo acima do CTA para se inscrever na plataforma.
Importante notar, também, que as cores utilizadas no call-to-action correspondem à identidade visual do Netflix.
2. Facebook
O Facebook é a maior rede social de usuários ativos. Para além da sua popularidade, a rede social utiliza a chamada “é rápido e fácil” para incentivar que interessados preencham o formulário de inscrição.
3. Pizza Hut
Quem entrar no site da Pizza Hut para escolher uma pizza será impactado com o banner da promoção: “peça já até 40% de desconto”, que direciona para o cardápio da rede.
Esse é um bom exemplo para gerar mais conversões em uma campanha de vendas do seu negócio.
4. Adidas
Está lançando um novo produto em sua loja virtual? Faça como a Adidas, que divulgou as novas chuteiras da marca com um banner na página inicial do seu site com o CTA compre agora.
5. C&A
Se você vende roupas online, aproveitar datas comemorativas é uma boa forma para lucrar mais.
A C&A, por exemplo, com a aproximação do Dia dos Pais, criou uma chamada especial para quem entrar no site em busca de presentes.
Entendeu o que é CTA no marketing?
Agora você já sabe o que é CTA e porque ele é importante em uma estratégia digital. Então, não perca tempo e coloque em prática todas as dicas deste artigo! Mas, antes lembre-se de pesquisar para criar chamadas atrativas.
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