O que é varejo? Vantagens, desafios e dicas do comércio varejista
- Varejo é a venda de produtos ou serviços diretamente para o consumidor final, ou seja, quem vai adquirir o bem para uso próprio, não para revenda;
- Lojas de roupas, de eletrônicos, papelarias, confeitarias, supermercados e farmácias são alguns exemplos desse modelo de negócio;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis para começar o seu negócio de varejo e contar com todos os recursos necessários para vender e lucrar!
Se você já pensou em empreender, provavelmente já se perguntou o que é varejo, atacado, quais as diferenças e qual é o mais recomendado para quem quer começar um negócio próprio.
O varejo é o tipo de venda mais comum no nosso dia a dia, já que a maioria das lojas e marcas que conhecemos trabalham com esse mercado. Lojas de roupas, papelarias, confeitarias e farmácias são alguns exemplos. Por isso, geralmente, essa é a primeira escolha.
Mas, se você ainda tem alguma dúvida ou quer entender melhor o significado de varejo antes de tomar a sua decisão, continue a leitura! Neste artigo, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber: tipos de varejo, vantagens, desafios e dicas para ter sucesso nesse setor. Confira!
O que é varejo?
Varejo é a venda de um produto ou serviço diretamente para o consumidor final. Geralmente, esse tipo de transação é conhecido como venda B2C (Business to Consumer ou Empresa para Consumidor).
Ou seja, são empresas que estabelecem um ponto de contato direto com o consumidor — em uma loja física ou virtual — e vendem os produtos em pequenas quantidades para uso pessoal, não para revenda.
💡 Saiba mais: O que é varejo digital e como funciona?
Qual a diferença entre atacado e varejo?
A principal diferença entre atacado e varejo é o público-alvo e o volume de venda dos produtos. No atacado, vende-se itens em grandes quantidades para outras empresas, já o varejo é a comercialização de produtos unitários diretamente para o consumidor final.
Quando falamos de atacado, pensamos em vendas B2B (Business to Business ou Empresa para Empresa). Ou seja, são os fabricantes ou lojistas que compram grandes lotes de produtos para reabastecer outros negócios.
A loja Atacado Fácil, por exemplo, que é cliente Nuvemshop, é uma marca atacadista, já que ela vende mercadorias em grandes quantidades para que outros lojistas possam revender esses itens.
Já no varejo, como vimos, os itens são vendidos em pequenas quantidades para uso pessoal dos consumidores. Aqui, podemos incluir os marketplaces, lojas de departamento e boa parte das marcas focadas em um tipo específico de produto, como calçados, roupas ou eletrônicos.
A LV Store, da influenciadora Letícia Vaz, é um exemplo de loja do mercado varejista, pois vende produtos diretamente para o consumidor final que vai comprar as peças para uso próprio.
💡 Saiba mais: O que é B2B e B2C e qual a diferença entre os dois modelos?
Como funciona o comércio varejista?
O comércio varejista funciona, basicamente, como uma revenda de produtos. Os lojistas compram as mercadorias de um fornecedor e vendem esses itens ao consumidor final adicionando a sua margem de lucro.
Isso porque, ao comprar grandes quantidades de mercadoria diretamente dos fornecedores ou de vendedores atacadistas, os lojistas podem negociar preços menores.
Assim, eles compram mais barato e adicionam uma porcentagem ao preço de venda para obter lucro e custear as despesas de manter um relacionamento direto com o consumidor, como:
- Manutenção de estoque para atender à demanda;
- Exposição dos produtos em uma loja física ou plataforma de e-commerce;
- Investimento em marketing e publicidade para atrair consumidores;
- Contratação de funcionários para atendimento ao cliente;
- Custos do processamento de pagamentos;
- Impostos específicos do setor de varejo;
- Entre outros.
Além disso, marcas de confecção própria também podem vender no varejo. Se você faz itens personalizados, artesanato, vende comida pela internet ou tem uma confecção de camisetas personalizadas que vende diretamente para o consumidor final, por exemplo, também se encaixa no mercado varejista.
Isso é a base para entender o que é varejo e como funciona esse tipo de venda. Mas, a seguir, ainda vamos conhecer outras características específicas desse tipo de transação e suas principais vantagens e desvantagens.
💡 Saiba mais: Melhores fornecedores de produtos para revenda online
Varejo online x varejo físico: qual é a diferença?
O varejo é sempre a venda direta para o consumidor final. No entanto, existem diferentes formas de criar esse ponto de contato, como o varejo online e físico. A seguir, vamos entender como funciona cada uma delas:
Varejo online
A principal característica do varejo online é que as vendas são realizadas pela internet, seja por meio das redes sociais ou de um site de vendas próprio.
No caso das lojas virtuais, em que o processo de compra é automatizado, isso permite que os clientes não fiquem limitados ao horário de funcionamento do comércio, podendo comprar de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que tenham acesso à internet.
Por outro lado, é preciso considerar uma etapa adicional no processo de venda: a entrega. Isso porque, nesse caso, o consumidor não tem contato físico com o produto, que precisa ser enviado pelo lojista por meio dos Correios, transportadoras ou disponibilizado em um ponto de retirada.
Além disso, é preciso adaptar toda a logística, contando com ferramentas que permitam o pagamento online e uma estratégia de marketing digital para atrair os consumidores para o seu site.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis e contar com todos esses recursos na própria plataforma. Assim, você cria o seu negócio online sem precisar de conhecimentos técnicos e com tudo o que precisa para já começar a vender!
Varejo físico
O varejo físico é o modelo mais tradicional que conhecemos: as lojas físicas nas ruas e shoppings, com suas vitrines, vendedores prontos para atender o consumidor e exposição de mercadorias em araras e prateleiras.
A grande vantagem desse modelo é que os clientes podem ver, tocar e experimentar os produtos. Além disso, existe a interação direta com a marca e com os vendedores, o que gera uma sensação de segurança que pode ser um incentivo para compras imediatas.
No entanto, é importante lembrar que um ponto de venda físico exige um investimento muito mais alto. Afinal, é preciso arcar com os custos de aluguel, conta de luz, água, mobília, contratação de funcionários, entre outros.
Isso faz com que muitas pessoas que querem abrir um negócio com pouco dinheiro recorram ao varejo online, já que ele tem um custo operacional menor e pode ser mais fácil de gerenciar, especialmente para quem está começando uma empresa do zero.
Mas, se você já tem uma loja física, também pode criar uma loja virtual grátis e fazer a gestão unificada dos dois canais com a solução Ponto de Venda da Nuvemshop, que permite integrar catálogo de produtos, meios de pagamento e base de clientes dos pontos de venda físicos e online.
Quais são os principais tipos de varejo?
Além da divisão entre varejo online e físico, existem também outras classificações que ajudam a definir o que é varejo e como o comércio varejista se organiza, que são os tipos de empreendimento que fazem parte desse setor. Veja alguns exemplos:
- Lojas de departamento: espaços que vendem uma grande variedade de mercadorias, como vestuário, calçados, produtos de beleza, decoração etc.;
- Lojas especializadas: são aquelas que se especializam em um departamento específico, como lojas de eletrônicos, de artigos esportivos, livrarias etc.;
- Vendas por catálogo: quando a venda acontece por meio de catálogos impressos ou digitais, como acontece com grandes marcas de cosméticos, como a Avon;
- Outlets: lojas especializadas na venda de produtos de marcas conhecidas a preços mais baixos, geralmente por serem peças de coleções anteriores;
- Conveniências: estabelecimentos físicos com foco em demandas emergenciais, localizados em regiões e abertos em horários onde geralmente não se encontram outras opções;
- Supermercados: lojistas que vendem todos os tipos de alimentos, bebidas, itens de limpeza e higiene, um dos principais exemplos do que é varejo;
- Atacarejo: mistura de atacado e varejo, onde os clientes finais podem comprar produtos em grandes quantidades a preços reduzidos.
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Vantagens e desvantagens do varejo
O varejo é um mercado dinâmico com muitas oportunidades e desafios. Por isso, se você pensa em começar nesse setor, é importante conhecer as principais vantagens e desvantagens que listamos a seguir.
Vantagens
Algumas das principais vantagens do mercado varejista são:
- Relacionamento com o consumidor: a proximidade com o consumidor no momento da venda permite criar relacionamento, o que facilita a fidelização de clientes;
- Variedade de catálogo: como não precisam arcar com o processo de produção, os varejistas podem oferecer uma variedade maior de produtos;
- Potencial de vendas: existem mais consumidores finais do que empresas, por isso, o varejo consegue realizar um número maior de vendas quando comparado ao atacado;
- Flexibilidade de preços: com uma margem de lucro variável, o varejo tem mais flexibilidade para ajustar os preços de acordo com a demanda e a concorrência;
- Adaptação às tendências: por lidar com estoques menores, os varejistas podem se ajustar mais rapidamente às tendências, introduzindo novos produtos e promoções;
- Reconhecimento de marca: lojas físicas e virtuais permitem criar ambientes que reforcem a identidade do negócio, gerando mais reconhecimento para a marca no mercado.
💡 Saiba mais: O que esperar do futuro do varejo?
Desvantagens
Apesar de ter suas vantagens, para entender o que é varejo é preciso saber que esse modelo de negócio também enfrenta seus desafios. Veja alguns exemplos:
- Alta concorrência: no varejo, existem diversas empresas disputando a atenção dos consumidores, principalmente nos nichos considerados mais lucrativos;
- Sazonalidade nas vendas: as flutuações de demanda também são mais fortes no mercado varejista, o que pode impactar o fluxo de caixa do negócio;
- Dependência de fornecedores: marcas varejistas dependem do compromisso e da qualidade dos fornecedores para terem uma boa reputação no mercado;
- Gestão de estoque: a gestão de estoque no varejo é mais complexa, já que é preciso administrar o planejamento para evitar tanto o excesso, quanto a falta de mercadorias;
- Mudanças de comportamento: a preferência do consumidor final pode mudar com facilidade, fazendo com o que o varejista precise se adaptar a essa mudança.
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Como ter sucesso no comércio varejista?
Agora que você já sabe o que é varejo e está pronto para dar o próximo passo, confira as dicas essenciais para começar nesse tipo de negócio:
Conheça o seu público-alvo
Como vimos, a principal característica do varejo é o contato direto com o consumidor final. Por isso, a primeira dica para ter sucesso nesse mercado é entender quem é esse consumidor, ou seja, o seu público-alvo, e quais são as suas necessidades.
Isso vai te ajudar a entender como atrair e conquistar esse cliente, quais produtos atendem às suas preferências, qual é a melhor estratégia de precificação e quais diferenciais são necessários para transformar o consumidor em um cliente fiel.
💡 Saiba mais: Como promover a fidelização de clientes com cashback?
Invista no marketing digital
Ainda que muitas pessoas prefiram comprar em lojas físicas, nove a cada dez brasileiros pesquisam online antes de fechar uma compra, de acordo com o Google Brasil.
Assim, é essencial que a sua empresa apareça como uma opção de resposta quando as pessoas realizarem essa busca. E, para isso, é preciso investir em estratégias de marketing digital, como uma boa otimização para mecanismos de busca (SEO) e presença nas principais redes sociais.
Se você é novo nessa área e não sabe por onde começar, confira a nossa trilha de conhecimento com aulas gratuita sobre marketing digital:
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Garanta uma boa experiência de compra
Mais do que entender o que é varejo, é preciso entender como funciona o processo de compra do consumidor varejista para se destacar nesse mercado.
E, aqui, é importante considerar não apenas o momento da compra, mas também a facilidade para o consumidor encontrar o que precisa durante suas pesquisas (seja no site ou na loja física), o atendimento e o pós-venda.
Em todas as etapas, a experiência do consumidor com a sua marca precisa ser fácil e amigável. Quanto mais positivo for esse contato, maiores as chances de atrair ainda mais clientes por meio da indicação.
💡 Saiba mais: O que é marketing boca a boca e como incentivar na empresa?
Cuide da gestão de estoque
Mercadoria em excesso significa dinheiro parado, mas falta de estoque pode te fazer perder vendas. Por isso, o controle da quantidade de itens armazenados também é um dos segredos para se ter sucesso no comércio varejista.
Nesse caso, a dica é contar com um sistema que ajude a automatizar essa análise, como um MRP ou um ERP. Se você é lojista Nuvemshop, por exemplo, pode fazer a integração com ambos sistemas de forma simples por meio da nossa Loja de Aplicativos.
As duas opções vão manter um controle de entradas e saídas de mercadorias, facilitando para saber o melhor momento de fazer uma ordem de compra ou oferecer uma grande liquidação para liberar espaço no armazém.
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Adapte-se às mudanças do mercado
O comportamento do consumidor muda o tempo todo e os lojistas do varejo precisam acompanhar essa mudança para se manterem competitivos. Afinal, se uma pessoa procura algo que você ainda não oferece na sua loja, o mais provável é que ela busque na concorrência.
Portanto, esteja atento às novas tendências e tecnologias que possam impactar o seu mercado. Isso não significa que você precisa correr para alcançar todas as mudanças, mas saiba identificar o que pode ser relevante para o seu público e, por consequência, para o seu negócio.
💡 Saiba mais: Quais são as principais tendências do e-commerce para os próximos anos?
Mantenha uma presença online
Por fim, vale lembrar que o mercado de e-commerces é um dos que mais cresce no Brasil. Só no primeiro semestre de 2024, as pequenas e médias empresas online já faturaram mais de R$ 2 bilhões, segundo levantamento interno da Nuvemshop.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a expectativa é de que essa curva de crescimento continue pelos próximos quatro anos, o que mostra que o mercado digital ainda é uma das melhores opções para quem sonha em empreender.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e contar com todos os recursos necessários para começar o seu negócio, como meios de pagamento e envio totalmente integrados — tanto no varejo, quanto no atacado.
E aí, aprendeu o que é varejo?
Apesar de fazer parte do nosso dia a dia, o conceito do que é varejo nem sempre fica muito claro. Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto, principalmente se você pensa em empreender nesse setor.
Então, que tal aproveitar para começar sua loja online e dar o próximo passo nessa jornada? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop ainda hoje! É fácil, intuitivo e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙