O que postar no Instagram para chamar atenção: 75 ideias efetivas

- Algumas ideias do que postar no Instagram são fotos dos produtos, vídeos dos bastidores, tutoriais, lançamento, promoções, cupons etc.;
- Você não deve postar no Instagram conteúdo plagiado de outras contas, uma vez que o seu perfil pode ser penalizado de acordo com as diretrizes das redes;
- Se você precisar de uma ajuda para programar os seus posts, baixe gratuitamente o Cronograma de postagens no Instagram, criado pela Nuvemshop.
Você sabe o que postar no Instagram? Não dá para negar: muitos anos se passaram desde a criação da rede social, mas ela continua sendo uma das principais que conectam as marcas com seu público-alvo.
Nesse sentido, saber o que postar no Instagram é fundamental para que o conteúdo atinja as pessoas certas.
Então, você quer saber que tipo de conteúdo postar no Instagram? Continue a leitura deste artigo e descubra as principais ideias. E, para organizar o seu calendário de publicações na plataforma, não deixe de baixar o nosso cronograma gratuito! Vamos lá? 😊
O que postar no Instagram?
Há inúmeras opções de conteúdos que você pode postar no Instagram para atrair seguidores, gerar vendas e aproximar a sua marca da sua comunidade.
Por isso, a escolha depende dos seus interesses, da forma de comunicação e do que o seu público-alvo busca na rede social.
A seguir, fizemos uma lista com os principais tipos de conteúdos para postar no Instagram e inspirar as suas postagens:
- Divulgação de produtos ou serviços;
- Bastidores da marca;
- Engajamento e interação;
- Entretenimento e viralização;
- Datas comemorativas;
- Educativo e informativo;
- Prova social e depoimentos de clientes;
- Vida nos Stories (postagens diárias);
- Conteúdo inspiracional e motivacional;
- Humanização da marca;
- Posts estéticos e criativos;
- Estratégia de crescimento e alcance.
Abaixo, vamos destrinchar cada tipo listado em diversas ideias de conteúdos para você se inspirar e rechear o seu Instagram de postagens interessantes. Confira:
Divulgação de produtos ou serviços
Você sabe uma maneira poderosa de contar a história da sua empresa? Então, o faça. Por exemplo, publique fotos ou vídeos do seu produto sendo usado no mundo real. Certamente, isso ajuda os espectadores a se imaginarem usando o que você vende.
Isso é importante porque, se você vende o seu produto só no meio digital, pode ser difícil para que o consumidor saiba exatamente como utilizá-lo.
Nesse sentido, é muito importante você mostrar para o cliente como usá-lo corretamente. Além disso, garante uma ótima postagem que pode bombar no Instagram.
💡 Saiba mais: Como criar um catálogo no Instagram para vender produtos?
Vale lembrar que a mesma coisa vale para um serviço, você pode mostrar o que sua empresa faz passo a passo.
Aqui vai uma lista de possíveis conteúdos para divulgar produtos ou serviços no seu Instagram:
- Apresentação de um lançamento;
- Demonstração de uso do produto;
- Comparação entre dois itens do seu catálogo;
- Diferenciais do seu produto/serviço diante dos concorrentes;
- Promoções e descontos exclusivos;
- Bastidores do processo de produção;
- Unboxing de produtos ou serviços.
Você sabia que as postagens do carrossel do Instagram ganham, em média, 1,4x mais alcance e 3,1x mais engajamento do que as postagens regulares no Instagram? Esses dados foram retirados de uma pesquisa da Hootsuite.
Com os carrosséis do Instagram, você pode compartilhar várias fotos ou vídeos. Os usuários só precisam deslizar para a esquerda para ver todos eles. Como você pode compartilhar até 20 imagens, esse tipo de postagem é útil quando só uma imagem não faz jus à sua mensagem.
Veja, abaixo, uma postagem feita pela Turma Tube para anunciar um lançamento:
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Se você quer ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e no Stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de produtos, promoções, lives e muito mais:
Bastidores da marca
Mais e mais empresas estão compartilhando fotos tiradas nos bastidores. Você já se perguntou por que isso tem acontecido?
De modo geral, é uma estratégia para que as marcas criem uma voz autêntica para os seus negócios e mostrem que, por trás de todo o profissionalismo, existem pessoas. Da mesma forma, essa é uma maneira de marketing humanizado.
Caso você queira adotar essa estratégia, estas são algumas ideias legais para postar no Instagram:
- Um projeto no qual você está trabalhando (vídeo, e-book, curso);
- Uma reunião da empresa;
- Sua configuração de trabalho;
- A preparação do time antes de uma entrevista;
- Como é o seu dia a dia;
- O processo de criação de algo;
- Como você organiza sua rotina;
- Erros de gravação (bloopers);
- Sua mesa de trabalho ou setup;
- Sua rotina matinal/noturna.
Resumidamente, os bastidores têm tudo a ver com autenticidade e são uma maneira fantástica de mostrar um lado diferente da sua marca. Além disso, você tem uma ótima oportunidade de entender quais são os melhores horários para postar no Instagram de acordo com o perfil do seu público.
Veja um exemplo de conteúdo da Bloom Brand:
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Engajamento e interação
Existe alguns tipos de conteúdo que são, em sua maioria, produzidos para aumentar o engajamento no seu Instagram. Ou seja, são postagens feitas não necessariamente para vender, mas para aproximar o público da marca e mostrar que, por trás da logo, há um ser humano interagindo com outros seres humanos.
Porém, isso não quer dizer que você possa encontrar uma forma de promover a sua loja nesse tipo de conteúdo. Os sorteio no Instagram são ótimos exemplos, porque promovem a divulgação dos produtos e a interação com a audiência.
Abaixo estão algumas ideias do que postar no Instragram para engajar o público:
- Enquete ou quiz nos Stories;
- “Isso ou Aquilo?” para os seguidores escolherem;
- Teste de personalidade relacionado ao seu nicho;
- Caixa de perguntas para tirar dúvidas;
- “Complete a frase…” (exemplo: “Eu não consigo viver sem…”);
- Desafio para os seguidores participarem;
- Sorteios de produtos ou serviços;
- Peça para os seguidores marcarem um amigo nos comentários.
Fazer perguntas para o público é uma excelente maneira de gerar engajamento no seu feed. Por exemplo, você pode criar uma arte com uma questão relacionada ao seu produto. Vamos imaginar que você trabalha com maquiagens, então, você pode postar a seguinte pergunta “Qual item de maquiagem você considera coringa?”.
Esse é só um exemplo e você pode adaptar para o seu nicho. Certamente, isso fará com que os seus seguidores respondam e isso irá gerar muito engajamento no seu perfil.
Essas ideias oferecem um alto retorno sobre o investimento, já que você não precisa depositar tanto dinheiro para produzi-las e pode alcançar excelentes resultados.
Veja, abaixo, um exemplo da loja Liz Festivals, que vende roupas para festivais e conseguiu reunir várias clientes em um evento trajadas com os looks da marca:
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Entretenimento e viralização
Humanizar e humorizar sua marca compartilhando memes relacionados ao que você vende e que você sabe que ressoam com o seu público é uma ótima maneira de se conectar mais profundamente com os seus seguidores.
Quando são bem feitos, os memes podem aumentar o reconhecimento da marca e fortalecer o engajamento do cliente. Ao se conectar com o público em um nível emocional, você parecerá mais autêntico e poderá fidelizar clientes.
Ao compartilhar memes, tente mantê-los engraçados, oportunos e relacionáveis. Confira, abaixo, o que postar no Instagram para provocar humor:
- Memes do seu nicho;
- Reels seguindo tendências do momento;
- GIFs animados e divertidos;
- Vídeos curtos e engraçados;
- Comparação de antes e depois de algo;
- Adaptação de trends populares para seu nicho;
- Reações a conteúdos virais.
Um ótimo exemplo de loja que sabe como aproveitar os memes em alta e as discussões na internet é a Aff the Hype. Confira um caso:
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Datas comemorativas
Se você busca ideias interessantes para postar, aproveite as datas comemorativas para produzir conteúdo original no Instagram. Você pode publicar conteúdos das datas tradicionais, como Páscoa, Dia das Mães e Natal, e também promover datas menos conhecidas.
Por exemplo, se você vende instrumentos musicais, pode aproveitar o Dia do Baterista (20 de setembro) ou o Dia do Guitarrista (10 de março) para bombar no Instagram de forma criativa.
Confira outras opções de postagens:
- Post especial para aniversários e eventos marcantes;
- Campanhas para feriados;
- Post de retrospectiva do mês ou do ano;
- Eventos relevantes do seu nicho.
💡 Saiba mais: Calendário comercial: datas comemorativas para o seu negócio
Educativo e informativo
Postar tutoriais fornece valor para clientes atuais e potenciais. Por isso, pense em maneiras de compartilhar dicas e truques para que eles possam aproveitar ao máximo os produtos que sua empresa tem a oferecer.
Use a seção de comentários do seu Instagram para criar uma postagem criativa, na qual você responde as perguntas dos seus seguidores. Para isso, você pode responder em vídeo, nos Stories ou em formato de Reels, ou mesmo no feed.
Por exemplo, uma novidade da rede social é que criadores de conteúdo no Instagram agora podem responder a comentários em seus Reels com outro Reel. Isso é uma estratégia muito legal, uma vez que, há algum tempo, o Instagram tem priorizado vídeos se tratando de engajamento.
Sendo assim, é muito provável que, se você gravar um vídeo, o seu conteúdo tenha mais likes, comentários e compartilhamentos do que uma foto.
Além disso, você pode usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca e tirar dúvidas gerais sobre um determinado assunto. Dessa forma, as chances de você atrair até mesmo os interessados na concorrência aumentam bastante.
Veja algumas ideias de conteúdos educativos para postar no Instragram:
- Dicas rápidas sobre um tema do seu nicho;
- Erros comuns relacionados aos produtos e como evitá-los;
- Mini tutoriais com passo a passo;
- Infográficos explicativos;
- Estudos de caso e ideias;
- Ferramentas ou apps úteis para seu público;
- Desmistificação de mitos populares sobre seus produtos e/ou serviços.
Prova social e depoimentos dos clientes
Muitas vezes as pessoas querem uma prova social antes de gastar o seu dinheiro suado no seu produto ou serviço. Isso significa que eles geralmente recorrem a avaliações online, sites de terceiros e até mesmo à sua própria seção de comentários para ver o que os outros têm a dizer.
Uma maneira de se antecipar a isso e fornecer provas sociais é compartilhar depoimentos em suas postagens. Isso facilitará o trabalho do público e, de certa forma, deixará o seu feed organizado.
Só é bom lembrar que, claro, você não deve exagerar nos depoimentos, visto que eles não devem ser o foco das suas publicações. Mas, evidentemente, alguns, uma vez ou outra no seu feed são super bem-vindos.
Veja alguns exemplos de conteúdos:
- Depoimentos de clientes ou seguidores;
- Resultados que outras pessoas obtiveram com sua ajuda;
- Feedbacks positivos recebidos;
- Antes e depois de clientes ou produtos;
- Números e estatísticas sobre seu impacto.
Outro tipo de prova social que você pode compartilhar com o público é o endosso de um influenciador digital. Esses tipos de parcerias podem trazer novos públicos para sua marca e mostrar que uma figura confiável atesta seu produto.
Por isso, uma boa dica é criar uma parceria com um influenciador do seu nicho de mercado e enviar um produto que você vende no seu negócio. Como resultado, ele pode postar um stories utilizado o item.
💡 Saiba mais: Como utilizar gatilhos mentais para gerar vendas?
Vida nos Stories
Além dos bastidores da sua marca, também é interessante mostrar o seu dia a dia como empreendedor. Essa é mais uma estratégia para humanizar a sua marca e mostrar como a sua operação é complexa, agregando valor para os produtos.
Veja o que postar no Instagram sobre a sua rotina:
- Mostre seu dia a dia sem filtros;
- Compartilhe conteúdos de seguidores;
- Faça lives para interagir em tempo real;
- Divulgue novidades e spoilers exclusivos;
- Compartilhe algo que te inspira no momento.
Além disso, se você decidir realizar uma live na rede social, vai querer compartilhar com seu público, certo? Para isso, você pode criar uma arte no feed e nos Stories com um countdown (contagem regressiva) para que o público salve e você tenha um maior engajamento na hora da live.
Conteúdo inspiracional e motivacional
Se você está sem ideias de que tipo de conteúdo postar no Instagram, que tal promover uma causa importante?
Você pode compartilhar campanhas de arrecadação, informar seus seguidores sobre questões sociais e ambientais, entre outras possibilidades.
Dessa forma, você engaja os usuários e ainda agrega uma imagem positiva à sua marca. Além disso, veja o que postar no Instagram para inspirar e motivar:
- Frases motivacionais com design chamativo;
- Histórias de superação (pessoais ou de clientes);
- Lições que você aprendeu ao longo da vida;
- Um erro que você cometeu e como superou;
- Como você começou no seu nicho;
- Compartilhe algo que te inspira.
Humanização da marca
No Instagram, a humanização da marca é um fator essencial para criar conexões genuínas com o público.
As pessoas não querem apenas consumir produtos ou serviços, mas sim se conectar com histórias, valores e pessoas por trás das marcas.
Para isso, compartilhar conteúdos que destacam vulnerabilidades e desafios superados geram identificação e autenticidade, tornando a marca mais acessível e confiável.
A interação ativa com seguidores também faz parte dessa construção, respondendo a comentários, mensagens diretas e incentivando conversas para criar uma comunidade engajada e leal.
Confira o que postar no Instagram para humanizar a sua marca:
- Apresente sua equipe;
- Compartilhe sua história pessoal/profissional;
- Conte um fato curioso sobre você;
- Mostre sua rotina além do trabalho;
- Compartilhe um desafio pessoal.
O objetivo é transformar a relação entre marca e cliente em algo próximo e empático, incentivando a fidelização e o engajamento contínuo. Veja, abaixo, um vídeo da Powered by Coffee mostrando a rotina da produção das peças:
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Posts estéticos e criativos
A estética visual do Instagram é um fator determinante para causar uma boa primeira impressão.
Criar posts com identidade visual bem definida, utilizando cores, fontes e composições harmônicas, aumenta a atratividade do conteúdo e fortalece a presença digital da marca.
Entre as estratégias mais eficazes, destacam-se:
- Flat lays (fotos organizadas e estéticas);
- Fotos criativas e editoriais;
- Reels mostrando “um dia na sua vida”;
- Conteúdo com paletas de cores bem definidas;
- Imagens cinematográficas.
Além disso, a criatividade nos formatos pode fazer um post se destacar no feed, como conteúdos interativos, fotos com ângulos diferenciados, vídeos dinâmicos e edições inovadoras.
O segredo para posts estéticos e criativos não está apenas na qualidade da imagem, mas também na originalidade e no impacto visual, criando um feed que atrai e retém a atenção do público.
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Estratégia de crescimento e alcance
Para crescer no Instagram, é fundamental adotar estratégias que aumentem o alcance do conteúdo e incentivem a participação do público.
Confira o que postar no Instagram para aumentar o seu alcance:
- Faça colaborações com outros criadores;
- Parcerias e giveaways;
- Responda a perguntas comuns do seu público;
- Poste carrosséis educativos para salvar;
- Use legendas que incentivem interação;
- Explore hashtags estratégicas.
Outro ponto-chave é a consistência na publicação de conteúdos valiosos, que estimulem curtidas, salvamentos e compartilhamentos, sinalizando ao algoritmo que seu perfil gera relevância.
Lives e engajamento nos Stories fortalecem o relacionamento com o público e aumentam a retenção de seguidores.
Tudo entendido sobre o que postar no Instagram?
Esperamos que este conteúdo tenha conseguido oferecer um panorama sobre o que postar no Instagram para ganhar seguidores. Como visto ao longo do artigo, essa rede social continua sendo uma das mais utilizadas pelas pessoas que têm marcas para se conectar com o público.
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