O que vender na crise para ganhar dinheiro? [10 opções]

- Aprender o que vender na crise pode ser uma ótima maneira de garantir uma renda extra em tempos difíceis;
- Vale a pena investir em alguns segmentos, mesmo em tempos de crise, como revenda de produtos, venda de bebidas e alimentos, cursos online, produtos artesanais, brechó online, loja de dropshipping e muito mais!
- Empreender na internet é uma boa maneira de começar um negócio gastando pouco. Crie uma loja virtual na Nuvemshop e monte seu site de vendas do zero.
Em tempos de incertezas, começar a empreender do zero pode ser uma forma de ter uma renda extra ou driblar o desemprego. No entanto, este período traz muitas perguntas para quem deseja se arriscar em um negócio próprio. Afinal, o que vender na crise para ganhar dinheiro?
Existe uma lista extensa de itens que podem ser comercializados para ganhar dinheiro. Dentre as opções estão os produtos para revenda, artesanatos, roupas, mercadorias personalizadas e muito mais.
Pensando nisso, neste artigo vamos te apresentar algumas ideias do que vender em tempos de crise e garantir uma renda extra.
E, caso queira aproveitar a oportunidade para vender online com pouco investimento, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop:
Tudo certo? Confira as opções do que vender na crise para ganhar dinheiro:
1. Revenda de produtos
A revenda de produtos é uma excelente opção para quem pensa em começar um negócio em casa, uma vez que não exige a manufaturação do que se deseja comercializar.
O segmento é indicado para quem está pensando em montar uma loja virtual, já que é possível publicar as mercadorias e vendê-las para todo o território nacional, com os processos logísticos, comerciais e administrativos centralizados em uma mesma plataforma.
Estão entre os principais produtos para revenda os cosméticos, roupas, lingeries e outros itens. Por isso, o primeiro passo é considerar os tipos de mercadorias que você tem mais afinidade para começar a vender online na crise.
2. Venda de alimentos
Segundo uma pesquisa elaborada pela Statista, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina durante a crise. Sozinho, o país foi responsável por quase metade do mercado, chegando a 48,77%.
Com a construção da tendência do delivery durante a pandemia, atualmente muitas pessoas continuam com o hábito de pedir comida em casa. Por isso, o segmento de comidas e bebidas pode ser uma boa aposta sobre o que vender na crise.
Dessa forma, é possível pensar na elaboração de comidas congeladas, bolos, brownies, doces ou salgados. Além disso, para embalar os alimentos, você pode agregar valor e enviá-los em tupperware, cobrando o valor do recipiente, por exemplo.
3. Cursos online
Outra ideia sobre o que vender na crise são cursos online. Se você domina um assunto, que tal montar um curso rápido sobre ele e compartilhar com as pessoas?
Não precisa ser um assunto nem muito complicado ou técnico. O céu é o limite: você pode ensinar, por exemplo, como gerenciar redes sociais, dicas práticas de limpeza de casa, como cozinhar doces, dar aulas de inglês etc.
4. Brechó online
Quem nunca se sentiu aliviado ao livrar o guarda-roupa de algumas roupas que não utiliza mais? Melhor ainda é poder colocar essas peças à venda em um brechó online.
Dependendo do tipo e qualidade do produto que você conseguir para a loja, é possível ter uma margem de lucro e ainda ajudar pessoas que estão buscando mercadorias exclusivas ou vintages, mas que por algum motivo já saíram de linha do mercado.
Aqui, lembre-se de ter um cuidado com a curadoria dos artigos. Selecione os tipos de roupas que você acredita que estejam em bom estado e que podem ser reaproveitadas para uso.
💡Saiba mais: Onde vender roupas usadas online?
5. Loja de dropshipping
Dropshipping é um modelo de negócio em que o estoque, processamento e o envio dos produtos fica por conta do fornecedor da mercadoria (e não do lojista).
Nesse sentido, abrir uma loja de dropshipping pode ser um modelo lucrativo para a crise, já que resolve um grande gargalo de pessoas que estão começando com um negócio do zero: os elevados gastos com estoque.
Outra vantagem é que esse tipo de negócio tem baixo custo inicial. Como os produtos para venda são fabricados, armazenados e enviados por fornecedores de dropshipping, não é preciso investir na contratação de funcionários para o gerenciamento do estoque, na compra de matérias prima e nem no aluguel do espaço para armazenamento.
Se a sua opção é fazer vendas onlines, plataformas de e-commerce como a Nuvemshop, permitem integrações para facilitar esse modelo de venda. Nesse caso, o sistema permite a conexão direta aos produtos disponíveis no AliExpress, por exemplo.
6. Freelancer
Existem diversos sites que conectam profissionais autônomos e clientes interessados em serviços. Assim, trabalhar como freelancer pode ser uma opção de renda em tempos de crise.
Geralmente, se tratando de áreas de prestação de serviços de marketing ou tecnologia, as demandas podem ser feitas de forma online.
Alguns exemplos de plataformas que oferecem esse tipo de conexão são o GetNinjas, 99Jobs e o Workana.
7. Programa de afiliados
O programa de afiliados, também conhecido como marketing de afiliados, é uma boa opção para ter uma renda extra na crise.
Resumidamente, o programa de afiliados funciona assim:
- Um afiliado recebe de uma marca um convite para anunciar os produtos nas redes sociais pessoais ou do negócio, em um site de vendas ou blog;
- Toda vez que um cliente compra um produto por meio do anúncio, é gerado uma comissão de venda.
🎥 Veja também: Como vender como afiliados na Nuvemshop?
8. Roupas
A moda representou um total de 33% de todas as vendas realizadas pelos e-commerce da Nuvemshop em 2024, conforme o NuvemCommerce 2025. Ou seja, o segmento de roupas é uma boa escolha para vender neste momento de crise.
Como é um mercado competitivo, é fundamental se especializar em um nicho de mercado, isto é, definir um segmento de venda que atenda uma necessidade que ainda não foi resolvida por outros concorrentes.
Além disso, é importante definir o seu canal de vendas. Será uma loja física ou virtual?
Se você optar pela venda online, uma plataforma de e-commerce pode ser a solução.
Com a Nuvemshop, por exemplo, você pode montar sua loja virtual sem a necessidade de conhecimentos técnicos e por um custo mais baixo do que o de contratar um profissional para desenvolvê-la.
💡Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?
Já se for à venda física, lembre-se de pesquisar regiões movimentadas e perto de comércios relevantes para o seu negócio.
9. Produtos artesanais
Se você tem alguma habilidade manual, investir na produção de artesanato pode ser uma boa opção para vender em tempos de crise.
Para isso, você precisa definir seus canais de venda — podem ser marketplaces, redes sociais ou sua própria loja virtual.
Para ter sucesso nas vendas, certifique-se de tirar fotos atrativas dos seus produtos, com o seu próprio smartphone é possível tirar fotos, mas lembre-se de se atentar à iluminação, aos ângulos clicados e à edição das imagens.
Além disso, capriche na criação de descrições detalhadas para os produtos e também nas embalagens dos seus pedidos, aproveite para deixar a personalidade do seu negócio em evidência!
10. Blog
Já pensou em começar um blog? Se você gosta de escrever, essa é uma ferramenta poderosa de marketing e monetização, já que é possível fazer posts patrocinados, abrir espaço para anúncios de terceiros ou marcas parceiras e até mesmo vender produtos.
Esse tipo de negócio é uma aposta a longo prazo: os resultados não vêm logo de cara, mas com uma estratégia bem definida a possibilidade de ser algo positivo é bem alta.
Como vender em tempos de crise?
Agora que você já decidiu o que vender neste momento de crise, é hora de começar a colocar o plano em prática. Para isso, veja algumas dicas:
Defina o canal de venda
Se você está planejando vender online na crise, é essencial que você defina um canal de vendas para anunciar, ofertar e comercializar esses itens.
Uma boa opção para quem está começando é apostar no marketplace, isto é, uma espécie de shopping virtual que reúne diversos vendedores com diferentes ofertas. O Mercado Livre, a Shoppe e a Amazon são exemplos de canais de venda desse segmento.
Agora, se você deseja criar uma marca personalizada e ter um site próprio e customizável, o ideal é criar uma loja virtual. O processo é simples, você precisa apenas:
- Escolher um nome de domínio;
- Selecionar o tema da loja;
- Cadastrar produtos;
- Configurar frete e pagamento.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece benefícios exclusivos de frete com o Nuvem Envio e de pagamento com o Nuvem Pago para todas as lojas que usam a solução. Além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.
Aproveite as vantagens da maior plataforma de e-commerce da América Latina:
Busques fornecedores e parceiros
Cada modelo de venda terá a sua particularidade, mas a busca de fornecedores e parceiros é indispensável para a reputação do seu negócio.
Fique alerta à qualidade dos serviços oferecidos e aos prazos de entrega. Afinal, oferecer produtos que atendam as expectativas dos clientes pode ser uma boa estratégia para fidelizá-los.
Se você precisar de ajudar para encontrar bons parceiros, recomendamos a ferramenta gratuita da Nuvemshop:
👉Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
Verifique as suas finanças
Certifique-se se, financeiramente, é viável tirar o projeto do papel. Afinal, estamos falando sobre o que vender na crise.
Veja, por exemplo, os custos iniciais para colocar o seu negócio no ar e faça uma projeção de lucros.
Além disso, valide a sua ideia. Faça uma pesquisa de mercado, analise concorrentes e verifique se há espaço para desenvolver sua marca.
Quais nichos de mercado tem maior potencial para vender na crise?
Agora que você já viu, de forma geral, dez opções do que vender na crise, aproveite para conferir quais nichos prometem trazer mais lucro mesmo em tempos difíceis:
Produtos essenciais
Como o próprio nome diz, os produtos essenciais são fundamentais no dia a dia das pessoas. Por isso, mesmo em tempos de crise, as pessoas continuam investindo seu dinheiro nesses itens.
Os alimentos e bebidas estão sempre na lista de compras, independente do cenário econômico. Aqui, vale investir na produção de salgados, doces ou até cestas comemorativas de café da manhã.
Outro produto essencial para os brasileiros são os itens de higiene, se você tem ideias para artesanato, investir em sabonetes artesanais pode ser uma boa opção.
Conforto e bem-estar
Em tempos de crise, muitas pessoas reduzem gastos com lazer fora de casa e buscam alternativas acessíveis para tornar o dia a dia mais confortável.
Por isso, um negócio com itens de autocuidado, voltados para o relaxamento e bem-estar pessoal costuma ter alta de demanda, mesmo na crise.
Aqui, pense em acessórios para massagem (massageadores faciais, óleos de massagem, almofadas térmicas) e itens para rituais de relaxamento (sais de banho, óleos essenciais, incensos e chás calmantes), por exemplo.
💡Saiba mais: Pequenos negócios que dão lucro
Produtos seminovos
Em tempos de crise, é normal que as pessoas se tornem mais seletivas e comecem a priorizar produtos e serviços que podem gerar economia.
Pensando nisso, a revenda de itens usados costuma ter grande crescimento na crise, já que o consumo consciente e a necessidade de economizar ganham espaço. Assim, muitas pessoas preferem comprar produtos de segunda mão em bom estado em vez de itens novos e mais caros.
Uma boa opção é anunciar eletrônicos usados, vender roupas que estão em bom estado em um brechó online e até anunciar aqueles equipamentos para bebês que estão parados.
📹 Veja também: Como vender roupas usadas na internet?
Pronto para começar a vender na crise?
Ao longo deste artigo, vimos algumas dicas sobre o que abrir neste momento de crise. Lembre-se de começar aos pouquinhos, um passo de cada vez, e vá testando cada solução que faça sentido para o seu negócio.
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