O que são objetivos SMART e como se planejar com eles?
- Os objetivos SMART são baseados em cinco critérios: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Realistic (Realista) e Time-bound (Temporizável);
- Com eles, você consegue se planejar a partir de metas realistas, acompanhar as métricas certas e direcionar sua equipe para o mesmo caminho, aumentando as chances de sucesso em qualquer projeto;
- Se você quer traçar objetivos inteligentes para o seu negócio, faça nosso diagnóstico grátis e saiba como otimizar os resultados do seu e-commerce.
Se você tem dificuldade para atingir as metas do seu negócio, talvez o problema esteja no começo do seu planejamento. Para saber exatamente onde você quer chegar e como, é importante utilizar um modelo consagrado como os objetivos SMART.
Esse método ajuda empreendedores a definirem metas inteligentes, realistas e mensuráveis. Assim, as chances de atingir os propósitos do seu negócio são muito maiores — e você tem controle total sobre o processo.
Então, pare de desperdiçar energia com planos vagos e aprenda a definir objetivos SMART em poucos passos com este artigo. Vamos lá? 🎯
Antes de começar, aproveite e faça o diagnóstico do seu e-commerce para saber quais objetivos traçar:
O que são objetivos SMART?
Objetivos SMART são uma metodologia de definição de metas muito utilizada no planejamento estratégico de empresas. O modelo é baseado no acrônimo SMART, que traz os seguintes critérios:
- Specific (Específico);
- Measurable (Mensurável);
- Attainable (Atingível);
- Realistic (Realista);
- Time-bound (Temporizável).
Dessa maneira, a metodologia SMART permite a definição de objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporizáveis. Esses cinco critérios direcionam o planejamento nos negócios e aumentam o índice de sucesso na execução de projetos.
Os objetivos SMART foram descritos pela primeira vez em 1981, pelo consultor de negócios George T. Doran. O autor definiu o critério SMART em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives” (Há um modo SMART [esperto] de escrever metas e objetivos de gestão, em tradução livre).
Desde então, as metas SMART vêm sendo utilizadas por empresas de todos os portes e segmentos. A seguir, vamos entender melhor como funciona cada ponto do acrônimo.
5 critérios dos objetivos SMART
Agora que você conheceu os cinco critérios dos objetivos SMART, vamos explorar cada um deles em detalhes. Confira:
Specific: tenha metas específicas
O primeiro critério dos objetivos SMART é a especificidade. Isso significa que você precisa definir metas específicas, que direcionam claramente onde se pretende chegar.
Por exemplo, não adianta dizer simplesmente que você quer “aumentar o lucro” da empresa ou “tornar sua marca mais conhecida no mercado”. Esses propósitos são muito vagos e não ajudam a definir os esforços necessários para chegar lá.
Em vez de falar em “aumento de lucro”, você pode definir uma meta de crescimento de vendas e uma margem de redução de custos.
Já para tornar uma marca mais conhecida na internet, é possível ter metas de aumento de seguidores e de engajamento em redes sociais, ou mesmo um aumento de visitas ao seu site.
Assim, você consegue delimitar seus objetivos de forma mais específica, aumentando as chances de atingir seu propósito.
Measurable: defina objetivos mensuráveis
Não basta ter objetivos específicos: é preciso garantir que eles sejam mensuráveis. Afinal, não se pode gerenciar o que não se pode medir, como disse Peter Drucker, o pai da administração moderna.
Então, para toda meta definida na sua empresa, deve existir um KPI (Key-Performance Indicator, ou Indicador-chave de Desempenho) associado. Veja alguns exemplos:
- Se você quer aumentar o tráfego orgânico no seu site, utilize métricas como impressões, cliques, número de visitantes e tempo de sessão;
- Se você quer aumentar o tráfego pago, utilize a taxa de cliques (CTR) e o custo por clique (CPC);
- Se o objetivo é aumentar as vendas, mensure com o volume de vendas, faturamento e taxa de conversão.
O importante é que todo objetivo tenha uma métrica associada para que você consiga medir o progresso. Essa é a lógica por trás de diversas metodologias de gestão, como a OKR (Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave).
Attainable: use parâmetros atingíveis
O A de SMART nos lembra que é preciso ter metas atingíveis, por mais ambiciosos que sejam seus planos de negócio. Isso significa definir objetivos possíveis, dentro das condições do seu negócio e do seu time.
Se você determinar metas difíceis demais, é provável que elas tenham o efeito contrário e desmotivem sua equipe. Por isso, esqueça percentuais altos demais e considere o histórico de resultados do seu negócio na hora de traçar objetivos desafiadores, porém alcançáveis.
Realistic: seja realista
Ter objetivos realistas significa partir da sua realidade atual para implementar os critérios SMART. É parecido com traçar metas atingíveis, mas tem a ver com uma compreensão mais precisa da situação do seu negócio.
Para entender seu momento atual, você pode utilizar ferramentas como a análise SWOT. Com ela, é possível reconhecer as Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses) da sua marca e as Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) do seu entorno.
Temos um modelo grátis para você aplicar sua análise SWOT e conhecer o panorama geral da sua empresa:
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Dessa forma, você terá uma noção completamente realista do posicionamento da sua empresa no mercado. Em adição, saberá exatamente quais são seus diferenciais competitivos e quais pontos precisam ser melhorados.
Além de levar em consideração a situação do seu microambiente, observe também as tendências do macroambiente. Em um momento de crise econômica, por exemplo, é preciso ponderar os objetivos e reduzir as expectativas de crescimento.
Time-bound: defina prazos
Por fim, um objetivo só pode ser alcançado se existir um prazo específico para seu atingimento. É disso que se trata o T de temporizável no modelo SMART.
Ter um prazo evita que você prorrogue indefinidamente uma meta e acabe desgastando sua equipe. Além disso, permite avaliar o progresso do trabalho dentro de um período específico.
Então, lembre-se de definir objetivos de curto, médio e longo prazo no seu planejamento.
Vantagens de usar as metas SMART
Utilizando as metas SMART no seu negócio, você terá as seguintes vantagens:
- Ter um modelo padronizado para o planejamento estratégico do negócio;
- Alinhar toda a equipe para concentrar esforços na mesma direção;
- Motivar e engajar seu time a perseguir os objetivos mais importantes para a empresa;
- Ter parâmetros claros para medir seu progresso durante a execução do trabalho;
- Otimizar continuamente a gestão da empresa a partir de metas eficientes.
Logo, vale muito a pena utilizar esses critérios em todo planejamento ou projeto desenvolvido no seu negócio.
Como utilizar os objetivos SMART?
Chegou a hora de ver como os objetivos SMART funcionam na prática. Confira o passo a passo para aplicar esse método no seu negócio:
1. Comece pelos objetivos
O primeiro passo para traçar objetivos SMART é determinar quais serão as metas do seu negócio. Vamos supor que você tenha uma loja virtual e queira melhorar seus resultados.
Nesse caso, podem surgir objetivos como:
- Aumentar as vendas;
- Aumentar o tráfego no site;
- Melhorar o reconhecimento de marca (brand awareness);
- Ganhar mais seguidores no Instagram;
- Aumentar o faturamento;
- Promover uma redução de custos;
- Melhorar o controle de estoque;
- Explorar um novo nicho de mercado.
Como vimos, é necessário tornar esses objetivos mais específicos e associar métricas para que eles se tornem atingíveis. Siga para o próximo passo e entenda como fazer isso:
2. Especifique e defina as métricas
Com os objetivos iniciais definidos, é hora de especificar onde você quer chegar. Por exemplo, se você quer aumentar as vendas na sua loja virtual, precisa ter uma estratégia clara para isso e uma métrica para medir seu progresso.
Veja exemplos de objetivos específicos e mensuráveis, seguindo o exemplo da loja virtual:
- Aumentar em 20% as vendas por meio de ações promocionais;
- Aumentar o tráfego orgânico em 20% por meio do marketing de conteúdo;
- Conquistar mais 2 mil seguidores no Instagram com posts patrocinados;
- Aumentar o ticket médio em 10% com cupons de desconto;
- Reduzir o abandono de carrinho em 30% com ações de remarketing;
- Reduzir em 40% a taxa de cartão de crédito com um novo meio de pagamento.
Viu como os objetivos ficam mais claros dessa forma?
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3. Determine o prazo
Depois de delimitar seus objetivos e criar métricas, é hora de colocar um prazo em cada um deles. Lembre-se de definir um período condizente com os resultados esperados, que seja suficiente para gerar o impacto esperado no seu negócio.
Por exemplo, se as vendas vêm crescendo a um ritmo de 5% ao mês, você pode traçar o objetivo de aumentar em 20% em dois meses. Mas é claro que, para isso, será necessário investir em promoções.
Já o aumento de tráfego orgânico é uma meta que leva mais tempo, uma vez que os resultados aparecem devagar. Você terá que traçar uma estratégia de conteúdo e otimizar seu site para SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), por exemplo.
Então, nesse caso, é bom trabalhar com um horizonte mais longo, como seis meses a um ano para ver resultados concretos. A mídia paga, por outro lado, pode ter resultados mais rápidos, permitindo trabalhar com prazos entre dois e quatro meses.
4. Crie seu plano de ação
Com objetivos, métricas e prazos, você pode colocar seu plano de ação no papel — ou melhor, na planilha. O ideal é criar um cronograma com as ações que precisam ser executadas, os prazos e os responsáveis, além de custos estimados.
Você pode usar um modelo semelhante ao que disponibilizamos em nosso plano de marketing grátis. Assim, ficará mais fácil acompanhar o progresso dos seus objetivos SMART.
5. Acompanhe o processo
Para que os objetivos SMART sejam alcançados, você precisa monitorar de perto o progresso de cada uma das métricas. Acompanhe os resultados na periodicidade que fizer sentido, como semanal, quinzenal ou mensal.
Durante o processo, é possível que você precise fazer ajustes no planejamento. Por exemplo, o time pode perceber que uma métrica está muito difícil de atingir devido a algum fator interno ou externo.
Nesses casos, é melhor rever o caminho do que insistir em uma meta que não será alcançada. Lembre-se de que os objetivos SMART são flexíveis e podem ser adaptados às necessidades do seu negócio.
Aprendeu a traçar objetivos SMART?
Depois deste artigo, você já pode traçar seus objetivos SMART e atingir todas as metas do seu negócio com um modelo eficiente. Dessa forma, seu planejamento estratégico terá grandes chances de sucesso — e nenhuma meta ficará pelo caminho.
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