O que é OKR e como implementar a metodologia?
OKR é uma metodologia de gestão baseada em objetivos (objectives) e resultados-chave (key results). Com ela, você consegue definir metas mensuráveis para sua empresa e atingir os objetivos do negócio de forma consistente e estratégica.
Para empresas que procuram maiores resultados, saber o que é OKR e como aplicá-lo em seu dia a dia pode ser muito útil. Afinal, essa é uma metodologia que orienta os esforços coletivos e individuais de um negócio em direção aos objetivos macros de uma companhia.
No entanto, antes de utilizar os OKRs em sua estratégia, é fundamental conhecer a fundo o seu funcionamento e como estruturá-lo dentro da sua empresa.
A boa notícia é que você chegou ao lugar certo! Continue com a leitura deste conteúdo e descubra o que é OKR e como começar a utilizá-lo ao seu favor. Então, vamos lá? 🎯
O que é OKR?
OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, que em português significa “objetivos e resultados-chave”. É uma metodologia de gestão colaborativa que estabelece metas individuais e coletivas para alcançar os objetivos finais de uma empresa.
Em outras palavras, os OKRs são um compilado de objetivos que se comunicam entre si, contribuindo assim para a estratégia de crescimento da empresa como um todo.
Desse modo, os objetivos são descrições qualitativas do que se deseja alcançar, representando metas inspiradoras e, muitas vezes, ambiciosas. Já os resultados-chave são métricas quantitativas e mensuráveis que indicam o progresso em relação aos objetivos.
Portanto, podemos dizer que os resultados-chave são estabelecidos para medir o avanço em direção aos objetivos e ajudam a acompanhar o desempenho e a eficácia das ações.
O principal diferencial dessa metodologia é a reavaliação constante dos objetivos pré-estabelecidos, garantindo que os feedbacks a respeito de um processo em andamento resultem em uma maior eficiência na busca da meta principal.
Então, em resumo, OKR é uma metodologia que visa aprimorar o desempenho organizacional por meio do estabelecimento de objetivos desafiadores e mensuráveis, promovendo o alinhamento, a transparência e o foco nas metas.
Como funciona a metodologia OKR?
A metodologia do OKR incentiva um processo colaborativo de definição de metas, em que os objetivos são estabelecidos em diferentes níveis da organização. Isso permite que todos compreendam como seu trabalho contribui para os propósitos gerais da empresa.
Uma das características distintivas do OKR é o ciclo de definição de metas curto, geralmente trimestral. Isso permite que o escopo seja revisto e ajustado de acordo com as mudanças do ambiente de negócios.
O acompanhamento frequente e a comunicação transparente do progresso são fundamentais na metologia OKR, pois ajudam a identificar rapidamente desvios e oportunidades de melhoria.
Para saber como um OKR funciona, vamos entender o que significa cada elemento que compõe a sua sigla. Confira a seguir o detalhamento:
Objectives (objetivos)
Os objetivos descrevem de forma qualitativa uma meta a ser alcançada e devem responder à pergunta macro: “para onde eu quero ir”?
Ou seja, é uma descrição simples e objetiva do que a empresa pretende alcançar. Alguns exemplos simples de ações podem ser:
- Ser autoridade no mercado;
- Aumentar as vendas;
- Prestar um atendimento ao cliente diferenciado;
- Entre outros.
Key Results (resultados-chave)
Já os resultados-chave são as metas quantitativas necessárias para atingir o objetivo macro e devem responder à pergunta: “como saber se estou chegando lá?”
É a partir dessas definições que se detalha como os setores e times de uma empresa devem atuar para alcançar o que foi proposto e quanto tempo precisam para atingir os resultados esperados.
Para cada objetivo, são definidos de dois a cinco resultados-chave. Para que você entenda melhor, vamos usar o objetivo de aumentar as vendas, citado no tópico anterior:
Objetivo: aumentar vendas
- KR 1: triplicar o número de potenciais clientes gerados por mês;
- KR 2: diminuir o ciclo de vendas em 15%;
- KR 3: aumentar as receitas em 25% com promoções específicas.
Tudo certo até aqui sobre o que é ORK? Então, vamos seguir com o conteúdo!
Qual a origem do método OKR?
A metodologia OKR foi popularizada pelo Google, mas sua origem remonta à década de 1970.
O conceito foi introduzido por Andy Grove, ex-CEO da Intel, e posteriormente aprimorado por John Doerr, um investidor de capital de risco do Vale do Silício. Ambos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento e na disseminação do OKR.
Andy Grove, durante seu tempo na Intel, desenvolveu um sistema de gestão chamado “Management by Objectives”, “gerenciamento por objetivos”, em português. Nele, os funcionários definiam objetivos individuais que estavam alinhados aos objetivos gerais da empresa.
Esse sistema enfatizava a importância de definir metas claras e mensuráveis para melhorar o desempenho organizacional.
Mais tarde, John Doerr, que era um defensor da abordagem de Grove, introduziu a metodologia OKR no Google quando se tornou um investidor e conselheiro da empresa. Ele trouxe consigo a prática dos OKRs da Intel e ajudou a implementá-los no Google. A metodologia rapidamente se espalhou, tornando-se parte integrante da cultura e da gestão da empresa.
Com o sucesso do Google e a divulgação dos OKRs pela empresa, a metodologia começou a ganhar popularidade em outras organizações do Vale do Silício. Empresas como LinkedIn, Twitter, Dropbox e muitas outras adotaram o OKR como uma forma eficaz de estabelecer metas e acompanhar o progresso.
Hoje, o OKR é considerado uma prática estabelecida de gestão de metas e é utilizado por empresas de diversos setores ao redor do mundo.
Ao usar OKRs, uma empresa pretende alinhar objetivos que levem aos resultados-chaves definidos anteriormente. Já as metas tradicionais, como o KPI (indicadores-chave de performance), especificam números e a forma como os processos foram desempenhados.
Além disso, existem outras diferenças. Confira a seguir:
Duração do ciclo
Os OKRs são criados e reavaliados em ciclos mais curtos, que variam entre 1 a 6 meses. Por outro lado, o comum de métodos tradicionais é fazer acompanhamento anual de metas.
Foco no crescimento
Os OKRs incentivam uma mentalidade de aprendizado contínuo e melhoria. A metodologia encoraja as equipes a estabelecer metas desafiadoras, mesmo que não sejam totalmente alcançadas, para impulsionar o crescimento e a inovação.
Portanto, o objetivo não é apenas atingir os resultados, mas também aprender ao longo do caminho.
Além disso, enquanto as metodologias tradicionais podem se concentrar em tarefas e atividades, os OKRs têm um foco maior nos resultados desejados.
Desse modo, o método ajuda a estabelecer metas claras e mensuráveis que impulsionam o progresso e o sucesso da organização.
Transparência
Geralmente, os OKRs são públicos, ou seja, a sua visualização é disponibilizada para todos que compõem a empresa, já que as outras metas ficam concentradas entre os gestores do negócio.
Isso acontece uma vez que um OKR não está diretamente ligado às remunerações e bônus salariais. Dessa forma, a possibilidade de um alinhamento motivacional acaba sendo um grande diferencial.
Colaboração
A ideia por trás do método de OKRs é promover a comunicação aberta e a colaboração entre as equipes.
Ao compartilhar as metas e o progresso, os times podem se apoiar, trocar conhecimentos e recursos, além de trabalhar juntos em direção aos objetivos comuns da organização.
Flexibilidade
Ao contrário das metas tradicionais, traçadas por gestores da empresa, os OKRs são definidos de acordo com a realidade de cada área da empresa.
Isso gera autonomia entre os profissionais e os incentiva a participar ativamente para atingir a meta geral do negócio.
Mensuração
Os resultados-chave, como já mencionamos, são mensuráveis e quantificáveis. Isso permite que o progresso seja acompanhado e avaliado de forma objetiva.
Ao monitorar regularmente os resultados, as equipes podem identificar o que está funcionando, o que precisa ser ajustado e como podem melhorar.
Quais são as vantagens de estabelecer OKRs?
O que torna os OKRs uma abordagem eficaz para o planejamento estratégico são, certamente, as suas vantagens. Ao implementar a metodologia, você notará melhora na gestão de metas e um impulsionamento do desempenho organizacional.
Confira, a seguir, os principais benefícios de criar OKRs para o seu negócio:
Definir metas claras
A principal ideia por trás da metodologia de OKR é criar metas claras que possam ser atingidas por um profissional responsável por executá-las.
Assim, com cada time responsável por uma determinada função, a tendência é que, juntos, todos alcancem o objetivo geral da empresa, gerando os resultados esperados.
Melhorar a comunicação
A comunicação é outro ponto que é melhorado ao utilizar OKRs. Isso porque é preciso ter o máximo de objetividade possível em relação às responsabilidades e metas de cada área do negócio.
Assim, todos os colaboradores sabem o que precisam fazer com clareza e garantem o foco apenas no que vai interferir nos resultados.
Ter indicadores bem definidos
A metodologia OKR garante que as áreas da empresa sejam orientadas por métricas que realmente importam, indicando o real progresso de cada projeto, etapa ou atividade que precisa ser executada.
💡Saiba mais: 7 KPIs que todo o e-commerce deveria acompanhar
Aumentar o engajamento
Os OKRs promovem o alinhamento entre equipes e indivíduos. Ao estabelecer objetivos interconectados, eles incentivam a colaboração e a cooperação entre diferentes áreas da organização.
Consequentemente, isso melhora o engajamento dos funcionários, pois eles podem ver como seu trabalho contribui para os objetivos maiores da área e da empresa.
Como aplicar a metodologia OKR na empresa?
Agora que você já entendeu o que é OKR, como funciona e as suas vantagens, deve estar se perguntando como dar o primeiro passo para aplicar essa metodologia, certo?
Lembre-se de que a implementação eficaz dos OKRs requer comprometimento, envolvimento de toda a organização e um ambiente que valorize o aprendizado e a adaptação.
Além disso, é importante ter uma ferramenta adequada para gerenciar e monitorar os OKRs, como planilhas, softwares especializados ou plataformas específicas.
Veja como começar a utilizar o método em seu negócio:
- Defina uma visão estratégica;
- Estabeleça metas de alto nível;
- Estipule OKRs específicos;
- Crie prazos curtos;
- Acompanhe os resultados;
- Deixe os OKRs à disposição da equipe.
A seguir, entenda cada um desses aspectos detalhadamente:
1. Defina uma visão estratégica
O primeiro passo para aplicar a metodologia OKR é definir um plano de negócios, que servirá como guia para todas as ações tomadas pensando no crescimento da empresa.
Nesse planejamento, deve constar missão, visão e valores da organização, análise de concorrência, cultura da empresa, proposta de valor e outros conceitos.
Nessa etapa também serão definidos os objetivos macro do negócio, que em seguida serão desmembrados em objetivos micro.
2. Estabeleça metas de alto nível
Defina metas claras, tanto para os objetivos primários quanto para os resultados-chave. Assim, você evita decepções caso eles sejam considerados inatingíveis.
Com base no plano de negócio, defina objetivos de alto nível que reflitam as principais áreas de foco para a empresa. Esses objetivos devem ser desafiadores, inspiradores e alinhados com a direção estratégica.
Aqui, lembre-se de caprichar na descrição para facilitar a compreensão. Dessa forma, mesmo que as metas sejam desafiadoras, elas estimularão os times a se esforçarem por um propósito comum.
3. Estipule OKRs específicos
Para cada objetivo de alto nível, defina os OKRs específicos. Eles consistem em objetivos-chave claros e mensuráveis, que indicam o progresso em direção às metas. Vale lembrar que os OKRs devem ser ambiciosas, porém alcançáveis.
Depois disso, distribua os objetivos entre as equipes, de modo que todos tenham responsabilidades individuais e compartilhadas. Isso faz com que haja alinhamento e engajamento entre as pessoas em todos os níveis.
4. Crie prazos curtos
As metas dos OKRs devem ser curtas, como a cada trimestre, para não dificultar o processo e prejudicar a sua eficiência.
Isso vai ajudar a manter o senso de urgência na empresa para atingir os resultados macro.
5. Acompanhe os resultados
Avalie os resultados da estratégia semanalmente, já que isso permite ajustes de rotas rápidos durante o processo, evitando riscos ou implicações no trabalho final.
Esse hábito também garante a consistência do trabalho e o acompanhamento do processo de estratégias com prazos mais curtos.
6. Deixe os OKRs à disposição da equipe
Como se tratam de diferentes times trabalhando para atingir um objetivo em comum, compartilhe a estratégia, resultados e aspirações com toda a empresa para garantir transparência e assertividade durante o processo.
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Exemplos de aplicações de OKR
Garantir o alinhamento é essencial para evitar falhas de comunicação entre as metas dos colaboradores e os objetivos verdadeiros da empresa. Portanto, é crucial adotar uma abordagem participativa e dedicar atenção especial ao desdobramento das metas, a fim de minimizar quaisquer possíveis lacunas.
As empresas enfrentam um mercado cada vez mais acelerado e dinâmico, o que demanda uma abordagem focada na inovação para impulsionar o crescimento do negócio.
No entanto, os modelos de gestão empresarial tradicionais, que se concentram em metas de eficiência, muitas vezes desencorajam a inovação. Isso porque eles priorizam disciplina, melhoria contínua, segurança e previsibilidade. Além disso, estão geralmente vinculados a programas de remuneração e incentivos.
Por outro lado, metodologias como o OKR estimulam a inovação ao serem mais flexíveis, permitirem erros e incentivarem a criatividade e a exploração.
Se você tem dúvidas sobre como a metodologia OKR pode ajudar a sua empresa a crescer, confira dois exemplos de aplicação:
OKR para vendas
Muitas empresas buscam aplicar a metodologia OKR para o time de vendas. No entanto, a visão da maioria dos gestores é muito limitada e, assim, acabam por definir quase nenhum objetivo aspiracional. Com isso, a produtividade tende a cair juntamente com a motivação.
Para aplicar o OKR com sucesso dentro do seu time de vendas, você precisará ter uma boa sinergia entre os objetivos aspiracionais e operacionais.
Um dos principais resultados-chave existentes dentro das equipes comerciais é a meta de vendas. No entanto, quando a estratégia se resume a isso, muitas vezes o sucesso não é atingido.
Isso porque apenas a meta de vendas não é capaz de avaliar o desempenho de um vendedor como um todo. Por isso, pense em maneiras diferentes de medir o esforço e as habilidades da sua equipe. Por exemplo:
- Quantidade de reuniões ou ligações feitas;
- Tempo de conversa com o cliente;
- Avaliação do atendimento;
- Entre outros.
Isso vai ajudar a mensurar o trabalho de outras formas.
OKR no e-commerce
Para que você obtenha sucesso aplicando a metodologia OKR no seu e-commerce, separamos três das principais áreas de atuação que merecem uma atenção especial no momento de definir objetivos. São elas:
Operações
Aqui, o objetivo principal deve ser superar as expectativas logísticas do consumidor. Ou seja, deixá-lo informado do processo de preparo e envio do produto, bem como respeitar o prazo de entrega.
Por isso, um bom resultado-chave pode ser diminuir o OCT (Order Cycle Time, ou Tempo de Ciclo do Pedido). Esse indicador representa a velocidade com que os pedidos são atendidos pelo e-commerce.
💡Saiba mais: Como planejar a logística do seu negócio?
Comercial
Uma meta comum de toda área comercial é atrair mais clientes e aumentar as vendas do negócio.
Dessa forma, um bom resultado-chave seria reduzir a taxa de abandono de carrinho. Você pode, por exemplo, oferecer um envio com frete grátis, dependendo do valor da compra, região de entrega e produto comprado.
Entendido o que é OKR?
No mundo altamente competitivo dos negócios, alcançar o sucesso exige mais do que apenas definir metas e trabalhar arduamente para alcançá-las. É necessário um método de gestão que promova o alinhamento estratégico, a agilidade e a inovação. É aqui que entram os OKRs!
Eles permitem que as organizações alcancem seus objetivos de forma mais eficiente, adaptando-se às mudanças do mercado. Se você deseja impulsionar o crescimento e a produtividade da sua empresa, considerar a implementação dos OKRs pode ser um passo estratégico rumo ao sucesso.
Esperamos que com nossas dicas você tenha conseguido entender o que é OKR e consiga aplicar com sucesso essa estratégia, potencializando os resultados da sua empresa.
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