7 cases de sucesso omnichannel para você se inspirar em 2024
- Omnichannel é o modelo de comércio que integra múltiplos canais de venda e atendimento, criando uma experiência unificada entre físico e digital;
- Magazine Luiza, Petz, AMARO e Centauro lideram no Brasil com transformação digital, integrando vendas online e físicas e inovando com entregas rápidas e experiências virtuais;
- Cases omnichannel internacionais, como Starbucks e Bonobos, mostram como a integração entre online e offline fortalece a fidelidade do cliente e melhora a experiência de compra.
Se você se interessa pela estratégia de integração de canais, nada melhor do que se inspirar nos melhores exemplos do omnichannel: cases de sucesso de empresas que investiram nessa estratégia e tiveram ótimos resultados.
O termo omnichannel significa todos os canais. Dessa forma, negócios que operam nesse modelo não apenas têm muitos canais de venda e de atendimento, mas trabalham com todos eles integrados. Além disso, elas operam com o marketing omnichannel, ou seja, suas estratégias também conversam entre si.
Antes de chegarmos à nossa lista de exemplos, caso queira se aprofundar na estratégia, confira nosso vídeo acerca do assunto — que, inclusive, cita alguns cases de omnichannel:
Quer conhecer mais exemplos de sucesso em detalhe? Siga conosco!
Cases omnichannel no Brasil
Vamos começar conhecendo alguns cases de omnichannel nacional:
Magazine Luiza
Com o início de suas operações no longínquo ano de 1957, a Magazine Luiza começou em um tempo em que as pessoas nem imaginavam que a internet praticamente regeria nossas vidas. 58 anos depois de sua fundação, em 2015, a Magalu criou um projeto de transformação digital.
De lá para cá, lançou um marketplace — onde a própria marca e outros lojistas vendem seus produtos — e um aplicativo. Com esses canais, a Magazine Luiza permite a compra online com opção de retirada em loja física.
Além disso, nos estabelecimentos, os vendedores usam o Mobile Venda, um aplicativo integrado ao e-commerce da marca em que registram as vendas presenciais. Desse modo, as informações ficam todas centralizadas.
Por fim, como forma de comunicar a integração com o virtual ao público, a empresa criou uma personagem: a Lu. Ela está em todas as comunicações da Magazine Luiza.
💡 Saiba mais: Como vender no Magazine Luiza e quais as vantagens do marketplace?
Para ter uma estrutura robusta nas vendas online como a Magazine Luiza, você pode dar o próximo passo no seu e-commerce e migrar para o Nuvemshop Next, nossa solução completa para negócios em crescimento.
Petz
A rede de pet shops Petz também vem trabalhando o omnichannel com excelência. Além de permitir a retirada em loja, os clientes também têm à disposição entregas super-rápidas, até no mesmo dia da compra.
Isso é possível porque seu e-commerce está conectado às principais lojas da rede. Desse modo, em vez de as mercadorias saírem de um centro de distribuição, elas são enviadas a partir do estabelecimento mais próximo do cliente.
💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?
Além disso, outra tecnologia desenvolvida pela empresa permite que donos de cãezinhos tenham uma experiência de loja física online. Com o Pet-commerce, sons e imagens são exibidas para os cachorros enquanto a câmera do dono capta as reações do animal.
Depois de uma sequência, o e-commerce apresenta os produtos dos quais o cachorro mais gostou.
💡 Saiba mais: Logística de distribuição: o que é, como funciona e etapas
O Boticário
A experiência omnichannel de algumas das empresas do Grupo Boticário, como O Boticário e Quem Disse, Berenice?, integra os anúncios online e a visita às lojas físicas.
Ao oferecer amostras de seus produtos, a empresa pede um cadastro dos clientes e a indicação de um amigo — de modo a gerar leads. Depois, a pessoa deve ir a uma loja física para retirar seu brinde.
Ao estimular que as pessoas visitem seus estabelecimentos, as chances de que comprem algo aumentam. Lá, a equipe de vendas já está treinada para oferecer outros artigos que tenham a ver com o perfil do visitante.
AMARO
A AMARO é uma marca brasileira de fast-fashion que nasceu online e aderiu ao omnichannel por meio de guide shops.
Esse formato de loja física funciona como um apoio à loja virtual. Nela, os clientes podem experimentar as peças, retirar produtos comprados online e fazer compras para receber em casa. Desse modo, eles se sentem mais seguros ao comprar da forma como preferirem.
O modelo das guide shops já existia no exterior — como veremos no tópico a seguir —, mas a AMARO inovou ao trazê-lo para o Brasil.
💡 Saiba mais: Passo a passo completo de como vender na AMARO
Centauro
A Centauro é uma das gigantes do setor de artigos esportivos na América Latina. Com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil.
Além do espaço físico, a marca também oferece a possibilidade de compras pelo telefone, site e aplicativo.
O mais interessante da sua estratégia de omnichannel é que, além da variedade de canais de aquisição, a empresa oferece cupons de 10% de desconto para os seus clientes a cada compra efetuada.
No caso de compras feitas no site, o desconto é válido para novas compras na loja física. Já se o cliente comprar na loja física, ganhará um cupom para compras no site.
Dessa forma, a marca envolve o cliente em uma cadeia de descontos que estimula o uso dos diferentes canais e a realização de novas compras, aumentando as chances de elevar o ticket médio de cada nova transação.
💡 Saiba mais: Como usar estratégias de cuponagem para vender?
Omnichannel: cases do exterior
Além de exemplos brasileiros, é interessante também olharmos para o que tem sido feito fora do país. Vamos lá:
Starbucks
A rede de cafeterias Starbucks criou um modelo de integração entre seu aplicativo e a experiência nas lojas.
Os consumidores podem usar o programa de fidelidade My Starbucks Reward para ganhar uma bebida grátis quando forem a algum Starbucks.
O aplicativo também serve como carteira digital. Na mesma hora, o cliente consegue colocar crédito online e usá-lo nas lojas.
Como o sistema é integrado, é possível ter todas essas informações em tempo real, tanto no caixa quanto no app.
Bonobos
A Bonobos, marca de roupas masculinas que nasceu online, tem um case muito interessante para ser estudado. Em vez de se limitar ao e-commerce tradicional, eles optaram por criar também uma guide shop. Podemos dizer que esse foi um modelo precursor do da Amaro, que conhecemos anteriormente.
Mais do que uma simples loja física, é um espaço onde o cliente pode visitar, experimentar as peças e assim realizar a compra online e recebê-la em casa. Dessa forma, seus dados e medidas já ficam cadastrados na plataforma para futuras compras online. Agindo assim, a marca faz com que o consumidor não sinta diferença entre o mundo físico e online, que é a principal premissa da omniera.
💡 Saiba mais:
- Como criar uma marca de roupa de sucesso?
- O que são vendas multicanal e como elas podem ajudar seu negócio?
Tudo entendido sobre os cases de omnichannel?
Esperamos que estes cases de omnichannel tenham te inspirado a ter ideias para seu negócio. Como vimos, existem diversas formas de adotar a estratégia omnichannel. Portanto, pesquise e chegue ao modelo ideal para o momento que sua empresa vive!
Se você ainda não vende pela internet, que tal adicionar esse canal à sua estratégia? Crie sua loja virtual grátis hoje mesmo e aproveite a plataforma da Nuvemshop. É rápido, fácil e não precisa de conhecimentos técnicos! 💙