11 cases de sucesso omnichannel para você se inspirar em 2025

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Pessoa dentro de uma loja online segurando um tablet, representando cases de omnichannel.
Pontos principais do artigo:
  • Omnichannel é o modelo de comércio que integra múltiplos canais de venda e atendimento, criando uma experiência unificada entre físico e digital;
  • Magazine Luiza, Petz, AMARO e Centauro lideram no Brasil com transformação digital, integrando vendas online e físicas e inovando com entregas rápidas e experiências virtuais;
  • Pensando em unificar suas vendas online, físicas e sociais? Leve sua estratégia multicanal ao próximo nível com Nuvemshop Next.

Se você se interessa pela estratégia de integração de canais, nada melhor do que se inspirar nos melhores exemplos do omnichannel: cases de sucesso de empresas que investiram nessa estratégia e tiveram ótimos resultados.

O termo omnichannel significa todos os canais. Dessa forma, negócios que operam nesse modelo não apenas têm muitos canais de venda e de atendimento, mas trabalham com todos eles integrados. Além disso, elas operam com o marketing omnichannel, ou seja, suas estratégias também conversam entre si.

Quer conhecer alguns cases de omnichannel para aprender e se inspirar? Então, siga conosco e aproveite também para conferir outras tendências de e-commerce explicadas a fundo no relatório NuvemCommerce:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é omnichannel e como funciona?

Omnichannel (ou omnicanal, em português) é uma estratégia que integra todos esses seus pontos de contato com o cliente para oferecer uma experiência de compra fluida, consistente e sem interrupções, não importa qual canal ele escolha usar ou por onde ele comece e termine a jornada.

Pense assim: para o cliente, não importa se ele está falando com você pelo chat do site, pelo direct do Instagram ou comprando na sua loja física (se aplicável). O importante é ele estar falando com a sua marca. O omnichannel garante que a experiência seja a mesma e que as informações “conversem” entre si.

Portanto, imagine que seus canais de venda e comunicação (loja online, Instagram, WhatsApp, loja física se tiver etc.) não são “ilhas” separadas, mas sim partes de um único “continente” conectado.

"O e-commerce será fortemente impactado por duas grandes tendências que já estão transformando o mercado: a inteligência artificial e a omnicanalidade com foco na personalização da experiência do cliente. São movimentos que, embora já sejam conhecidos no setor, ainda possuem um enorme potencial de crescimento e aplicação prática para lojistas que querem se destacar."

Emerson Duarte
Emerson Duarte
Especialista e fundador da Consultoria Expert E-commerce

Qual a diferença entre omnichannel e multicanal?

Muitas empresas são multicanal, ou seja, elas têm vários canais (site, rede social, app), mas eles funcionam de forma independente. A informação de um canal não passa para o outro facilmente. Por exemplo, o atendimento do WhatsApp pode não saber o que você comprou no site.

No omnichannel, esses canais estão integrados. O histórico do cliente, o carrinho de compras, as preferências, tudo pode ser acessado e continuado de um canal para o outro. Isso permite desenhar uma jornada de compra mais ou menos assim:

  • O cliente vê um anúncio do seu produto no Instagram;
  • Clica e vai para a página do produto no seu site;
  • Adiciona ao carrinho, mas não finaliza a compra;
  • Mais tarde, ele recebe um e-mail lembrando do carrinho abandonado;
  • Ele abre o e-mail no celular, clica no link e finaliza a compra pelo smartphone;
  • Ele recebe a confirmação da compra e o código de rastreio via WhatsApp.

📹 Veja também: Dominando a estratégia omnichannel

Cases omnichannel de lojas Nuvemshop

Vamos apresentar alguns exemplos práticos de como lojas que utilizam a plataforma Nuvemshop conseguem explorar com sucesso seus múltiplos canais de venda, integrando-os de forma inteligente para criar experiências coesas para os clientes e potencializar seus resultados. Confira:

HISHA

A HISHA Store, fundada em 2016 por Giovanna Resende, é uma marca de moda brasileira que se destaca por revitalizar o bordado artesanal (feito por mulheres mineiras) com design moderno e autêntico.

A marca atua de forma multicanal, integrando um e-commerce sofisticado na Nuvemshop Next — plataforma para negócios em expansão —, forte presença no Instagram, atendimento personalizado via WhatsApp, lojas físicas estratégicas (São Paulo e Trancoso) e pop-ups em eventos selecionados.

A HISHA demonstra esforços de integração que aprimoram a experiência do cliente. A opção de retirada em loja física para compras online conecta diretamente os canais digital e físico. O serviço de Personal Shopper via WhatsApp também funciona como uma ponte importante.

Além disso, a consistência na comunicação visual e narrativa em todos esses pontos de contato promove uma percepção unificada da marca, alinhando-se a princípios da omnicanalidade ao buscar conveniência e coesão na jornada do consumidor.

Captura de tela da loja física de São Paulo da HISHA

Loja física da HISHA em São Paulo

Para conhecer mais sobre as estratégias de venda da HISHA, confira o case de sucesso completo!

🚀Conheça o case de sucesso: HISHA: a marca de peças bordadas que fatura mais de R$ 200 mil por mês no e-commerce

Minnimalis

A Minnimalis é uma loja online brasileira fundada em agosto de 2017 por Ana Martins e Gustavo Lacort, focada em vestuário e acessórios femininos, com a missão declarada de realçar a beleza e autoestima das clientes por meio de uma experiência de compra positiva.

O principal canal de vendas da marca é seu e-commerce, mas, complementarmente, a Minnimalis utiliza as redes sociais para estratégtias de marketing e engajamento, direcionando o tráfego para o site.

Além do e-commerce, também é possível conhecer as peças presencialmente na loja física da marca, no Rio de Janeiro.

Alice Salazar

A marca Alice Salazar, da influenciadora de maquiagem, ilustra uma interessante abordagem omnichannel ao combinar seu e-commerce próprio com uma extensa rede de franquias físicas.

O destaque é a estratégia, divulgada em 2019, de um sistema de e-commerce projetado para integrar totalmente os franqueados. Essa visão incluía funcionalidades-chave como permitir ao cliente comprar online e retirar ou receber o produto diretamente da franquia mais próxima (click-and-collect e ship-from-store), além de uma “vitrine infinita” para pedidos na loja física via e-commerce.

Essa arquitetura demonstra uma clara intenção de criar conexão entre os canais digital e físico, usando cada um para impulsionar o outro, característica fundamental em cases omnichannel.

Muskinha

A Muskinha, criada em 2016 por Amanda Chatah e José Neto, é referência em mobiliário infantil brasileiro com design inspirado no método Montessori, focando em autonomia e segurança para as crianças. Nascida da icônica cama casinha e hoje com portfólio ampliado, a marca produz em fábrica própria e já atendeu mais de 20 mil famílias.

Sua estratégia de vendas combina canais de forma inteligente: o e-commerce (plataforma Nuvemshop Next) é o principal motor de crescimento e profissionalização. Complementarmente, um showroom em São Paulo permite a experiência física dos produtos, agregando credibilidade.

Showroom da Muskinha, em São Paulo.

Showroom da Muskinha, em São Paulo.

O WhatsApp funciona como um canal vital para atendimento personalizado, consultoria e conclusão de vendas. Essa abordagem é impulsionada por forte presença digital (Instagram e Pinterest) e marketing de influência, equilibrando o online e o físico.

🚀Conheça o case de sucesso: Muskinha: do showroom à Casa Cor, inovação no design de móveis

Cases omnichannel no Brasil

Vamos agora conhecer alguns exemplos famosos na mídia de empresas aqui do Brasil que usam omnichannel. Os resultados positivos delas são a prova de que essa estratégia traz retornos excelentes e deve ser vista como um caminho inteligente a seguir.

Magazine Luiza

Com o início de suas operações no longínquo ano de 1957, o Magazine Luiza começou em um tempo em que as pessoas nem imaginavam que a internet praticamente regeria nossas vidas. Após 58 anos da sua fundação, em 2015, a empresa criou um projeto de transformação digital.

De lá para cá, lançou um marketplace — onde a própria marca e outros lojistas vendem seus produtos — e um aplicativo. Com esses canais, o Magazine Luiza permite a compra online com opção de retirada em loja física.

Além disso, nos estabelecimentos, os vendedores usam o Mobile Venda, um aplicativo integrado ao e-commerce da marca em que registram as vendas presenciais. Desse modo, as informações ficam todas centralizadas.

Por fim, como forma de comunicar a integração com o virtual ao público, a empresa criou uma personagem: a Lu. Ela está em todas as comunicações do Magazine Luiza.

Para ter uma estrutura robusta nas vendas online como o Magazine Luiza, você pode dar o próximo passo no seu e-commerce e migrar para o Nuvemshop Nextnossa solução completa para negócios em crescimento.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Petz

A rede de pet shops Petz também vem trabalhando o omnichannel com excelência. Além de permitir a retirada em loja, os clientes também têm à disposição entregas super-rápidas, até no mesmo dia da compra.

Isso é possível porque seu e-commerce está conectado às principais lojas da rede. Desse modo, em vez de as mercadorias saírem de um centro de distribuição, elas são enviadas a partir do estabelecimento mais próximo do cliente.

Além disso, outra tecnologia desenvolvida pela empresa permitiu que donos de cãezinhos tivessem uma experiência de loja física online. Com o já descontinuado Pet-commerce, sons e imagens são exibidos para os cachorros enquanto a câmera do dono capta as reações do animal.

Depois de mapear as expressões faciais, o e-commerce apresentava os produtos dos quais o cachorro mais gostou. Incrível, não é mesmo?

💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?

O Boticário

A experiência omnichannel de algumas das empresas do Grupo Boticário, como O Boticário e Quem Disse, Berenice?, integra os anúncios online e a visita às lojas físicas.

Ao oferecer amostras de seus produtos, a empresa pede um cadastro dos clientes e a indicação de um amigo — de modo a gerar leads. Depois, a pessoa deve ir a uma loja física para retirar seu brinde.

Ao estimular que as pessoas visitem seus estabelecimentos, as chances de que comprem algo aumentam. Lá, a equipe de vendas já está treinada para oferecer outros artigos que tenham a ver com o perfil do visitante.

AMARO

A AMARO é uma marca brasileira de fast-fashion que nasceu online e aderiu ao omnichannel por meio de guide shops.

Esse formato de loja física funciona como um apoio à loja virtual. Nela, os clientes podem experimentar as peças, retirar produtos comprados online e fazer compras para receber em casa. Desse modo, eles se sentem mais seguros ao comprar da forma como preferirem.

O modelo das guide shops já existia no exterior — como veremos no tópico a seguir —, mas a AMARO inovou ao trazê-lo para o Brasil.

Centauro

A Centauro é uma das gigantes do setor de artigos esportivos na América Latina. Com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil.

Além do espaço físico, a marca também oferece a possibilidade de compras pelo telefone, site e aplicativo.

O mais interessante da sua estratégia de omnichannel é que, além da variedade de canais de aquisição, a empresa oferece cupons de 10% de desconto para os seus clientes a cada compra efetuada.

No caso de compras feitas no site, o desconto é válido para novas compras na loja física. Já se o cliente comprar na loja física, ganhará um cupom para compras no site.

Dessa forma, a marca envolve o cliente em uma cadeia de descontos que estimula o uso dos diferentes canais e a realização de novas compras, aumentando as chances de elevar o ticket médio de cada nova transação.

💡 Saiba mais: Como usar estratégias de cuponagem para vender?

Omnichannel: cases do exterior

Além de exemplos brasileiros, é interessante também olharmos para o que tem sido feito fora do país. Vamos lá:

Starbucks

A rede de cafeterias Starbucks criou um modelo de integração entre seu aplicativo e a experiência nas lojas.

Os consumidores podem usar o programa de fidelidade My Starbucks Reward para ganhar uma bebida grátis quando forem a algum Starbucks.

O aplicativo também serve como carteira digital. Na mesma hora, o cliente consegue colocar crédito online e usá-lo nas lojas.

Como o sistema é integrado, é possível ter todas essas informações em tempo real, tanto no caixa quanto no app.

Bonobos

A Bonobos, marca de roupas masculinas que nasceu online, tem um case muito interessante para ser estudado. Em vez de se limitar ao e-commerce tradicional, eles optaram por criar também uma guide shop. Podemos dizer que esse foi um modelo precursor do da Amaro, que conhecemos anteriormente.

Mais do que uma simples loja física, é um espaço onde o cliente pode visitar, experimentar as peças e assim realizar a compra online e recebê-la em casa. Dessa forma, seus dados e medidas já ficam cadastrados na plataforma para futuras compras online. Agindo assim, a marca faz com que o consumidor não sinta diferença entre o mundo físico e online, que é a principal premissa da omniera.

💡 Saiba mais: O que são vendas multicanal e como elas podem ajudar seu negócio?

Tudo entendido sobre os cases de omnichannel?

Esperamos que estes cases de omnichannel tenham te inspirado a ter ideias para seu negócio. Como vimos, existem diversas formas de adotar a estratégia omnichannel. Portanto, pesquise e chegue ao modelo ideal para o momento que sua empresa vive!

Se você ainda não integra os seus canais de venda, que tal adicionar mais esse passo à sua estratégia? Conheça a Nuvemshop Next, a plataforma da Nuvemshop para negócios em expansão, e dê mais um passo rumo ao sucesso.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre omnichannel cases

No mercado nacional, alguns exemplos de omnichannel que alcançaram êxito são a Centauro, O Boticário, AMARO, Petz e o Magazine Luiza. Na Nuvemshop, há várias lojas que conseguem unificar diferentes canais, como HISHA, Minnimalis, Alice Salazar, Muskinha etc.

Uma empresa omnichannel tem como base a total sincronia entre seus canais de venda e atendimento. Ou seja, dessa forma, o consumidor pode encontrar os mesmos tipos de serviços, produtos e informações tanto no espaço físico, quanto na loja virtual. Uma prática comum dessa estratégia é a compra online com retirada na loja física.

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