O que é one stop shop e quais as vantagens dessa tendência do varejo?
- One stop shop é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “loja de parada única”, onde os clientes encontram tudo o que precisam em um único lugar;
- A ideia é que o negócio ofereça uma grande variedade de produtos ou serviços, economizando tempo e esforço do cliente durante a jornada de compra;
- Para a empresa, a grande vantagem é a chance de aumentar as vendas, garantindo tickets médios mais altos, menos abandonos de carrinho e maiores chances de fidelizar o cliente com uma experiência completa.
Você já pensou como os grandes nomes do mercado de varejo, como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre, se tornaram tão populares entre os consumidores?
Um dos grandes segredos para esse fenômeno é a conveniência, pois são plataformas que conseguem resolver várias necessidades do cliente em um único lugar. E a boa notícia é que essa ideia pode ser replicada em qualquer negócio por meio do modelo one stop shop.
Então, se você pensa em dar esse passo, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender todo o conceito de one stop shop store e tudo o que você precisa saber para migrar o seu negócio para esse formato.
Venha com a gente e prepare-se para levar sua empresa ao próximo nível!
O que é one stop shop?
One stop shop é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “loja de parada única”. É um modelo de negócio que oferece uma grande variedade de produtos ou serviços em um único lugar ou plataforma, no caso dos e-commerces.
Aqui, a ideia é que o consumidor encontre tudo o que precisa sem precisar ir a vários lugares ou visitar vários sites, o que torna a experiência de compra mais completa e prática, além de aumentar o número de vendas desses negócios.
No Brasil, as one stop shop stores são popularmente conhecidas como as famosas lojas de variedades, que vendem todos os tipos de produtos. Já quando pensamos no comércio eletrônico, o termo acaba se relacionando com os marketplaces, que assumem essa mesma função.
Entretanto, tem se tornado cada vez mais comum encontrarmos lojas de parada única especializadas em um nicho de mercado. Nesse caso, o catálogo de produtos ou soluções ainda é amplo, mas se concentra em itens utilizados em um mesmo contexto.
A Belong Be, por exemplo, cliente Nuvemshop Next, pode ser considerada uma loja one stop shop. No entanto, a marca escolheu concentrar os esforços no mercado da beleza, abrangendo todos os produtos relacionados a esse universo, como maquiagens, itens de skincare, produtos para o cabelo e perfumes.
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De onde surgiu o conceito one stop shop?
Embora seja uma tendência do varejo atual, a ideia de one stop shop surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos, quando os estabelecimentos de produtos para casa começaram a diversificar a oferta de mercadorias.
Isso porque, nessa época, ainda não existiam os supermercados como conhecemos hoje — onde encontramos tudo o que precisamos no mesmo lugar. Era preciso ir ao açougue comprar carnes, à padaria comprar pães e ao hortifruti para comprar verduras, por exemplo.
Para atender a uma demanda dos consumidores de encontrar todos esses itens no mesmo lugar, surgiram os supermercados e as lojas de conveniência, que se tornaram o primeiro exemplo de one stop shop.
Por que o one stop shop é uma tendência mundial?
A conveniência foi o principal motivo para o conceito de one stop shop se tornar popular no mercado varejista, mas foi o avanço da tecnologia e o crescimento das vendas online que tornaram a estratégia uma tendência mundial.
A alta do setor começou durante a pandemia da Covid-19, que impulsionou os negócios virtuais e a busca por uma variedade cada vez maior de produtos e serviços online — um comportamento que se fortaleceu ainda mais nos últimos anos.
Prova disso são os números NuvemCommerce de 2024, que mostram que o comércio eletrônico teve um crescimento de 22% em 2023 quando comparado ao ano anterior. Quando analisamos esses dados e comparamos com as projeções para 2030, esse número tende a crescer exponencialmente, tornando esse mercado ainda maior.
Com o aumento da procura por comodidade e conveniência, as lojas de parada única, que facilitam ainda mais a vida do consumidor, também passaram a ganhar mais espaço no mercado, se tornando uma grande estratégia para atrair e fidelizar clientes.
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Como o conceito de one stop shop se aplica a diferentes modelos de negócio?
Apesar de ter começado como uma estratégia de venda para lojas físicas do varejo, o one stop shop é um modelo flexível que pode funcionar para qualquer negócio que consiga agregar serviços ou produtos complementares e alinhados às necessidades do seu público-alvo.
Os e-commerces e marketplaces são grandes exemplos de como a ideia foi transformada para se adaptar ao digital. No entanto, instituições financeiras, de saúde e empresas que oferecem serviços, como as plataformas SaaS (Software as a Service), também podem se beneficiar da estratégia.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece um pacote de soluções completas para lojistas que querem vender pela internet, incluindo não só a plataforma de e-commerce, mas também:
- Meio de pagamento (Nuvem Pago);
- Solução de envio (Nuvem Envio);
- Ferramenta de marketing (Nuvem Marketing);
- Trilha de aprendizado (E-commerce na Prática);
- Time de parceiros para soluções personalizadas (Especialistas Nuvemshop).
Assim, a plataforma consegue atender a todas as necessidades do seu público em um único lugar — o que é a principal premissa do conceito de one stop shop.
"Com o aumento do volume de vendas, queremos funcionalidades diferentes do que o mercado está fazendo. Na Nuvemshop consigo fazer muita coisa de forma fácil."
Quais as vantagens do one stop shop para o e-commerce?
Investir em uma one stop shop store é uma iniciativa que exige investimento, já que é preciso aumentar o estoque para atender à demanda do público. Mas será que vale a pena fazer essa mudança?
Se você tiver um bom plano de negócios, a resposta é sim! E, para te provar esse argumento, listamos as principais vantagens de adotar o modelo “loja de parada única” no e-commerce. Veja:
Atrai novos consumidores
Imagine que você tem uma lista de produtos que precisa comprar. Se existir uma loja virtual que ofereça todos esses itens no mesmo lugar, existem grandes chances de que você escolha comprar nesta loja ao invés de fazer vários pedidos em diferentes e-commerces, certo?
Essa também é a resposta da maioria dos consumidores. Isso porque as lojas online de parada única não oferecem só mais comodidade, elas também representam uma economia quando pensamos no custo do frete, por exemplo.
Além disso, nas vendas B2B, esse pode ser um grande facilitador para reduzir a burocracia. Afinal, é muito mais fácil centralizar os processos de cadastro, venda e pagamento em um único fornecedor.
Assim, a estratégia de one stop shop acaba se tornando um diferencial de mercado na hora de atrair consumidores, já que os usuários tendem a dar preferência para comprar em lojas onde possam encontrar o máximo de itens.
Aumenta o ticket médio
Ampliar o catálogo de produtos também permite mostrar ao cliente outros itens relacionados à sua compra. Isso pode despertar interesse em adquirir algo extra não planejado, seja para aproveitar o valor do frete ou uma promoção específica, como um desconto progressivo.
Dessa forma, é possível não só aumentar o ticket médio de cada pedido, como também expandir o lifetime value de cada cliente, que é o lucro total que um consumidor gera durante seu relacionamento com a empresa.
Se, a cada compra, um cliente for impactado por produtos relacionados e decidir adicionar pelo menos um novo item ao carrinho, o lucro final gerado por esse comprador pode aumentar significativamente, gerando um impacto real no faturamento da empresa.
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Diminui o abandono de carrinho
Adotar a estratégia de one stop shop é uma forma de oferecer uma experiência completa, diminuindo as “brechas” na jornada do consumidor e, consequentemente, as chances de que ele abandone o carrinho em algum momento da compra.
Isso porque, se o negócio oferece tudo que o cliente procura, existem menos chances de que ele precise buscar algo em sites concorrentes e acabe encontrando ofertas mais atrativas que o façam desistir do pedido na sua loja.
Na palestra sobre a jornada do cliente que aconteceu no Fórum E-commerce Brasil, por exemplo, a empreendedora Camila Farani falou sobre o assunto:
"Tudo que você fizer no seu e-commerce tem que ser pensado para diminuir o ponto de fricção do consumidor. Quanto mais o cliente achar barreiras, menos ele vai comprar."
Ou seja, se o seu e-commerce oferece uma experiência completa, maior é a probabilidade de reter o comprador do momento da descoberta até a finalização do pedido.
Aumenta a fidelização de clientes
A união entre catálogo completo, produtos de qualidade, prazos de entrega eficientes e facilidade no uso do site cumpre todos os requisitos para fidelizar clientes e se tornar a escolha óbvia sempre que esse consumidor precisar fazer uma nova compra.
Afinal, as pessoas tendem a comprar em sites que já conhecem e confiam, especialmente se eles atendem todas as suas necessidades de forma prática e ainda garantem benefícios durante o processo, como um frete único.
Além disso, ao conhecer o histórico completo de necessidades do consumidor, fica mais fácil traçar seu perfil de compra e comportamento e oferecer um atendimento mais personalizado, construindo um vínculo cada vez mais forte (e de longo prazo) entre a marca e o cliente.
💡 Saiba mais: Como aumentar a taxa de recompra no e-commerce?
Como montar uma estratégia de one stop shop?
Fazer a transição para o modelo one stop shop é um processo que exige pesquisa e planejamento. Então, se você pensa em dar esse passo, confira algumas etapas que não podem ficar de fora:
1. Entenda as necessidade do público
De nada adianta expandir a oferta de produtos, se o seu público-alvo não tiver interesse nesses itens. Por isso, o primeiro passo é identificar quais necessidades do seu cliente ainda não são atendidas pelo seu negócio.
Para isso, a melhor maneira é falar diretamente com o público. Nesse caso, as redes sociais podem ser um ótimo caminho para abrir esse espaço de troca e ouvir do seu consumidor quais outros produtos ele gostaria de ver na sua loja.
Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 70% dos usuários estão abertos à interação com marcas no Instagram, por exemplo. Assim, usar recursos como a caixinha de perguntas dos Stories pode ser uma boa opção para fazer essa pesquisa com sua base de consumidores.
E, se você precisar de ajuda para começar a organizar essa comunicação, baixe o nosso calendário de conteúdo gratuito:
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2. Expanda dentro do seu nicho
Outra dica para quem quer migrar para esse modelo de negócio é começar expandindo dentro do seu próprio segmento. Ou seja, adicionando itens complementares ao que você já vende e que façam sentido dentro da proposta da marca.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode dar o primeiro passo adicionando calçados e acessórios. Isso torna a integração mais fácil, já que são mercadorias relacionadas e que podem ser oferecidas de forma natural durante a jornada de compra de um cliente interessado em vestuário.
Esse é um cuidado importante não só para diminuir o risco de prejuízo, mas também para preservar a identidade da marca e não causar um choque tão grande no público, que pode desconfiar de mudanças muito bruscas no catálogo.
3. Invista em tecnologia
Adicionar novos itens na vitrine é um processo que pode exigir recursos adicionais para exibir detalhes específicos desse novo tipo de mercadoria ou facilitar a integração entre as diferentes categorias de produtos no site.
Por isso, se você vende pela internet, tenha certeza de que a sua plataforma de e-commerce comporta essa expansão e pode oferecer recursos extras caso seja necessário fazer alguma atualização na loja para atender ao novo formato.
Com a Nuvemshop Next, por exemplo, além de um ecossistema completo que acompanha o crescimento do seu negócio, você conta também com um time de especialistas para te ajudar a encontrar os melhores caminhos para escalar as vendas.
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4. Aposte na divulgação
Por fim, tenha claro que pode levar algum tempo até que as pessoas se acostumem com a ideia de que o seu negócio agora também oferece outros tipos de produtos. Por isso, nesta etapa, é importante contar com uma boa estratégia de divulgação da novidade, como banners destacando as novas categorias na home do site.
Além disso, também vale a pena investir em campanhas promocionais para incentivar os clientes a explorarem as novas opções do catálogo, como descontos ou frete grátis para compras que incluírem produtos das categorias selecionadas.
Imagine, por exemplo, que você tem uma loja de maquiagens e acabou de adicionar uma seção de produtos para o cabelo. Nesse caso, você pode oferecer um cupom de 15% de desconto para clientes que adicionarem algum produto dessa nova seção ao carrinho.
Essa é uma maneira de incentivar os consumidores a conhecerem a nova linha, enquanto eles são presenteados com um desconto, que estimula a vontade de comprar.
Exemplos de empresas que aderiram ao one stop shop
Quer entender como esse modelo funciona na prática? Então, confira alguns exemplos de marcas que já aderiram ao one stop shop — seja dentro de um único segmento ou expandindo a oferta para diferentes mercados:
- Belong Be: marca de beleza que reúne maquiagens, itens de skincare, cuidados com o cabelo, perfumes e acessórios;
- H2O Purificadores: empresa que começou com a venda de purificadores de água e filtros e hoje oferece uma série de itens de utilidades domésticas;
- C&A: loja de departamento que integrou a venda de roupas, cosméticos e acessórios para o público feminino, masculino e infantil;
- Mercado Livre: um dos maiores marketplaces do país, oferecendo desde itens de vestuário até eletrônicos.
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Entendeu o significado de one stop shop?
Com base em tudo que vimos ao longo do conteúdo, não há como negar que o one stop shop é uma tendência do varejo. Mas, antes de migrar para esse modelo de negócio, é preciso entender como ele funciona e garantir que a sua loja virtual esteja preparada para atender às demandas dessa mudança.
Nessa hora, é importante contar com parceiros que possam te ajudar nesse processo e oferecer todo o suporte que você e a sua empresa precisam.
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