Thank you page: como fazer uma página de agradecimento?
- Página de agradecimento ou thank you page é uma página exibida após um visitante realizar uma ação em um site, como preencher um formulário ou fazer uma compra;
- Ela serve para agradecer ao usuário pela ação realizada e, ao mesmo tempo, fornecer informações adicionais ou incentivos para encorajar mais interações;
- A página de obrigado é uma oportunidade valiosa para continuar engajando o usuário e fortalecendo o relacionamento com ele.
Após realizar uma compra em um site, você é automaticamente redirecionado até para uma página de agradecimento, que avisa que o pedido foi concluído com sucesso, certo?
Agora, o que você acharia se não recebesse nada? Seria bem confuso, não é? Você provavelmente teria dúvidas sobre a operação e se deu tudo certo com o pagamento.
Por isso, a página de obrigado (ou thank you page) é exibida sempre que um pagamento é feito em um site de vendas, seja em uma loja virtual ou marketplace. O seu objetivo é tranquilizar o cliente sobre a sua ação, informando que deu tudo certo.
Além disso, a página de obrigado tem potencial enorme, visto que é um local que terá a atenção plena do usuário que busca a validação da ação que acabou de realizar. Por isso, elas também podem ser parte importante da estratégia de marketing digital.
Então, se você quer criar uma página de agradecimento pela compra, mas não sabe por onde começar, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender como funcionam as páginas de obrigado e ver dicas práticas para criar uma boa thank you page.
O que é uma página de agradecimento?
Página de agradecimento (também conhecida como página de obrigado ou thank you page) são as páginas em que seu visitante é redirecionado após completar alguma ação, como finalizar uma compra, em um site ou blog. O objetivo é confirmar o feito e agradecer pela interação.
Além disso, nas páginas de obrigado, é possível inserir diferentes CTAs. Assim, elas podem direcionar o visitante para outras áreas do site, oferecer conteúdo relevante, compartilhar links para redes sociais ou fornecer detalhes sobre os próximos passos após a conclusão da ação.
Você pode, por exemplo, oferecer um e-book que tenha um assunto similar ao trabalhado antes do envio da thank you page. Essa é uma forma de incentivar o cliente a avançar pelo funil de vendas da sua empresa.
💡 Saiba mais: Como otimizar a experiência do usuário no e-commerce?
Qual é a importância da página de obrigado?
A página de agradecimento cumpre um importante papel nas operações de um blog ou site de vendas.Isso porque, apesar do nome estar focado no agradecimento, elas fazem muito mais que isso.
Em uma thank you page, é possível direcionar um potencial cliente para outra conversão ou solicitar que ele indique o material para outras pessoas.
Além disso, com uma URL de agradecimento, você também pode:
Tranquilizar o lead após a conversão
Como explicamos no início do texto, a principal função da página de obrigado é cumprir o importante papel de certificar o usuário de que a operação realizada foi concluída com sucesso.
Como elas, geralmente, são redirecionadas após uma conversão em compras, isso significa que o comprador precisou compartilhar seus dados pessoais e de pagamento para chegar até ali.
Assim, a página de obrigado ajuda a trazer mais segurança para o consumidor e fornece uma importante garantia de que tudo deu certo, dando maior tranquilidade ao lead após a conversão.
💡 Saiba mais: Os 12 melhores exemplos de landing page para conversão
Reter o usuário no seu site
Se o usuário termina uma ação no seu site e continua na mesma página que ele estava anteriormente, provavelmente ele irá pensar que não tem mais nada para fazer ali e fechar aquela janela.
Contudo, se ele é redirecionado para uma página de obrigado pela compra, você tem mais chances de convencê-lo a acessar outra página do seu site. Assim, você mantém esse usuário navegando nos seus conteúdos por mais tempo — e, quem sabe, fazendo uma nova compra.
💡 Saiba mais: 8 estratégias para aumentar a taxa de recompra do seu negócio
Incentivar o avanço na jornada de compra
As páginas de agradecimento também são uma excelente forma de avançar a jornada de compra dos seus leads.
Se ele converteu em um material com um assunto topo de funil, a sua página de obrigado pode reunir indicações de outros conteúdos mais voltados para o meio de funil, já despertando o interesse pelo produto ou serviço que você oferece.
Imagine, por exemplo, que você tem uma loja virtual de dermocosméticos e oferece um e-book gratuito sobre “Os 10 mitos mais comuns sobre cuidados com a pele”. Na thank you page deste conteúdo, você pode incluir uma outra CTA para guia de cuidados com a pele e um desconto exclusivo em produtos relacionados.
Dessa forma, você consegue impulsionar a jornada do cliente e chegar até a conversão.
💡 Saiba mais: Como revender dermocosméticos? Dicas + fornecedores
Como criar uma thank you page?
Não existe segredo na criação de uma página de obrigado. Especialmente se você usa alguma ferramenta de automação de marketing, como RD Station ou HubSpot, a parte técnica acaba sendo bastante simples.
Agora, confira o nosso passo a passo de como criar uma página de obrigado pela compra:
1. Crie URLs rastreáveis
As URLs rastreáveis permite que você saiba de onde estão vindo as pessoas que acessaram aquela página de agradecimento. Isso ajuda, por exemplo, a saber que material a levou até ali.
Por isso, é importante ter URLs padronizadas para torná-las rastreáveis. Se você usa o Google Analytics para verificar seus resultados, o URL Builder é um ótimo parceiro na confecção de páginas rastreáveis. Ele é bastante intuitivo e fácil de usar.
💡 Saiba mais: URL parametrizada: saiba o que é, como e por que usá-la
2. Use um CTA objetivo
Outro ponto importante é a criação de um CTA objetivo, ou seja, um call to action claro e direto ao ponto.
A página de agradecimento é excelente para diversas funções diferentes. Contudo, deve-se evitar chamar a atenção do usuário para várias coisas ao mesmo tempo. Uma confusão de informações e chamadas para ação podem fazer com que a página perca sua utilidade.
Por isso, pense sempre em um CTA principal, que terá maior destaque. Caso queira inserir outros, considere deixá-los espaçados, mais para o final da página.
3. Evite exageros na comunicação
O ponto anterior tem uma relação direta com este daqui. É preciso evitar exageros na comunicação para não confundir o usuário.
Uma página de obrigado não é o momento para textões. Ela pode ser bastante simples, com apenas alguns textos e um botão para outra página. Tente não escrever demais e acabar cansando o usuário assim que ele cair na página.
4. Use botões chamativos
Vale destacar também a importância de usar botões chamativos em uma página de agradecimento para direcionar a atenção do usuário para a ação desejada, seja ela seguir nas redes sociais, compartilhar o conteúdo, baixar um material adicional etc.
Os botões devem se destacar no layout da página, seja por meio de cores contrastantes, tamanho maior ou até mesmo por animações suaves que os tornem mais visíveis.
Ao utilizar esse recurso, você aumenta a probabilidade de os visitantes notarem e interagirem com as chamadas para ação, o que pode resultar em taxas de conversão mais altas.
Além disso, é importante garantir que os botões sejam intuitivos e sugiram claramente a ação a ser tomada. Por exemplo, em vez de simplesmente usar o texto “Clique aqui”, opte por frases mais descritivas e diretas, como “Siga-nos no Instagram” ou “Compartilhe este conteúdo”.
💡 Saiba mais: Como instalar o botão de WhatsApp no site?
5. Dê destaque para a mensagem de confirmação
Como mencionamos, cabem muitas coisas em uma página de obrigado. É possível falar sobre outro conteúdo, um CTA para outro material, inserir um vídeo institucional e até mesmo um formulário de levantada de mão.
Nessa confusão de coisas, é importante se lembrar do principal: o agradecimento! Se o usuário não conseguir identificar de cara que esta é uma página para a qual ele foi redirecionado após concluir uma ação, ele pode achar que abriu uma página errada e fechá-la imediatamente.
Por isso, lembre-se de dar destaque para a mensagem de agradecimento. Se possível, mencione até mesmo a página que ele estava anteriormente e busque não variar demais a identidade visual entre as páginas.
6. Ofereça oportunidades de continuidade
Uma das principais funções da URL de agradecimento é permitir que o visitante continue explorando seu site. Uma prática comum é reintroduzir o menu de navegação na página de agradecimento, permitindo que os usuários explorem outras áreas do site.
Essas oportunidades de continuidade não apenas mantêm os visitantes envolvidos com o conteúdo do site, mas também podem incentivá-los a realizar ações adicionais, como assinar uma newsletter, compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou até mesmo fornecer feedback sobre a experiência.
Ao oferecer essas opções, a página de agradecimento se torna mais do que apenas um ponto de finalização da conversão, transformando-se em um ponto de partida para uma maior interação e relacionamento com os visitantes.
Dicas para uma boa página de agradecimento
Agora que você já sabe o básico para criar uma página de agradecimento, é importante também ver algumas formas de como torná-la ainda mais atrativa.
A seguir, separamos algumas dicas, mas lembre-se de combinar estratégias de diferentes naturezas para uma boa página de obrigado:
Direcione o usuário para o blog do seu negócio
Uma função primordial das páginas de agradecimento é a possibilidade de redirecionar para o blog. Assim, caso o usuário tenha chegado até a sua página de conversão por um link nas redes sociais ou e-mail marketing, ele tem a chance de conhecer mais materiais interessantes do seu site.
Aqui você pode explorar também a possibilidade de sugerir um conteúdo com tema relacionado com a conversão que acabou de ser realizada.
Incentive as pessoas a conhecerem sua loja virtual
Uma das coisas mais importantes na estratégia de uma loja virtual é a divulgação. Então, aproveite as páginas de agradecimento para conduzir o consumidor diretamente até o seu negócio.
Você não precisa necessariamente inserir seus produtos e preços na página de obrigado, mas pode usar alguns artifícios para despertar o interesse.
Por exemplo, se você tem uma loja com itens de cozinha, uma forma de fazer isso é criando uma pequena montagem com os produtos mais vendidos e inserindo alguma frase chamativa ao lado.
Pode ser algo como “os melhores produtos para a sua cozinha” ou “tudo que você sonhou em ter na sua cozinha”. Assim, você não precisa anunciar diretamente um produto, mas pode captar o interesse de quem viu a sua página de obrigado.
Ofereça recompensas na página
Recompensas são sempre um sucesso na hora de atrair visitantes e clientes! Você pode oferecer um desconto especial para quem chegou até a thank you page por determinado caminho.
Um exemplo para ilustrar: continuando com a mesma loja de utensílios de cozinha, digamos que alguém faça o download de um e-book sobre como escolher facas de qualidade.
Na página de agradecimento, você pode oferecer um desconto especial para a compra de facas de uma nova linha da sua marca. Assim, além de educar o consumidor sobre a qualidade daquele item, você também o incentiva a realizar a compra.
💡 Saiba mais: Como usar cupom de desconto para aumentar as vendas?
Inclua botões para suas redes sociais
Sobretudo para as vendas online, divulgação é a alma do negócio. Por isso, aproveite as páginas de obrigado para inserir botões de divulgação das suas redes sociais.
Aplique técnicas de upsell ou crossell
Outra forma de aproveitar o espaço das páginas de agradecimento é com as técnicas de upsell e crossell. Entenda esses conceitos:
- Upsell: quando a venda é feita aumentando o ticket médio daquele mesmo item. Por exemplo, oferecer kit de facas em vez de apenas o modelo unitário.
- Crossell: quando a venda combina mais de um produto ou serviço. Por exemplo, ao vender um kit de facas, você convence o cliente a levar ainda alguns potes de vidro para mantimentos.
Nas páginas de obrigado, podemos usar essas técnicas para oferecer descontos ou frete grátis acima de determinado valor.
💡 Saiba mais: Cross selling e up selling: o que são e como aplicar?
Que tal criar sua página de agradecimento?
As páginas de agradecimento são muito importantes para estratégias de marketing digital, sobretudo quando se trabalha com conversões ou preenchimento de formulários. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.
E, se você pensa em criar uma página de agradecimento pela compra, que tal criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙