Guia completo para usar o Princípio de Pareto no e-commerce
Princípio de pareto, também conhecido como a Regra 80/20, é uma ideia aplicada em diversas áreas, incluindo o e-commerce. Ele sugere que, em muitos casos, 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços ou causas.
Você sabia que se pegar a lista de produtos do seu site, pode descobrir que apenas 20% deles geram quase 80% do faturamento total do seu negócio? Ou que 20% dos seus clientes mais fiéis são responsáveis por cerca de 80% do lucro?
Muitos empreendedores se surpreendem com o fato, mas a verdade é que essa ideia pode ser aplicada na maioria das empresas, segundo o Princípio de Pareto para e-commerce.
Então, se você quer aprender como identificar áreas-chave que merecem atenção especial no seu negócio, continue a leitura. Neste artigo, vamos entender como funciona a lei 80/20 e como ela pode ser usada para aumentar o faturamento da sua empresa. Se você ainda não tem uma loja virtual, que tal criar uma grátis e potencializar suas vendas?
O que é o Princípio de Pareto?
Princípio de Pareto é uma teoria que afirma que, na maioria das vezes, 80% dos resultados vêm de apenas 20% das causas. Ou seja, uma pequena parte do esforço ou dos recursos que você coloca em algo, geralmente, produz a maior parte do impacto.
A ideia foi proposta por um economista italiano chamado Vilfredo Pareto, de onde veio seu nome. Na época, Pareto observou que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de apenas 20% da população, que 20% das vagens produziam 80% das ervilhas e vários outros exemplos.
Essa observação levou o economista a formular o Princípio de Pareto, que também ficou conhecido como regra 80/20. No entanto, vale lembrar que essa não é uma fórmula matemática, mas um fenômeno que pode ser observado e aplicado na vida, na natureza e nos negócios.
Como aplicar o Princípio de Pareto no e-commerce?
Quando pensamos no Princípio de Pareto para e-commerce, podemos considerá-lo como uma ferramenta de gestão para identificar prioridades e melhorar o desempenho geral da empresa.
Imagine, por exemplo, que a teoria pode explicar que apenas uma pequena parte dos produtos no seu site de vendas é responsável pela maior parte da sua receita. Ou que a maioria das reclamações dos clientes são causadas pelos mesmos problemas.
Tudo isso permite definir onde devemos concentrar nossos esforços para obter os maiores retornos, economizando tempo e recursos para alcançar resultados ainda maiores em termos de receita, satisfação do cliente e crescimento do negócio.
Exemplos do Pareto para e-commerce
Para que a ideia fique mais clara, separamos alguns exemplos de como aplicar o Princípio de Pareto no e-commerce. Veja a seguir:
20% de produtos que geram 80% das vendas
Se você tem uma loja virtual com cem produtos disponíveis, pode perceber que aproximadamente 20% deles são responsáveis por quase 80% das vendas. Logo, esses itens devem receber mais atenção em termos de estoque, promoções e marketing.
Então, identifique quais são os produtos mais vendidos e garanta que eles estejam sempre em destaque na página inicial do site, em campanhas de tráfego pago específicas ou em promoções para aumentar as vendas.
Além disso, você pode usar essa informação para tornar a gestão de estoque mais eficiente. Afinal, conhecendo os produtos que são mais importantes para o negócio, é possível planejar a reposição dessas mercadorias com mais atenção para que elas estejam sempre disponíveis para o consumidor.
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20% de clientes que trazem 80% do lucro
Outra forma de aplicar o Pareto para e-commerce é identificar quais são os clientes que geram mais lucro para a sua empresa. Geralmente, cerca de 80% do faturamento também pode vir dos seus 20% de clientes mais fiéis.
Nesse caso, a dica é apostar em estratégias de fidelização para garantir que esses consumidores continuem satisfeitos e voltem para comprar ainda mais na sua loja, aumentando a taxa de recompra e o faturamento do negócio.
Para isso, você pode criar uma segmentação para que esses clientes recebam comunicações personalizadas por e-mail, benefícios exclusivos no programa de fidelidade e um atendimento especial do time de suporte para fortalecer o relacionamento.
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20% de canais que trazem 80% do tráfego
Em negócios que utilizam vários canais de venda, também podemos aplicar a teoria do Pareto investigando se apenas alguns deles geram a maior parte das visitas de usuários ao site — e investindo mais tempo e recursos nesses canais.
Se você utiliza redes sociais, campanhas de tráfego pago e técnicas de SEO para a busca orgânica, por exemplo, existem grandes chances de que um deles seja responsável por trazer aproximadamente 80% do tráfego da sua loja.
Ou seja, se a maior parte dos seus clientes vêm de uma rede social específica, você pode procurar maneiras de ser mais estratégico nas publicações, fazer anúncios personalizados para a plataforma e investir mais tempo interagindo com os consumidores neste canal.
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20% dos problemas que causam 80% das reclamações
Por último, também podemos usar a regra 80/20 na área de atendimento ao cliente. Nesse caso, entendemos que a maioria das reclamações está relacionada a um conjunto relativamente pequeno de problemas que acontecem de maneira recorrente.
Aqui, a dica é analisar o histórico de atendimentos do time de suporte e entender quais são os temas que mais se repetem. Atrasos na entrega, produtos danificados ou dificuldades no processo de compra podem ser alguns exemplos.
Em todos os casos, o ideal é sempre tentar solucionar todas as reclamações. Mas, na prática, quando precisamos priorizar tarefas, aplicar o Pareto para e-commerce pode indicar onde alocar esforços primeiro para resolver as situações que mais deixam os clientes insatisfeitos.
3 cuidados essenciais na hora de aplicar o Pareto para e-commerce
A lei de Pareto pode ser uma grande aliada para aumentar a eficiência, a lucratividade e o retorno sobre o investimento (ROI) do seu negócio. Mas, para isso, é preciso ficar atento e ter alguns cuidados básicos na hora de aplicar o conceito. Veja:
Análise dos dados
Encontrar os 20% que geram 80% do resultado nem sempre é algo fácil. Dependendo do volume de informações que precisam ser analisadas, pode ser necessário investir muito tempo e paciência para fazer a análise dos dados.
No entanto, é fundamental ter informações confiáveis para usar o Princípio de Pareto. Caso contrário, o efeito pode ser o inverso do planejado, investindo recursos em produtos que talvez não gerem tanto lucro ou em canais que trouxeram muito tráfego apenas em um dia específico.
Por isso, ao invés de fazer a análise manual, busque ferramentas que possam te ajudar nessa tarefa. O Google Analytics, por exemplo, pode oferecer informações valiosas sobre vendas e origem do tráfego dos usuários. Já um CRM para e-commerce cuida de toda a gestão de relacionamento com os clientes.
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Negligência dos outros 80%
Embora a regra 80/20 sugira que 20% das ações trazem a maior parte dos resultados, isso não significa ignorar os 80% restantes. Afinal, esses produtos, clientes ou canais ainda têm um papel importante no desempenho geral da empresa, embora não sejam tão significativos individualmente.
Quando falamos do atendimento ao cliente, por exemplo, sabemos que 20% dos problemas geram 80% das reclamações. Ainda assim, é preciso lembrar que há outros 80% de situações a solucionar, pois existem clientes insatisfeitos com elas.
Portanto, use o Princípio de Pareto como uma estratégia de priorização. Ele indica por onde você pode começar, mas é necessário ter atenção ao negócio como um todo para garantir um crescimento sustentável a longo prazo.
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Mudanças do mercado
Também tenha em mente que o mercado (e as preferências dos consumidores) mudam o tempo todo. Os produtos mais vendidos hoje podem não ser os mesmos do próximo mês, assim como o canal que traz mais tráfego pode ser substituído por outra plataforma.
Por isso, na hora de aplicar a teoria de Pareto para e-commerce e planejar a sua estratégia, defina um intervalo para analisar os dados novamente. Você pode acompanhar relatórios semanais ou mensais e adaptar as ações conforme necessário.
Além disso, mantenha-se atento às principais novidades no seu nicho de mercado. Em uma loja de roupas, por exemplo, uma peça usada por um influenciador pode entrar rapidamente para a lista de produtos mais procurados e, estar atento a isso, garante uma vantagem sobre a concorrência.
💡 Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como destacar o seu negócio?
Entendeu como aplicar o Princípio de Pareto no e-commerce?
A lei 80/20 não é uma fórmula mágica para o sucesso. No entanto, se soubermos aplicar o Pareto para e-commerce da forma certa e adaptada para cada realidade, essa pode ser uma ótima maneira de aumentar o desempenho e o faturamento do seu negócio.
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