O que é Nuvem Marketing (ex-Perfit) e como ele pode aumentar a conversão do seu negócio?
- O Nuvem Marketing (antiga Perfit) é uma solução de automação marketing que usa recursos de inteligência artificial para facilitar a gestão, segmentação e o envio de e-mails para listas de contatos;
- Para instalar o Nuvem Marketing, basta acessar a loja de aplicativos da Nuvemshop, procurar por “Nuvem Marketing”, clicar em “Instalar” e adicionar as informações sobre o seu negócio;
- Lojistas dos planos Começo, Essencial, Impulso e Escala têm 20% de desconto em todas as assinaturas do Nuvem Marketing com o cupom NUVEM200FF. Já clientes Next têm 30% com o cupom NEXT30OFF. Crie sua loja grátis e aproveite!
Você sabia que a Perfit agora é Nuvem Marketing?
A solução de automação da Nuvemshop mudou de nome, mas a sua essência permanece a mesma. Com essa ferramenta, conhecida pelos lojistas mais atentos às tendências do mercado, sua loja pode se comunicar com os clientes no momento exato, o que aumenta significativamente as chances de conversão e fidelização.
Além disso, para lojistas que buscam impulsionar o crescimento do seu negócio, essa ferramenta se torna ainda mais eficaz e estratégica, possibilitando o envio de mensagens personalizadas, relatórios detalhados e a automação inteligente de campanhas. E o melhor: tudo isso sem sair do painel administrativo da sua loja.
Por isso, pensando em te ajudar, exploraremos como o Nuvem Marketing pode elevar o desempenho do seu e-commerce por meio de estratégias de e-mail marketing, maximizando a comunicação e o envolvimento com seus clientes.
Vamos mergulhar fundo nesse universo e descobrir como o poder do e-mail marketing pode ser desbloqueado com o Nuvem Marketing, solução da Nuvemshop criada para elevar o potencial do seu negócio! 🚀
O que é Nuvem Marketing?
Nuvem Marketing (antiga Perfit) é uma solução de automação de marketing que se destaca como uma ferramenta poderosa para aprimorar a eficácia das estratégias de comunicação e vendas em e-commerces por meio de e-mails para os clientes.
Ele oferece uma ampla gama de funcionalidades, que abrangem desde a criação de campanhas de e-mail personalizadas até a segmentação automática do público-alvo, de forma que sua estratégia atinja pessoas cada vez mais preparadas para a conversão, ou seja, prontas para comprar.
Com sua vasta lista de recursos, capacidade de personalização, automação inteligente e análises detalhadas de resultados, o Nuvem Marketing se destaca como uma ferramenta de e-mail marketing interessante e altamente útil para qualquer empresa que busca aumentar as vendas e conquistar uma audiência fiel.
Para os clientes da Nuvemshop, essa solução pode ser integrada diretamente no painel administrativo da loja virtual. Isso quer dizer que os lojistas poderão potencializar as vendas e a eficiência de suas campanhas de marketing de maneira simplificada, sem precisar fazer a gestão das campanhas com várias abas diferentes abertas.
💡 Saiba mais: O que é automação de e-mail marketing e como fazer uma?
Para que serve o Nuvem Marketing?
O Nuvem Marketing serve para viabilizar uma comunicação eficiente e personalizada com os possíveis clientes de uma empresa. A solução usa inteligência artificial para enviar mensagens direcionadas e relevantes para cada contato com base em seus interesses, suas atividades passadas e preferências.
Por exemplo, o Nuvem Marketing rastreia o comportamento dos clientes em um site ou aplicativo, como páginas visitadas, itens visualizados e tempo gasto em cada seção. Com base nessas interações, ele cria perfis de usuário detalhados para personalizar a comunicação.
Se um cliente visualizou um produto específico, a ferramenta, nativa da Nuvemshop, envia e-mails ou mensagens com itens similares ou descontos para esses produtos.
Dessa forma, o Nuvem Marketing analisa constantemente os dados das interações dos consumidores para aprimorar as estratégias de comunicação. Assim, ele identifica padrões de comportamento, taxa de abertura de e-mails, taxas de conversão e outros indicadores, ajustando a estratégia para obter melhores resultados.
💡 Saiba mais: O que é marketing 4.0 e como aplicá-lo?
Segmentação flexível
Essas funcionalidades são possíveis graças a uma segmentação flexível, que permite agrupar os contatos em categorias específicas, garantindo que cada campanha de e-mail marketing seja direcionada precisamente para o público desejado, de acordo com o funil de vendas.
É válido lembrar que o funil, ou pipeline de vendas, é um modelo estratégico usado pelas áreas de marketing e vendas para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor. Ele é dividido em três etapas:
- Topo do funil: fase de descoberta do problema;
- Meio do funil: fase de consideração das soluções;
- Fundo do funil: fase de decisão de compra.
Desse modo, a ferramenta possibilita sincronizar contatos, produtos e informações relevantes automaticamente, garantindo que suas campanhas de e-mail sejam sempre atualizadas e direcionadas ao público certo.
Essas funcionalidades são essenciais para simplificar a rotina do time de marketing, proporcionar campanhas com altas taxas de conversão e maximizar o potencial do seu e-commerce.
Como o Nuvem Marketing funciona?
O Nuvem Marketing é uma solução que opera por meio de um conjunto de funcionalidades projetadas para auxiliar as empresas a criar, enviar e rastrear campanhas de e-mail eficazes e personalizadas.
Portanto, ele funciona como uma ferramenta que permite às empresas se comunicarem com seu público-alvo de maneira mais eficaz e automatizada.
Abaixo, explicaremos quais são as principais funcionalidades do Nuvem Marketing que a tornam tão essencial para lojistas que desejam impulsionar seu negócio. Confira:
Cadastro e importação de contatos
Assim que você implementa o Nuvem Marketing no seu e-commerce e realiza as primeiras configurações, é possível importar sua lista de contatos de maneira fácil e automatizada.
Assim, você pode organizar e segmentar os contatos com base em critérios como histórico de compras, preferências, datas de inscrição, estágio do funil e muitos outros, a depender das especificidades da sua empresa.
Para se ter uma ideia, o Nuvem Marketing permite que você compartilhe o formulário de inscrição nas redes sociais, por meio de um link, ou nas lojas físicas, com um QR code, para conseguir mais contatos.
Criação de campanhas
O Nuvem Marketing oferece uma interface de criação de campanhas intuitiva para projetar e personalizar seus e-mails. Você pode escolher entre vários modelos de e-mail pré-projetados ou criar seus próprios designs.
A ferramenta facilita a incorporação de elementos personalizados, como o nome do destinatário, produtos recomendados, ofertas especiais e outros conteúdos relevantes.
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Segmentação de contatos
Com base nas informações disponíveis sobre as pessoas inscritas no seu formulário, você pode segmentar os contatos para garantir que as mensagens sejam direcionadas a grupos específicos.
Isso permite a personalização do conteúdo e o envio de mensagens direcionadas, o que tende a ser mais eficaz em termos de envolvimento do público e conversão.
Por meio de uma tecnologia chamada Smart Delivery, o Nuvem Marketing prioriza a entrega dos e-mails aos contatos que apresentaram um grau de interação maior com as suas comunicações. Dessa forma, por serem os mais ativos da sua base, eles serão os primeiros a receber suas campanhas.
Templates personalizados
O Nuvem Marketing oferece modelos de e-mail personalizáveis, ou seja, templates prontos que podem ser modificados de acordo com as necessidades da sua empresa.
No entanto, você também pode criar modelos de e-mail sob medida para sua marca. Isso é essencial para garantir que suas comunicações tenham uma aparência profissional e estejam alinhadas à sua identidade visual.
Agendamento e envio
É possível agendar o envio das mensagens para que atinjam o público em momentos estratégicos — como horários que apresentam maiores taxas de abertura. Assim, a plataforma levará em conta o comportamento dos usuários para fazer entregas personalizadas.
A ferramenta também oferece a opção de envio automático de mensagens com base no comportamento do contato. Dessa forma, você consegue aumentar a interação da sua base com as campanhas e melhorar as conversões.
Automação de marketing
O Nuvem Marketing inclui recursos de automação que permitem criar fluxos de trabalho personalizados. Isso pode incluir e-mails de boas-vindas automáticos, nutrição, recuperação de carrinho abandonado e outras comunicações direcionadas a diferentes estágios da jornada do cliente.
Isso ajuda a potencializar os resultados com menos esforços, já que a ferramenta dispara os e-mails de acordo com os fluxos pré-configurados automaticamente. Algumas das possibilidades são:
- Oferecer aos visitantes da sua loja virtual produtos relacionados;
- Reativar clientes que não visitam ou não realizam uma compra na loja há muito tempo;
- Enviar cupons de desconto personalizados;
- Mostrar aos clientes os seus últimos lançamentos;
- Oferecer os produtos mais vendidos nos últimos meses;
- E muito mais.
💡 Saiba mais: O que é remarketing e como usá-lo para conseguir clientes?
Testes A/B
A solução permite realizar testes A/B para experimentar diferentes elementos, como linhas de assunto, conteúdos e horários de envio, para descobrir o que funciona melhor em termos de envolvimento do público.
Para você ter uma ideia, o Nuvem Marketing possibilita configurar até quatro assuntos de e-mail diferentes. Dessa forma, cada contato receberá uma variação, de maneira aleatória, e você e sua equipe conseguirão avaliar qual texto proporcionou maiores taxas de abertura.
💡 Saiba mais: Como criar um teste A/B no e-mail marketing?
Acompanhamento e relatórios
De pouco adiantaria contar com tantas funcionalidades se não fosse possível avaliar o impacto de cada uma delas, não é mesmo? É por isso que o Nuvem Marketing oferece análises detalhadas que fornecem insights sobre o desempenho de suas campanhas.
Você pode rastrear métricas importantes, como taxas de abertura, taxas de clique, conversões e muito mais. Esses relatórios fornecem dados fundamentais para otimizar suas estratégias e ter mais sucesso em campanhas futuras.
Educação continuada
O Nuvem Marketing oferece recursos de educação e treinamento para seus usuários. A solução disponibiliza informações sobre as melhores práticas de e-mail marketing, estratégias eficazes e como usar todas as funcionalidades da plataforma.
Além disso, ela oferece serviços de consultoria para ajudar as empresas a desenvolver estratégias personalizadas para o seu negócio.
Integrações
O Nuvem Marketing pode ser integrado a outras ferramentas que você usa no seu negócio para potencializar ainda mais a sua estratégia de e-mail marketing. Dessa forma, importar informação de contatos, clientes, interesses etc. é mais fácil e automático.
Além disso, a solução disponibiliza uma documentação completa para os desenvolvedores integrarem o Nuvem Marketing a diversas ferramentas por meio de API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, em português).
Mas se você tem uma loja virtual na plataforma da Nuvemshop, não precisará de conhecimentos técnicos para integrar seu e-commerce ao Nuvem Marketing. Isso porque a solução é nativa da Nuvemshop. Como resultado, a implementação é simples e sem necessidade de soluções externas, com experiência integrada na plataforma e o suporte e confiança da Nuvemshop.
Seguindo os passos sinalizados pela ferramenta, você conseguirá sincronizar contatos, segmentar os leads por interesse, enviar mensagens automáticas e descobrir diferentes formas para aumentar as vendas da sua loja, tudo isso por meio do Nuvem Marketing.
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Por que integrar o Nuvem Marketing a minha loja virtual?
A integração do Nuvem Marketing com a Nuvemshop pode ser uma poderosa ferramenta, permitindo que você aprimore suas campanhas de e-mail marketing, aproveitando os dados e informações da sua loja virtual.
E, agora que a solução, antes conhecida como Perfit, foi adquirida pela Nuvemshop e, consequentemente, incorporada ao ecossistema da plataforma de e-commerce, os lojistas poderão contar com uma gama de funcionalidades para potencializar seus resultados.
Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios dessa integração:
Listas segmentadas
A integração cria automaticamente duas listas, “Compradores Nuvemshop” e “Contatos Nuvemshop”.
A primeira inclui os contatos que realizaram compras em sua loja, enquanto a segunda consiste em pessoas que se inscreveram na sua newsletter. Essa segmentação é fundamental para campanhas direcionadas.
Histórico dos contatos
A integração rastreia o histórico de seus contatos e compradores. Isso permite que você tenha informações valiosas sobre o comportamento anterior dos clientes, o que pode ajudar a criar campanhas personalizadas e eficazes.
Interesses segmentados
Os interesses dos contatos são atribuídos automaticamente com base nas etiquetas que eles recebem individualmente ao acessarem sua loja. Isso é útil para direcionar campanhas específicas com base nas preferências de cada pessoa.
Produtos sincronizados
A integração sincroniza imagens e dados dos produtos de sua loja. Dessa forma, você consegue inserir facilmente os itens em seus modelos de e-mail e campanhas, tornando as comunicações mais relevantes.
Automações personalizadas
Com a integração, você pode configurar campanhas automáticas para várias situações, como carrinho abandonado, inscrição de newsletter, pesquisa de satisfação, recuperação de cliente inativo, agradecimento pela primeira compra e muito mais.
Essas ações economizam tempo e ajudam a envolver os clientes de maneira cada vez mais eficaz.
💡 Saiba mais: O que é página de agradecimento e como criar uma thank you page?
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Quanto custa usar o Nuvem Marketing?
A solução permite fazer até dois mil envios a cada mês para até 500 contatos gratuitamente. A partir desse número, os planos variam de acordo com o número de contatos e envios.
A ferramenta também permite a assinatura de pacotes pré-pagos de envios para usar quando quiser. Eles não têm data de expiração nem limite de contatos.
Além disso, o Nuvem Marketing permite personalizar o plano da forma que for mais adequada para o seu negócio. Por isso, consulte a página de preços para ter acesso aos valores exatos.
Vale mencionar que, por ser uma solução própria da Nuvemshop, lojistas dos planos Começo, Essencial, Impulso e Escala têm 20% de desconto em todas as assinaturas do Nuvem Marketing com o cupom NUVEM200FF. Já clientes Next têm 30% com o cupom NEXT30OFF.
Como integrar o Nuvem Marketing a sua loja virtual Nuvemshop?
Como mencionamos, o Nuvem Marketing (ex-Perfit) faz parte das funcionalidades nativas da Nuvemshop. Sendo assim, para realizar a integração, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o painel administrativo da Nuvemshop e siga pelo caminho “Marketing > Automations”
- Clique em “Instalar aplicativo”;
- O Administrador Nuvemshop será aberto automaticamente para que você aceite as permissões do aplicativo, clicando em “Aceitar e começar a usar”;
- Preencha as informações, aceite os termos e as políticas de privacidade e clique em “Continuar”;
- Termine de preencher os campos com informações sobre o seu negócio e pronto! Você já poderá usar a solução para fazer o e-mail marketing da sua loja.
Lembre-se de que as atualizações de dados são automáticas após a primeira integração, ou seja, não é necessário sincronizar novamente.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Nuvem Marketing (ex-Perfit) na minha loja?
Aprendeu tudo sobre o Nuvem Marketing?
Como vimos até aqui, o Nuvem Marketing é uma solução da Nuvemshop desenvolvida para aumentar o potencial do seu negócio. Com automação de marketing integrada, ele influencia diretamente a conversão da sua loja, ajuda na recuperação de carrinhos abandonados e promove a recorrência de compras.
Sendo assim, investir na solução para potencializar os ganhos do seu e-commerce é uma decisão estratégica e inteligente. Não apenas você terá as ferramentas necessárias para manter seus clientes envolvidos e informados, mas também poderá automatizar grande parte do processo, economizando tempo e recursos.
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