Como criar uma experiência de compra personalizada no e-commerce?
A experiência de compra é a impressão geral que um cliente tem ao interagir com uma loja ou marca, desde o momento em que descobre um produto até a finalização da compra e o atendimento pós-venda
Nos dias de hoje, é muito fácil ficar impactado com a seção de produtos recomendados em algum e-commerce, certo? A sensação é de estar sendo observado, vigiado. Mas fique tranquilo, tudo não passa da aplicação da inteligência artificial.
O perfil do consumidor atual é mais conectado, exigente e informado e espera muito mais de uma loja virtual e do que simplesmente um site de compras. E, para atender a essas expectativas, a personalização da experiência de compra é crucial.
Quer aprender dicas sobre como fazer isso? Então, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender como criar uma experiência de compra personalizada e melhorar a experiência dos seus clientes no seu e-commerce. Confira!
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O que é experiência de compra?
A experiência de compra é formada por todas as percepções e vivências de um consumidor durante o processo de compra ou contratação de um serviço. Isso inclui desde a facilidade de encontrar o que deseja até o atendimento recebido e a satisfação após a compra.
Quando pensamos na experiência de compra no e-commerce podemos considerar desde a facilidade de encontrar o que deseja até o atendimento recebido e a satisfação após a compra. Tudo isso forma o sentimento que predomina na mente do cliente em relação à sua empresa.
Para entender a experiência de compra, é preciso analisar todo o processo comercial, desde o pré-venda, passando pela compra em si, até o pós-venda. E, obviamente, você quer que essa vivência seja a melhor possível, para que o cliente fique satisfeito e volte a comprar da sua empresa.
Afinal, de acordo com estatísticas divulgadas pelo SuperOffice, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se tiverem uma experiência de compra satisfatória. Ou seja: uma vivência positiva aumenta o valor agregado da sua oferta.
💡 Saiba mais: Qual a diferença entre preço e valor?
Por que personalizar a experiência de compra dos clientes?
Uma experiência de compra personalizada irá trazer benefícios tanto para ele quanto para o seu negócio. Confira os principais a seguir.
Experiência mais agradável
Conforme o visitante do seu e-commerce acessa as vitrines virtuais personalizadas, o perfil de comportamento dele é mapeado. Desse modo, ele terá acesso a um catálogo online que irá exibir somente itens que estejam alinhados aos seus interesses.
Consequentemente, isso aumenta as chances de recompra, de recomendações boca a boca e da indicação, tornando o seu cliente um embaixador da marca.
💡 Saiba mais: O que é digital commerce e qual é a diferença para o e-commerce?
Melhorias na taxa de conversão
Cada vez que rolamos a página de vendas, nos deparamos com vitrines inteligentes que fazem a recomendação de produtos que possivelmente estamos procurando. Os títulos também costumam mostrar frases como “quem comprou, levou também” e “o que outras pessoas estão vendo agora”.
Mas como isso acontece? A partir do momento que você entra na loja, a inteligência artificial começa a agir e a processar os dados de navegação do site, garantindo exibir resultados de real interesse pelo cliente, possibilitando uma maior taxa de conversão.
Segundo uma pesquisa apresentada pela Smart Insights, a recomendação do tipo “quem comprou, levou também” é capaz de gerar 68% de receita em uma loja virtual. Ao recomendar produtos, a vitrine personalizada funciona como um vendedor de loja física, indicando ao cliente produtos de sua preferência.
💡Saiba mais: O que são micro-momentos?
Aumento do ticket médio
É crucial entender a jornada de compra para fazer sugestões assertivas. Gerar urgência em mensagens personalizadas como “leve 2 peças e receba 50% off na segunda peça” e “oferta especial para você”, são gatilhos mentais que podem ser bastante efetivos.
Fazendo recomendações de acordo com o perfil de navegação do usuário, a vitrine personalizada consegue aumentar o ticket médio, combinando técnicas de vendas de cross-selling e upselling.
💡 Saiba mais:
- Smarthint — como potencializar suas vendas com inteligência artificial
- O que é a edrone? Recursos de automação de marketing e CRM
8 estratégias para melhorar a experiencia de compra no e-commerce
No e-commerce, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para personalizar a experiência de compra. Para te ajudar nessa tarefa, separamos um passo a passo completo. Confira na sequência.
1. Faça o cadastro de clientes
O primeiro passo para começar a personalizar a experiência de compra é criando uma base de dados dos seus clientes. Essas informações são de grande importância para que você possa entender as preferências e gatilhos da sua audiência e identificar oportunidades.
Existem diversas maneiras de captar estes dados, o foco, entretanto, deve estar na organização e gestão dessas informações. De nada adianta ter uma imensidão de cadastros em sua loja se você não souber como usá-los, certo?
Para isso, você pode contar com uma planilha de cadastro de clientes. Com essa ferramenta, fica mais fácil administrar as informações que você precisa para a sua estratégia.
2. Monte réguas de comunicação
Com uma base de contatos organizada, você poderá criar diferentes modelos de comunicação para os diversos tipos de clientes que compram em sua loja. Nesse sentido, o e-mail marketing será o seu braço direito para garantir que o consumidor receba somente as mensagens que sejam de seu interesse.
Será por meio dessas réguas de comunicação que você poderá mapear de forma mais assertiva quais são os reais interesses do seu público-alvo. Conforme as mensagens são enviadas, as interações do consumidor com o conteúdo irão dizer qual tipo de comunicação chama mais sua atenção.
Em consequência disso, você terá insumos poderosos para criar campanhas de e-mail marketing mais personalizadas.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?
3. Crie promoções e brindes
As promoções e brindes, além de ótimas técnicas de vendas e fidelização de clientes, também ajudam na personalização da experiência de compra. Tendo mapeado o perfil dos seus consumidores, o histórico de compras etc, você pode oferecer recompensas que atendam suas expectativas.
Essa estratégia não apenas irá personalizar a experiência de compra como, também, irá fortalecer o relacionamento entre cliente e marca.
4. Aposte no cross-selling e up-selling
Cross selling, (venda cruzada, no português), é a prática de oferecer outros produtos relacionados ao item que o cliente pretende comprar. Já o up selling, é basicamente uma sugestão de upgrade do produto no momento da compra.
Por exemplo, se o consumidor adicionou uma camisa social ao carrinho de compras, as ferramentas de cross-selling podem sugerir gravatas. Ou, no caso do up-selling, pode ser ofertada uma camisa feita com um material melhor e mais resistente.
Ambas estratégias são bastante efetivas na personalização da experiência de compra. Isso porque, no momento decisivo, o cliente será impactado por sugestões que estão diretamente ligadas a seus interesses.
💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling?
5. Invista no remarketing
Outra estratégia que irá proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e ainda aumentar as vendas do seu e-commerce é o remarketing. Trata-se de uma campanha de anúncios que exibe aos consumidores somente itens com os quais eles já tiveram contato anteriormente.
Esse tipo de estratégia irá levar o consumidor até o seu site de vendas por meio do seu principal interesse naquele momento. Por exemplo, se um cliente pesquisar por instrumentos musicais, ao navegar na internet ou em suas redes sociais, ele irá se deparar com anúncios desses produtos.
6. Use vídeos no seu e-commerce
Os vídeos são ferramentas poderosas para melhorar a experiência de compra do cliente, pois adicionam mais interatividade e dinâmica à sua loja virtual. Você pode fazer vídeos de produtos, abrir um canal no YouTube para falar da sua empresa ou até mesmo fazer uma live shop para vender ao vivo.
Se você é lojista da Nuvemshop ou pretende montar uma loja grátis na maior plataforma de e-commerce da América Latina, é possível fazer a integração com a Widde, um app que permite a criação e inserção de vídeos explicativos sobre produtos nas páginas de vendas de uma loja virtual, sem pesar no carregamento do site.
⚙️Baixe o aplicativo: Widde
💡 Saiba mais: O que é live commerce e como usar a estratégia para vender?
7. Ofereça diversas opções de pagamento
Os consumidores querem mais conveniência na hora de pagar pela compra. Por isso, você deve oferecer o maior número possível de meios de pagamento, como cartão de crédito e débito, boleto bancário, Pix, carteira digital e link de pagamento.
Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas utilizam o Nuvem Pago para flexibilizar suas formas de pagamento e garantir tarifa de venda grátis. Porém, a loja virtual também pode ser integrada com outras soluções, como Mercado Pago, PayPal, PagBank e muito mais.
Quanto mais meios de pagamento você disponibilizar, melhor será a experiência de compra do seu consumidor.
8. Mostre seus cases de sucesso
A prova social é um dos gatilhos mentais mais efetivos para estimular a decisão de compra nos seus clientes, pois parte da aceitação de outras pessoas para comprovar as vantagens do produto ou serviço. Então, que tal expor os cases de sucesso da sua empresa ou habilitar o Google Avaliações do Consumidor para inspirar seus visitantes?
Com certeza, as histórias de êxito e avaliações positivas vão enriquecer a experiência de compra dos seus consumidores e melhorar suas vendas.
💡 Saiba mais: 16 cases de e-commerces de sucesso na Nuvemshop
Exemplo de personalização da experiência de compra
Desde 2017 no Instagram, a Calmô Store promete te levar o exclusivo, unindo produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis. Cerca de 96% dos e-commerces que abrem no Brasil fecham nos primeiros meses, mas a Calmô, em parceria com a Nuvemshop e a SmartHint, se manteve no mercado digital e segue ganhando espaço.
“Encontramos a SmartHint na área de aplicativos da Nuvemshop, nossa plataforma de e-commerce, e podemos dizer que mudou a cara da nossa loja on-line, tornou tudo mais intuitivo e o atendimento deles faz com que as coisas aconteçam de forma mais fácil e prática, com uma proximidade espetacular!”, disse Brunno Whener, co-fundador da Calmô e responsável pelo e-commerce. Conheça mais sobre a tecnologia da SmartHint.
Para o público da Calmô Store, receber recomendações de combinações dos produtos é primordial, visto que o carro chefe do e-commerce tem sido a combinação de shorts summer entre casais, levando a experiência de compra a outro nível.
Com o uso da ferramenta que cria vitrines direcionadas às características e necessidades dos usuários, os e-commerces passam a focar nos produtos de maior relevância para quem está navegando, proporcionando uma personalização da experiência de compra, tornando aquela aquisição única, aumentando a competitividade, o tempo de permanência no site e, consequentemente, as taxas de conversão.
Tudo entendido sobre como personalizar a experiência de compra?
E aí, seu e-commerce já está preparado para o futuro do consumo? Aproveite as dicas deste conteúdo e prepare a sua loja virtual para vender cada vez mais. A personalização de jornada de compra sem dúvidas irá ajudar a impulsionar os seus resultados.
E, se você ainda não vende na internet, o que acha de criar uma loja virtual gratuita na Nuvemshop? Conte com uma plataforma completa e segura para ganhar dinheiro online! 💙🚀