Tudo sobre o Pinterest Ads: como criar seus anúncios
- O Pinterest está entre as 10 redes sociais mais utilizadas no mundo, por isso, o Pinterest Ads é uma boa forma de atingir um público maior;
- Para usar o Pinterest Ads, é preciso criar uma conta business na plataforma, completar informações da empresa e criar sua primeira campanha;
- Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, pode usar o aplicativo Pinterest by Empreender para importar seus produtos automaticamente e criar campanhas com mais facilidade.
O Pinterest é uma das 10 redes sociais mais utilizadas no mundo. E, apesar de mais de 80% dos usuários usarem a rede para descobrir novas marcas e produtos, poucas empresas investem no Pinterest Ads.
Isso significa que a plataforma é um ambiente com baixa concorrência e com um grande potencial para atingir um público maior e mais engajado, já que conta com mais de 465 milhões de usuários ativos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos nos aprofundar sobre o que é o Pinterest Ads, quais as opções de tráfego pago no Pinterest e passar por um tutorial passo a passo para te ajudar a criar suas primeiras campanhas. Vamos começar? 📝
O que é Pinterest Ads?
Pinterest Ads é um recurso que permite anunciar no Pinterest, impulsionando suas publicações (ou pins) dentro da plataforma.
Assim como já acontece em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, as empresas podem criar campanhas de tráfego pago no Pinterest para encontrar seus potenciais clientes, de acordo com os resultados que você busca atingir na plataforma.
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Quais são as vantagens do Pinterest Ads?
Agora que você sabe o que é a ferramenta, deve estar curioso para saber se investir em mídia paga e patrocinar no Pinterest Ads pode ser realmente vantajoso para a sua empresa.
E saiba que a resposta é que sim: anunciar no Pinterest pode ser 2,3x mais eficiente do que nas outras redes sociais. Mas, além disso, a plataforma também oferece outras vantagens para sua empresa, como:
- Conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está buscando por inspirações;
- Atrair potenciais clientes para o seu negócio;
- Aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca e/ou produto;
- Gerar mais tráfego para o seu site ou conta dentro do Pinterest;
- Melhorar a conversão de visitantes em clientes na sua landing page ou loja virtual;
- Impulsionar as vendas da sua loja física.
Além disso, um outro benefício importante é ter acesso ao Pinterest Partner. Dentro desse programa de parcerias, é possível trabalhar com diferentes empresas que dominam tudo sobre o Pinterest e podem ajudar a fazer o seu negócio crescer na plataforma.
💡 Saiba mais: O que é E-commerce Ads e onde anunciar sua loja virtual?
Quais os formatos de anúncios no Pinterest Ads?
O Pinterest é uma rede social totalmente visual, onde as pessoas buscam inspirações e novas ideias sobre moda, decoração, culinária, artesanato, viagens etc. Então, a primeira dica é manter a qualidade das fotos e vídeos.
Com isso, quando falamos especificamente dos formatos de anúncio disponíveis no Pinterest Ads, é preciso ter em mente que o visual está em primeiro lugar, independentemente do formato.
Agora, entenda melhor sobre as opções disponíveis:
Estático (padrão)
O primeiro formato de anúncio no Pinterest é o pin padrão (standard pin, em inglês), que vemos na maioria das publicações dentro do aplicativo. É o formato de imagem simples em .png ou .jpeg.
Aqui, você pode expor produtos em imagens verticais ou quadradas, mas é importante manter o tamanho máximo de 10 MB e a proporção recomendada pela plataforma de 2:3 — por exemplo, uma imagem com 1.000 Pixels de largura e 1.500 Pixels de altura.
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Pense que você está investindo dinheiro nesse post, então, evite fotos muito abstratas e que não identifiquem a sua marca ou produto logo de cara. Também é interessante incluir o seu logo de maneira sutil na imagem.
Vídeo
Quando falamos em Pinterest Ads, os vídeos mais curtos funcionam melhor. Por isso, tente mantê-los entre 6 e 15 segundos. Quanto às especificações de formato, o ideal é usar .mp4, .mov ou .m4v, com tamanho de até 2 GB.
A grande vantagem dos anúncios de vídeo no Pinterest é que você pode escolher entre um vídeo padrão ou de largura máxima. Além disso, também é possível reservar um posicionamento premium de anúncio com o Premiere Spotlight.
Diferentemente dos YouTube Ads, no Pinterest, a imagem vale bem mais do que mil palavras. Isso acontece porque uma característica dos usuários da plataforma é acessar o aplicativo com o som desligado. Então, no lugar de dizer, mostre ou escreva a história que deseja contar.
Outra dica é começar com um gancho visual tentador, que chame a atenção do usuário e faça com que ele continue assistindo até o final. Essa é uma forma de construir um storytelling em poucos segundos.
💡 Saiba mais: Como fazer vídeos de produtos?
Carrossel
Como o próprio nome já sugere, o anúncio em carrossel apresenta várias imagens em um único pin para que o usuário deslize e se aprofunde no conteúdo da sua marca.
A proporção ideal segue as mesmas orientações do pin padrão — 1:1 (quadrado) ou 2:3 (vertical). Além disso, para se encaixar no formato carrossel, você deve utilizar de 2 a 5 imagens no mesmo anúncio.
Idea
Os Idea Pins são uma evolução dos Pins de história e funcionam de forma parecida com os stories do Instagram. Na prática, é um conjunto de vários vídeos, imagens, listas e texto personalizado em um único Pin.
Os formatos aceitos são os mesmos dos pins estáticos e de vídeo. No entanto, para Idea Ads, o Pinterest recomenda mídias com a proporção 9:16 (como uma imagem de tamanho 1.080 x 1.920). Os vídeos também podem ser mais longos, podendo chegar a 60 segundos de duração.
Nos anúncios de pins Idea, os usuários têm a opção de seguir sua conta, salvar o Pin e acessar a URL de destino fornecida por você. Ou seja, eles também podem ser utilizados para direcionar potenciais clientes para o seu e-commerce.
💡 Saiba mais: 6 formas de produzir conteúdo e atrair clientes
Shopping
Também chamado de anúncio de compras, o formato Shopping transforma Pins de produto em anúncios.
Ele tem as mesmas especificações dos pins estáticos e em vídeo, só que são usados diretamente para vender um produto do seu catálogo. Portanto, o foco aqui é a conversão para a sua loja virtual, ou seja, as vendas.
Dessa forma, é possível atingir seu possível cliente de forma antecipada, enquanto ele busca inspirações que tenham a ver com o seu nicho de mercado e garantir que você se destaque da concorrência já no primeiro momento.
Coleções
Já os anúncios no formato de coleções permitem que você use uma imagem principal destacada e, logo abaixo, mais três imagens menores que se relacionam com a primeira. Esse é um recurso especialmente disponível para os nichos de moda e decoração.
Quando uma pessoa toca em um anúncio de coleções, ela é direcionada para uma experiência em tela cheia onde pode ver o criativo de destaque de perto e até 24 criativos secundários, já com o preço dos produtos marcados no catálogo de produtos.
Os anúncios de coleção no Pinterest Ads só podem ser criados no computador e ser segmentados para pessoas no aplicativo do Pinterest para dispositivos móveis. Além disso, o formato .gif não é aceito.
Como encontrar sua audiência no Pinterest Ads?
Depois de conhecer as vantagens e os formatos disponíveis para anunciar no Pinterest, é importante entender como a plataforma permite que você encontre a sua audiência.
Dentro do Pinterest Ads, existem seis principais ferramentas de segmentação que garantem que você chegue até o público ideal para cada campanha do seu negócio. Vamos conhecê-las na sequência.
1. Segmentação automatizada
Na segmentação automatizada, é o próprio Pinterest que cria uma audiência com base nas características do pin que está sendo anunciado. De acordo com as informações da sua conta comercial e do próprio banco de dados do aplicativo, ele entende qual é o público a quem aquela publicação deve ser exibida.
2. Dados demográficos
Os dados demográficos já são bem conhecidos por quem trabalha com mídia e publicidade. Essa é uma das principais formas de segmentar um público, pois utiliza informações como idade, sexo, localização geográfica e idiomas.
Este caso pode ser interessante para campanhas de alcance e reconhecimento de marca, mas, se o seu objetivo é a conversão, os dados ainda são considerados muito generalizados.
3. Interesses
Ao segmentar um público por interesse no Pinterest Ads, seus anúncios aparecerão de forma mais natural enquanto as pessoas navegam pelo feed. Esse direcionamento é feito levando em consideração os conteúdos que o usuário costuma consumir dentro do aplicativo.
Assim, se você trabalha com alimentos, por exemplo, seus anúncios podem ser expostos para pessoas que buscam novas ideias de receitas por ali.
4. Palavras-chave
A busca por palavras-chave, normalmente, já atinge uma audiência mais propensa a tomar uma ação. Isso porque, se uma pessoa procura por um determinado termo, ela já está interessada em encontrar uma solução — ainda que essa solução seja, por enquanto, uma inspiração, e não um produto final.
Aqui, os seus anúncios patrocinados serão exibidos nos resultados de pesquisa e nos pins relacionados. Por exemplo, se você trabalha com arquitetura, pode investir em termos como “decoração para quarto” ou “cozinha planejada”. Assim, quando alguém procurar por eles, o seu anúncio terá destaque em meio aos demais resultados.
5. Lista de clientes
Outra forma de segmentar o público dentro do Pinterest Ads é com a importação de listas de clientes ou potenciais clientes. Nesse caso, você pode atingir uma audiência que, em algum momento, já engajou na sua loja virtual ou nos próprios conteúdos da sua empresa dentro do aplicativo. Ou seja, esse tende a ser um usuário mais propenso à conversão.
6. Comportamentos semelhantes
Para usar a ferramenta de comportamentos semelhantes é preciso conhecer bem os clientes do seu negócio. Assim, com base nos interesses e comportamentos de quem já comprou da sua empresa, o Pinterest Ads consegue criar uma nova segmentação com outras pessoas que tenham essas mesmas características.
Como usar o Pinterest Ads: passo a passo para criar seu anúncio
Agora é o momento de colocar a mão na massa! Por isso, separamos alguns passos essenciais de como patrocinar pins no Pinterest Ads. Acompanhe o nosso checklist e anote todos os passos para anunciar! 📝
1. Crie uma conta no Pinterest Business
Bom, o primeiro passo para começar a anunciar dentro do Pinterest é criar uma conta comercial no aplicativo. Para isso, você deve fazer login na plataforma e acessar a página do Pinterest Ads.
Caso a sua conta não seja uma conta comercial, a plataforma vai oferecer a opção para “criar uma conta business”. Então, clique neste botão, confirme seu e-mail e preencha os dados da sua empresa na página a seguir.
2. Informações sobre a sua empresa
Depois de realizar o cadastro, a plataforma vai te fazer uma série de perguntas mais específicas para entender sobre o seu nicho de mercado e seus objetivos com a conta business no Pinterest. Algumas delas são;
- Qual nome você quer dar para o perfil?
- Você possui um site?
- Qual o foco da sua marca?
- Quais são os seus objetivos?
- Como você descreve a sua empresa?
- Tem interesse em veicular anúncios no Pinterest?
2. Confira os requisitos para anunciar no Pinterest
Antes de criar, efetivamente, o seu pin patrocinado, é importante conferir se ele atende aos requisitos de anúncios do Pinterest Ads. São eles:
- O pin tem ser salvo no próprio perfil do business e em uma pasta pública;
- Deve existir uma URL de destino, ou seja, link para um site externo;
- Os links da URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;
- Não usar GIFs ou vídeos de terceiros;
- Seguir as Diretrizes de Publicidade estabelecidas pelo próprio Pinterest.
3. Entenda como é feita a cobrança
Existem duas maneiras de ser cobrado pelos anúncios no Pinterest Ads: a primeira, é pelos gastos acumulados do mês anterior dentro da plataforma; e a segunda, é atingindo o limite de cobrança que o próprio aplicativo determina.
Esse limite é estabelecido de acordo com a maturidade da sua conta comercial e com a robustez das suas campanhas. Ou seja, quanto mais você explorar a ferramenta, mais limite terá com o tempo.
Neste último caso, você pode ser cobrado uma ou mais vezes dentro de um mês, dependendo do valor do seu limite e de quanto você está gastando com seus anúncios. Outro ponto importante sobre a cobrança no Pinterest Ads é que, por enquanto, no Brasil só são aceitos os pagamentos via cartão de crédito.
Você pode configurar o seu método de pagamento seguindo esses passos: Home do Pinterest Pinterest para negócios > Cobrança.
4. Instale a tag do Pinterest no seu site
A tag do Pinterest nada mais é do que um código rastreador que deve ser instalado no seu site para identificar os visitantes que chegam nele através dos seus anúncios na rede social. Desse modo, é possível mensurar as ações e os resultados que os pins patrocinados estão trazendo para o seu negócio.
Existem dois componentes principais que envolvem essa tag: o código base — que deve ser instalado em todas as páginas do seu site — e o código de evento — instalado em páginas específicas de conversão que você deseja monitorar.
Para instalar a tag do Pinterest na sua loja virtual, você deve acessar: Home do Pinterest Pinterest para negócios > Conversões > Gerenciador de tags > Instalar a tag do Pinterest.
Nessa etapa, caso você tenha dificuldade, pode selecionar a opção de “Lance anúncios com a ajuda de um especialista” ao final da página para contar com o suporte da Central de Ajuda do Pinterest.
5. Pense no objetivo da sua campanha
O objetivo da campanha é um fator determinante, tanto para o lance que você vai dar no leilão de anúncios do Pinterest Ads — mais pra frente, vamos nos aprofundar nesse ponto —, quanto para ver quais formatos estarão disponíveis para você utilizar.
Veja e entenda quais podem ser essas metas:
Reconhecimento de marca
Aumenta o alcance dos seus anúncios com foco em awareness, ou seja, faz com que mais pessoas descubram a sua marca, seu produto ou seu serviço. Os formatos permitidos para este objetivo são o estático, o carrossel, os vídeos e as coleções.
Visualização de vídeo
Melhora a qualidade das visualizações e do tempo médio de exibição, uma vez que atinge pessoas mais propensas a consumirem e engajarem com vídeos pelo Pinterest. Neste caso, o formato aceito é apenas o de vídeo.
Consideração
Otimiza o número de cliques no pin que você está anunciando, portanto, gera mais tráfego para a sua conta no Pinterest ou loja virtual. Aqui, assim como em reconhecimento de marca, a plataforma também permite os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.
Conversão
Estimula a conversão de leads e potenciais clientes nos seus anúncios, através de botões de inscrição ou chamadas para ação em seu site. Nesse objetivo, mais uma vez, é possível usar os formatos estático, carrossel, vídeo e coleções.
Catálogo de compras
Funciona mesmo como um catálogo, no qual a pessoa descobre seus produtos e serviços enquanto realiza as pesquisas no aplicativo. Apenas dois formatos de anúncio se encaixam aqui: as coleções e o shopping.
💡 Saiba mais: 9 maneiras para divulgar sua loja virtual
6. Crie uma campanha
Agora que você já conhece todas as possíveis variações de formatos, segmentação, cobrança e objetivos, pode começar a criar o seu primeiro anúncio. Para isso, você pode acessar: Home do Pinterest Pinterest para negócios > Visão geral da conta > Criar campanha.
Nesta etapa, você pode escolher entre uma campanha automatizada (em que o próprio Pinterest vai sugerir algumas recomendações) ou uma campanha manual (em que você pode configurar todas as etapas). Se você ainda não tem experiência com anúncios na plataforma, recomendamos a opção de campanha automatizada.
Em seguida, preencha o objetivo da campanha e escolha entre patrocinar pins que já estão na sua pasta ou criar um novo pin para o anúncio. Se escolher criar um novo pin, lembre-se de adicionar:
- Título;
- Descrição;
- Texto alternativo (para leitores de tela em voz alta para pessoas com deficiências visuais);
- Link de destino.
Em seguida, responda se o seu anúncio tem restrições de idade, se pode ser exibido em todo o Brasil ou é específico para algumas regiões, orçamento planejado e duração da campanha.
No Pinterest Ads, a definição do orçamento pode ser automática (determinada pelo próprio aplicativo com base em outros anunciantes) ou personalizada (na qual você controla o valor máximo).
Por fim, você verá um resumo de todas as informações da campanha. Agora, basta confirmar que está tudo certo e clicar em “Publicar”.
7. Use um bom CTA
Como em qualquer campanha de marketing, é importante caprichar no texto e na CTA (chamada para ação) do seu anúncio. Pense no melhor argumento de convencimento de acordo com o objetivo que você estabeleceu lá no início da campanha.
Se o seu objetivo é vender no Pinterest, por exemplo, usar os anúncios na plataforma para direcionar o consumidor para o seu site de vendas.
Oferecer cupons de desconto ou ofertas exclusivas para usuários que vieram do aplicativo, por exemplo, pode ser uma maneira de educar a sua audiência a comprar pela loja virtual já que, no e-commerce, todo o processo de venda é automatizado, o que te permite vender mais investindo menos tempo.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e integrar com o Pinterest por meio do aplicativo Pinterest by Empreender. Com ele, você pode importar seu catálogo de produtos automaticamente e utilizar a tag de conversão (pequeno código que permite rastrear seus visitantes no site) para acompanhar suas ações.
Assim, fica mais fácil marcar produtos nos pins, fazer suas campanhas e até se inscrever no Programa de Lojas Verificadas do Pinterest!
8. Analise os resultados
No momento de analisar os relatórios das campanhas e dos anúncios que você criou, existem algumas métricas importantes que é preciso observar. São elas:
- Gasto total do período;
- Impressões — vezes que o seu pin foi visualizado;
- Cliques no pin;
- Cliques de saída — que levaram para uma ação fora do Pinterest;
- Custo médio por resultado;
- CTR — taxa de cliques x número de impressões.
Para extrair números mais concretos, o ideal é respeitar um certo tempo de maturação para as campanhas. Indicamos cerca de um mês para começar a entender o que os resultados querem dizer. Assim, é possível analisar com mais certeza e propor alguma mudança de rota, caso seja necessário.
Para acessar seus relatório, você deve seguir esses passos: Home do Pinterest Pinterest para negócios > Relatórios.
Exemplos de empresas que usam o Pinterest Ads
Gostou de saber como funciona para anunciar no Pinterest Ads?
Essa é uma ferramenta com muitos benefícios para negócios que querem aumentar suas vendas e conseguir expandir o seu público-alvo. E, para te mostrar como essa rede social pode fazer com que sua empresa colha bons resultados, trouxemos algumas marcas que reinam na plataforma. 👑
Confira abaixo:
Sallve
A Sallve é uma marca de produtos de beleza. O seu foco é desenvolver produtos para a pele do rosto e o público-alvo da empresa são pessoas entre 16-35 anos que gostem de ter uma rotina de cuidados com a pele.
Nesse contexto, ao criar uma conta na rede social e anunciar seus produtos no Pinterest Ads, a empresa cumpre com maestria o princípio de estar onde os clientes estão. Afinal, o público jovem está sempre conectado no Pinterest, criando quadros e desenvolvendo tendências a partir da plataforma.
Por isso, a marca recorreu à divulgação de produtos e vendas dentro da ferramenta. Confira no exemplo abaixo:
Renner
A Renner é uma das maiores lojas de vestuário do Brasil. Com um lucro de quase R$ 200 milhões no segundo trimestre de 2021, de acordo com dados divulgados pela Exame, essa é uma das marcas que mais cresce no país. Sabendo disso, a gigante do varejo não poderia ficar para trás e rapidamente começou a utilizar o Pinterest Ads.
De modo geral, a marca utiliza a plataforma para divulgar novos lançamentos, fazer promoções e vender seus produtos. Confira no exemplo abaixo:
Fleurity
A Fleurity é uma empresa que produz e vende itens sustentáveis para o período menstrual. Se tratando de uma das principais marcas do segmento no Brasil, com público jovem e preocupado com questões ambientais, a organização optou por estar presente na rede social, utilizando o Pinterest Ads.
Dessa maneira, a Fleurity consegue ampliar o seu mercado de atuação, ao passo que divulga seus produtos na plataforma e aumenta o lucro da sua empresa. Confira, abaixo, como a marca utiliza o Pinterest Ads:
💡 Saiba mais: O que são empresas sustentáveis, exemplos e como aderir
Pronto para usar o Pinterest Ads?
O Pinterest Ads é uma plataforma de anúncios que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Por isso, recomendamos que siga o tutorial acima e consiga aumentar o lucro da sua empresa. 🤑
E, se você quer se destacar na internet e aumentar ainda mais os seus resultados, te convidamos a conhecer a plataforma da Nuvemshop. Crie uma loja virtual gratuita , faça a integração com o Pinterest e venda para qualquer lugar do Brasil de forma simples e rápida! 🚀