9 passos simples para criar um plano de comunicação completo
- Um plano de comunicação é uma estratégia utilizada por empresas para definir como as mensagens serão transmitidas para alcançar objetivos específicos;
- Ter um plano de comunicação em sua empresa assegura mensagens consistentes, melhora o engajamento, otimiza recursos e permite a avaliação para otimizar resultados;
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Antes de divulgar seu negócio, você precisa entender quem é o seu público, onde sua marca está posicionada no mercado e qual mensagem você quer transmitir. Para isso, existe um roteiro chamado plano de comunicação, que você vai aprender a fazer neste artigo.
Então, para que sua empresa consiga visibilidade no mercado, é essencial definir as mensagens utilizadas nas campanhas e identificar os canais de comunicação, assegurando que todas as ações estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
Neste artigo, vamos entender o que é plano de comunicação, quais os principais benefícios e nove passos para criar o seu. Ficou interessado? Então, vamos lá! 💬
O que é plano de comunicação e qual sua importância?
O plano de comunicação é um documento estratégico que orienta todas as ações de marketing e relações públicas de uma empresa. Assim, seu negócio consegue decidir as melhores formas de transmitir mensagens para o público-alvo, por meio do uso de canais de comunicação em que eles estão presentes.
Elaborar um bom plano de comunicação é importante para que as empresas de diferentes nichos de mercado consigam alinhar as suas mensagens com seus objetivos estratégicos.
Dessa forma, é possível garantir que o público receba informações coerentes, o que aumenta a eficiência do marketing e ajuda no processo de construção de uma marca forte e coesa — o branding.
Reforçando que a comunicação é um ponto estratégico dentro de um mercado tão competitivo, já que é por meio dela que o negócio se aproxima do público-alvo. Então, ter um bom plano é a fórmula para o sucesso.
💡Saiba mais: Como criar estratégias de branding para e-commerce?
Quais são os benefícios de um plano de comunicação?
Criar um plano de comunicação proporciona maiores chances de sucesso nas estratégias de divulgação da sua empresa. Confira, a seguir, as principais vantagens de investir na elaboração de um bom planejamento:
Maior coerência nas mensagens
Quando a comunicação de uma empresa é estruturada com um planejamento prévio, ela é capaz de transmitir mensagens claras e alinhadas nos canais de comunicação escolhidos.
A adequação no tom das mensagens e nos canais utilizados auxilia na criação de uma identidade de marca forte, o que é essencial para construir confiança no mercado.
Além disso, na comunicação interna, mensagens coerentes garantem que os stakeholders (partes interessadas, em português) estejam na mesma página e ainda servem para reforçar a cultura e valores do negócio.
Aumento no engajamento
Outro benefício de um plano de comunicação bem elaborado é o aumento no engajamento. Com mensagens estrategicamente planejadas e direcionadas de maneira consistente, o público-alvo tende a se envolver mais com sua marca.
Isso porque, com o plano de comunicação, a empresa consegue ter planejamento estratégico prévio para criar conteúdos de qualidade capazes de atender as necessidades e interesses do público, tornando as interações mais atrativas.
💡Saiba mais: Como bombar no marketing de conteúdo para e-commerce?
Melhora da reputação
Construir um bom plano de comunicação pode melhorar a reputação da empresa no mercado. Quando um negócio se comunica de maneira certeira e transparente, o processo de construção de confiança junto ao público se torna mais simples.
Além disso, uma comunicação estruturada reflete uma empresa organizada e idônea, o que fortalece as chances de sucesso em parcerias de negócios e ainda atrai investidores.
Crescimento da inovação
As linhas de comunicação bem definidas proporcionam um ambiente empresarial transparente e aberto. Essa atmosfera é capaz de inspirar o surgimento de ideias entre os colaboradores e departamentos, já que todos se sentem confortáveis para contribuir com sugestões.
Além disso, ao criar canais de comunicação abertos e colaborativos a empresa estimula que essas ideias inovadoras sejam compartilhadas de forma estruturada, facilitando a implementação futura de estratégias e soluções.
Otimização dos recursos
Por último, mas não menos importante, temos a otimização dos recursos empresariais como benefício de um plano de comunicação bem estruturado. Ao planejar as ações de divulgação, a empresa é capaz de direcionar o uso dos seus recursos de forma eficiente, evitando desperdícios financeiros, humanos e materiais.
Por exemplo, um plano bem traçado evita esforços na criação de comunicados repetitivos, garantindo que as mensagens sejam transmitidas no canal correto e de maneira clara.
O plano de comunicação direciona os recursos da empresa para alcançar os objetivos estratégicos de forma objetiva, o que maximiza o uso dos recursos disponíveis e permite ao negócio alcançar resultados mais expressivos com menos esforço. Todo esse processo mantém a empresa competitiva no mercado e ainda colabora para seu crescimento.
💡Saiba mais: Como fazer controle financeiro empresarial?
Como criar um plano de comunicação?
Confira, a seguir, os nove passos para montar um plano de comunicação eficiente:
1. Entenda o posicionamento da marca no mercado
O primeiro passo para um plano de comunicação é estudar, de maneira aprofundada, a situação atual da sua empresa dentro do seu nicho de mercado.
Para isso, você pode utilizar, por exemplo, a análise SWOT (ou FOFA, como é conhecida em português) que serve como uma ferramenta capaz de auxiliar na formulação de estratégias alinhadas aos recursos e competências do negócio e no planejamento do futuro da empresa. É composta pelos seguintes elementos:
- Strenghts (Forças);
- Weakness (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
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📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio
2. Defina os objetivos
Depois, é preciso definir os objetivos e metas do plano de comunicação, que devem ser coerentes com a situação atual da empresa e do mercado no qual ela está inserida.
Lembre-se de criar objetivos realistas para que seu plano não se torne confuso e ineficiente. Para isso, escolha metas SMART:
- Specific (Específicas): saber o que deve ser alcançado e ações para chegar lá;
- Measurable (Mensuráveis): ter indicadores para medir o progresso;
- Achievable (Possíveis): realizar com os recursos disponíveis;
- Relevant (Relevantes): criar metas que realmente fazem diferença para o negócio;
- Time-bound (Limitadas no tempo): estabelecer um prazo para alcançar as metas.
Para definir objetivos alinhados a métricas reais, você pode usar a metodologia de gestão colaborativa OKR (Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave), a mesma utilizada pelo Google.
3. Recorte o público-alvo
Outro passo importante na criação de um plano de negócio é definir o seu público-alvo. Para isso, construa a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do seu consumidor ideal. Levante informações como suas necessidades, hobbies, idade, problemas e todas as informações que forem relevantes para sua empresa.
Assim, a sua empresa consegue entender se os produtos e serviços oferecidos são as melhores soluções para este público. Além disso, ao definir o consumidor ideal, é possível estruturar uma comunicação mais assertiva.
Neste passo, você pode realizar uma segmentação de mercado, ou seja, separar os consumidores em determinados grupos para definir com precisão o público que vai ser trabalhado em cada uma de suas comunicações.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o cliente ideal?
4. Decida os canais de comunicação
Aqui, você precisa escolher os canais de comunicação para serem utilizados no seu plano. É importante que os canais escolhidos sejam utilizados pelo seu público-alvo, dessa forma, a mensagem tem mais chances de chegar até eles com sucesso.
Alguns canais que podem ser levados em consideração são:
- Redes sociais;
- Loja física;
- Loja virtual;
- Anúncios pagos;
- WhatsApp;
- Email marketing;
- Panfletos e outdoors;
- Comerciais de TV e rádios;
- Eventos presenciais.
💡Saiba mais: Melhores canais de venda online e offline para começar
5. Defina o orçamento
Neste passo é necessário definir o orçamento para as iniciativas do plano de comunicação, como campanhas de marketing e produção de conteúdo, por exemplo. Para isso, identifique as necessidades do plano, como os custos fixos e variáveis de criação, distribuição e monitoramento, se necessário.
Lembre-se de ser realista com o quanto de verba está disponível para o plano de comunicação, trabalhe respeitando a realidade da empresa, dentro do orçamento definido para não causar prejuízos. É importante que a distribuição do orçamento seja feita de forma inteligente, focando o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação.
💡Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook: guia de valores
6. Trabalhe a mensagem
Com o orçamento e os objetivos bem definidos, chegou o momento de trabalhar na mensagem que deseja passar para o seu público-alvo. Esse passo é fundamental para garantir uma comunicação coerente e eficaz.
Para isso, comece adequando o tom de voz da sua marca com o da sua persona, busque alinhar a linguagem e o estilo de forma consistente. Além disso, utilize a identidade visual da sua empresa como uma aliada na estratégia. A paleta de cores, logotipo e demais elementos visuais podem ser utilizados para atrair a atenção do público.
Assim, a combinação de uma mensagem bem estruturada e o marketing visual bem definido podem contribuir para colocar a sua empresa como melhor opção para atender as necessidades do cliente.
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7. Faça um cronograma
Como vimos nos primeiros passos deste guia, um cronograma é necessário para garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira organizada e dentro dos prazos estabelecidos.
Ao criar o cronograma considere a sequência em que as atividades devem ser realizadas e defina prazos realistas, incluindo todo o processo, desde a criação de conteúdo até a distribuição nos canais escolhidos, por exemplo.
Utilize a definição de prazos como uma ferramenta de controle aliada que permite a organização do trabalho para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.
8. Realize testes
Antes de lançar o plano para o público, é fundamental realizar testes para garantir que a mensagem seja transmitida de forma coerente, sem gerar mal-entendidos e possíveis impactos negativos na reputação da empresa.
Com os testes, é possível identificar falhas ou ruídos na comunicação e corrigi-los o mais rápido possível, antes do lançamento oficial.
💡Saiba mais: O que é teste A/B? [+ boas práticas para fazê-lo]
9. Avalie os resultados
Depois de colocar o plano de comunicação em prática é necessário avaliar seus resultados para entender se está funcionando conforme esperado e o que precisa ser ajustado. Para isso, colete feedbacks internos e externos, eles podem ajudar a sua empresa a verificar se o público-alvo compreendeu a mensagem da forma desejada.
Além disso, monitorar os resultados e acompanhar as métricas deve ser uma prática contínua na sua empresa. Isso porque é fundamental revisar e aprimorar o plano de comunicação para alinhar com os objetivos da marca e possíveis mudanças de mercado.
💡Saiba mais: O que são métricas de marketing digital e como acompanhar?
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Esperamos que com o auxílio deste artigo você consiga elaborar um plano de comunicação para sua empresa. Sabemos que, a princípio, essa pode ser uma tarefa complicada. Mas com atenção ao passo a passo, é possível elaborar um planejamento eficiente.
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