9 passos simples para criar um plano de comunicação completo

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Pontos principais do artigo:
  • Um plano de comunicação é uma estratégia utilizada por empresas para definir como as mensagens serão transmitidas para alcançar objetivos específicos;
  • Ter um plano de comunicação em sua empresa assegura mensagens consistentes, melhora o engajamento, otimiza recursos e permite a avaliação para otimizar resultados;
  • Se você deseja acelerar o crescimento do seu negócio e desenvolver uma marca com estratégias de comunicação de sucesso, acesse gratuitamente o curso de branding da Nuvemshop!

Antes de divulgar seu negócio, você precisa entender quem é o seu público, onde sua marca está posicionada no mercado e qual mensagem você quer transmitir. Para isso, existe um roteiro chamado plano de comunicação, que você vai aprender a fazer neste artigo.

Então, para que sua empresa consiga visibilidade no mercado, é essencial definir as mensagens utilizadas nas campanhas e identificar os canais de comunicação, assegurando que todas as ações estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Neste artigo, vamos entender o que é plano de comunicação, quais os principais benefícios e nove passos para criar o seu. Ficou interessado? Então, vamos lá! 💬

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O que é plano de comunicação e qual sua importância?

O plano de comunicação é um documento estratégico que orienta todas as ações de marketing e relações públicas de uma empresa. Assim, seu negócio consegue decidir as melhores formas de transmitir mensagens para o público-alvo, por meio do uso de canais de comunicação em que eles estão presentes.

Elaborar um bom plano de comunicação é importante para que as empresas de diferentes nichos de mercado consigam alinhar as suas mensagens com seus objetivos estratégicos.

Dessa forma, é possível garantir que o público receba informações coerentes, o que aumenta a eficiência do marketing e ajuda no processo de construção de uma marca forte e coesa — o branding.

Reforçando que a comunicação é um ponto estratégico dentro de um mercado tão competitivo, já que é por meio dela que o negócio se aproxima do público-alvo. Então, ter um bom plano é a fórmula para o sucesso.

💡Saiba mais: Como criar estratégias de branding para e-commerce?

Quais são os benefícios de um plano de comunicação?

Criar um plano de comunicação proporciona maiores chances de sucesso nas estratégias de divulgação da sua empresa. Confira, a seguir, as principais vantagens de investir na elaboração de um bom planejamento:

Maior coerência nas mensagens

Quando a comunicação de uma empresa é estruturada com um planejamento prévio, ela é capaz de transmitir mensagens claras e alinhadas nos canais de comunicação escolhidos.

A adequação no tom das mensagens e nos canais utilizados auxilia na criação de uma identidade de marca forte, o que é essencial para construir confiança no mercado.

Além disso, na comunicação interna, mensagens coerentes garantem que os stakeholders (partes interessadas, em português) estejam na mesma página e ainda servem para reforçar a cultura e valores do negócio.

Aumento no engajamento

Outro benefício de um plano de comunicação bem elaborado é o aumento no engajamento. Com mensagens estrategicamente planejadas e direcionadas de maneira consistente, o público-alvo tende a se envolver mais com sua marca.

Isso porque, com o plano de comunicação, a empresa consegue ter planejamento estratégico prévio para criar conteúdos de qualidade capazes de atender as necessidades e interesses do público, tornando as interações mais atrativas.

💡Saiba mais: Como bombar no marketing de conteúdo para e-commerce?

Melhora da reputação

Construir um bom plano de comunicação pode melhorar a reputação da empresa no mercado. Quando um negócio se comunica de maneira certeira e transparente, o processo de construção de confiança junto ao público se torna mais simples.

Além disso, uma comunicação estruturada reflete uma empresa organizada e idônea, o que fortalece as chances de sucesso em parcerias de negócios e ainda atrai investidores.

Crescimento da inovação

As linhas de comunicação bem definidas proporcionam um ambiente empresarial transparente e aberto. Essa atmosfera é capaz de inspirar o surgimento de ideias entre os colaboradores e departamentos, já que todos se sentem confortáveis para contribuir com sugestões.

Além disso, ao criar canais de comunicação abertos e colaborativos a empresa estimula que essas ideias inovadoras sejam compartilhadas de forma estruturada, facilitando a implementação futura de estratégias e soluções.

Otimização dos recursos

Por último, mas não menos importante, temos a otimização dos recursos empresariais como benefício de um plano de comunicação bem estruturado. Ao planejar as ações de divulgação, a empresa é capaz de direcionar o uso dos seus recursos de forma eficiente, evitando desperdícios financeiros, humanos e materiais.

Por exemplo, um plano bem traçado evita esforços na criação de comunicados repetitivos, garantindo que as mensagens sejam transmitidas no canal correto e de maneira clara.

O plano de comunicação direciona os recursos da empresa para alcançar os objetivos estratégicos de forma objetiva, o que maximiza o uso dos recursos disponíveis e permite ao negócio alcançar resultados mais expressivos com menos esforço. Todo esse processo mantém a empresa competitiva no mercado e ainda colabora para seu crescimento.

💡Saiba mais: Como fazer controle financeiro empresarial?

Como criar um plano de comunicação?

Confira, a seguir, os nove passos para montar um plano de comunicação eficiente:

1. Entenda o posicionamento da marca no mercado

O primeiro passo para um plano de comunicação é estudar, de maneira aprofundada, a situação atual da sua empresa dentro do seu nicho de mercado.

Para isso, você pode utilizar, por exemplo, a análise SWOT (ou FOFA, como é conhecida em português) que serve como uma ferramenta capaz de auxiliar na formulação de estratégias alinhadas aos recursos e competências do negócio e no planejamento do futuro da empresa. É composta pelos seguintes elementos:

  • Strenghts (Forças);
  • Weakness (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

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📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio

2. Defina os objetivos

Depois, é preciso definir os objetivos e metas do plano de comunicação, que devem ser coerentes com a situação atual da empresa e do mercado no qual ela está inserida.
Lembre-se de criar objetivos realistas para que seu plano não se torne confuso e ineficiente. Para isso, escolha metas SMART:

  • Specific (Específicas): saber o que deve ser alcançado e ações para chegar lá;
  • Measurable (Mensuráveis): ter indicadores para medir o progresso;
  • Achievable (Possíveis): realizar com os recursos disponíveis;
  • Relevant (Relevantes): criar metas que realmente fazem diferença para o negócio;
  • Time-bound (Limitadas no tempo): estabelecer um prazo para alcançar as metas.

Para definir objetivos alinhados a métricas reais, você pode usar a metodologia de gestão colaborativa OKR (Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave), a mesma utilizada pelo Google.

3. Recorte o público-alvo

Outro passo importante na criação de um plano de negócio é definir o seu público-alvo. Para isso, construa a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do seu consumidor ideal. Levante informações como suas necessidades, hobbies, idade, problemas e todas as informações que forem relevantes para sua empresa.

Assim, a sua empresa consegue entender se os produtos e serviços oferecidos são as melhores soluções para este público. Além disso, ao definir o consumidor ideal, é possível estruturar uma comunicação mais assertiva.

Neste passo, você pode realizar uma segmentação de mercado, ou seja, separar os consumidores em determinados grupos para definir com precisão o público que vai ser trabalhado em cada uma de suas comunicações.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o cliente ideal?

4. Decida os canais de comunicação

Aqui, você precisa escolher os canais de comunicação para serem utilizados no seu plano. É importante que os canais escolhidos sejam utilizados pelo seu público-alvo, dessa forma, a mensagem tem mais chances de chegar até eles com sucesso.

Alguns canais que podem ser levados em consideração são:

💡Saiba mais: Melhores canais de venda online e offline para começar

5. Defina o orçamento

Neste passo é necessário definir o orçamento para as iniciativas do plano de comunicação, como campanhas de marketing e produção de conteúdo, por exemplo. Para isso, identifique as necessidades do plano, como os custos fixos e variáveis de criação, distribuição e monitoramento, se necessário.

Lembre-se de ser realista com o quanto de verba está disponível para o plano de comunicação, trabalhe respeitando a realidade da empresa, dentro do orçamento definido para não causar prejuízos. É importante que a distribuição do orçamento seja feita de forma inteligente, focando o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação.

💡Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook: guia de valores

6. Trabalhe a mensagem

Com o orçamento e os objetivos bem definidos, chegou o momento de trabalhar na mensagem que deseja passar para o seu público-alvo. Esse passo é fundamental para garantir uma comunicação coerente e eficaz.

Para isso, comece adequando o tom de voz da sua marca com o da sua persona, busque alinhar a linguagem e o estilo de forma consistente. Além disso, utilize a identidade visual da sua empresa como uma aliada na estratégia. A paleta de cores, logotipo e demais elementos visuais podem ser utilizados para atrair a atenção do público.

Assim, a combinação de uma mensagem bem estruturada e o marketing visual bem definido podem contribuir para colocar a sua empresa como melhor opção para atender as necessidades do cliente.

Para te ajudar no processo da escolha de cores para sua marca, a Nuvemshop desenvolveu o Gerador de Paleta de Cores totalmente gratuito. A ferramenta é capaz de fornecer, de forma automática, inúmeras combinações de cores para sua marca.

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7. Faça um cronograma

Como vimos nos primeiros passos deste guia, um cronograma é necessário para garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira organizada e dentro dos prazos estabelecidos.

Ao criar o cronograma considere a sequência em que as atividades devem ser realizadas e defina prazos realistas, incluindo todo o processo, desde a criação de conteúdo até a distribuição nos canais escolhidos, por exemplo.

Utilize a definição de prazos como uma ferramenta de controle aliada que permite a organização do trabalho para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

8. Realize testes

Antes de lançar o plano para o público, é fundamental realizar testes para garantir que a mensagem seja transmitida de forma coerente, sem gerar mal-entendidos e possíveis impactos negativos na reputação da empresa.

Com os testes, é possível identificar falhas ou ruídos na comunicação e corrigi-los o mais rápido possível, antes do lançamento oficial.

💡Saiba mais: O que é teste A/B? [+ boas práticas para fazê-lo]

9. Avalie os resultados

Depois de colocar o plano de comunicação em prática é necessário avaliar seus resultados para entender se está funcionando conforme esperado e o que precisa ser ajustado. Para isso, colete feedbacks internos e externos, eles podem ajudar a sua empresa a verificar se o público-alvo compreendeu a mensagem da forma desejada.

Além disso, monitorar os resultados e acompanhar as métricas deve ser uma prática contínua na sua empresa. Isso porque é fundamental revisar e aprimorar o plano de comunicação para alinhar com os objetivos da marca e possíveis mudanças de mercado.

💡Saiba mais: O que são métricas de marketing digital e como acompanhar?

Pronto para montar seu plano de comunicação?

Esperamos que com o auxílio deste artigo você consiga elaborar um plano de comunicação para sua empresa. Sabemos que, a princípio, essa pode ser uma tarefa complicada. Mas com atenção ao passo a passo, é possível elaborar um planejamento eficiente.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre plano de comunicação

Plano de comunicação é um documento estratégico utilizado para estabelecer como uma empresa deseja transmitir suas mensagens para diferentes públicos. Ele detalha os objetivos, canais a serem usados, mensagens e cronogramas.

Para criar um plano de comunicação é necessário entender o posicionamento atual da marca, definir os objetivos e o público-alvo, decidir os canais de comunicação, definir um orçamento, trabalhar na mensagem a ser entregue e avaliar os resultados obtidos.

Ao criar um plano de comunicação a empresa alcança maior coerência nas mensagens transmitidas ao público, pode notar uma melhora na sua reputação, instiga o crescimento e inovação e ainda otimiza a utilização dos recursos.

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