O que é plano de mídia, exemplos e 4 passos para criar o seu

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Plano de mídia é um roteiro estratégico que detalha onde, quando e como anunciar para atingir seu público-alvo. Ele serve para potencializar o impacto das campanhas de anúncios, otimizando o retorno sobre o investimento (ROI) e alcançar os melhores resultados.


Todos sabemos que campanhas de anúncios no Google ou nas redes sociais são fundamentais para aumentar o alcance, reconhecimento de marca e, no caso de vendas online, gerar conversões. Mas, para que a estratégia funcione, você precisa de um plano de mídia.

Esse documento serve para estruturar as ações de marketing, de forma que o investimento gere um bom retorno, além de entregar o conteúdo para o público certo. Ou seja, é uma tarefa fundamental para garantir o retorno sobre o valor investido nas campanhas da anúncio.

Então, se você quer aprender como fazer um plano de mídia que funcione, continue a leitura! Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como adotar essa estratégia para o seu negócio. Então, mãos à obra!

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O que é plano de mídia?

Plano de mídia é um trabalho estratégico que tem como objetivo definir o investimento e quais plataformas uma campanha será veiculada. Para isso, são analisados diversos fatores para atingir as metas estabelecidas por uma empresa.

É com esse material que você conseguirá determinar e verificar:

  • Tipo de abordagem;
  • Especificações de público e mercado;
  • Orçamento destinado a cada ação;
  • Métricas;
  • Entre outros.

Ou seja, esse documento é um verdadeiro guia que mostra as ações de divulgação e de comunicação do seu negócio. Com ele, você conseguirá entender o que está performando bem e o que precisa de alterações, por exemplo.

💡 Saiba mais: Dicas de tráfego pago para iniciantes no e-commerce

Para que serve um plano de mídia?

Um plano de mídia reúne informações valiosas para aumentar o alcance de uma empresa. Esse planejamento é importante para ter um equilíbrio entre as campanhas de marketing e de divulgação.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens de criar esse planejamento:

Entregar o conteúdo para o público certo

Em plataformas de anúncio, como o Instagram Ads, é possível segmentar o público na hora de colocar a campanha no ar. Assim, um bom plano de mídia garante que você consiga entregar o conteúdo para os seus clientes em potencial.

Suponha que você tem um e-commerce de biquínis e faz entregas para todo o Brasil. No entanto, as maiores compras da sua loja virtual são do Rio de Janeiro. Com isso, é importante criar uma campanha bem segmentada nesta região para gerar uma taxa de conversão de vendas maior.

💡 Saiba mais: Passos simples para criar um plano de comunicação completo

Usar o orçamento com inteligência

Ao colocar tudo no papel, você tem uma visão melhor de como direcionar o orçamento das suas campanhas. O plano de mídia ajudará a tornar esse orçamento eficiente, independentemente da realidade financeira da empresa.

Para esta etapa, tenha em mente que, ao elaborar um plano de mídia, a proposta é gerar mais conversões e engajamento para o seu negócio com o menor custo possível. Por isso, é importante entender quais plataformas de anúncio são efetivas para o seu negócio.

💡 Saiba mais: Opções de sites para publicar anúncios de graça

Escolher os melhores canais para a empresa

Com um plano de mídia, também é possível escolher os canais certos para veicular a campanha, com base no perfil e comportamento do seu consumidor.

Por exemplo, imagine que, durante o processo de criação da sua persona, você descobriu que o seu consumidor ideal é um usuário assíduo do Facebook, mas também utiliza o Google para comprar produtos. Então, neste caso, seria importante criar campanhas do seu negócio para estes canais.

Tendo isso definido, é possível tirar do seu planejamento mídias com custos elevados e com poucas chances de conversão em plataformas como o TikTok Ads, por exemplo, que não é o foco do seu público.

Como iniciar um planejamento de mídia?

Antes de sentar na frente de uma planilha de Excel e começar o seu plano de mídia, vale organizar as ideias e buscar algumas informações internas e externas à empresa que farão toda a diferença para seu plano. Vamos conhecê-las:

Entenda o mercado

Fazer uma análise do mercado é essencial. Aqui, tente entender as tendências de consumo do seu segmento e observe como a concorrência está atuando. São insumos valiosos para te colocar em vantagem e saber o que funciona e o que é melhor descartar.

O estudo também pode te ajudar a analisar se o mercado está em fase de regressão ou de avanço. Isso pode impactar diretamente na escolha das plataformas de anúncios que mais fazem sentido para o momento.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?

Defina o público

Viu como o seu nicho de mercado funciona? Agora, é hora de entender o seu público. Essa etapa é fundamental para guiar a comunicação de suas campanhas.

Se sua empresa atua entre o público jovem, por exemplo, é possível encontrá-lo nas principais redes sociais, como o Instagram e o YouTube. Se ele é mais direcionado às pessoas a partir dos 40 anos, pode ser interessante anunciar no Facebook ou, até mesmo, na TV e no rádio.

💡 Saiba mais: 8 passos para criar um anúncio que vende

Analise o produto

Cumpridas as etapas anteriores, chegou o momento de analisar seu próprio produto ou serviço. Sinalize os pontos fortes para valorizá-los na comunicação, observe quais produtos são os mais vendidos e que, portanto, podem ter mais destaque, por exemplo.

Uma boa dica para fazer isso é usar a análise SWOT. Dessa forma, fica mais fácil enxergar quais são as principais forças e fraquezas que precisam ser trabalhadas na hora de montar o plano de mídia.

Nessa hora, também, vale observar o estoque para garantir que a mercadoria não fique em falta durante a divulgação. Se precisar de ajuda para esta etapa, faça o download gratuito da planilha de estoque da Nuvemshop:

📈 Confira a planilha: Planilha para controle de estoque em Excel [grátis]

Planejamento de mídia: passo a passo para criar

Tudo certo até aqui? Agora, é mão na massa: veja passo a passo para montar seu plano de mídia:

1. Defina os objetivos

Primeiro de tudo, pense qual é o objetivo da sua campanha de anúncios. Para isso, responda algumas perguntas, como:

Identificar a sua meta de campanha antecipadamente facilitará, no futuro, que uma análise seja feita sobre o desempenho da ação e, principalmente, se a meta foi alcançada. Tenha isso em vista para direcionar seus esforços e, principalmente, o seu orçamento.

2. Valide o orçamento

É o orçamento que viabiliza a execução do plano de mídia. Para definir o melhor, você deve conhecer as alternativas de investimentos de cada plataforma e analisar qual seria o valor ideal para alcançar os objetivos definidos.

Se as suas metas estão mais focadas em alcance e em aumentar sua audiência, provavelmente, você precise investir maior parte do seu orçamento anunciando no Google ou por meio de conteúdos focados no objetivo de alcance em redes sociais.

Se você quer focar em conversão, separe a maior parte da sua verba para remarketing ou para gerar vendas no Instagram Shopping, por exemplo. Em todos os casos, evite usar 100% do orçamento para um objetivo único ou em apenas um canal. O equilíbrio é importante para alcançar bons resultados.

3. Crie um cronograma de conteúdos

Sabendo os objetivos, conhecendo o público e definindo os canais, chegou o momento de criar os conteúdos para publicar nas frentes escolhidas. Nesse momento, aproveite para ver dicas e ideias de anúncios para se inspirar.

Faça um calendário editorial com frequência de publicações, tenha ferramentas para facilitar o agendamento das postagens e não se esqueça de que sua marca precisa se comunicar com o seu cliente ideal. Independentemente do canal em que a campanha for veiculada, mantenha sua comunicação consistente!

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4. Acompanhe os resultados (KPIs)

Depois de tudo rodando, o trabalho não termina. É hora de acompanhar constantemente os resultados para sugerir alterações de rota quando for necessário.

Cada objetivo se relaciona com um KPI (ou seja, um indicador-chave para o negócio) diferente, e você precisa estar sempre atento a essas métricas. Por isso, veremos, a seguir, quais são os principais indicadores analisados em um plano de mídia.

Quais são as métricas de um plano de mídia?

Existem alguns indicadores fundamentais para acompanhar e analisar durante a veiculação de seus anúncios. Confira a seguir:

Alcance

O alcance consiste na parcela do público total que será impactado pela campanha em uma plataforma de anúncio, ou seja, que verá sua publicidade. Se o indicador tiver bons resultados, isso significa que ele atingiu uma boa parte do público definido na segmentação.

Frequência

A frequência trata-se do número de vezes que o anúncio foi exibido para a mesma pessoa. É importante ter em mente que nem sempre a frequência alta é um bom sinal. Dependendo do seu objetivo, pode ser necessário que mais pessoas vejam o seu anúncio, em vez de os mesmos usuários visualizarem constantemente.

Impressões

Já as impressões são o número de vezes que o anúncio foi exibido para o público-alvo, mesmo que eles não o tenham visualizado. É importante acompanhar essa métrica para saber quanto sua campanha está sendo exibida nos canais.

CTR

O CTR (Click Through Rate, ou taxa de cliques) é a relação entre clique e impressões, sendo um indicador de como o anúncio chama a atenção das pessoas impactadas. Quanto mais alto for o seu CTR, quer dizer que seu anúncio é útil e que oferece para o usuário o que ele está procurando.

CPA

CPA (Custo por Aquisição) é o custo pela conversão da campanha, seja ela o download de um material gratuito, uma venda, ou qualquer outra ação definida por você. Nesse caso, você calcula quanto custou cada aquisição realizada

💡 Saiba mais: 15 siglas do marketing digital e o que significam

Pronto para criar seu plano de mídia?

Como vimos, um plano de mídia reúne todas as informações necessárias para divulgar o seu negócio. Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, não deixe de revisar os passos que listamos no decorrer deste texto e comece a trabalhar. Afinal, os resultados dependem da elaboração da sua estratégia!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre plano de mídia

Plano de mídia é um trabalho estratégico que tem como objetivo definir o investimento e em quais plataformas uma campanha será veiculada. Para isso, são analisadas uma série de fatores, o público e o mercado, para atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Com um plano de mídia eficaz, você entrega conteúdos para o público certo, de forma que a relevância da sua empresa e dos seus canais aumenta. Dessa forma, é possível atrair melhor a sua audiência e gerar novas vendas.

Antes de criar um plano de mídia, é importante entender o mercado e o que a sua audiência costuma consumir. Então, analise o que a sua concorrência produz e tente criar algo que agregue mais valor ao seu público-alvo.

Primeiro, defina os objetivos do seu plano de mídia e quem você deseja atingir. Então, valide o orçamento a ser usado na campanha. Em seguida, crie um cronograma de conteúdos e, por fim, comece os lançamentos, sem esquecer de acompanhar os resultados para otimizar sua estratégia.

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