Como funciona a plataforma omnichannel e como escolher a melhor?
- Plataforma omnichannel é um sistema integrado que oferece uma experiência de compra consistente e unificada em todos os canais de vendas de uma empresa;
- Ela permite oferecer uma experiência de compra coesa e conveniente, aumentando a satisfação do cliente e impulsionando as vendas;
- A plataforma da Nuvemshop tem integração com sistemas de gestão, marketing, atendimento, redes sociais, análise de dados e muito mais. Crie sua loja grátis e confira.
Um estudo realizado com 2.000 empreendedores e gestores de e-commerce, realizado pela Nuvemshop, descobriu que apenas 11% dos negócios onlines vendem em um único canal digital. Na realidade, cerca de 37% dos negócios de e-commerce vendem em marketplaces e 28% em lojas físicas, além da loja virtual própria.
Ainda, entre as lojas com maior faturamento, 19% planejam investir em múltiplos centros de distribuição (Multi-CD) e 25% em vendas no atacado. Isso mostra que uma plataforma omnichannel é essencial para negócios que trabalham com múltiplos canais de venda.
Portanto, se você já coordena um e-commerce e quer ter uma operação mais eficiente, é fundamental ter uma plataforma de vendas omnichannel. Neste artigo, você vai conhecer as vantagens, como escolher a mais adequada para o seu negócio e exemplos de marcas que utilizam uma estratégia multicanal. Então, vamos lá?
O que é uma plataforma omnichannel?
Plataforma omnichannel é aquela que integra diferentes canais de venda e atendimento ao cliente de uma empresa. Ela otimiza a experiência do consumidor, que pode então utilizar diferentes canais e dispositivos até concluir a compra.
Nesse sentido, a ferramenta possibilita uma melhor experiência entre canais, permitindo, por exemplo, a compra online e retirada na loja física.
Além disso, este tipo de solução otimiza a operação de e-commerce, centralizando em uma única plataforma os dados de consumidores, estoque, histórico de vendas em canais digitais e offline, pagamentos e pedidos. Tudo isso facilita a integração de diferentes catálogos e canais de venda.
Imagine ficar atualizando o estoque, envios e pagamentos manualmente na loja virtual, no ERP ou em marketplaces, por exemplo. Com uma plataforma omnichannel, essa gestão fica muito mais fácil.
💡 Saiba mais: Quem é o consumidor multicanal e como conquistá-lo?
Quais as vantagens de uma plataforma omnichannel para vendas?
À medida que um negócio cresce, é normal que equipes de e-commerce gastem muito tempo atualizando fazendo atualizações de preços, estoque e catálogo.
Porém, com uma plataforma omnichannel, é possível aumentar a produtividade da equipe e evitar erros em pedidos.
Ela garante, por exemplo, que os preços serão os mesmos em lojas físicas, e-commerce e marketplaces. Também garante que as informações de promoções, pagamentos, clientes e estoque serão atualizadas em todos os canais.
Quais são os tipos de plataforma omnichannel?
Há diferentes tipos de plataformas omnichannel, com focos distintos. Veja as diferenças entre elas a seguir.
Plataforma omnichannel para vendas
A plataforma omnichannel para vendas centraliza canais de vendas e locais de estoque. Ela normalmente funciona integrada a sistemas de gestão (ERPs), marketplaces e hubs de integração.
Ela é ideal para empresas que buscam uma gestão integrada entre:
- E-commerce próprio;
- Marketplaces;
- Múltiplos centros de distribuição;
- Loja física;
- Catálogos de redes sociais e ferramentas de busca, como Instagram Shopping e Google Shopping.
Uma boa plataforma omnichannel também tem integração com várias ferramentas de marketing, gestão de frete e atendimento ao cliente.
💡 Saiba mais: O que é headless commerce e como funciona?
Plataforma de atendimento omnichannel
Já as plataformas de atendimento omnichannel são focadas na integração de canais de atendimento. Elas centralizam chamados de clientes, histórico de conversas e dados de clientes em diferentes canais de atendimento, entre eles:
- WhatsApp Business;
- E-mail;
- Chat online.
Qual é a melhor plataforma omnichannel para e-commerce?
A melhor plataforma omnichannel pode variar de acordo com o seu modelo de negócios e a quantidade de canais de venda.
Se seu negócio vende em loja virtual e em marketplaces, por exemplo, uma plataforma de e-commerce robusta e um ERP podem ser o suficientes.
Agora, para integrar múltiplos locais de estoque e lojas físicas com canais digitais, é necessário buscar uma plataforma que comporte vendas em Multi-CD. Ou, se seu foco é apenas integrar canais de atendimento, pode integrar uma ferramenta de atendimento omnichannel à sua plataforma de e-commerce por meio de APIs.
💡 Saiba mais: Quais são os principais softwares para e-commerce ?
Como escolher uma plataforma omnichannel?
Há diferentes critérios para escolher uma plataforma omnichannel. A seguir, vamos nos aprofundar em alguns deles. Confira:
Integração com sistemas de gestão, marketing e atendimento
Quando pesquisar por plataformas omnichannel, verifique se oferecem integração com sistemas que você já utiliza. Alguns exemplos são ERPs (sistemas de gestão), hubs de integração com marketplaces, automação de marketing e atendimento.
A Nuvemshop, por exemplo, tem integração com os principais ERPs do mercado, entre eles o Bling, Tiny e Eccosys. Também é possível integrá-la a ferramentas de automação como RD Station e Hubspot por meio de aplicativos. Há ainda o aplicativo Nexxas Omni, focado na gestão de pedidos multicanal e multiestoque, para empresas que trabalham com estratégias omnichannel.
Integração com redes sociais e buscadores
Se sua loja vende em catálogos nativos do Google Shopping e Instagram Shopping, é preciso garantir que haja uma boa integração com estes recursos.
Eles permitem que sua loja apresente produtos nos resultados de busca do Google e em postagens no Instagram. Já o seu cliente pode finalizar a compra diretamente nestes canais. Mas, para isso, você precisa de uma plataforma omnichannel que integre seu estoque e produtos a estas ferramentas.
Múltiplos centros de distribuição (Multi-CD)
Para lojas com diferentes locais de estoque, múltiplos CNPJs e centros de distribuição, é importante garantir que a plataforma de vendas permita a gestão deles de forma unificada.
Nesse sentido, uma plataforma omnichannel possibilita que você envie o produto a partir do centro de distribuição mais próximo ao consumidor.
💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?
Ferramentas de análise de dados
Em operações complexas, também é necessário ter uma plataforma bem integrada com ferramentas de mensuração de vendas e análise de dados, como o Google Tag Manager e o Google Analytics.
A Nuvemshop, por exemplo, além de ter integrações com estas ferramentas, pode ser integrada a aplicativos de monitoramento de audiência omnichannel, como o Omni CPD e Navegg Analytics.
💡 Saiba mais: O que é Google Analytics 4 e o que muda nessa nova versão?
Quais negócios já utilizam uma plataforma omnichannel?
Agora, que tal ver alguns exemplos de lojas virtuais que faturam alto no e-commerce e utilizam uma plataforma omnichannel? Veja a seguir:
DT3, marca de produtos gamer
A marca de produtos para gamers DT3 oferece vários centros de distribuição. Com a estratégia Multi-CD, a loja precisava de uma plataforma omnichannel para enviar produtos a partir de diferentes CEPs.
Dessa forma, com a solução da Nuvemshop Next, a loja consegue fazer cotações de frete e envios a partir de seus diferentes centros de distribuição.
LV Store
A LV Store, loja da influenciadora Letícia Vaz, fatura quase R$ 1 milhão por mês. O negócio também investe em uma estratégia omnichannel.
Além de oferecer compra online e retirada em loja física, a LV exibe conteúdos de redes sociais na loja virtual, aproveitando conteúdos entre diferentes canais, o que ajudou a aumentar a taxa de conversão em 2,5 vezes.
Tudo certo para contratar uma plataforma omnichannel?
Agora que você já sabe o que é uma plataforma omnichannel e suas vantagens para escalar um negócio, é hora de buscar a melhor para o seu negócio.
Se você já tem alto volume de pedidos, mas quer expandir ainda mais, nós indicamos a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para negócios em expansão.
Esta solução oferece um gerente de e-commerce dedicado para acompanhar o seu crescimento e indicar melhorias. Além disso, conta com integrações nativas e um time de serviços profissionais para desenvolver soluções multicanal para sua loja.
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