O que é campanha Pmax do Google e como criar uma?
Pontos principais do artigo:
- Pmax (Performance Max) é um tipo de campanha do Google Ads que se baseia em metas de conversão e utiliza inteligência artificial (IA) para aumentar o desempenho dos seus anúncios online;
- Com essa tecnologia, você consegue criar uma campanha rapidamente, otimizar suas conversões, alcançar novos públicos e veicular seus anúncios em todos os canais do Google;
- Quem tem uma loja virtual Nuvemshop pode fazer a integração direta com o Google Ads e agilizar a criação de campanhas de alta conversão. Aproveite e crie sua loja virtual grátis!
Anunciar na internet fica muito mais fácil quando você pode contar com uma inteligência artificial para atingir seu público-alvo. Esse é o princípio por trás das campanhas Pmax (Performance Max), a modalidade de anúncios inteligentes do Google que facilita a divulgação do seu negócio.
Disponível para os usuários do Google Ads desde o final de 2021, a Pmax utiliza algoritmos poderosos e modelos de aprendizado de máquina para otimizar a taxa de conversão dos anúncios.
Além disso, permite que você anuncie sua marca em todos os canais do Google de uma só vez, incluindo sites como YouTube, Blogger e inúmeras páginas parceiras.
Tem interesse em usar essa tecnologia no seu negócio? Então, continue com a gente para aprender tudo sobre as campanhas Pmax do Google e criar seus primeiros anúncios passo a passo. Vamos lá? 🚀
O que é campanha Pmax (Performance Max) do Google?
A campanha Pmax (Performance Max) do Google é uma forma de anunciar que se baseia em metas de conversão e utiliza inteligência artificial (IA) para aumentar o desempenho dos anúncios. No caso, uma campanha é um conjunto de anúncios publicados no Google Ads, a plataforma de publicidade online do Google.
Com as campanhas Pmax, os anunciantes podem acessar todos os canais disponíveis na rede do Google, como a pesquisa, o YouTube e a Rede de Display, em um único lugar. Além disso, a automação permite que a campanha seja otimizada em tempo real por meio de lances inteligentes.
Logo, trata-se de campanhas com desempenho superior, ou seja, que têm potencial para gerar mais conversões — sejam elas vendas, visitas a lojas físicas ou cadastros. Se você utiliza o Google Ads para promover seu negócio na internet, criar uma campanha Pmax pode ser vantajoso para alcançar mais pessoas e melhorar seus resultados.
💡 Saiba mais: Campanhas no Google Ads: veja como otimizar seus anúncios [+23 dicas]
Como funciona a campanha Pmax?
Como já ficou claro, as campanhas Performance Max do Google são mais avançadas do que as campanhas comuns. Esse diferencial se deve, principalmente, à IA do Google.
Essa inteligência artificial utiliza o aprendizado de máquina (do inglês machine learning) para compreender os objetivos do anunciante e encontrar as melhores oportunidades de conversão.
Na prática, a IA encontra clientes em potencial com base em informações como orçamento, metas de negócios e conversões desejadas. Dessa forma, ela consegue veicular o anúncio mais adequado com o melhor lance para maximizar o desempenho da campanha.
Os chamados lances inteligentes identificam as melhores opções de exibição na rede do Google e definem os valores ideais nos leilões online — tudo de forma automática, sem que você precise interferir.
Para que as campanhas Performance Max sejam efetivas, você deve adicionar o máximo de informações possível para orientar a IA do Google. Dados como público-alvo, orçamento, metas de conversão específicas e informações de clientes são valiosos para otimizar os resultados.
Além disso, é importante trabalhar com textos, imagens e vídeos de alta qualidade em seus anúncios.
É importante ressaltar que as campanhas Pmax só aparecem como opção quando você seleciona um destes três objetivos de Publicidade: “Vendas”, “Leads” ou “Visitas a lojas locais e promoções”.
💡 Saiba mais: 4 métricas do Google Ads para você acompanhar em seu negócio
Quando fazer uma campanha Performance Max?
Vale a pena fazer uma campanha Performance Max do Google nas seguintes situações:
- Quando você tem metas de conversão específicas na sua empresa. Por exemplo, aumento das vendas online em uma loja virtual, geração de leads (clientes em potencial que fornecem algum tipo de contato) ou visitas em uma loja física;
- Quando você quer melhorar o desempenho da campanha e não tem limitação de canais onde seus anúncios podem ser exibidos;
- Quando você quer acessar todos os espaços de publicidade do Google com uma única campanha, incluindo a Rede de Pesquisa e a Rede de Display;
- Quando você quer um valor de conversão maior do que as tradicionais campanhas de pesquisa com palavras-chave podem oferecer.
Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode fazer a integração direta com sua conta do Google Ads para agilizar suas campanhas Pmax. Para isso, é só seguir pelo caminho “Canais de Venda > Mais canais de venda> Google Shopping > Anúncios”, após conectar sua Nuvemshop ao Google Shopping.
Além disso, ainda pode ativar as conversões aprimoradas com o Google Tag Manager (GTM). Veja mais detalhes no tutorial abaixo:
👉 Confira: Como integrar minha conta do Google Ads à Nuvemshop?
Vantagens da Pmax
As campanhas Pmax oferecem diversas vantagens para empresas que querem anunciar no Google e ter resultados superiores em suas conversões. Confira:
Alcance de novos públicos
Escolhendo a campanha Pmax nas opções do Google, você terá acesso a toda a rede da plataforma, que vai muito além dos resultados de pesquisa do buscador. Como vimos, seus anúncios poderão aparecer no YouTube, no Blogger, no Maps e em diversos sites parceiros espalhados pela internet.
Lembrando que a rede do Google é distribuída da seguinte forma:
- Rede de Pesquisa: páginas de resultados de pesquisa do Google (SERPs), sites próprios como Google Maps e Google Shopping, e sites que fazem parceria com o Google para exibir anúncios;
- Rede de Display: sites diversos do Google, como YouTube, Blogger e Gmail, além de milhares de páginas parceiras.
Além disso, a Performance Max permite alcançar novos segmentos de clientes, porque ela combina o que o Google sabe sobre as intenções e preferências dos consumidores em tempo real com os indicadores de público-alvo que você forneceu.
Consequentemente, seu conteúdo chegará a mais pessoas, aumentando o alcance de novos públicos para a sua empresa.
Impacto multicanal
O consumidor omnichannel é o padrão atual na internet. Isso significa que as pessoas passam por vários canais online antes de tomar uma decisão de compra, tornando a jornada multicanal.
De acordo com uma pesquisa do Google, 54% de todos os compradores usam cinco ou mais canais para decidir suas compras. Além disso, as jornadas estão cada vez mais longas: uma única conversão pode exigir 500 ou mais interações digitais.
Logo, as campanhas Performance Max ajudam você a embarcar nessa tendência e atingir seu público-alvo nos mais variados canais.
💡 Saiba mais: O que é omnichannel e como aplicar em seu negócio? [guia]
Aumentos das conversões que mais importam
Um grande diferencial da campanha Pmax é a possibilidade de indicar quais conversões são mais importantes para a sua empresa. Por exemplo, se você tem uma loja virtual e precisa aumentar as vendas, essa meta de conversão deve ser sua prioridade na configuração da campanha.
Assim, a IA do Google vai encontrar as melhores oportunidades de exibir seus anúncios para os potenciais clientes do seu e-commerce. Como resultado, você terá mais conversões e verá seu faturamento subir.
Informações mais claras e detalhadas
Outra vantagem das campanhas Pmax é o acesso a relatórios mais detalhados sobre o desempenho dos seus anúncios. Com os insights da plataforma, você consegue avaliar como o layout dos anúncios de imagem afeta o resultado da campanha, por exemplo, e cruzar essa informação com o ROI (retorno sobre o investimento).
Outra informação privilegiada são as tendências de pesquisas em crescimento. Com elas, você entende as mudanças no comportamento do seu público em tempo real e pode ajustar sua campanha para melhorar os resultados.
💡 Saiba mais: O que é comportamento do consumidor e qual sua importância?
Uso da automação na publicidade online
Nada mais prático do que contar com a inteligência artificial para tomar decisões por você. Afinal, a IA pode processar muito mais informações em segundos e descobrir oportunidades que nós não seríamos capazes.
No caso das campanhas Pmax, a IA do Google consegue escolher os pontos de contato mais valiosos que influenciam os clientes a fazer uma conversão. Além disso, modelos de aprendizado de máquina são usados para fazer estimativas precisas sobre quais anúncios, públicos e combinações de anúncios apresentam melhor desempenho.
Com todos esses recursos de automação, você economiza tempo na criação da campanha e vê seus resultados melhorando a cada dia.
Desvantagens da Pmax
As campanhas Pmax também têm suas desvantagens e, por isso, devem ser avaliadas com calma na sua estratégia de tráfego pago.
Um dos pontos mais críticos é que, como você estará distribuindo anúncios por toda a rede do Google, será preciso aumentar o orçamento para ter resultados mais consistentes.
Além disso, você terá menos controle sobre as campanhas Pmax, pois não será possível fazer ajustes manuais durante a veiculação.
Como fazer uma campanha Pmax do Google passo a passo?
Agora que você sabe tudo sobre as campanhas Pmax, vamos aprender como criar uma passo a passo. Acompanhe:
1. Crie sua conta no Google Ads
Para criar uma campanha Pmax, você precisa ter uma conta no Google Ads. Se você ainda não tem uma, é só acessar o site e clicar em “Começar agora”.
Você deverá conectar uma conta do Gmail ao Google Ads para começar a criar suas campanhas.
💡 Saiba mais: Guia completo para anunciar no Google Ads
2. Adicione as informações comerciais
Atualmente, os novos usuários do Google Ads são direcionados para criar sua primeira campanha pela modalidade Performance Max. Para começar, forneça as informações básicas da sua empresa, como nome, site, telefone e página de download de app, se tiver uma.
Nessa mesma seção, você também poderá vincular outras contas do Google associadas à sua empresa. O sistema vai sugerir, por exemplo, que você conecte o canal do YouTube e o Perfil de Empresa Google (antigo Google Meu Negócio).
Então, é só clicar em “Próxima” para iniciar a criação da sua primeira campanha Pmax.
3. Selecione o seu objetivo de negócio
Para criar uma campanha Pmax do Google Ads, você precisa selecionar um dos objetivos de negócio abaixo:
- Vendas (Compras);
- Leads;
- Tráfego do site;
- Visitas a lojas locais e promoções.
4. Adicione temas de pesquisa
O Google Ads lançou o recurso temas de pesquisa para as campanhas Performance Max, que são tópicos importantes que seus clientes buscam — ou seja, as palavras-chave com maior relevância.
Ao adicionar esses termos, você envia à IA do Google informações valiosas sobre o que os usuários estão procurando e quais assuntos geram conversões para sua empresa. Você pode inserir até dez temas de pesquisa.
Na mesma página, você deverá informar a localização do seu público (é possível utilizar funções de geomarketing) e os idiomas que serão utilizados na campanha.
💡 Saiba mais: Como usar o Planejador de palavras-chave do Google grátis?
5. Crie seus anúncios
Na próxima tela, você deverá criar seus anúncios para vender produtos e serviços, conseguir leads ou outro objetivo selecionado. Nessa página, é possível inserir imagens, vídeos, títulos, descrições, logotipos e outros elementos importantes para o seu criativo.
Enquanto você preenche as informações, poderá visualizar o resultado nos diferentes canais do Google logo ao lado. No exemplo abaixo, vemos um anúncio de pesquisa do blog da Nuvemshop:
O próprio sistema indica quais erros precisam ser corrigidos e sugere novas informações. Quando finalizar seus anúncios, é só clicar em “Próxima” para prosseguir.
💡 Saiba mais: Como vender no Google Ads com anúncios infalíveis?
6. Defina estratégias de lances
Depois de criar seus anúncios, você deverá escolher sua estratégia de lances. No caso do objetivo de vendas, por exemplo, é possível escolher entre conversões e valor da conversão.
Se você selecionar as conversões, a IA do Google vai buscar o máximo de vendas possível com a campanha. Se você selecionar valor da conversão, será preciso definir um ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) desejado, para que o algoritmo priorize o retorno financeiro.
💡 Saiba mais: 15 siglas do marketing digital e o que significam
7. Defina seu orçamento
Por fim, você deverá definir o orçamento da sua campanha. É possível gastar a partir de R$ 25 por dia, mas o próprio sistema da campanha Pmax vai indicar o valor ideal para que você tenha chances de maximizar suas conversões.
Ainda é possível definir um orçamento diário personalizado, se você informar quando deseja pagar por conversão.
Depois, é só escolher sua forma de pagamento (no Brasil, o cartão de crédito) e enviar sua campanha para aprovação. A análise dos anúncios leva de um a dois dias.
Entendeu o que é Pmax e como criar campanhas?
Como vimos, as campanhas Performance Max facilitam a criação de anúncios focados em conversão no Google Ads. Então, é só seguir nosso passo a passo para utilizar esse recurso e promover seu negócio na internet!
Já que você vai investir em tráfego pago, que tal usar a plataforma de e-commerce que tem a melhor integração com o Google Ads? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e comece agora a impulsionar suas campanhas! É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos. 💙