O que é política de desconto e como criar uma eficiente?

- Política de desconto é aquela que define as regras das promoções oferecidas por uma empresa. Ela serve para fortalecer a marca, fidelizar clientes, movimentar o estoque e aumentar a taxa de conversão;
- Para criar uma política de desconto, é necessário fazer um planejamento, precificar corretamente, escolher o tipo de desconto e analisar a concorrência;
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É comum vermos empresas oferecendo promoções para conseguir atrair clientes, mas o que muita gente não sabe é que, para ter sucesso com as ofertas, é necessário ter uma política de desconto muito bem definida.
Isso porque, para oferecer descontos que não afetem a saúde financeira do negócio, é importante ter um bom planejamento, precificar corretamente e definir o melhor tipo de promoção.
Então, se você ficou interessado e quer saber o que é política de desconto e como criar uma para o seu negócio, é só seguir a leitura do conteúdo.
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O que é política de desconto?
A política de desconto serve para definir as ofertas que uma determinada empresa pode oferecer sem prejudicar seu financeiro. Ao criar uma, é necessário levar em consideração a precificação dos produtos, a margem de lucro do negócio e os custos fixos e variáveis para não sair no prejuízo.
Além disso, a estratégia envolve a definição do tipo de desconto, do seu objetivo e das estratégias de divulgação utilizadas. É importante que tudo isso seja planejado levando em consideração as metas de vendas da empresa.
Ou seja, a política de descontos é responsável por definir todo o comportamento da empresa em relação às promoções. Para construir uma completa, você deve se preocupar em responder a questões como:
- Qual o objetivo da empresa ao realizar essa promoção?
- Qual será o tipo de desconto?
- Em qual momento essa promoção vai ser lançada?
- Como fazer a comunicação para os clientes?
Por que uma política de desconto é importante?
Confira, a seguir, os principais benefícios de criar uma política de desconto para seu e-commerce:
Fortalecer a marca
Um dos benefícios de uma política de desconto bem estruturada é o fortalecimento da marca. Empresas com campanhas de desconto consistentes tendem a ser bem-vistas pelo público, já que essa estratégia cria uma imagem de cuidado com o cliente, mostrando que a marca busca oferecer vantagens reais.
Fidelizar clientes
Outra vantagem é que, ao realizar promoções de forma periódica, você cria um hábito nos consumidores, fazendo com que eles escolham sua loja quando precisarem realizar compras.
Com o tempo, os clientes passam a associar sua marca com descontos e promoções que realmente valem a pena, o que cria uma relação de confiança, expectativa e, consequentemente, fidelização.
💡Saiba mais: Como fidelizar clientes? Dicas infalíveis
Movimentar estoque
Sabe aquele produto que está parado no estoque há um tempo? Oferecer desconto nesses casos pode ser a melhor opção para movimentar o estoque e evitar prejuízos.
Por isso, incluir produtos de baixa rotatividade ou de coleções antigas em uma estratégia de queima de estoque pode ser uma ótima maneira de gerar lucro com itens que, de outra forma, ficariam encalhados.
Atrair clientes
A ideia das promoções é tornar o preço dos seus produtos mais sedutor do que os da concorrência. Assim, suas ofertas se tornam atrativas a ponto de ampliar a base de clientes.
Na palestra sobre “Planejamento estratégico de um e-commerce de sucesso”, apresentada pela Nuvemshop no Fórum E-commerce Brasil, Uana Amorim, fundadora da Saint Germain, fala sobre a importância dos descontos agressivos para atrair novos clientes:
"Promoções como todo o site com 50% de desconto ou produtos por um valor fixo são ações muito fortes, muito agressivas, onde, obviamente, a gente tem a intenção de adquirir novos clientes."
Aumentar a taxa de conversão
Por fim, com descontos atrativos, os clientes não saem da sua loja sem comprar nada. Ao oferecer promoções vantajosas, a chance de os visitantes se tornarem clientes aumenta significativamente. Assim, ao atrair novos clientes e aumentar as vendas, a sua empresa registra um aumento direto na taxa de conversão.
Como criar uma política de desconto?
Agora que você já sabe o que é uma política de desconto e os benefícios que as promoções podem trazer para o seu negócio, vamos conferir o passo a passo para elaborar a sua:
1. Faça o planejamento
O primeiro passo para montar uma política de desconto de sucesso é ter um planejamento financeiro para a sua empresa, o que evita o prejuízo na hora de oferecer os descontos.
Nesta etapa, você deve levantar a margem de lucro do seu negócio, os custos fixos (sempre os mesmos, como aluguel e salário dos funcionários) e os custos variáveis (depende das vendas da empresa, como frete e taxas dos meios de pagamento).
Dessa forma, você consegue visualizar quais são os gastos e qual é o lucro mensal da sua empresa e, assim, definir os descontos que podem ser oferecidos sem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
2. Precifique corretamente
Feito isso, é importante garantir que a precificação dos seus produtos seja feita corretamente. Ela deve ser definida de forma que seja atrativa para os clientes e lucrativa para o seu negócio.
Aqui, você deve levar em consideração os custos da sua empresa para assegurar a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Além disso, lembre-se também de considerar os benefícios que a sua mercadoria oferece, incluindo o conceito de valor no momento da precificação.
Para entender mais sobre produto e precificação e definir o preço de venda ideal para suas mercadorias ou serviços, recomendamos a planilha de precificação gratuita:
3. Escolha o tipo de desconto
Outro passo importante é escolher a abordagem de desconto que será oferecida. Lembre-se de que ele deve estar alinhado com o objetivo da sua empresa e que é possível combinar os tipos de promoções e criar estratégias únicas. Confira algumas ideias:
Descontos em datas especiais
Acompanhar o calendário comercial é importante para qualquer lojista, isso porque ele destaca as principais datas sazonais que podem ser utilizadas para criar promoções e gerar mais vendas.
Então, dentro da política de desconto da sua empresa, leve em consideração aproveitar as datas especiais para criar campanhas promocionais, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e até o Dia do Cliente.
Normalmente, as vendas costumam crescer nessas datas, então montar um plano para alinhar os descontos especiais com esses períodos pode tornar a sua loja mais atrativa para os consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas.
Desconto progressivo
O desconto progressivo estimula o cliente a comprar mais itens, já que, ao adquirir uma quantidade maior de produtos, o valor do desconto aumenta. Você pode oferecer, por exemplo, 10% de desconto na compra de dois produtos, 20% de desconto na compra de três produtos e assim sucessivamente.
Essa é uma ótima técnica se o objetivo da sua marca é aumentar o ticket médio, ou seja, o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja em determinado período. Ela pode ser utilizada em datas comemorativas em que as pessoas costumam comprar em grande quantidade, como o Natal.
Descontos coletivos
Nessa categoria encontram-se as promoções “leve 3, pague 2” ou “leve 2, pague 1”, por exemplo. Elas são muito utilizadas em e-commerces para atrair clientes.
Esse tipo de desconto é visto em ações de queima de estoque, ou seja, quando a sua empresa decide reduzir o estoque parado de determinado produto. A estratégia é interessante quando um item está saindo de moda e até mesmo quando há troca de coleções, para evitar que os produtos antigos não sejam vendidos.
4. Use uma ferramenta para calcular os descontos
Para não errar no cálculo dos descontos, você pode usar uma ferramenta para ajudar no processo. A calculadora de desconto da Nuvemshop, por exemplo, é gratuita e permite que você calcule promoções para os seus produtos de acordo com o lucro que deseja obter.
É muito fácil de usar: selecione o tipo de desconto que deseja oferecer, insira as informações e pronto! A calculadora informará de forma simples e rápida os valores finais desejados.
Você pode escolher o desconto fixo ou variável em um produto e também as opções “Leve 2, Pague 1” e “Leve 3, Pague 2”. Experimente agora mesmo e crie uma promoção atrativa sem perder lucros:
5. Analise a concorrência
Para ter sucesso na política de desconto a sua empresa deve se preocupar em analisar a concorrência. É importante saber se os preços estipulados estão de acordo com as demais empresas do segmento.
Isso porque, ao oferecer valores muito acima, a sua empresa tende a não conseguir atrair clientes e gerar vendas. Além disso, ao oferecer preços muito abaixo do mercado, os clientes podem duvidar da qualidade dos produtos vendidos, o que pode atrapalhar a imagem da sua marca.
6. Comunique o seu cliente
Por fim, você deve pensar em estratégias de marketing para comunicar o seu cliente sobre os descontos da sua empresa. De nada adianta montar uma política de desconto considerando todos os fatores acima, mas não avisar o público das promoções.
Aqui, use as redes sociais para fazer postagens anunciando os descontos e não se esqueça de inserir informações importantes, como o período de validade e se é aplicável a todos os produtos, por exemplo. Procure manter sempre uma comunicação transparente e assertiva com os consumidores, para evitar possíveis problemas.
Tudo certo sobre política de desconto?
Neste artigo, foi possível compreender o que é política de desconto, por que ela é importante e ainda conferir o passo a passo completo sobre como criar uma para o seu negócio. Lembre-se de que, apesar do tutorial, não existe uma fórmula mágica, então é necessário levar em consideração os aspectos individuais do seu negócio.
Além disso, para ter sucesso nos descontos oferecidos, é importante escolher uma plataforma de e-commerce completa e robusta, como a Nuvemshop. Então, que tal criar a sua loja virtual grátis agora mesmo? É rápido e fácil!