Como fazer uma política de privacidade para e-commerce?
Política de privacidade para e-commerce é um documento que direciona como uma empresa coleta, armazena, protege e compartilha os dados de um visitante de um site. Essa é uma forma de adequar o seu negócio à lei do e-commerce, que regula o comércio eletrônico no Brasil.
Se você está montando uma loja virtual, antes de colocar os produtos à venda, é preciso estar atento a algumas etapas. Uma delas é criar a política de privacidade para e-commerce. Mas para que serve esse documento e como prepará-lo para o seu negócio?
De forma resumida, a política de privacidade para e-commerce é um documento que traz orientações a respeito de segurança de dados. Ou seja, como um negócio online utiliza, armazena e compartilha as informações de um cliente do site.
Então, quer saber como fazer uma política de privacidade para e-commerce e por que ter uma em sua loja virtual? Continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?
O que é política de privacidade para e-commerce?
Política de privacidade para e-commerce é um documento que direciona como uma empresa coleta, armazena, protege e compartilha os dados de um visitante de um site.
Em outras palavras, o documento deve informar quais são os direitos do usuário, do momento em que ele compartilha informações, como nome, CPF, dados de pagamento, endereço de entrega etc., e como esses dados serão utilizados pelo e-commerce.
Essa é uma forma de adequar o seu negócio à lei do e-commerce, que regula o comércio eletrônico no Brasil.
💡 Saiba mais: O que é Marco Civil da Internet?
Por que o seu e-commerce precisa de uma política de privacidade?
O documento é importante para que um negócio possa atender aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo penalidades para o não cumprimento.
Além disso, a política de privacidade para e-commerce assegura maior confiabilidade para os consumidores. Isso porque, ela garante a visibilidade sobre o tratamento das suas informações e a possibilidade do cliente navegar de forma segura em um ambiente online.
Como fazer uma política de privacidade para e-commerce?
É possível fazer a política de privacidade para e-commerce de duas formas:
- Contratando um profissional especializado, como uma consultoria jurídica;
- Com a ajuda de um gerador de política de privacidade online gratuito, como o da Nuvemshop, que traz modelos prontos, pedindo apenas que sejam informados nome da empresa, site e e-mail.
Seja qual for a sua opção, uma política de privacidade para e-commerce deve seguir os seguintes princípios:
Ter um texto objetivo
Opte por uma linguagem que seja menos rebuscada e torne a explicação prática, visando o esclarecimento total das dúvidas acerca da segurança dos dados. Nesse sentido, evite utilizar termos jurídicos.
Ser transparente
É imprescindível que uma política de privacidade para e-commerce informe de maneira clara o que será feito com os dados dos clientes compartilhados no cadastro do site, em formulários de landing pages, newsletter e outros campos que exigem algum tipo de informação pessoal.
Estar visível no site
O documento deve ficar visível no site, em diferentes páginas de divulgação da loja virtual. Por exemplo, no envio de e-mails marketing ou comunicação por SMS, sempre deixe o link da política de privacidade evidente.
Essa é uma forma de não gerar dúvidas nos clientes acerca do uso de suas informações pessoais, garantir a segurança da compra e permitir que os usuários retirem o consentimento de seus dados da sua empresa.
Tudo certo sobre política de privacidade para e-commerce?
Ao longo deste artigo, vimos o que é preciso para fazer uma política de privacidade para e-commerce e por que ela é importante. Lembre-se sempre de esclarecer como usará cada um dos dados captados.
E, se você ainda não vende pela internet, te convidamos criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop. Estamos esperando por você! 💙