Por que investir em marketing digital no e-commerce?
Investir em marketing digital e criar uma forte presença digital gera bastante credibilidade para a sua marca. Isso porque transmite uma seriedade ao público, mostra que você se preocupa com identidade da sua empresa, assim como em transmitir as informações corretas do melhor jeito possível.
Por que investir no marketing digital? A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil mostrou que 94% das empresas brasileiras adotam a estratégia como principal modelo de crescimento do negócio. Ou seja, essa é uma área muito influente no país e que cresceu muito nos últimos anos.
Se você ainda não sabe se esse é o modelo certo de divulgação do seu negócio, trouxemos neste artigo os principais motivos para começar com a estratégia. Vamos lá?
Por que investir em marketing digital?
Investir em marketing digital é essencial para empresas que desejam se destacar no mercado atualmente digitalizado. Essa estratégia permite acompanhar e aproveitar as tendências digitais, segmentar eficazmente o público-alvo, aumentar a visibilidade da marca e produzir dados precisos para embasar decisões estratégicas.
Além disso, o marketing digital atrai mais clientes, apoia estratégias cross-channel, fortalece a autoridade da marca, aumenta o retorno sobre o investimento (ROI), reduz custos operacionais e impulsiona as vendas.
Ao utilizar ferramentas analíticas e plataformas digitais, as empresas podem não apenas alcançar um público global, mas também otimizar suas campanhas de forma eficiente, adaptando-se rapidamente às demandas do mercado e às preferências dos consumidores.
💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital
Confira agora alguns motivos pelos quais você deve começar no marketing digital ainda neste ano:
Aumenta o alcance da marca
O marketing digital te estimula a atuar em diferentes plataformas digitais e redes sociais. Se a estratégia for bem construída e focada no público certo, você conquistará sempre pessoas novas e, além de ganhar novos seguidores, pode conquistar potenciais clientes.
Para isso, foque sempre em produzir um conteúdo de qualidade, que informa ou diverte e valorize os seguidores que interagem com você. Ou seja, sempre responda essas pessoas e construa uma relação próxima com elas.
💡 Saiba mais: Dicas de marketing de conteúdo para e-commerce
Traz mais credibilidade para a marca
Você já entrou em um site de uma empresa que parecia muito desatualizado, onde tudo era difícil de encontrar e o layout não era nada agradável? Qual mensagem você acha que isso transmite para um potencial cliente? Provavelmente, que a empresa está desatualizada, assim como seus serviços e suas operações.
Investir em marketing digital e criar uma forte presença digital gera bastante credibilidade para a sua marca.
Isso porque transmite uma seriedade ao público, mostra que você se preocupa com identidade da sua empresa, assim como em transmitir as informações corretas do melhor jeito possível.
💡 Saiba mais: Vantagens do marketing digital para o seu negócio
Gera proximidade com o público
Seu único contato com o seu cliente não pode ser apenas no momento da venda.
É essencial investir na experiência pré e pós-venda para realmente satisfazer as necessidades do consumidor.
Assim, o marketing digital é importante, uma vez que te permite interagir com consumidores e potenciais clientes mais vezes. Construir relacionamentos é essencial e o marketing digital te abre muitas portas para isso.
💡 Saiba mais: Dicas de marketing digital para empreendedores
Reduz custos
Sim, o marketing digital reduz bastante os custos quando comparado ao marketing tradicional.
Isso porque, no meio digital, com uma simples ação você consegue atingir milhares de pessoas, em uma proporção a qual o marketing tradicional jamais seria capaz de competir.
Além disso, tudo no meio online é muito mais mensurável. É possível saber, por exemplo, quantas pessoas leram, qual a média de tempo elas gastaram olhando aquele conteúdo e muito mais!
💡 Saiba mais: O que é growth marketing e como crescer com o método?
📹 Veja também: Marketing digital para iniciantes: guia para começar do zero
Melhor segmentação do público
Direcionando sua comunicação e suas ações para um perfil de consumidor que já sabidamente gosta e relaciona bem com a sua marca, você conseguirá aumentar o retorno sobre investimento das suas ações.
💡 Saiba mais: Segmentação de mercado: o que é e quais as vantagens? [guia]
Geração de novos e qualificados leads
Uma pessoa que interage com a sua marca de alguma forma deixando qualquer tipo de informação de contato, automaticamente, já vira um lead, ou seja, um potencial cliente.
Imagine o trabalho que levaria para coletar essas informações presencialmente e manualmente? `Parece impossível, não é mesmo?
Pois bem, no meio digital você consegue impulsionar sua geração de leads. Afinal, como dissemos no tópico anterior, a segmentação te permite atingir uma grande maioria de pessoas interessadas, otimizando suas ações.
💡Saiba mais: Frases de marketing digital: exemplos para se inspirar
Aumento das vendas
Bem, todos esses benefícios que citamos nos tópicos anteriores culminam neste último muito importante: a aumento das suas vendas.
Assim, o investimento em marketing digital compensa bastante, aumentando sua receita e te dando mais recursos para reinvestir na sua empresa, fazendo ela crescer exponencialmente.
💡 Saiba mais: O que é análise digital e como fazer?
📹 Veja também: Como vender online com marketing digital?
Em quais áreas do marketing digital você pode apostar?
Agora que você já sabe todas por que investir no marketing digital, que tal saber por onde começar? Confira agora as principais áreas do marketing digital e escolha a que faz mais sentido para a sua empresa:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é o desenvolvimento e distribuição de conteúdo relevante e útil por meio de blogs, e-books, whitepapers, postagens em redes sociais, e-mail marketing e vídeos para atuais e potenciais clientes.
Esse tipo de conteúdo transmite expertise e deixa claro que a empresa valoriza as pessoas a quem serve. Além disso, estabelece e nutre relacionamentos com atuais e potenciais clientes.
SEO (Search Engine Optimization)
SEO, em português, significa otimização para mecanismos de busca. Essa é a prática de ter tráfego orgânico direcionado para um site a partir das classificações de um mecanismo de pesquisa (como Google, Bing, Yahoo, dentre outros).
As tarefas comuns associadas ao SEO incluem a criação de conteúdo de alta qualidade, otimização de conteúdo em torno de palavras-chave específicas e construção de backlinks, ou seja, links de entrada.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: tudo o que você precisa saber
Marketing de rede social
O marketing de rede social é uma maneira poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem pessoas novas.
Seus clientes provavelmente já estão interagindo com marcas por meio da mídia social e, se você não está falando diretamente com seu público por meio de plataformas sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, você está perdendo competitividade.
Essa estratégia pode trazer um sucesso notável para o seu negócio, criar defensores da marca dedicados e até mesmo gerar leads e mais vendas.
Essa estratégia é um ótimo jeito de começar a investir em marketing digital, uma vez que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo em redes sociais para atingir seus objetivos de negócios e branding.
Pensando nisso, inclui atividades como postar atualizações em texto e imagem, vídeos e outros conteúdos que impulsionam o engajamento do público, bem como publicidade paga.
💡 Saiba mais: Guia completo sobre como vender nas redes sociais
E-mail marketing
Sempre que uma empresa envia um e-mail, além de confirmações de pedidos e respostas diretas às perguntas dos clientes, isso pode ser considerado uma forma de e-mail marketing.
Esse é um segmento do marketing digital que abrange as estratégias online do site, redes sociais, blogs e muito mais.
Ou seja, não importa a plataforma ou rede onde você goste de produzir conteúdo, ele pode ser divulgado com email marketing.
Essa estratégia pode incluir newsletters com atualizações sobre a empresa ou promoções de vendas e ofertas exclusivas para assinantes.
Quando bem aplicado, o e-mail marketing permite que as empresas mantenham seus clientes informados e melhore seu relacionamento com eles, aumentando também as vendas.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é um dos meios mais famosos e eficazes de direcionar uma estratégia de marketing digital.
Ele se concentra na jornada de compra do consumidor e no funil de vendas, sendo um marketing mais leve e menos agressivo.
💡 Saiba mais: Como fazer Inbound Marketing?
Mídias pagas
Mídia paga é o contrário da mídia orgânica. No orgânico, você utiliza estratégias de SEO, agradando aos usuários e ao algoritmo para estar sempre nas primeiras posições de busca, ou estar no feed de seus seguidores de alguma rede social.
Na mídia paga, você é cobrado por este espaço de destaque. Quando a segmentação é feita de forma inteligente, você pode atingir resultados incríveis.
📹 Veja também: Marketing digital para e-commerce
💡 Saiba mais: Cursos de e-commerce gratuitos para vender mais
Aprendeu por que investir em marketing digital?
Como você viu, é bem fácil entender porque investir em marketing digital. Essa estratégia já é muito utilizada por muitas empresa no Brasil e, quem não investe nela, provavelmente está ficando para trás e perdendo competitividade com a concorrência.
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