Qual o objetivo de um portfólio de serviços e como montar um?
É inevitável: se você quer ter sucesso na área de marketing digital, é fundamental ter um portfólio de serviços forte. É por meio dele que você conseguirá mostrar para seus potenciais clientes quais foram seus cases de sucesso e quais são os projetos em andamento que você tem mais orgulho. Como resultado, você tem mais chances de conseguir prospectar um consumidor do que somente com uma boa lábia. 😅
Mas, afinal, qual é o objetivo de um portfólio de serviços e como montar um? São essas perguntas que vamos responder ao longo deste artigo. Então, vem com a gente aprender tudo sobre o assunto!
O que é um portfólio de serviços?
Um portfólio de serviços pode ser uma página web ou simplesmente um slide que mostra os seus melhores serviços para potenciais clientes ou, quem sabe, para contratantes.
Resumidamente, um portfólio que realmente chama a atenção deve conter uma breve introdução ao seu histórico profissional, alguns estudos de caso, suas habilidades e o que você faz de melhor.
Se engana quem pensa que portfólios de serviços servem somente para profissionais da área de design. Na verdade, eles são igualmente importantes para profissionais de qualquer área do marketing. Basta você utilizar a criatividade e alguns gatilhos mentais para convencer a pessoa do outro lado.
Quem precisa de um portfólio de serviços?
Um portfólio de serviços pode ser muito útil para qualquer pessoa que esteja estudando ou trabalhando na área de marketing digital. Por exemplo, se você está procurando oportunidades de emprego nesse setor, certamente já se deparou com formulários que solicitaram um portfólio, certo?
Isso porque, oportfólio é fundamental para que potenciais empregadores vejam as suas habilidades e competências.
Da mesma forma, caso você queira vender um serviço para um cliente, por exemplo, ter um portfólio de serviços completo certamente fará com que ele feche o negócio mais rapidamente. Então, ter um portfólio é sempre a melhor opção.
Como fazer um portfólio de serviços?
Agora que você já entendeu o objetivo de um portfólio de serviços, vamos passar por algumas dicas de como fazer um completo e que chame a atenção das pessoas. Confira abaixo:
1. Faça uma seção de “Sobre”
A seção “Sobre” é o ponto central do seu portfólio de serviços e deve conter uma visão geral de quem você é e do valor que você agrega, incluindo uma síntese das suas experiências profissionais. Nessa seção também pode ser interessante oferecer um pouco de informações sobre os seus hobbies e sua vida pessoal, isso dará um tom mais humanizado ao material.
2. Mostre as suas principais habilidades
É muito importante que você liste as suas principais habilidades no seu portfólio de serviços. Uma dica para não fazer isso de uma maneira “solta” é explicar o porquê você tem essas competências, por exemplo. Então, liste as habilidades e coloque um exemplo delas em aplicação.
3. Escolha os serviços que você mais se orgulha
Colocar os projetos que você mais se orgulha é uma maneira de você adicionar um toque de carinho a mais no seu portfólio de serviços. Assim, com certeza você terá mais prazer em fazê-lo e poderá detalhá-lo de uma maneira mais completa.
4. Defina uma plataforma de hospedagem
No começo do artigo, comentamos com você que um portfólio de serviços pode ser criado em um página web ou em slide, por exemplo. Mas, é bom lembrar que também existem sites próprios para a criação de portfólios, então vale a pesquisa — isso porque a maioria são gratuitos e suportam muitos materiais.
5. Mantenha seu portfólio sempre atualizado
Por fim, criar um portfólio demanda um cuidado recorrente. Claro, você não precisa atualizá-lo toda semana ou todo mês, por exemplo. Mas, definir um período de atualização é fundamental, nem que seja semestralmente para que os conteúdos estejam sempre “frescos”.
Tudo entendido sobre o portfólio de serviços?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre os objetivos da construção de um portfólio de serviços. Como visto ao longo do artigo, é fundamental ter um para que você consiga mostrar seus produtos e serviços para clientes e empregadores.
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