Guia completo para criar um post de moda para Instagram
- Criar posts de moda para Instagram é uma das melhores formas de divulgar seu negócio de roupas e acessórios;
- Para postar conteúdos que engajam, você deve ter um perfil comercial, usar somente imagens de boa qualidade, criar promoções e interagir com o público;
- Se você ainda não tem um negócio de moda para promover no Instagram, ao criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop, você pode integrá-la diretamente com a rede social e conectar o seu catálogo de produtos de forma automática, administrando tudo em um mesmo lugar.
Se você trabalha com a venda de roupas na internet, certamente já tem as redes sociais como grandes aliadas do seu negócio. Por isso, saber como obter sucesso com post para Instagram de moda é crucial para as suas estratégias de marketing e vendas.
Afinal, estamos falando de uma rede social que tende a ser bastante efetiva na divulgação de marcas de roupas. Fazendo um bom uso do Instagram, é possível transformá-lo em um canal de vendas alternativo para o seu negócio.
Portanto, neste artigo, vamos aprender como usar o post para Instagram de moda e aumentar a taxa de conversão por meio da rede social.
Sem mais delongas, vamos à leitura! 🧐
Como ter um Instagram de moda?
Antes de criar conteúdo para o seu perfil na rede social, é importante conhecer algumas práticas para ter um bom Instagram de moda. Para ajudá-lo com isso, separamos algumas dicas na lista abaixo. Confira-as:
1. Crie um perfil comercial
O primeiro passo deve ser criar um perfil comercial no Instagram. Afinal, a ideia é ter uma conta que sirva como meio de divulgação para o seu negócio.
A conta comercial oferece algumas funcionalidades importantes para aqueles que desejam vender pelas redes sociais. Tais como:
- Criação de catálogo online;
- CTAs direcionados para a sua loja virtual;
- Criação de vitrines virtuais;
- Ferramentas para estudar o seu público-alvo;
- Criação de anúncios na rede social.
Além disso, é possível contar com o Instagram Shopping, serviço exclusivo da rede social para usuários que vendem pela internet.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram
2. Faça um bom planejamento
Um bom planejamento é a chave para evitar a perda de tempo — e dinheiro — em qualquer estratégia comercial. E, quando se trata de redes sociais, isso não é diferente.
Nesse sentido, criar um calendário editorial pode ser o ponto de partida para um bom planejamento de posts para Instagram de moda. Essa é uma forma de desenhar estrategicamente todas as publicações feitas na sua rede social.
Desse modo, você passa a postar somente os conteúdos que possuem maior potencial de alcance. Além de poder acompanhar as publicações para medir os impactos de cada formato usado para atingir sua audiência.
3. Use imagens de boa qualidade
Essa dica é basicamente um mandamento para quem vende no Instagram. Por tratar-se de uma rede social visual, é imprescindível trabalhar com imagens de boa qualidade.
Isso diz respeito tanto a resolução da foto quanto a forma como os itens são exibidos. No e-commerce, diferente do comércio tradicional, o cliente não tem a oportunidade de tocar nos produtos. Por isso, as fotos devem entregar a melhor visualização possível para que o consumidor entenda se aquele produto realmente o interessa.
💡 Saiba mais: Qual o melhor tamanho de post para o Instagram?
Imagine se um seguidor vê uma peça da sua marca no Instagram e, ao acessar os detalhes do item, encontra apenas uma imagem do produto. Sem dúvidas, essa seria uma venda perdida, pois, no mercado digital, é preciso mais do que uma foto para convencer o consumidor.
Portanto, invista nas fotos dos seus produtos, isso terá impacto direto na sua taxa de conversão.
📘 Confira o e-book: Como tirar fotos de produtos para loja virtual
4. Divulgue sua marca
O Instagram tem um enorme potencial quando o assunto é divulgação. Além de oferecer ferramentas específicas para isso — como o Instagram Ads — , com a estratégia de conteúdo certa, é possível levar seu Instagram de moda a um grande número de pessoas.
Por isso, incorpore os elementos da sua marca em suas redes sociais. Contar com uma identidade visual única e uma paleta de cores que fique na memória do seu público irá ajudar a construir o seu reconhecimento de marca e, o Instagram pode ser uma grande ajuda nesse momento.
No decorrer deste artigo vamos conhecer algumas práticas de divulgação no Instagram. Siga com a leitura 😉
💡 Saiba mais: Identidade visual nas redes sociais: veja 4 dicas
5. Faça lives
O live commerce vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado digital. Com a intensificação da quarentena por conta da Covid-19 em 2020, a internet tornou-se o principal canal de venda dos negócios que precisaram fechar as portas nos tempos de pandemia.
Nesse contexto, além das lojas online, marketplaces e redes sociais, as lives ganharam estruturas cada vez mais robustas e atingiram números impressionantes de espectadores.
Embora no início de 2022 pudemos acompanhar a volta das atividades presenciais, as lives ainda se mantêm relevantes para o e-commerce. Portanto, se a ideia for divulgar uma nova coleção, lançar novos produtos ou aproveitar datas comemorativas, incluir o live commerce em sua estratégia pode ser um bom caminho.
💡 Saiba mais: 12 dicas para transmissões ao vivo
6. Use o Instagram Stories
Um recurso altamente recomendado para quem tem um Instagram de moda é o Stories. Essa funcionalidade que permite o compartilhamento de conteúdos rápidos e objetivos funciona muito bem para a divulgação de uma loja virtual.
Além de poder compartilhar fotos e vídeos, é possível incrementar os conteúdos com gifs, enquetes, caixa de perguntas, votações, entre outros. Desse modo, o Stories também funciona como um ótimo canal de interação com o público, já que os seguidores podem reagir e responder às publicações.
💡 Saiba mais: Instagram Stories: o que é e como usar esse recurso?
7. Crie promoções
Se tem uma coisa que brilha os olhos de qualquer consumidor é promoção, não é? E, por isso, usar o Instagram da sua loja para criar campanhas especiais é uma ótima maneira de aumentar suas vendas.
Além de divulgar as promoções, você pode criar cupons de desconto exclusivos para clientes que comprarem direto do seu Instagram. Assim, você aumenta sua taxa de conversão na rede social e gera mais tráfego para a sua loja virtual.
Sobre o último ponto, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode criar cupons e promoções para conquistar consumidores.
Esses benefícios, inclusive, podem ser criados para direcionar quem já compra de você diretamente pelo Instagram a comprar no seu e-commerce. É possível, por exemplo, criar um cupom de 10% de desconto para a primeira compra no site. Interessante, não é mesmo?
Então, se você quer elevar sua marca ao próximo nível, crie sua loja grátis com a Nuvemshop! Em poucos minutos, você pode personalizar sua loja com as cores, o logotipo e a identidade visual da sua marca, criando conexão com o consumidor e uma relação de unificação dos seus canais de venda.
8. Faça bom uso das hashtags
As hashtags são elementos muito úteis porém perigosos se usados incorretamente. Por meio delas, você pode qualificar suas postagens, identificando-as de acordo com suas temáticas.
Por exemplo, se você vende roupas e posta um carrossel de imagens de trajes de banho, usar hashtags que remetem à moda praia irá fazer com que sua publicação chegue até as pessoas que estão buscando por esse assunto.
No entanto, é preciso ter cautela, pois, o uso excessivo de hashtags em uma única publicação pode ter o efeito contrário. O Instagram pode acabar ocultando sua postagem por considerá-la span, estamos falando sobre o temido shadowban.
Por isso, vale incluir as hashtags em sua estratégia, mas atente-se às boas práticas para evitar transtornos.
💡 Saiba mais: Quais são as principais hashtags para ganhar seguidores?
9. Interaja com o público
Por fim, devemos falar sobre a importância da interação com o público. Afinal, embora funcione como um ótimo canal de vendas, o Instagram ainda é uma rede social e seus usuários buscam se conectar por meio dela.
Portanto, responda aos comentários e mensagens enviados pelos seguidores, incentive-os a postarem fotos usando produtos da sua marca e, quando o fizerem, curta e comente. Esse tipo de iniciativa, embora seja simples, ajuda a criar conexão com o público, o que influencia — e muito — na fidelização de clientes.
10. Use o Mapa do Instagram para mostrar sua localização
Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.
O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitam o estabelecimento.
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6 dicas de post para Instagram de moda
Agora, que tal conhecermos algumas dicas de post de moda para Instagram? Confira, na lista a seguir, oito modelos de conteúdo que irão dar aquela alavancada no seu engajamento na rede social.
1. Looks para ocasiões
Os looks para ocasiões são basicamente dicas de roupas para usar em determinados momentos ou eventos. Compartilhar esse tipo de conteúdo é uma forma de criar autoridade no seu nicho de mercado e divulgar seus produtos ao mesmo tempo.
2. Looks com uma mesma peça
Montar looks com a mesma peça é uma das melhores ideias para exibir produtos que possuem grande potencial de venda. Afinal, quanto mais opções de look, maiores são as chances de vender a peça, certo?
Observe:
Fonte: Instagram
3. Batalha de looks
Lembra que falamos anteriormente sobre a importância de interagir com o público? Pois bem, as batalhas de looks são postagens bastante efetivas nesse sentido.
Além de exibir seus produtos, você convida o consumidor a opinar sobre os itens. Isso ajuda a aumentar o engajamento da sua conta e possibilita colher bons feedbacks para conteúdos de moda para Instagram.
Veja um exemplo de um post de batalha de looks:
Fonte: Instagram
4. Alerta de tendências
O alerta de tendências, ou famoso trend alert, é muito útil para divulgar uma coleção nova ou produtos que acabaram de chegar no estoque. Compartilhando as novidades com seus seguidores você aumenta as chances de conversão.
Fonte: Instagram
5. Bastidores da loja
Humanizar a sua marca é uma das melhores alternativas para se aproximar do seu público. Nesse sentido, compartilhar os bastidores da sua loja virtual no seu Instagram de moda é uma ótima escolha.
Ao mostrar um pouco da sua rotina para a audiência, você faz com que ela se sinta mais próxima de você. Isso também ajuda no engajamento do seu perfil e na fidelização dos seguidores.
Veja um exemplo de bastidores:
Fonte: Instagram
6. Fotos de clientes reais
Por fim, busque repostar as fotos de clientes que marcarem sua loja nas publicações. Assim, você demonstra gratidão e permite que seus seguidores vejam os produtos sendo, de fato, usados por consumidores reais, o que influencia bastante na decisão de compra.
Fonte: Instagram
🎥 Veja também: Como vender roupas pelo Instagram
Tudo certo sobre post para Instagram de moda?
Se você vende roupas pela internet, saber sobre post para Instagram de moda deve ser uma peça-chave da sua estratégia de marketing. Afinal, quanto mais seguidores você tiver em suas redes sociais, maior será o alcance da sua marca e sua receita.
Dê um passo além das vendas pelo Instagram: crie sua loja virtual gratuita na Nuvemshop e ofereça benefícios exclusivos aos seus seguidores. Alcance novos públicos expondo seus produtos em vitrines virtuais de destaque. Comece agora mesmo — é rápido, fácil e não requer conhecimentos técnicos! 💙