Qual é o prazo de entrega no dropshipping nacional e internacional?
No dropshipping internacional, os prazos de entrega podem variar entre 30 e 60 dias, em média. Já no dropshipping nacional, os prazos são mais rápidos e bem parecidos com os de um e-commerce tradicional.
O modelo de logística por dropshipping tem atraído muitas pessoas por seus benefícios. Dentre eles estão o baixo custo de entrada e a característica de não ser necessário ter um estoque para começar a vender. Contudo, um dos principais desafios enfrentados por quem adota essa modalidade é o prazo de entrega no dropshipping.
Isso porque, nesse caso, enquanto o proprietário da loja virtual faz as vendas, o fornecedor é quem fica a cargo de entregar o produto. No entanto, especialmente no caso dos pedidos internacionais, esse prazo tende a ser maior do que nos e-commerces tradicionais.
Pensando nisso, preparamos este artigo para entender como funcionam as políticas de frete no dropshipping e as melhores dicas para lidar com a questão. Vamos lá?
Qual é o prazo de entrega no dropshipping?
No dropshipping internacional, os prazos de entrega podem variar entre 30 e 60 dias, em média. Isso porque os produtos são enviados de outros países e esse tipo de frete costuma ser mais demorado. No entanto, nesses casos, a agilidade do fornecedor ao postar as encomendas também faz diferença.
Já no caso do dropshipping nacional, os prazos acabam sendo mais rápidos e bem similares aos de compras em outros tipos de e-commerce. Dependendo do frete escolhido, os produtos podem ser entregues até no mesmo dia em que o cliente fez a compra.
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Por que o prazo de entrega é tão importante?
O prazo de entrega das lojas virtuais é importante porque os clientes estão cada vez mais exigentes em relação ao envio das mercadorias. Por isso, é preciso estar atento a três principais fatores:
Velocidade de entrega
Segundo uma pesquisa da Outbrain feita com mais de 8 mil consumidores de vários países, 52% deles classificaram o tempo de entrega como um fator de influência nas decisões de compras. O segundo fator é o frete grátis ou desconto no frete, com 38% dos votos.
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Transparência
Os consumidores não estão focados apenas na economia e no prazo de entrega. Ainda segundo essa mesma pesquisa, cerca de 54% dos entrevistados afirmaram que, ao tomar uma decisão de compra, valorizam a acessibilidade e disponibilidade da marca. Isto é, os consumidores também valorizam marcas que se comunicam de forma transparente.
Aqui podemos incluir não só o atendimento ao cliente, mas também as comunicações referentes ao prazo de entrega e status de atualização no envio do produto.
Praticidade
Além disso, uma das previsões do Google para o marketing e as indústrias está a afirmação de que a praticidade será o novo serviço premium. Essa é uma afirmação da Gerente de Produto do Google, Sarah Armstrong.
Isso também acontece quando realizam uma compra online. Seja no tipo de atendimento prestado, como podem tirar uma dúvida ou até mesmo o tempo de entrega. Todas essas questões influenciam muito a decisão do consumidor e podem ser decisivas para comprar em uma loja e não em outra.
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7 dicas para lidar com o prazo de entrega no dropshipping
No modelo de dropshipping, os prazos mais extensos são característicos do modelo de logística. Principalmente no envio internacional, o dropshipper dependerá do serviço prestado pelo fornecedor e, muitas vezes, a distância e a disponibilidade do produto podem afetar diretamente no prazo de entrega.
Contudo, é possível contornar esse fator oferecendo um atendimento humanizado e contando com algumas estratégias de relacionamento com o cliente que ajudam a garantir transparência nas informações.
A seguir, separamos algumas dicas sobre como fazer isso e tranquilizar seus clientes sobre o prazo de entrega do dropshipping:
1. Seja transparente sobre os prazos
Em qualquer tipo de negócio, descumprir os prazos de entrega é um fator negativo para a empresa. Quando isso acontece, há uma quebra de confiança entre a marca e o cliente e, para conquistá-lo de volta, será preciso muita assertividade na comunicação.
Por isso, o melhor caminho é prever qualquer problema e sempre ser claro sobre os prazos de entrega. Não coloque prazos menores apenas para garantir que os clientes comprem o produto.
Além de essa ser uma atitude antiética e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, a prática pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado e dificultar a retenção de clientes, que podem se sentir lesados pela informação.
💡 Saiba mais: O que é e como fazer dropshipping internacional?
2. Ofereça um ótimo atendimento
Um erro comum das empresas é manter um bom relacionamento com o cliente antes da compra, mas não pensar sobre isso durante ou depois.
O atendimento ao cliente deve ser de qualidade em todas as etapas do processo de venda. Isso, além de gerar uma boa reputação para o seu negócio, garante também a fidelização, fundamental em qualquer nicho de mercado.
Como sabemos, o prazo de entrega no dropshipping tende a ser longo. Por isso, comunique ao seu cliente sempre que acontecer uma alteração no status do pedido. E, mesmo antes de ter o código de rastreio em mãos, informe ao cliente quanto tempo poderá levar até que ele receba a compra.
Envie sempre notificações por e-mail, WhatsApp ou SMS, seguindo a preferência de cada cliente. Aqui, a boa notícia é que essas ações podem ser automatizadas em serviços de e-mail marketing ou dentro da própria loja virtual.
3. Tenha uma página de perguntas frequentes (FAQ)
A sigla FAQ vem do inglês Frequently Asked Questions e, na tradução, quer dizer Perguntas Feitas Frequentemente. Portanto, a página de FAQ é o local em que você deverá reunir as perguntas mais comuns dos clientes, como em relação ao prazo de entrega, e oferecer respostas claras e objetivas para cada uma delas
Para o consumidor, esse é um local com acesso rápido a qualquer informação, possibilitando ter as dúvidas sanadas sem precisar ter o trabalho de entrar em contato com alguém. Para a empresa, além de melhorar o serviço prestado, ajuda a reduzir o número de clientes acionando o auxílio do suporte.
💡 Saiba mais: Como criar uma página de FAQ para o seu site?
4. Informe o código de rastreio e acompanhe a entrega
O código de rastreio é uma informação que dá bastante tranquilidade ao consumidor — principalmente quando falamos de compras internacionais. Com ele em mãos, fica mais fácil verificar onde o produto está e ter certeza do envio. Mesmo que o prazo de entrega no dropshipping seja longo, essa segurança ameniza a espera.
Entretanto, mesmo depois de o item ser enviado, cabe ao lojista acompanhar se a entrega será realizada de forma correta. Isso porque a relação do consumidor é com o vendedor, e não com o fornecedor. Por isso, em caso de problemas, é você que será procurado. Então, manter-se informado sobre o serviço que o fornecedor está prestando é muito importante.
💡 Saiba mais: Melhores apps de rastreamento de envio do mercado
5. Seja claro quanto ao custo do frete
Como já dissemos, a divulgação de informações claras é também uma obrigação em qualquer relação de consumo. Quando falamos do preço do frete não é diferente.
Além de deixar claro o valor cobrado, informe no mesmo local se existem outras opções de frete disponíveis. Uma prática a ser evitada é só inserir o valor do frete na página final de compra. Isso possivelmente irá desmotivar o consumidor a comprar na sua loja.
Quem paga o frete no drophipping?
A responsabilidade pelo custo do envio pode variar de acordo com a política de frete no dropshipping. Geralmente, existem três principais alternativas:
1. Comprador paga o frete: quando custo do envio é adicionado ao preço do produto e pago pelo cliente no momento da compra;
2. Vendedor paga o frete: quando o lojista oferece frete grátis, absorvendo esse custo ou incluindo-o no preço do produto;
3. Divisão de custos: é o que acontece, geralmente, quando o produto é taxado no frete internacional, quando o vendedor pode absorver os custos da taxação.
A partir de 1º de agosto de 2024, por exemplo, compras internacionais de até US$ 50 serão taxadas em 20% de Imposto de Importação.
A medida inclui compras em lojas online como AliExpress, Shopee e Shein, mesmo que participem do programa Remessa Conforme, criado pela Receita Federal com o objetivo de tornar o fluxo de importação de produtos mais simples, ágil e eficiente.
Em compras acima de US$ 50, ainda haverá a cobrança de 60% sobre o valor excedente. Ou seja, primeiro há a cobrança do imposto de 20% sobre a parcela inicial de US$ 50, depois mais 60% sobre o valor restante.
6. Procure fornecedores ágeis
A qualidade e a agilidade do serviço prestado pelos fornecedores é fundamental. O prazo de entrega em uma loja de dropshipping tem relação direta com esse serviço e, por isso, melhor que procurar fornecedores de renome ou aquele que todo mundo está usando, é procurar por quem apresenta maior agilidade.
Essa é uma característica que pode ser fruto de processos automatizados ou experiência no serviço prestado. Por isso, se não conseguir descobrir se um fornecedor é ágil ou não, busque saber mais sobre a organização da empresa e faça uma avaliação antes de confiar totalmente nesse parceiro.
💡 Saiba mais: Como encontrar fornecedores de dropshipping?
7. Ofereça diferentes opções de frete
Um outro fator fundamental sobre o prazo de entrega no dropshipping é o oferecimento de diferentes opções para o consumidor. Afinal, hoje, existe uma infinidade de serviços adaptáveis a qualquer necessidade.
O frete econômico, que geralmente era associado ao serviço dos Correios, já é praticado também por transportadoras. Além disso, há também o serviço expresso, que pode ser mais caro, mas chegará em menos tempo. Mesmo para compras internacionais, já é possível optar por essas modalidades.
Por isso, ainda que as pesquisas indiquem que a maioria dos consumidores deseja economizar no frete, é possível que alguém deseje pagar mais caro para ter o produto em mãos o quanto antes. Ter essa possibilidade entre os serviços de entrega pode ser o fator decisivo para alguém comprar na sua loja e não em outra.
Entendeu o prazo de entrega do dropshipping?
O prazo de entrega no dropshipping é um fator que pode gerar a preocupação de muitos consumidores. Mas, como vimos, existem caminhos para amenizar esses efeitos e conquistar cada vez mais a confiança do consumidor.
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