Como fazer a precificação de produtos da maneira correta?

Arara com blusas penduradas representa a precificação de produtos
Pontos principais do artigo:
  • Precificação de produto é o processo de definir o valor que será cobrado do cliente por um produto, mercadoria ou serviço. Trata-se de uma das principais estratégias para garantir a sustentabilidade da empresa;
  • Para precificar os seus produtos de forma correta, calcule o markup do seu negócio, defina o preço a partir do markup e faça experimentos com diferentes margens de lucro;
  • Existem algumas ferramentas que permitem a precificação de produtos de maneira descomplicada. A Calculadora de preço de vendas da Nuvemshop é um exemplo! Crie a sua loja virtual grátis na plataforma e usufrua deste e outros benefícios.

O mercado se torna mais competitivo a cada dia e é natural, ao longo do caminho, surgirem dúvidas sobre como fazer a precificação de produtos em sua loja física ou virtual.

Como definir os preços? O que devo considerar? Será que vale a pena apostar em valores mais baixos que os da concorrência? Como descobrir se realmente estou alcançando o resultado esperado? 🤔

Pensando em responder todas essas questões, preparamos este guia completo sobre o assunto. Além de entender o que é precificação e como precificar um produto, você terá acesso a uma planilha e conhecerá outras ferramentas para fazer isso de mais fácil. Vamos lá?

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O que é precificação de produtos?

Precificação de produtos, ou pricing, é a definição do preço de venda dos artigos que você comercializa em sua loja virtual ou física.

Ao contrário do que muitos empreendedores praticam, esse processo não deve ser feito apenas seguindo as tendências do mercado, mas também por meio de cálculos a partir dos custos e da receita do seu próprio negócio.

Essa é uma das principais estratégias para garantir a sustentabilidade de uma empresa. Isso porque o preço cobrado por cada mercadoria deve, ao mesmo tempo, cobrir os custos do negócio e gerar lucro para o lojista, sem deixar de ser justo para o consumidor que está comprando.

🎥Veja também: Precificação de produtos: como calcular o preço certo para vender?

Qual a importância da precificação adequada?

A precificação é uma das principais estratégias para guiar os rumos de uma empresa de sucesso. Somente determinando os valores corretos pelos quais seus produtos precisam ser vendidos será possível escalar a sua operação.

Além disso, oferecer preços justos e condizentes com os objetivos que você deseja atingir enquanto marca demonstra maturidade na gestão do seu negócio. Não é à toa que o preço é considerado como um dos quatro pilares para uma boa estratégia de marketing.

Conheça os 4 Ps do marketing:

  • Preço: precificação correta dos produtos;
  • Produto: benefícios dos produtos oferecidos
  • Praça: ponto de venda ou processos de entrega
  • Promoção: divulgação para atingir o público-alvo

Assim, de nada adianta apenas chutar um valor sem que haja um entendimento dos elementos que podem influenciar no custo final ofertado ao cliente.

Como precificar produtos do jeito certo?

Para calcular o preço de venda dos produtos, uma ótima maneira é por meio do markup. Confira o passo a passo de como calcular o preço de venda:

1. Calcule o markup

Em primeiro lugar, você deve calcular o markup — também conhecido como índice ou taxa de marcação. Esse é um marcador obtido a partir de uma conta envolvendo custos fixos, variáveis e a margem de lucro pretendida pelo lojista.

Custos fixos

Os custos fixos (CF) são aqueles relacionados ao funcionamento da empresa, como água, luz, internet e salários. Para saber qual sua porcentagem, que utilizaremos na estimativa do markup, você deve calcular:

  • CF = Valor dos custos fixos / Rendimento médio da empresa x 100

Custos variáveis

Os custos variáveis (CV) são aqueles que mudam à medida que você produz ou vende mais mercadorias. São eles os impostos sobre os produtos e o preço de compra de cada um, por exemplo. Para calculá-lo em porcentagem, você deve fazer:

  • CV = % imposto 1 + % imposto 2 + …

💡 Saiba mais: O que são unit economics e como calculá-los?

Margem de lucro

Por fim, a margem de lucro (LP) é a porcentagem que se espera ganhar sobre o preço de cada venda. Não existe um valor certo ou errado, mas você pode tentar fazer uma aproximação a partir dos preços que a concorrência pratica — no passo 3 deste tutorial, nos aprofundaremos nos testes que você deve fazer.

Com esses dados em mãos, você poderá calcular o markup, a partir da seguinte fórmula:

  • Markup = 100 / [100 – (CV + CF + LP)]

Por exemplo, se você tem 20% de custos variáveis, 18% de custos fixos e pretende ter uma margem de lucro de 17%, seu markup será:

  • Markup = 100 / [100 – (20 + 18 + 17)]
  • Markup = 100 / [100 – (55)]
  • Markup = 100 / 45 = 2,22

Lembre-se da importância de calcular um markup para cada produto que você vende. Dessa forma, você não corre o risco de ter produtos muito caros ou baratos demais, comprometendo as finanças do seu negócio.

🎥 Veja também: Preço de vendas sem prejuízo

💡 Saiba mais: O que é CMV e como calcular esse indicador no comércio?

2. Defina o preço a partir do markup

Com o markup em mãos, você poderá calcular o preço de venda dos seus produtos. Para tanto, a conta a ser feita é:

  • Preço de venda = Markup x Custo da mercadoria

No exemplo do tópico anterior, que chegamos ao markup de 2,22, imaginemos que o custo de cada unidade de produto para o lojista seja de R$ 24. Desse modo, teríamos:

  • Preço de venda = 2,22 x R$ 24 = R$ 53,28

3. Faça experimentos com diferentes margens de lucro

Lembra-se de quando falamos sobre a margem de lucro pretendida e dos testes que você pode fazer para chegar à precificação ideal de um produto?

Pois bem, para isso, ela pode ser modificada a cada período para que você observe o número de mercadorias vendidas a cada valor.

Por exemplo, você fez todos os cálculos que acabamos de ver e chegou ao preço de venda de R$ 25 a partir de uma margem de lucro de 15%. E se você calcular o preço com essa margem a 18%? E a 12%?

Faça esse teste e note, em períodos iguais e pré-determinados, quantos itens foram vendidos. A partir daí, você pode ver qual opção te trouxe maior receita, ao calcular, para cada possibilidade:

  • Preço de venda x Número de unidades vendidas = Receita

Nem sempre o maior preço de venda vai te gerar a melhor receita, já que menos gente pode se sentir incentivada a comprar por valores mais altos. Com todas as variáveis acima em vista, você precisará analisar os dados da sua empresa para estabelecer o melhor preço.

🎥Veja também: Precificação de produtos: faça de forma inteligente e lucre muito mais

Para saber mais sobre como precificar seus produtos na prática, criamos uma planilha de precificação que vai facilitar muito o seu dia a dia. Baixe agora:

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5 vantagens de uma boa precificação de produtos

A precificação de produtos é importante para atrair mais clientes e ganhar competitividade frente aos concorrentes. Mas essas não são as únicas vantagens de investir tempo planejando essa estratégia.

A seguir, veja os cinco principais benefícios de precificar os produtos da sua loja!

1. Conquistar mais clientes

A primeira vantagem de definir o preço dos seus produtos é poder atrair mais clientes. Além de ser uma maneira de direcionar as mercadorias para o público-alvo que você realmente quer atingir, um preço competitivo pode ser a principal razão pela qual ele decida comprar da sua empresa.

2. Ter competitividade frente à concorrência

E, por falar em competitividade, essa é a nossa segunda vantagem. Ter uma estratégia de preços bem definida pode te colocar vários passos à frente dos seus concorrentes. A equação “preço justo + qualidade dos produtos” é um dos principais argumentos de venda que uma empresa pode ter!

3. Melhorar os lucros do negócio

Quanto mais bem alinhado for o preço dos produtos, maiores serão os lucros que o lojista, comerciante ou empreendedor terá. Isso porque a estratégia de precificação leva a margem de lucro em consideração para chegar no custo final ideal de cada item.

4. Conseguir margem para descontos e promoções

Sabemos que descontos e promoções são muito importantes para atrair consumidores. Mas, para que você não fique no prejuízo em épocas comemorativas, como a Black Friday, é fundamental que, desde o começo, a sua estratégia de precificação esteja correta e alinhada com seus objetivos de negócio.

5. Garantir um fluxo de caixa saudável para a empresa

Por fim, a precificação de produtos garante que o dinheiro que entra no caixa seja suficiente para cobrir os investimentos em pagamentos, operação, matéria-prima, impostos, entre outras coisas. Somente com o cálculo redondinho é possível chegar ao que chamamos de ponto de equilíbrio — tema do próximo tópico deste artigo.

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Quais ferramentas utilizar na precificação de produtos?

Após acompanhar todas essas estimativas, você ainda deve estar se questionando como obter mais números, compreender com maior profundidade suas estratégias e acompanhar os preços da concorrência, certo?

Então, para isso, selecionamos três ferramentas de precificação que te ajudarão nessas tarefas:

1. Google Analytics

Além de analisar os conteúdos, a publicidade, o acesso de dispositivos móveis e as visitas recebidas pelas das redes sociais do seu e-commerce, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que investiga a taxa de conversão.

Para isso, faça o login na sua conta e percorra o seguinte caminho: Comportamento > Conteúdo do site > Página de destino.

Lá, você também terá acesso à taxa de rejeição de cada página da sua loja. Assim, será possível identificar quais são os problemas, seja na precificação de produtos (quando se trata de páginas de itens), na navegabilidade (em páginas de categorias) ou na primeira impressão (na sua home).

2. Preço Certo

A ferramenta Preço Certo te auxiliará na estruturação de preços competitivos, levando em consideração custos, despesas e margem de lucro.

Ela monitora seu capital de giro — recurso que representa a liquidez da operação disponível para a empresa — e cria promoções estimando o impacto nos indicadores financeiros.

Além disso, outras funcionalidades interessantes são: simular preços e quantidades a serem vendidas mensalmente e criar estratégias para aumentar vendas e projetar suas finanças.

Para saber os valores desta ferramenta, é preciso consultar um especialista no site.

📈 Confira a planilha: Planilha de Capital de Giro

3. Prisync

Já o Prisync é um software que promete monitorar a concorrência e te ajudar a calcular os melhores preços para o seu nicho. Ele envia notificações por e-mail, informando mudanças de valores no mercado e relatórios dinâmicos com diferentes níveis de detalhamento ajustáveis às suas necessidades.

Existem três planos disponíveis para esta ferramenta. São eles: Professional (US$ 99/mês), Premium (US$ 199/mês) e Platinum (US$ 399/mês).

Aprendeu tudo sobre precificação de produtos?

Ufa! Quanta coisa sobre precificação de produtos, não é mesmo? O mais importante é se lembrar de que, apostando nos cálculos e nas ferramentas abordadas neste artigo, será muito mais fácil definir quanto você deve cobrar por cada mercadoria.

Além disso, é fundamental que você conheça as informações a respeito do seu negócio, em vez de seguir somente o que faz a concorrência. Dessa forma, você garante a saúde financeira da sua empresa.

E, se você ainda não aproveita as vantagens de vender pela internet, te convidamos a criar a sua loja virtual grátis hoje mesmo e conhecer tudo que a plataforma da Nuvemshop tem a te oferecer! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre precificação de produtos

Precificação é o processo de definir o valor de um produto ou serviço. Para isso, é preciso considerar custos, concorrência e percepção de valor do cliente para estabelecer um preço que cubra despesas e gere lucro.

Calcule o markup, defina o preço a partir do markup e faça experimentos com diferentes margens de lucro.

As principais formas de precificação são vender mais barato que a concorrência e atrair consumidores pela diferença de preço ou vender mais caro e oferecer vantagens que induzam o cliente a um sentimento de qualidade superior.

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