Como calcular o preço de custo das suas operações? [guia]
O preço de custo representa a soma de todos os custos envolvidos na produção ou compra de um produto ou serviço, incluindo materiais, mão de obra, impostos e despesas operacionais. Ele é essencial para definir preços de venda competitivos e garantir que o negócio cubra despesas e alcance a margem de lucro esperada.
Montar uma estratégia de precificação para seus produtos ou serviços sem calcular o preço de custo é como planejar uma viagem sem levar em consideração gastos com combustível e pedágio. Você pode até chegar ao seu destino, mas corre grande risco de ficar sem recursos no meio do caminho.
O mesmo vale para sua loja: sem entender exatamente quanto custa para fabricar ou adquirir cada produto, é impossível definir preços competitivos e garantir a margem de lucro esperada.
Por isso, neste artigo, vamos entender o que é preço de custo, passo a passo para calcular e erros que precisam ser evitados no processo. Preparado? Então, vamos lá!
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O que é preço de custo?
Preço de custo é o valor total dos recursos financeiros que uma empresa gasta na produção de um produto ou serviço.
O valor é composto pelos custos diretos, indiretos, fixos e variáveis associados ao processo. No caso da fabricação dos produtos é necessário considerar mão de obra, custo de materiais, energia elétrica, aluguel do espaço e demais gastos envolvendo o processo.
Já para compra de produtos para revenda o valor pago ao fornecedor, gastos com transporte, impostos de aquisição e demais gastos devem ser considerados no cálculo do preço de custo.
Para serviços, entram no cálculo da hora técnica do prestador, gastos com espaço físico, internet, equipamentos usados e demais custos específicos de cada área.
Sendo assim, o preço de custo deve ser considerado o valor mínimo pelo qual o produto final pode ser comercializado para evitar prejuízos para o negócio. Ou seja, a primeira etapa do processo de precificação dos produtos para gerar margem de lucro deve ser o cálculo do preço de custo.
💡Saiba mais: O que é precificação dinâmica, como funciona, vantagens e como fazê-la?
Qual a diferença entre preço de custo e preço de venda?
Como vimos, o preço de custo é o valor total gasto na produção de um produto ou na prestação de serviços e refere-se ao preço mínimo pelo qual o item pode ser vendido.
Já o preço de venda, como o próprio nome diz, é o valor final pelo qual a empresa vende o produto para o consumidor.
Esse valor é composto pelo preço de venda e pela margem de lucro desejada. Ele deve ser calculado utilizando estratégias de precificação para garantir preços competitivos e atingir os objetivos financeiros da empresa.
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Quais os benefícios de calcular o preço de custo?
Saber o preço de custo do produto funciona como uma estratégia para que a empresa se posicione à frente no mercado e consiga alcançar melhores resultados.
Confira, abaixo, as principais vantagens de calcular o preço de custo:
Estabelecer preços competitivos
Ao saber exatamente o custo de produção ou de aquisição de um produto, a empresa é capaz de definir um preço de venda que cubra os custos diretos e indiretos e ainda oferece margem de lucro.
Esse processo evita que a empresa determine preços muito altos para seus produtos ou, ainda, valores muito baixos. Ou seja, ao ter conhecimento sobre o preço de custo é possível estabelecer valores de venda que sejam mais atrativos do que o da concorrência sem prejudicar o lucro.
🎥 Veja também: Como calcular o lucro do meu negócio?
Prevenir prejuízos
Outro benefício é a sustentabilidade financeira a longo prazo e a prevenção de prejuízos que podem levar ao fechamento do negócio.
Isso porque definir o preço de custo auxilia o negócio a manter um fluxo de caixa saudável, calcular os custos operacionais de forma consciente e até pensar em investimentos futuros para expansão das operações.
💡Saiba mais: Gestão de custos: dicas para aumentar a lucratividade
Reduzir custos
Por fim, com o cálculo do preço de custo bem definido e detalhado é possível identificar oportunidades de redução de custos na empresa.
Com essas informações calculadas, a empresa consegue identificar oportunidades de redução de custos, como negociar preços com fornecedores, diminuir gastos com materiais não utilizados ou otimizar os processos de produção, por exemplo.
Como calcular o preço de custo de um produto?
Agora que você já entendeu o que é preço de custo e os benefícios para seu negócio, vamos conferir como realizar esse cálculo.
Veja, a seguir, como calcular o preço de custo de um produto:
Custos diretos
O primeiro passo do processo é identificar os custos diretos, ou seja, aqueles que estão diretamente ligados à produção do produto.
Como as matérias-primas necessárias para a fabricação do produto que variam de acordo com o seu nicho de mercado (ingredientes para uma loja de doces, tecido para fabricação de roupas e por aí vai).
Agora, para empresas que revendem produtos, nos custos diretos devem ser incluídos o preço de compra do fornecedor, embalagens e gastos com transporte, por exemplo.
💡Saiba mais: Como calcular preço de doces para vender?
Custos indiretos
Os custos indiretos são um pouco mais difíceis de mensurar, já que o processo de quantificar a quantidade exata que foi utilizada para a produção dos produtos não é tão exato.
Para calcular os custos indiretos deve-se considerar energia, elétrica, água, manutenção de equipamentos e os impostos que incidem nas compras de matérias-primas ou no valor da compra de produtos para revenda.
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles que variam pouco ou nada conforme o volume de produção, como aluguel do espaço, salário dos funcionários, mensalidade da plataforma de e-commerce e demais gastos.
Entretanto, esses custos podem ser otimizados ao abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce que oferece a opção de plano grátis, como a Nuvemshop, por exemplo. Essa pode ser uma ótima opção para diminuir seu preço de custo e oferecer um preço de venda mais atrativo para seus clientes.
Custos variáveis
Já os custos variáveis estão ligados ao volume de produção do produto ou de entrega dos serviços. Ou seja, o seu valor aumenta proporcionalmente de acordo com a produção.
Aqui, é importante considerar as horas extras pagas aos funcionários e taxas e comissões de vendas pagas para marketplaces, por exemplo.
Exemplo de cálculo de preço de custo
Com o passo a passo que vimos acima, podemos definir a fórmula de cálculo do preço de custo como:
Preço de custo = custos diretos + custos indiretos + custos fixos + custos variáveis
Para melhor visualização, vamos supor que você tenha uma loja de camisetas e estes são os seus gastos de produção para um produto:
- Materiais: R$ 5
- Mão de obra direta: R$ 10
- Custos indiretos: R$ 2
- Frete dos materiais: R$ 3
- Despesas variáveis: R$ 2
Então, na fórmula, temos:
Preço de custo = 5 + 10 + 2 + 3 + 2 = R$ 22
Assim, você consegue visualizar o seu gasto real com a produção de cada produto para sua loja e calcular de maneira assertiva o preço de venda incluindo a margem de lucro desejada.
💡 Saiba mais: Qual a diferença entre preço e valor?
Erros para evitar no cálculo do preço de custo
Você entendeu como calcular o preço de custo dos seus produtos, mas no momento de colocar as dicas em prática, algumas dúvidas podem surgir. Por isso, separamos abaixo os principais erros cometidos por empreendedores e como evitá-los. Veja:
Não considerar todos os custos
O primeiro erro que muitos empreendedores de primeira viagem cometem ao precificar os produtos é não levar em consideração todos os quatro tipos de custo no cálculo final.
Por isso, é fundamental definir os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis muito bem para não gerar prejuízos para sua empresa.
Por exemplo, se o diferencial competitivo da sua empresa é caprichar nas embalagens e enviar cartas de agradecimento pela compra, o preço gasto com os materiais para elaboração dessa ação devem ser levados em conta no cálculo do preço de custo.
Afinal, a entrega de valor da sua marca precisa ser valorizada, já que é responsável por oferecer melhor experiência aos clientes e até gerar mais vendas.
💡Saiba mais: O que é unboxing experience e como oferecer?
Precificar com base no concorrente
Outro erro comum é precificar o produto com base no valor adotado pelos concorrentes sem considerar seus gastos.
Quando isso acontece você não leva em consideração que cada empresa tem processos e custos diferentes, o que pode acarretar em uma precificação abaixo do ideal, o que pode gerar prejuízos ou levar a uma super precificação, afastando os clientes.
Entretanto, é importante considerar que empresas do mesmo segmento tem padrões nos preços, então fique sempre de olho na concorrência.
Não considerar a margem de lucro
Por fim, o último erro cometido frequentemente por lojistas é utilizar confundir o preço de custo com o preço de venda e esquecer de considerar a margem de lucro, além dos custos de produção.
Com isso, a empresa precifica seus produtos abaixo do valor necessário e compromete o crescimento sustentável do negócio. Além disso, se a margem de lucro não for considerada, nenhum ganho será gerado para a empresa, isso porque apenas os custos serão cobertos.
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Aprendeu a calcular o preço de custo?
Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre preço de custo e como calcular o do seu negócio.
Lembre-se de levar em consideração os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis para chegar em um valor que não comprometa o crescimento sustentável da sua empresa.
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