Como calcular o preço de custo das suas operações? [guia]

Empreendedora calcula o preço de custo de seus produtos para vender na Nuvemshop.

O preço de custo representa a soma de todos os custos envolvidos na produção ou compra de um produto ou serviço, incluindo materiais, mão de obra, impostos e despesas operacionais. Ele é essencial para definir preços de venda competitivos e garantir que o negócio cubra despesas e alcance a margem de lucro esperada.


Montar uma estratégia de precificação para seus produtos ou serviços sem calcular o preço de custo é como planejar uma viagem sem levar em consideração gastos com combustível e pedágio. Você pode até chegar ao seu destino, mas corre grande risco de ficar sem recursos no meio do caminho.

O mesmo vale para sua loja: sem entender exatamente quanto custa para fabricar ou adquirir cada produto, é impossível definir preços competitivos e garantir a margem de lucro esperada.

Por isso, neste artigo, vamos entender o que é preço de custo, passo a passo para calcular e erros que precisam ser evitados no processo. Preparado? Então, vamos lá!

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O que é preço de custo?

Preço de custo é o valor total dos recursos financeiros que uma empresa gasta na produção de um produto ou serviço.

O valor é composto pelos custos diretos, indiretos, fixos e variáveis associados ao processo. No caso da fabricação dos produtos é necessário considerar mão de obra, custo de materiais, energia elétrica, aluguel do espaço e demais gastos envolvendo o processo.

Já para compra de produtos para revenda o valor pago ao fornecedor, gastos com transporte, impostos de aquisição e demais gastos devem ser considerados no cálculo do preço de custo.

Para serviços, entram no cálculo da hora técnica do prestador, gastos com espaço físico, internet, equipamentos usados e demais custos específicos de cada área.

Sendo assim, o preço de custo deve ser considerado o valor mínimo pelo qual o produto final pode ser comercializado para evitar prejuízos para o negócio. Ou seja, a primeira etapa do processo de precificação dos produtos para gerar margem de lucro deve ser o cálculo do preço de custo.

💡Saiba mais: O que é precificação dinâmica, como funciona, vantagens e como fazê-la?

Qual a diferença entre preço de custo e preço de venda?

Como vimos, o preço de custo é o valor total gasto na produção de um produto ou na prestação de serviços e refere-se ao preço mínimo pelo qual o item pode ser vendido.

Já o preço de venda, como o próprio nome diz, é o valor final pelo qual a empresa vende o produto para o consumidor.

Esse valor é composto pelo preço de venda e pela margem de lucro desejada. Ele deve ser calculado utilizando estratégias de precificação para garantir preços competitivos e atingir os objetivos financeiros da empresa.

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Quais os benefícios de calcular o preço de custo?

Saber o preço de custo do produto funciona como uma estratégia para que a empresa se posicione à frente no mercado e consiga alcançar melhores resultados.

Confira, abaixo, as principais vantagens de calcular o preço de custo:

Estabelecer preços competitivos

Ao saber exatamente o custo de produção ou de aquisição de um produto, a empresa é capaz de definir um preço de venda que cubra os custos diretos e indiretos e ainda oferece margem de lucro.

Esse processo evita que a empresa determine preços muito altos para seus produtos ou, ainda, valores muito baixos. Ou seja, ao ter conhecimento sobre o preço de custo é possível estabelecer valores de venda que sejam mais atrativos do que o da concorrência sem prejudicar o lucro.

🎥 Veja também: Como calcular o lucro do meu negócio?

Prevenir prejuízos

Outro benefício é a sustentabilidade financeira a longo prazo e a prevenção de prejuízos que podem levar ao fechamento do negócio.

Isso porque definir o preço de custo auxilia o negócio a manter um fluxo de caixa saudável, calcular os custos operacionais de forma consciente e até pensar em investimentos futuros para expansão das operações.

💡Saiba mais: Gestão de custos: dicas para aumentar a lucratividade

Reduzir custos

Por fim, com o cálculo do preço de custo bem definido e detalhado é possível identificar oportunidades de redução de custos na empresa.

Com essas informações calculadas, a empresa consegue identificar oportunidades de redução de custos, como negociar preços com fornecedores, diminuir gastos com materiais não utilizados ou otimizar os processos de produção, por exemplo.

Como calcular o preço de custo de um produto?

Agora que você já entendeu o que é preço de custo e os benefícios para seu negócio, vamos conferir como realizar esse cálculo.

Veja, a seguir, como calcular o preço de custo de um produto:

Custos diretos

O primeiro passo do processo é identificar os custos diretos, ou seja, aqueles que estão diretamente ligados à produção do produto.

Como as matérias-primas necessárias para a fabricação do produto que variam de acordo com o seu nicho de mercado (ingredientes para uma loja de doces, tecido para fabricação de roupas e por aí vai).

Agora, para empresas que revendem produtos, nos custos diretos devem ser incluídos o preço de compra do fornecedor, embalagens e gastos com transporte, por exemplo.

💡Saiba mais: Como calcular preço de doces para vender?

Custos indiretos

Os custos indiretos são um pouco mais difíceis de mensurar, já que o processo de quantificar a quantidade exata que foi utilizada para a produção dos produtos não é tão exato.

Para calcular os custos indiretos deve-se considerar energia, elétrica, água, manutenção de equipamentos e os impostos que incidem nas compras de matérias-primas ou no valor da compra de produtos para revenda.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que variam pouco ou nada conforme o volume de produção, como aluguel do espaço, salário dos funcionários, mensalidade da plataforma de e-commerce e demais gastos.

Entretanto, esses custos podem ser otimizados ao abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce que oferece a opção de plano grátis, como a Nuvemshop, por exemplo. Essa pode ser uma ótima opção para diminuir seu preço de custo e oferecer um preço de venda mais atrativo para seus clientes.

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Custos variáveis

Já os custos variáveis estão ligados ao volume de produção do produto ou de entrega dos serviços. Ou seja, o seu valor aumenta proporcionalmente de acordo com a produção.

Aqui, é importante considerar as horas extras pagas aos funcionários e taxas e comissões de vendas pagas para marketplaces, por exemplo.

Exemplo de cálculo de preço de custo

Com o passo a passo que vimos acima, podemos definir a fórmula de cálculo do preço de custo como:

Preço de custo = custos diretos + custos indiretos + custos fixos + custos variáveis

Para melhor visualização, vamos supor que você tenha uma loja de camisetas e estes são os seus gastos de produção para um produto:

  • Materiais: R$ 5
  • Mão de obra direta: R$ 10
  • Custos indiretos: R$ 2
  • Frete dos materiais: R$ 3
  • Despesas variáveis: R$ 2

Então, na fórmula, temos:

Preço de custo = 5 + 10 + 2 + 3 + 2 = R$ 22

Assim, você consegue visualizar o seu gasto real com a produção de cada produto para sua loja e calcular de maneira assertiva o preço de venda incluindo a margem de lucro desejada.

💡 Saiba mais: Qual a diferença entre preço e valor?

Erros para evitar no cálculo do preço de custo

Você entendeu como calcular o preço de custo dos seus produtos, mas no momento de colocar as dicas em prática, algumas dúvidas podem surgir. Por isso, separamos abaixo os principais erros cometidos por empreendedores e como evitá-los. Veja:

Não considerar todos os custos

O primeiro erro que muitos empreendedores de primeira viagem cometem ao precificar os produtos é não levar em consideração todos os quatro tipos de custo no cálculo final.

Por isso, é fundamental definir os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis muito bem para não gerar prejuízos para sua empresa.

Por exemplo, se o diferencial competitivo da sua empresa é caprichar nas embalagens e enviar cartas de agradecimento pela compra, o preço gasto com os materiais para elaboração dessa ação devem ser levados em conta no cálculo do preço de custo.

Afinal, a entrega de valor da sua marca precisa ser valorizada, já que é responsável por oferecer melhor experiência aos clientes e até gerar mais vendas.

💡Saiba mais: O que é unboxing experience e como oferecer?

Precificar com base no concorrente

Outro erro comum é precificar o produto com base no valor adotado pelos concorrentes sem considerar seus gastos.

Quando isso acontece você não leva em consideração que cada empresa tem processos e custos diferentes, o que pode acarretar em uma precificação abaixo do ideal, o que pode gerar prejuízos ou levar a uma super precificação, afastando os clientes.

Entretanto, é importante considerar que empresas do mesmo segmento tem padrões nos preços, então fique sempre de olho na concorrência.

Não considerar a margem de lucro

Por fim, o último erro cometido frequentemente por lojistas é utilizar confundir o preço de custo com o preço de venda e esquecer de considerar a margem de lucro, além dos custos de produção.

Com isso, a empresa precifica seus produtos abaixo do valor necessário e compromete o crescimento sustentável do negócio. Além disso, se a margem de lucro não for considerada, nenhum ganho será gerado para a empresa, isso porque apenas os custos serão cobertos.

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Aprendeu a calcular o preço de custo?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre preço de custo e como calcular o do seu negócio.

Lembre-se de levar em consideração os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis para chegar em um valor que não comprometa o crescimento sustentável da sua empresa.

Agora, se você quer começar a otimizar os custos de operação agora mesmo, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido e fácil! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre preço de custo

Preço de custo é o valor total dos recursos financeiros que uma empresa gasta na produção de um produto ou serviço. Para calcular é necessário levar em consideração os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis ligados à produção.

A fórmula de cálculo do preço de custo é "Preço de custo = custos diretos + custos indiretos + custos fixos + custos variáveis".

O preço de custo é a soma dos valores que você investe para ter o produto pronto para comercializar, já o preço de venda é o valor final do produto que será vendido ao seu cliente, considerando a margem de lucro

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