O que é previsão de demanda? [+ guia de como fazer]

mulher sentada em frente a um computador no chão de uma sala, representando o que seria o cálculo da previsão de demanda

Previsão de demanda é uma técnica usada para estimar a demanda futura de produtos ou serviços com base em dados históricos e tendências do mercado. Essa prática ajuda as empresas a aumentarem a eficiência na gestão de estoque, melhorar o planejamento financeiro e ainda contribui para a satisfação do cliente.


Você sabe o que é previsão de demanda? Essa estratégia pode ser um diferencial competitivo para sua empresa, uma vez que prepara o negócio para lidar com a procura dos consumidores por um produto ou serviço em determinado período do futuro.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, empresas que adotam práticas ágeis e apostam na previsão de demanda das necessidades de mercado obtêm vantagens significativas, sendo capazes de melhorar sua eficiência, sua gestão de estoque e a satisfação dos clientes.

Quer entender melhor como a previsão de demanda funciona, como ela pode beneficiar sua empresa e os passos para fazer esse processo? Então, é só seguir a leitura do artigo! Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é previsão de demanda?

Previsão de demanda é um processo aplicado por empresas para prever a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores vão adquirir em um período de tempo futuro. Ou seja, essa técnica é utilizada para estimar quantos itens os consumidores podem necessitar futuramente.

Esse processo é importante para garantir a gestão eficiente dos estoques, otimizar o planejamento da produção e definir os preços.

Isso porque, com essa estimativa, as empresas conseguem se preparar para atender as necessidades do mercado sem excessos ou faltas de mercadoria. Assim, as operações da empresa conseguem se alinhar com as exigências do mercado.

Para realizar a previsão de demanda é possível utilizar métodos quantitativos, como uso de dados passados de vendas para identificar padrões e tendências e métodos qualitativos, como opinião das pessoas ou pesquisas com clientes.

Assim, o negócio consegue se preparar com antecedência e concentrar seus esforços para atender determinada demanda futura.

Com isso, a empresa evita problemas como falta de produtos durante o pico de vendas e ainda consegue aumentar as oportunidades de lucro no período de maiores vendas.

Apesar de não ser 100% precisa, a previsão de demanda é uma ferramenta importante para auxiliar um negócio a definir estratégias para atender as necessidades do mercado de forma eficiente.

💡Saiba mais: Quais são as principais tendências do e-commerce?

Como funciona a previsão de demanda?

Como vimos, existem dois métodos de previsão de demanda que podem ser utilizados: quantitativo e qualitativo. Entender as particularidades de cada abordagem é fundamental para criar uma estratégia de previsão de demanda de sucesso.

Além disso, é importante lembrar que utilizar ambas abordagens permite que as empresas se preparem melhor para atender as necessidades dos clientes.

Ou seja, quando combinadas é possível conseguir uma visão mais completa e precisa das demandas futuras do negócio.A seguir, confira como cada uma delas funciona:

Abordagem qualitativa

O método qualitativo se baseia na percepção do mercado e leva em consideração o comportamento do consumidor, pesquisas com as opiniões dos clientes e as tendências de mercado.

Esse tipo de abordagem costuma ser mais subjetiva e é utilizada quando não há muitos dados disponíveis ou quando o mercado em que a empresa está inserida é muito dinâmico.

Além disso, o método qualitativo pode ser muito valioso para o marketing das empresas, já que essa área consegue aplicar estudos do comportamento do consumidor e analisar a concorrência para prever as tendências do futuro.

💡Saiba mais: O que é pesquisa de mercado e como fazer?

Abordagem quantitativa

Já o método quantitativo utiliza dados históricos e estatísticos para realizar a previsão de demanda. Ou seja, para chegar em uma previsão são utilizados números exatos, quantidade e volume de vendas, por exemplo.

Sendo assim, essa abordagem é mais objetiva e detalhada e pode ser realizada por empresas que têm um histórico consistente e confiável de vendas. O modelo leva em consideração sazonalidades, ciclos, fatores econômicos e padrões de vendas para identificar tendências que demandas futuras.

Qual a importância da previsão de demanda?

A previsão de demanda é importante para que as empresas consigam realizar a estimativa de demanda futura, ou seja, visualizar e prever o comportamento do mercado para determinada época.

Com as projeções baseadas em dados históricos e métodos estatísticos, é possível otimizar a gestão do negócio e tornar o processo de tomada de decisões mais assertivo.

Por exemplo, uma loja de roupas pode utilizar a previsão de demanda para se preparar para a temporada de fim de ano.

Com base nos dados históricos, a loja pode observar que as vendas aumentaram significativamente em novembro e dezembro devido às promoções da Black Friday e do Natal.

Além disso, a análise de mercado mostra que nessa época existe um padrão de aumento de consumo.

Com essas informações, o negócio projeta a previsão das vendas e pode tomar decisões estratégicas, como aumentar o estoque dos produtos mais vendidos com base nos dados de anos anteriores, ajustar o time para lidar com o maior número de vendas e até planejar campanhas de marketing direcionadas para a época.

💡Saiba mais:

Quais os benefícios da previsão de demanda?

A previsão de demanda é importante para garantir que um negócio esteja preparado para lidar com a procura por seus produtos ou serviços no futuro. Além disso, o processo traz diversos benefícios para as empresas que o adotam. Confira, a seguir, os principais:

Aumenta a eficiência na gestão do estoque

Com a previsão de demanda é possível antecipar as quantidades de produtos que serão necessários em períodos futuros. Assim, as empresas conseguem ajustar os níveis de estoque de maneira mais precisa a fim de evitar o excesso ou a falta de mercadorias.

Além disso, o negócio pode alinhar sua produção de mercadorias e reposição de estoque, de acordo com as necessidades reais dos clientes, o que evita possíveis desperdícios e perda de dinheiro com reposições maiores do que a demanda.

Por fim, a previsão de demanda pode ser utilizada, por exemplo, em uma loja de roupas que lança novas coleções a cada estação. Ao ter acesso às estimativas de vendas futuras, a empresa evita a sobra de produtos no final de cada temporada e diminui as chances de precisar aplicar estratégias com descontos muito agressivos, que podem reduzir a margem de lucro, para zerar o estoque.

💡 Saiba mais: O que é gestão de produção industrial e quais são as etapas?

📈 Confira a planilha: Planilha de capital de giro [como calcular + excel pronto]

Melhora o planejamento financeiro

Por oferecer uma visão antecipada das necessidades futuras por produtos ou serviços de uma empresa, a previsão de demanda auxilia o planejamento financeiro. Isso porque, com previsões mais precisas, é possível melhorar a gestão de fluxo de caixa e planejar melhorar as entradas e saídas de dinheiro.

Com isso, as empresas podem, por exemplo, realizar orçamentos com mais precisão e otimizar o fluxo de pagamentos de fornecedores e demais custos operacionais.

💡Saiba mais: O que é e como planejar a estrutura de custos do seu e-commerce?

Contribui para a satisfação do cliente

Com a previsão de demanda a empresa tende a atender as expectativas e necessidades dos seus consumidores de maneira eficaz, já que ter uma estimativa da procura auxilia no processo de garantir um estoque sempre disponível.

Assim, as chances dos clientes encontrarem os produtos esgotados diminui e, consequentemente, a busca por alternativas na concorrência também.

Para empresas que trabalham com produção sob demanda, entender a previsão auxilia o negócio a planejar e melhorar a produção e abastecimento das matérias-primas necessárias para produção. Assim, o tempo de espera dos clientes reduz significativamente.

Além disso, em datas de grande procuras, como o Natal, por exemplo, as empresas podem se preparar para alocar funcionários para lidar com o atendimento ao cliente e oferecer suporte eficaz na resolução de dúvidas e também no pós-venda.

💡Saiba mais: O que é pesquisa de satisfação do cliente como fazer uma?

Redução de custos

Estabelecer a produção previamente evita horas extras desnecessárias ou contratações temporárias em épocas sem real necessidade.

Como fazer a previsão de demanda?

Agora que você já entendeu o que é previsão de demanda e seus benefícios, vamos conferir o passo a passo para aplicar o processo no seu negócio. Veja:

Avalie as necessidades da empresa

O primeiro passo para realizar a previsão de demanda com sucesso é avaliar as necessidades da empresa.

Para isso, você pode começar determinando os objetivos estratégicos do negócio e identificando quais áreas da empresa são mais críticas para a previsão de demanda, como produção ou logística, por exemplo.

Depois, é importante analisar a capacidade de produção, armazenamento e distribuição da empresa. Isso porque uma capacidade limitada pode exigir ajustes para conseguir atender a demanda estimada.

Ou seja, nessa primeira etapa é importante saber as necessidades internas da empresa para servir como base para a elaboração da previsão de demanda.

Estabeleca a metodologia

Nesta etapa, você pode escolher o método de previsão de demanda que se encaixa no seu negócio ou, se possível, combinar ambos para conseguir gerar uma estimativa mais precisa.

No caso da abordagem quantitativa é possível utilizar dados históricos para identificar padrões e tendências sazonais, sendo ideal para produtos com histórico de vendas.

Já a abordagem qualitativa coleta opiniões de clientes e do mercado no geral para prever a demanda com base nas tendências.

Colete os dados

Depois de estabelecer a metodologia, é hora de partir para a coleta de dados. Para isso, comece identificando as fontes e reunindo dados históricos de vendas, informações sobre promoções, períodos de sazonalidade no seu nicho de mercado e dados econômicos relevantes.

Além disso, extraia dados de sistemas internos, como CRM e ERP, e fontes externas, como relatórios de tendências de mercado.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Interprete os resultados

Por fim, é importante analisar os dados que foram coletados na etapa anterior. Para isso, você pode examinar os dados históricos e atuais a fim de identificar padrões e tendências de demanda, busque por variações sazonais e épocas que influenciam a economia dos consumidores.

Além disso, neste momento, é importante identificar possíveis erros nos dados. Então, se a análise resultar em valores muito discrepantes é interessante ajustar os dados que foram coletados.

📘 Confira o e-book: Calendário comercial para e-commerce

Entendeu a importância da previsão de demanda?

Ao longo deste artigo, vimos que a previsão de demanda pode ajudar a preparar o seu negócio a se preparar para a necessidade de compra dos consumidores em determinado período do futuro.

Então, investir nesse processo pode ser interessante para negócios que pretendem otimizar sua gestão de estoque, melhorar o planejamento financeiro e ainda garantir clientes mais satisfeitos.

Antes de ir, queremos fazer um convite especial: crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com as melhores ferramentas para aumentar suas vendas online!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

A previsão de demanda é um processo aplicado por empresas para prever a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores vão adquirir em um período de tempo futuro.

Para realizar a previsão de demanda é possível utilizar métodos quantitativos, como uso de dados passados de vendas para identificar padrões e tendências e métodos qualitativos, como opinião das pessoas ou pesquisas com clientes.

Realizar a previsão de demanda aumenta a eficiência na gestão de estoque das empresas, auxilia o planejamento financeiro, contribui para a satisfação dos clientes e ainda reduz os custos operacionais.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies