5 relatórios do Google Ads essenciais para o seu negócio
Pontos principais do artigo:
- Os relatórios do Google Ads são fontes de informação valiosas para mensurar o desempenho dos seus anúncios e fazer valer seu investimento na plataforma;
- Os principais relatórios do Google Ads são: Relatório de campanha, Relatório de palavras-chave, Relatório de termos de pesquisa, Relatório de estatísticas sobre leilões, Relatório de funis de pesquisa;
- Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível criar, configurar e instalar a tag global e o snippet de conversão do Google Ads em seu negócio.
Se você chegou até este conteúdo, provavelmente já sabe o que é o Google Ads e como a ferramenta pode te ajudar a alcançar um público maior com as suas vendas online. Mas, você conhece todos os relatórios do Google Ads para medir a sua performance?
Felizmente, a plataforma de publicidade online do Google oferece vários dados e ferramentas para ajudar você a analisar o desempenho dos seus anúncios. Nela, você pode conferir relatórios de campanhas completos, relatórios de palavras-chave da rede de pesquisa, termos de pesquisa e muito mais.
Neste artigo, você confere um guia completo para decidir quais relatórios do Google Ads devem ser analisados no seu negócio. Então, vamos lá? 👀
📹 Veja também: Como anunciar no GOOGLE ADS 2022? [Tutorial completo]
Por que usar relatórios do Google Ads?
Os relatórios do Google Ads são fontes de informação valiosas para mensurar o desempenho dos seus anúncios e fazer valer seu investimento na plataforma. Afinal, estamos falando de marketing de performance — uma estratégia de marketing digital focada em resultados.
Para atingir seus objetivos com os anúncios online na rede de pesquisa, você precisa analisar seus números de perto e entender o que está funcionando (e o que não está). Assim, você consegue direcionar o orçamento para as campanhas com maior potencial de atração de clientes e geração de conversões.
E é exatamente isso que os relatórios do Google Ads oferecem: parâmetros confiáveis para entender a performance dos seus anúncios dentro da plataforma. Com eles, você consegue checar as palavras-chave com melhores resultados, custo-benefício de campanhas, termos de pesquisa usados por concorrentes e muito mais.
Se você vende pela Nuvemshop, ou pretende criar uma loja grátis na maior plataforma de e-commerce da América Latina, acompanhar o desempenho dos seus anúncios fica ainda mais fácil. É possível criar, configurar e instalar a tag global e o snippet de conversão do Google Ads em seu negócio. Saiba como:
👉 Confira tutorial: Como vincular os códigos do Google Ads na minha Nuvemshop?
Quais são os relatórios do Google Ads?
A seguir, você confere os cinco principais relatórios do Google Ads que vão ajudar a otimizar as suas campanhas:
1. Relatório de campanhas
Na aba de campanhas do Google Ads, você poderá personalizar todos os resultados que quiser observar. Para isso, basta clicar em “Colunas” e escolher os filtros desejados.
Aqui você terá acesso a todos os dados possíveis e imagináveis sobre suas campanhas. Tudo o que você quiser saber sobre o rendimento delas, quantos cliques elas estão obtendo, quanto elas estão gastando, você poderá adicionar aqui.
Ainda dentro da aba “Campanhas”, você poderá personalizar o período de tempo em que o relatório contará os resultados. Por exemplo: se você filtrar por “7 dias atrás”, a ferramenta mostrará somente os resultados referentes à última semana. Esse relatório é bastante flexível e você poderá escolher as datas que desejar para avaliar.
Respostas que você encontrará no relatório de campanhas
Os principais dados que você pode acompanhar no relatório de campanhas são:
- Investimento efetivo na campanha;
- Custo médio para adquirir um cliente;
- Taxa de cliques (CTR);
- O posicionamento médio das suas campanhas (ordem de exibição dos anúncios nos resultados do leilão);
- Quantos cliques (e vendas!) você está perdendo por ter um orçamento ou um posicionamento médio insuficientes;
- Número de vezes que seus anúncios foram exibidos;
- CPC (custo por clique) médio: quanto você está pagando em média por cada clique;
- Cliques convertidos, ou seja, número de cliques que geraram uma venda ou um cadastro no site.
Acima, mencionamos apenas alguns pontos que você poderá analisar no relatório de campanhas. Ao personalizar as colunas, no entanto, você terá uma infinidade de outros dados disponíveis para serem adicionados. Basta acessar, decidir o que você quer ver e inserir. Simples assim!
A página de suporte do Google pode te ajudar caso você continue com dúvidas. Nela, você poderá fazer um tour pela sua conta descobrindo item por item do relatório e como tudo funciona. Vale a pena utilizar!
💡 Saiba mais: Quais são as métricas do Google Ads e como analisá-las?
2. Relatório de palavras-chave
Como o próprio nome sugere, no relatório de palavras-chave, você irá encontrar dados sobre o rendimento das suas palavras-chave.
Respostas que você encontrará no relatório de palavras-chave
Com o apoio do relatório de palavras-chave, você conseguirá observar resultados como:
- Palavras que gastam muito dinheiro e vendem pouco;
- Palavras que têm um bom CPA (custo por ação desejada, que pode ser uma venda, inscrição, download de app etc.), mas um ranking baixo;
- Palavras que têm um bom índice de qualidade, mas um ranking baixo;
- Palavras com um CPA pouco rentável.
Dica: todos os relatórios do Google podem ser baixados, ordenados e filtrados como você preferir.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?
3. Relatório de termos de pesquisa
Ainda dentro da aba de palavras-chave, clique em “Termos de Pesquisa” para ter acesso aos termos que os usuários digitaram no Google para chegar à sua página.
Respostas que você encontrará no relatório de termos de pesquisa
A partir do relatório de termos de pesquisa, você poderá analisar os seguintes pontos:
- Para quais buscas seus anúncios foram mostrados;
- Buscas que trouxeram vendas mesmo sem você ter incluído aquele termo como palavra-chave;
- Buscas irrelevantes para o seu negócio e que só geram despesas.
4. Relatório de estatísticas sobre leilões
Quando você anuncia pelo Google Ads, concorre com outras empresas em um leilão de links patrocinados. No caso, o anúncio com melhor lance e que melhor atende às boas práticas da plataforma é exibido ao usuário.
Com o relatório de informações do leilão para campanhas de pesquisa, você terá acesso às principais estatísticas sobre o tema:
Respostas que você encontrará no relatório de estatísticas sobre leilões
Com o relatório de estatísticas sobre leilões, você poderá entender os seguintes pontos:
- A cobertura dos anúncios dos seus concorrentes para as palavras-chave que você utiliza;
- Frequência com que um concorrente aparece acima de você na busca do Google;
- Quem aparece acima dos resultados orgânicos com mais frequência.
5. Relatório de funis de pesquisa
Para acessar o relatório de funis de pesquisa, basta acessar a Visão Geral do seu Google Ads e verificar as opções “Caminhos de conversão”, “Métricas de caminho” e “Conversões assistidas”.
Lembre-se de que, para utilizar o relatório de funis de pesquisa, você deverá configurar o acompanhamento de conversões antes. Essa opção ajuda você a avaliar se os cliques nos anúncios são eficientes em gerar atividades valiosas do cliente no seu site, como compras, inscrições e envio de formulários.
Veja como configurar o acompanhamento de conversões neste artigo do Google Ads.
Dica: assim como para todos os relatórios anteriores, o site de suporte do Google também possibilita que você faça um tour pela página dos funis de pesquisa para aprender mais sobre cada item.
Respostas que você encontrará no relatório de funis de pesquisa
No relatório de funis de pesquisa, você terá os seguintes insights:
- O impacto de cada uma de suas campanhas no processo de compra;
- Saber se uma campanha que gera poucas (ou nenhuma) vendas é importante no processo de compra;
- Conhecer o ciclo de compra dos seus clientes.
Tudo entendido sobre os relatórios do Google Ads?
Hoje nós vimos quais relatórios do Google Ads podem te ajudar a avaliar o desempenho das suas campanhas e anúncios da plataforma. Com calma, é possível se familiarizar com cada um dos recursos e obter análises completas para guiar suas decisões na mídia paga.
Se você ainda não vende pela internet, que tal começar hoje mesmo e criar sua loja virtual grátis? Conheça a plataforma da Nuvemshop. É rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙