Objeto roubado nos Correios: o que fazer para solucionar?

- Com o código de rastreamento do objeto em mãos, é possível acompanhar o andamento da entrega. Na maioria dos casos em que há um roubo, consta a expressão “objeto roubado” no site;
- Ao constatar o roubo de um objeto nos Correios, é necessário registrar uma ocorrência na agência mais próxima e apresentar a nota fiscal e o comprovante de postagem para possível ressarcimento;
- Use ferramenta de Rastreio de encomendas dos Correios desenvolvida pela Nuvemshop para identificar de forma simples e rápida se o seu objeto foi roubado ou extraviado.
Um terror que assombra empreendedores virtuais é a possibilidade de ter um objeto roubado nos Correios — e, infelizmente, isso acontece com frequência. Carteiros ou carros da estatal podem ser assaltados durante o trajeto ou, ainda, funcionários mal-intencionados podem desviar as mercadorias.
No entanto, até o produto chegar à casa do cliente, a responsabilidade pelo item é do lojista. Logo, é ele quem deve reembolsar o consumidor e dar entrada no processo de indenização junto aos Correios em caso de encomenda extraviada ou roubada.
Nesse sentido, se você é um empreendedor, continue com a gente e confira o que fazer quando o objeto é roubado nos Correios! 😉
E aproveite para usar o Rastreador de encomendas dos Correios para acompanhar de perto o trajeto dos objetos postados:
Como saber se o objeto foi roubado nos Correios?
Por meio do código de rastreamento dos Correios, você consegue acompanhar o andamento da entrega e se houve mesmo algum objeto roubado.
Na maioria dos casos em que há um roubo, consta a expressão “objeto roubado”, como na imagem a seguir:
Há relatos de que esta informação às vezes é confusa e nem sempre mostra a real situação da entrega. Contudo, se a encomenda passar da data-limite, saiba que é seu direito exigir aos Correios um relatório com dados precisos sobre onde está a mercadoria.
E se eu uso um serviço de envio em minha loja virtual?
Você deve acompanhar o envio pela ferramenta de rastreio oferecida pelo serviço de envios que você utiliza. No caso do Nuvem Envio, todos os pedidos aparecem listados com o código de rastreio e um link direto no painel da loja para o acompanhamento.
No caso de outros gateways de frete, você mesmo é quem deve monitorar a entrega no site dos Correios ou em ferramentas próprias da solução.
👉 Confira: Como acompanhar a entrega dos envios de Nuvem Envio?
Vale conferir também se o pagamento será feito diretamente a você ou por meio do serviço de frete contratado em seu e-commerce. Com o Nuvem Envio, quando o reembolso é confirmado, esse valor é devolvido diretamente por meio de créditos na carteira do lojista.
👉 Confira: Como funciona o Seguro no Nuvem Envio?
A seguir, você confere o que fazer para tentar sua indenização em caso de objeto roubado nos Correios.
💡Saiba mais: Como reclamar de uma encomenda atrasada dos Correios?
O que fazer quando um objeto é roubado nos Correios?
Após comprovar que a mercadoria realmente foi extraviada ou roubada, é necessário seguir alguns passos para receber o valor integral do item.
Antes de continuar a leitura, aproveite também para ver o vídeo com dicas do que fazer quando um objeto é roubado nos Correios:
Veja, a seguir, o que fazer quando o objeto é roubado nos Correios:
1. Solicite um Boletim de Ocorrência (B.O.)
Dependendo do valor do produto ou se você perdeu algum documento durante a entrega, vá a uma delegacia de polícia e faça um Boletim de Ocorrência (B.O.). Ele servirá como uma declaração importante na hora de entrar com o pedido de indenização junto aos Correios.
Se preferir, também é possível abrir um B.O. online por meio do site da Delegacia Eletrônica do seu estado.
2. Registre a queixa junto aos Correios
A Ouvidoria dos Correios é o primeiro lugar onde você deve solicitar uma indenização. Para isso, você precisa ligar na central de atendimento. Os telefones são:
- Para quem está em capitais e regiões metropolitanas a partir de fixos e celular e demais localidades para ligações feitas de celulares: 3003 0100;
- Para quem está em outras localidades e vai ligar de telefone fixo: 0800 725 7282;
- Para telefones fixos de todo o Brasil: 0800 725 0100.
E o horário de atendimento é:
- Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h;
- Sábado, das 8h às 14h.
- Não há atendimento em feriados.
Na ligação, você vai explicar a situação. Com isso, a orientação será solicitar a indenização online.
Nesse passo, você precisa do protocolo de atendimento do “Fale Conosco” (o canal que você ligou anteriormente), o e-mail cadastrado no protocolo e uma breve explicação do ocorrido para prosseguir com a solicitação.
Sem essa etapa, as chances de receber a indenização completa (valor da mercadoria + frete) junto à estatal são muito pequenas. Por isso, é importante registrar a queixa na ouvidoria dos Correios em caso de objeto roubado.
💡Saiba mais: Qual é o horário de funcionamento dos Correios?
3. Acesse o Procon
Em muitos casos, os Correios se dispõem apenas a cobrir o frete e pagar uma pequena porcentagem do valor do objeto roubado. Se você ainda estiver se sentindo lesado, uma alternativa é recorrer ao Procon. Infelizmente, esse processo pode ser bem lento e, até mesmo, não surtir o resultado esperado.
4. Recorra ao Juizado Especial Federal
Segundo relatos de pessoas que já tiveram objetos roubados nos Correios, o Juizado Especial Federal é um órgão que também pode auxiliar na resolução de alguns casos.
Para abrir um processo, vá até o Juizado Especial Federal da sua cidade munido de todas as provas possíveis: B.O., comprovante de postagem, histórico de venda, troca de e-mail com o cliente — tudo o que você tiver em mãos que possa provar que aquele objeto foi comprado e devidamente postado nos Correios.
Tal procedimento tem várias etapas e pode demorar muitos meses (talvez até mais de um ano). No entanto, se tudo der certo, no final você receberá o valor do produto e ainda alguma quantia referente aos danos morais sofridos.
Como proceder com o cliente em caso de produto roubado?
O seu consumidor precisa de uma resposta rápida. Ele não deve esperar que todo o processo se resolva para ter o produto que comprou. Portanto, explique o que aconteceu, mostre provas (como o status dos Correios), diga que lamenta o ocorrido e ofereça alternativas a ele.
Você pode tanto devolver o valor que foi pago, quanto perguntar se ele deseja receber outro produto. Neste último caso, você não deve cobrá-lo pelo frete e precisa esclarecer a nova data prevista para a entrega.
Se possível, junto da mercadoria, mande um mimo, como um brinde, por exemplo. Isso ajuda a reconquistar a simpatia do cliente depois do transtorno.
Como prevenir extravios ou roubos nos Correios?
Na maioria das vezes, enviar objetos pelos Correios é seguro, mas é importante saber que imprevistos como roubo ou extravio podem acontecer. Você pode minimizar estes riscos adotando algumas medidas de segurança:
Adote o Seguro de Valor Declarado dos Correios
Como vimos, existe a Indenização Automática dos Correios, porém conseguir recuperar o valor integral do objeto postado é praticamente uma missão impossível.
Por isso, existe o Seguro de Valor Declarado dos Correios, que garante ao cliente uma indenização do valor total informado no momento do envio. Nesse tipo de seguro, você recebe o valor total indicado em nota fiscal caso ele seja extraviado ou roubado.
Para contratar essa modalidade, você precisa pagar a taxa de ad valorem (cobrança adicional no valor do frete) e apresentar o produto a ser enviado com o Valor Declarado anexado por meio da Nota Fiscal ou do Formulário de Declaração de Conteúdo.
Simplifique o processo de envio das suas encomendas com o gerador de declaração de conteúdo grátis:
👉Ferramenta grátis: Gerador de declaração de conteúdo dos Correios
Preencha corretamente os dados do destinatário
Erros na hora de preencher o nome, endereço e CEP podem resultar em entregas em endereços errados e facilitar o roubo por funcionários mal-intencionados.
Por isso, confirme todas as informações antes de despachar o pacote e garanta que pequenos detalhes como número da casa/prédio e o complemento estejam corretos. Além disso, se possível, peça ao destinatário para indicar um ponto de referência. Essas informações facilitam que a mercadoria seja entregue para o destinatário correto.
Prefira embalagens discretas e reforçadas
O uso da embalagem no e-commerce é importante já que faz parte da experiência do consumidor. Entretanto, enviar o produto em uma embalagem que chame atenção ou que seja frágil pode aumentar os riscos de roubo ou extravio.
Assim, é necessário planejar uma embalagem sem marcas chamativas ou logos de produtos valiosos. Por exemplo, se estiver enviando um celular, evite a embalagem original e prefira uma caixa de papelão genérica.
Além disso, é importante lacrar bem todas as aberturas do pacote com fita adesiva resistente para dificultar uma possível violação. Em casos de objetos muito frágeis, inclua plástico bolha, isopor ou espuma para evitar possíveis danos no transporte.
💡Saiba mais: Embalagem danificada nos Correios: como proceder
Monitore a entrega
Por fim, mesmo com todos os cuidados anteriores, mantenha o código de rastreamento em mãos e acompanhe a entrega sempre que possível. Caso note qualquer tipo de atraso ou falhas de rastreamento, entre em contato com a estatal o quanto antes.
Pronto para resolver a situação de objeto roubado nos Correios?
Todo esse processo de objeto roubado nos Correios pode ser bem cansativo, mas, se você se sentir lesado, vá até o fim pelo seu direito. Também é possível optar por outra forma de frete, como contratar uma transportadora, por exemplo.
Se você ainda não vende pela internet, que tal criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, sem a necessidade de conhecimentos técnicos e você ainda conta com o Nuvem Envio para facilitar seu frete! 💙