Como fazer uma proposta comercial? [+ 5 modelos grátis]
- Proposta comercial é um documento utilizado para formalizar uma oferta de produto ou serviço para um cliente. Sua função é apresentar uma solução em detalhes e convencer o comprador a fechar o negócio;
- Uma proposta comercial contém capa, índice, introdução, objetivos, detalhes do produto ou serviço, apresentação da empresa, cronograma, preços, formas de pagamento e termos e condições.
- Para fazer uma proposta comercial, comece por uma capa atrativa com seu logotipo e um índice. Em seguida, introduza com o problema do cliente e a solução proposta. Depois, apresente sua empresa e os detalhes do produto e serviço. Então, siga para o cronograma e os preços. Por fim, inclua um termo de confidencialidade, informe a validade da proposta e deixe um campo para a assinatura de aprovação.
Se você tem uma empresa ou é um profissional freelancer, sabe como é importante captar clientes e fechar novos negócios. Mas será que você já tem uma proposta comercial eficiente ou ainda está enviando apenas orçamentos?
Mais do que informar o preço do seu produto ou serviço, você precisa convencer o cliente de que vale a pena comprar de você ou contratar seu trabalho. É justamente essa a função da proposta comercial: mostrar todos os motivos pelos quais vale a pena escolher sua oferta.
Neste artigo, vamos ensinar a como escrever uma proposta comercial passo a passo, apresentar modelos prontos e ajudar você a fechar mais negócios. Vamos lá? 📝
O que é proposta comercial?
Proposta comercial é um documento utilizado para formalizar uma oferta de produto ou serviço para um cliente. Sua função é apresentar uma solução em detalhes e convencer o comprador a fechar o negócio.
Geralmente, a proposta comercial é utilizada no mercado B2B (Business to Business, ou de empresa para empresa). Isso porque, como as vendas entre pessoas jurídicas são mais complexas, é necessário elaborar um documento com todas as informações sobre o produto ou serviço antes de fechar negócio.
Alguns exemplos de conteúdos que esse documento contém são a apresentação da empresa, forma de execução do serviço ou funcionalidades do produto, vantagens da oferta, cronograma de execução, metodologia utilizada, preços etc.
Desse modo, a proposta comercial serve para esclarecer todos os detalhes da oferta e firmar o acordo com a outra empresa. Lembrando que as vendas B2B podem ocorrer entre duas organizações ou entre um profissional freelancer e uma empresa.
No entanto, nada impede que seja feita uma proposta comercial no mercado B2C (Business to Consumer, ou de empresa para consumidor). Só não é muito comum, considerando a simplicidade das transações entre empresas e consumidores.
💡 Saiba mais: Nuvemshop B2B: como alcançar outras empresas com a plataforma
Como fazer uma proposta comercial?
Agora que você entendeu o que é proposta comercial, vamos aprender a escrever uma do zero. Acompanhe o passo a passo:
1. Comece pela capa
A capa da proposta comercial deve ser atrativa para causar uma boa impressão no cliente e destacar sua marca. Você pode usar um título padronizado como “Proposta Comercial de Marketing Digital”, por exemplo, e destacar seu logotipo.
Se preferir, também pode personalizar cada proposta com o nome da empresa ou cliente, o que torna o documento mais exclusivo.
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2. Inclua um índice
A próxima página da sua proposta comercial deve ser um índice com os tópicos abordados no documento. Então, deixe esse espaço reservado para os temas que você vai tratar nos passos seguintes.
3. Exponha o problema do cliente e a solução proposta
Toda proposta comercial tem o objetivo de apresentar uma solução para um problema de um cliente. Então, você deve começar sua argumentação detalhando a situação que o cliente trouxe, para depois apresentar o produto ou serviço que você oferece e que pode solucionar a demanda.
Por exemplo, se você presta serviços de webdesign, pode começar explicando que o cliente não tinha um layout à altura de sua marca e precisava de uma solução profissional. Em seguida, você deve argumentar por que seu trabalho é fundamental para solucionar esse problema e apresentar uma proposta de identidade visual com o conceito da empresa.
Nesse primeiro momento, não é preciso entrar em detalhes do produto ou serviço, já que ainda é uma introdução.
💡 Saiba mais: O que faz um web designer no e-commerce e como trabalhar na área
4. Apresente sua empresa
Depois de contextualizar problema e solução, você deve reservar um espaço para apresentar sua empresa. Fale sobre o histórico, principais clientes, principais produtos ou serviços e outras informações relevantes, como prêmios, estatísticas e cases de sucesso.
Aqui, vale tudo o que puder valorizar seu negócio e transmitir credibilidade ao cliente. Quanto melhor for a sua apresentação, maiores as chances de fechar negócio.
💡 Saiba mais: O que é proposta de valor e como criar uma?
5. Detalhe a solução proposta
Essa seção é dedicada aos detalhes da sua proposta comercial, tais como:
- Metodologia utilizada;
- Resultados esperados;
- Funcionalidades de um produto ou serviço;
- Métricas de desempenho;
- Escopo do trabalho;
- Entregas do projeto;
- Quantidade de horas de trabalho necessárias;
- Profissionais envolvidos;
- Materiais utilizados;
- Entre outros dados relevantes.
6. Estabeleça um cronograma
Agora é hora de falar de prazos. Crie um cronograma com todas as entregas do seu projeto e mostre ao cliente quando será realizada cada etapa do serviço.
Se necessário, você pode incluir responsáveis por cada entrega para deixar ainda mais claro como será o processo. Lembre-se de informar também os prazos de feedbacks e entrega de materiais e informações por parte do cliente.
7. Informe os valores e a validade
Com tudo explicado na sua proposta comercial, você já pode detalhar o orçamento. Aqui, devem ser informados preços, prazos de pagamento e formas de pagamento.
Também é importante explicar o que está sendo cobrado em detalhes, como valores de horas de trabalho, materiais, insumos etc.
E, claro, informe a data de validade da proposta, que normalmente é de 15 dias a partir da data de envio ao cliente.
8. Inclua um termo de confidencialidade
Para proteger as informações da sua empresa, é importante incluir um termo de confidencialidade para ser assinado pelo cliente. Dessa forma, você evita que dados confidenciais acabem vazando e que a concorrência tenha acesso à sua proposta comercial e preços.
Se necessário, você também pode acrescentar um regulamento com as normas e condições para a prestação do serviço.
9. Termine com a seção de aprovação
Por fim, recomendamos que você termine sua proposta comercial com uma conclusão e um termo de aprovação do cliente com campo de assinatura. Dessa forma, você aumenta as chances de ter o negócio fechado no final da leitura.
Dicas para fazer sua proposta comercial
Uma boa proposta comercial é o segredo para fechar mais negócios e ver sua empresa crescer. Confira algumas dicas para acertar na criação desse documento.
Conheça seu cliente
Se você está produzindo uma proposta de negócio, precisa conhecer bem o cliente que vai recebê-la para adequar a linguagem e atender às expectativas. Procure entender o que ele espera do produto ou serviço, qual tom prefere na comunicação, quais pontos acha mais relevantes, entre outros aspectos.
Valorize a sua marca
Sua proposta comercial deve colocar a sua marca em evidência e valorizar ao máximo a empresa. Então, dê destaque ao seu logotipo, fale sobre suas conquistas, ressalte experiências e tudo o que for relevante para convencer seu cliente a assinar.
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Use elementos visuais
Uma proposta cheia de texto pode se tornar maçante e desinteressante para o cliente. Para evitar esse problema, use elementos visuais, como imagens, gráficos, infográficos, além de outros recursos para enriquecer a apresentação e torná-la mais dinâmica.
Cumpra o prazo de entrega da proposta
Mostre seu comprometimento com o projeto entregando a proposta o mais rápido possível para seu cliente. Preste atenção para não exceder o prazo informado, pois se uma empresa demora até para enviar a proposta, imagine o que o cliente vai pensar sobre a pontualidade das entregas.
Faça o follow up da proposta
Depois de enviar a proposta comercial, é fundamental fazer o follow up, ou seja, acompanhar o processo de negociação. O ideal é entrar em contato um dia depois para perguntar se o cliente ficou com alguma dúvida ou se é preciso ajustar algo. Então, é preciso manter contato até a aprovação.
Você também pode marcar uma reunião online para negociar a proposta em detalhes, se for possível. Dessa forma, fica mais fácil vencer objeções e conseguir a aprovação do contratante.
Por que é importante fazer uma proposta comercial?
Enviar uma proposta comercial para o cliente aumenta — e muito — as chances de fechar negócio. Isso porque ele terá acesso a um documento com todas as informações sobre o produto ou serviço e repleto de motivos para contratar seu trabalho.
Se você encaminhar apenas um orçamento, perderá a chance de detalhar as vantagens da sua oferta, falar sobre sua experiência, valorizar sua marca e muito mais. Logo, a proposta comercial funciona como um instrumento de venda que aumenta as conversões.
Por exemplo, se você é um designer freelancer especialista em e-commerce, pode criar uma proposta comercial com detalhes da identidade visual pensada, defesa dos layouts e exemplos de banners que serão criados para o site do cliente. Dessa forma, o empreendedor terá uma visão muito mais clara do valor do seu trabalho antes de chegar à parte dos preços, aumentando suas chances de ser contratado.
Na Nuvemshop, por exemplo, os freelancers e empresas participantes do Programa de Especialistas Nuvemshop conseguem se destacar com propostas comerciais exclusivas. Dentro da plataforma, você terá seu trabalho recomendado para milhares de lojistas e ainda poderá aproveitar benefícios como comissão vitalícia de 20% sobre o valor da mensalidade de cada loja criada, suporte especializado e integrações profissionais.
💡 Saiba mais: 11 melhores sites para trabalhar como designer freelancer
5 modelos de proposta comercial pronta
Se você está em busca de modelos de proposta comercial, confira algumas opções personalizáveis que você pode editar gratuitamente no site Canva.
1. Proposta comercial genérica
O modelo de proposta comercial padrão do Canva é dividido entre as seções “Objetivos”, “Procedimentos”, “Prazos” e “Valores”. Então, se você busca um template enxuto para apresentar uma proposta resumida, essa é uma ótima escolha.
2. Proposta comercial de design
A proposta comercial de design oferecida pelo site Canva facilita a vida dos designers freelancers que precisam captar clientes e fechar projetos. O template tem espaço para o logotipo da empresa e uma sugestão de página padronizada para preencher com os conteúdos do projeto.
3. Proposta comercial de marketing
A proposta comercial de marketing do Canva tem espaço para resumo executivo, visão geral do projeto, mercado-alvo e metas. No entanto, você pode personalizar o documento como quiser, adicionando novas páginas a partir do layout base.
4. Proposta comercial de design de interiores
A proposta comercial de design de interiores do Canva é pensada para designers e arquitetos que precisam apresentar seus projetos de forma profissional. O layout é simples, elegante e fácil de editar, com espaço para honorários e inserção de plantas e mockups.
5. Proposta comercial de startup
A proposta comercial de startup é um modelo do Canva que pode ser usado para apresentar ideias de negócio inovadoras de modo geral. O template tem seções de introdução, detalhes da empresa, pesquisa de mercado e cronograma.
Entendeu o que é proposta comercial e como fazer uma?
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a criar uma proposta comercial campeã para fechar mais negócios. Então, que tal aproveitar o aprendizado e oferecer seus serviços para os clientes da Nuvemshop?
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