O que é PSP do recebedor, como funciona e como ligar com pagamento rejeitado?
PSP significa Payment Service Provider, ou Provedor de Serviços de Pagamento, que é um software intermediador utilizado para processar pagamentos na internet. Em outras palavras, o sistema facilita transações financeiras, como transferências de dinheiro, pagamentos online e operações com cartões de crédito e débito.
Por trás de cada compra online, existem várias empresas e sistemas que tornam possíveis as transações na internet. Quando você fecha um carrinho em uma loja virtual, por exemplo, é possível que o PSP do recebedor esteja processando seu pagamento na outra ponta.
Essa sigla representa um dos sistemas mais modernos no mundo dos pagamentos online, capaz de conectar consumidores, lojas virtuais, adquirentes, bandeiras e contas bancárias em segundos.
No entanto, não existem softwares à prova de erros. Por isso, é provável que você já tenha se deparado (ou ainda vá se deparar) com a mensagem “pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor”.
Entenda, a seguir, o que esse erro significa e o que fazer se você tiver uma transação recusada. Vamos à leitura? 👀
O que significa pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?
Um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor é uma transação que não é concluída devido a uma recusa do sistema de pagamentos da conta de destino. Se você já se deparou com a mensagem de erro “Transação não concluída — pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor” após fazer um Pix, precisa entender por que isso acontece e como solucionar esse problema.
Geralmente, a rejeição do pagamento pode ser causada por instabilidades no sistema, erros na digitação de dados e questões relacionadas à segurança. Outros motivos comuns são o cancelamento da conta de destinos ou irregularidades no CPF ou CNPJ do recebedor.
Para saber como agir diante de um pagamento rejeitado pelo PSP, precisamos voltar alguns passos e compreender o que é e como funciona esse sistema. Acompanhe os próximos tópicos para ficar por dentro do assunto!
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O que é PSP do recebedor?
PSP significa Payment Service Provider, ou Provedor de Serviços de Pagamento, em português. Basicamente, é um sistema de pagamentos que conecta uma empresa, um cliente e uma instituição bancária para intermediar transações financeiras.
No caso, o recebedor é quem recebe o pagamento — geralmente, uma empresa que está recebendo o dinheiro de uma compra. Logo, o PSP do recebedor é o software intermediador utilizado para receber o valor de uma transação em uma conta bancária.
A vantagem do PSP é que ele cria um canal seguro para a finalização de compras. Quando um consumidor faz um pagamento com esse recurso, o lojista recebe o valor da venda sem ter acesso aos dados financeiros do cliente.
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Como funciona o PSP?
O PSP funciona como um intermediador de pagamentos semelhante a um subadquirente ou gateway de pagamento. Ou seja, sua função é conectar uma empresa, um consumidor e uma bandeira de cartão e/ou instituição financeira para validar uma transação.
A diferença é que o PSP é um serviço mais abrangente, uma vez que ele processa o pagamento de ponta a ponta e garante a segurança dos dados dos consumidores.
Alguns exemplos de subadquirentes famosos no mercado são o Mercado Pago, o PayPal, e o PagSeguro. Já os PSPs mais conhecidos são Pagar.me, Stripe e Adyen.
Quando um consumidor faz uma compra em um e-commerce, por exemplo, o PSP faz a conexão com o adquirente responsável e verifica se há saldo ou limite disponível para pagamento junto à bandeira de cartão ou à instituição financeira responsável. Se estiver tudo certo, a transação é autorizada e a loja virtual recebe o pagamento sem precisar ter acesso aos dados financeiros do cliente.
Além disso, o PSP pode ter outras funções adicionais, como a retentativa automática no caso de transações recusadas, o split de pagamentos e a multiadquirência (retentativa de pagamento em diferentes adquirentes para aumentar as chances de aprovação).
Se você está buscando uma solução de pagamentos semelhante ao PSP para o seu e-commerce, pode contar com o Nuvem Pago — o único gateway de pagamento que não cobra tarifa por venda para lojistas Nuvemshop e já vem totalmente integrado à sua loja virtual.
Quais são os motivos para pagamento rejeitado pelo PSP?
Os principais motivos por trás de um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor são:
Instabilidade no sistema
Mesmo os melhores provedores de pagamentos estão sujeitos a momentos de instabilidade e interrupção dos serviços. Por isso, um dos motivos para a rejeição da transação pode ser um problema técnico temporário que deixou o PSP do recebedor fora do ar.
Divergências nos dados
Outra causa comum para uma falha no pagamento são as divergências nos dados utilizados na transação. Se você teve um Pix rejeitado pelo PSP do recebedor, por exemplo, é possível que a chave Pix utilizada esteja incorreta.
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Problemas de segurança
Em alguns casos, o PSP do recebedor pode identificar sua transação como suspeita por alguma razão. Nessas situações, o sistema bloqueia o pagamento devido ao risco de fraude.
Isso costuma acontecer quando a movimentação da conta de destino é incompatível com a transação recebida, por exemplo.
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Conta irregular
Se houver qualquer pendência ou irregularidade com a conta de destino de uma transação, o pagamento será rejeitado pelo PSP do recebedor. Isso ocorre quando a conta bancária está inativa, cancelada ou bloqueada.
Pendências no CPF ou CNPJ
Por fim, se o destinatário do pagamento estiver com o CPF ou CNPJ irregular, também é provável que o pagamento seja rejeitado pelo PSP. Isso pode acontecer se a pessoa não declarar o Imposto de Renda ou estiver inadimplente com o governo, por exemplo.
O que fazer em caso de pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?
Se você tiver um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor, a primeira medida a ser tomada é esperar um pouco e repetir a transação após alguns minutos. Dessa forma, se for uma instabilidade temporária, a segunda tentativa pode funcionar.
Na hora de refazer o pagamento, confira atentamente os dados do cartão utilizado ou da chave Pix. Assim, você garante que as informações estão corretas e que o PSP conseguirá processar a transação.
Se o erro persistir, fale com o recebedor e peça para ele entrar em contato com a instituição financeira para verificar se existe alguma pendência na conta bancária. Se for um problema com a conta ou com o CPF/CNPJ, somente o destinatário poderá resolver a situação.
Por fim, se você fez um Pix e ele ficou pendente, ou seja, o valor saiu da sua conta mas não chegou até o recebedor, é provável que o PSP tenha retido a transação para analisar um risco de fraude. Nesse caso, pode levar até uma hora para que a transação seja recusada ou aprovada pelo sistema.
Se você está tendo problemas constantes com pagamentos rejeitados pelo PSP do recebedor, talvez seja o momento de trocar de serviço. Lembre-se de que, com o Nuvem Pago da Nuvemshop, você tem o detalhamento dos motivos de transações recusadas e pode acompanhar de perto o desempenho dos seus pagamentos.
Entendeu tudo sobre o PSP do recebedor e as transações recusadas?
Agora, você nunca mais terá dúvidas ao se deparar com um pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor. Se não for possível concluir a transação, o destinatário deverá oferecer uma alternativa para o envio do valor.
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Referência:
Guia de implementação dos procedimentos de devolução no Pix, com ênfase no Mecanismo Especial de Devolução — Banco Central do Brasil.