O que é PUDO e como adotar os pontos de retirada na logística?

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Pontos principais do artigo:
  • PUDO é um modelo de entrega com pontos de retirada.  Com ele, os clientes escolhem locais e horários específicos para retirar seus pedidos, oferecendo maior flexibilidade;
  • O pick-up e drop-off oferece vantagens como redução de custos, diminuição dos problemas na entrega, redução dos gases poluentes, aumento da satisfação dos clientes e logística reversa simplificada;
  • Se você quer agilizar as entregas da sua loja virtual e conseguir os melhores preços em fretes, conheca o Nuvem Envio, a solução logística da Nuvemshop.

Se você ainda não sabe o que é PUDO, vale a pena conhecer essa modalidade de entrega cheia de vantagens. Afinal, um frete rápido e econômico é decisivo para suas vendas do e-commerce!

De acordo com uma pesquisa do Baymard Institute, metade dos consumidores entrevistados admitiram que desistem da compra se a taxa de frete for muito cara. Além disso, 19% disseram que abandonam a compra se o prazo de entrega for muito demorado.

Nesse cenário, o PUDO (pick-up e drop-off) entra em cena como uma solução logística inovadora para oferecer alternativas de entrega mais flexíveis e convenientes para os clientes. Uma dica: tem a ver com pontos de retirada.

Se você quer saber mais sobre o que é PUDO, como ele funciona e quais as principais vantagens do modelo, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 📦

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O que é PUDO (pick up e drop off)?

PUDO é um ponto estratégico onde é possível fazer a retirada de uma mercadoria ou deixar um produto para ser devolvido nas compras online, em e-commerces ou marketplaces. A sigla PUDO é a abreviatura do inglês pick-up e drop-off, que, em português, pode ser traduzido como entrega e retirada.

Sendo assim, PUDO é um modelo inovador de entrega e coleta que permite que consumidores retirem e devolvam suas mercadorias adquiridas online em um ponto de entrega específico, em vez de precisar esperar pela encomenda em casa.

Nesse sistema, os pontos de retirada e coleta geralmente são espaços comerciais ou casas que oferecem o serviço de PUDO em parceria com grandes empresas, como Amazon e transportadoras, como Jadlog.

O objetivo desse sistema é que a entrega e devolução de encomendas seja feita de forma confiável. Além disso, o PUDO busca oferecer maior flexibilidade para os consumidores, já que possibilita a escolha do ponto de coleta mais conveniente para buscar ou devolver suas compras.

💡Saiba mais: Frete mais barato: como cobrar menos nas entregas do seu negócio?

Como funciona o modelo PUDO?

O modelo PUDO inclui diferentes opções que revolucionam a forma como os consumidores recebem suas compras online, gerando mais flexibilidade para o processo. A seguir, confira as principais modalidades usadas no processo logístico de pick-up e drop-off:

Pick-up point

O pick-up point são os pontos de retirada das mercadorias compradas online. Esses pontos podem ser prestadores de serviço ou estabelecimentos comerciais como lojas de conveniência, supermercados e farmácias, por exemplo.

Esse modelo logístico é chamado de PUDO (pick-up e drop-off, ou retirada e entrega) e vem se tornando popular devido à conveniência e praticidade. Isso porque, com ele, os consumidores não precisam esperar pela entrega da encomenda em casa: basta buscar o pacote em um ponto estratégico.

É importante ressaltar que, neste modelo, os pontos de retirada são endereços credenciados para receber entrega e coleta de mercadorias e atuam em parceria com transportadoras. Além disso, precisam atender alguns requisitos, como localização, disponibilidade e horário de funcionamento.

O objetivo do pick-up point é oferecer flexibilidade ao consumidor já que permite que escolham o melhor local e horário para efetuar a retirada de suas compras online. Esse modelo costuma ser útil para pessoas que moram em prédios sem portaria ou em casas e não podem ficar o dia inteiro esperando pelas entregas.

Além disso, as lojas físicas se beneficiam do modelo ao se tornarem pontos de retirada. Isso porque um estabelecimento que adere ao pick-up point recebe vários consumidores retirando e deixando produtos, o que aumenta o fluxo da loja e, consequentemente, as vendas.

💡Saiba mais: Como enviar encomenda por transportadora no e-commerce?

Click & Collect

Popularmente conhecido, em português, como “clique e retire”, o modelo permite aos clientes realizarem a compra online e retirarem o produto na loja, ao invés de esperar pela entrega em domicílio.

O click & collect é muito utilizado em e-commerces de moda e calçados que também possuem loja física, já que permite a integração dos canais online e offline. Para o lojista, essa estratégia oferece a oportunidade de gerar vendas adicionais. Isso porque, quando o cliente vai até a loja para retirar um pedido, é comum que ele acabe comprando outros produtos disponíveis.

Além disso, o click & collect é responsável por diminuir o número de trocas e devoluções de produtos, já que o cliente tem a chance de experimentar o produto na loja antes de levá-lo para casa.

Esse modelo combina a facilidade da compra online com a flexibilidade de escolha do momento de retirada, evitando problemas como entregas perdidas, custo com ou frete e a necessidade da espera pelo pacote.

👉 Confira: Como configurar a retirada em loja física na minha Nuvemshop?

Lockers

Lockers são armários inteligentes, geralmente localizados em supermercados ou shoppings e permitem que os clientes retirem ou devolvam suas mercadorias de maneira autônoma com o auxílio de dispositivos eletrônicos.

Imagem mostrando uma mulher fazendo o uso de um locker inteligente.

Exemplo de locker inteligente.

Os armários são uma solução segura para o recebimento e envio de mercadorias. Nesse modelo, o cliente pode desbloquear o locker para retirar a mercadoria utilizando um QR Code ou Pin Code.

Esse tipo de PUDO ajuda a reduzir custos de logística para as empresas e também diminui o número de encomendas extraviadas.

Social pick-up

O social pick-up é um ponto de retirada de mercadoria onde qualquer pessoa com um CEP residencial pode fornecer um espaço livre da sua casa para se tornar um ponto de coleta de compras online realizadas por outras pessoas. Ou seja, é um ponto de retirada alternativo ao pick-up point realizado em estabelecimentos comerciais.

Esse modelo de PUDO permite que pessoas com espaços ociosos consigam gerar uma renda extra. Além disso, o social pick-up flexibiliza ainda mais o processo de recebimento e devolução de mercadorias, já que um endereço residencial em um bairro se torna uma ótima alternativa para quem não pode ir a um ponto de coleta tradicional, mais afastado dos bairros.

Quais são as vantagens do PUDO?

Como vimos, o modelo PUDO aprimora a experiência do cliente ao oferecer flexibilidade e conveniência na retirada de mercadorias. Além disso, o PUDO pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa.

Confira abaixo algumas vantagens que podem impactar positivamente o seu negócio:

Redução de custos

Uma das principais vantagens em adotar o PUDO é a redução de custos para o negócio. Isso porque ao centralizar a entrega e devolução de mercadorias em pontos de coleta específicos, é possível reduzir a quilometragem percorrida pelos veículos da empresa.

Com isso, as empresas conseguem otimizar a rota e, consequentemente, diminuir o gasto com combustível, manutenção de veículos, mão de obra e, de quebra, conseguem otimizar o tempo dos entregadores.

Diminuição dos problemas na entrega

Outra vantagem do PUDO é a diminuição dos problemas de entrega. Um dos principais desafios na logística do e-commerce é a entrega do produto, ou seja, o processo de last mile.

Isso porque, nessa etapa, o consumidor pode não estar em casa para receber a mercadoria. Assim, a empresa precisa retornar ao mesmo endereço outra vez para realizar mais uma tentativa de entrega, gerando custos excessivos para o negócio.

Além disso, com o PUDO, as empresas reduzem o risco de extravio de mercadorias ou dificuldade de encontrar o endereço correto, seja por falta de preenchimento nos dados de entrega, por erros operacionais ou entregas em área de risco.

💡Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual e quais as melhores estratégias

Redução dos gases poluentes

A redução dos gases poluentes emitidos no last mile é uma das grandes vantagens do PUDO. Ao centralizar as entregas em pontos de coleta específicos, as empresas conseguem otimizar a rota dos veículos de transporte.

Assim, com menos veículos circulando para realizar entregas individuais, existe uma redução significativa no consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa.

Ou seja, o PUDO pode ser o primeiro passo para se tornar sua empresa sustentável, isso porque o modelo é visto como uma ação a ser adotada por negócios que desejam inserir a logística sustentável em suas operações para torná-las mais verdes e conscientes.

💡Saiba mais: O que é logística verde e como implementar?

Aumento da satisfação do cliente

O modelo pick-up e drop-off permite que os clientes escolham onde e quando retirar seus pedidos feitos online, aumentando a satisfação do cliente ao oferecer maior flexibilidade e conveniência no processo de entrega.

Além disso, o PUDO personaliza a experiência de compra, já que permite que o consumidor ajuste o processo logística de acordo com suas necessidades e preferências individuais, tornando o processo eficiente e menos frustrante.

Logística reversa simplificada

Por fim, temos a vantagem da logística reversa no modelo PUDO, já que a devolução e troca de produtos é simplificada.

Todo esse processo tende a ser muito demorado e cansativo quando feito da forma tradicional: imprimindo etiquetas, embalando de acordo com normas e encarando longas filas dos Correios em horário comercial.

Já com o PUDO, a opção de devolver itens em locais específicos de coleta com diferentes horários de funcionamento, torna as devoluções mais práticas e convenientes para os clientes.

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Como adotar o PUDO no e-commerce?

A forma mais simples de adotar o modelo logístico PUDO no seu e-commerce é integrar sua loja virtual com plataformas de logística (os chamados gateways de transportadoras). Esses sistemas atuam como intermediários, conectando seu negócio a diversas transportadoras e pontos de coleta e retirada.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode integrar sua loja virtual com a Kangu, que oferece fretes até 75% mais baratos e tem uma rede com mais de 4 mil pontos de coleta.

Outra opção do mercado é a Pegaki, permite que você faça o envio dos seus pedidos por meio da sua rede de pontos de coleta e também por qualquer agência dos Correios, sem burocracia de contratos.

⚙️ Instale o aplicativo: Kangu

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Entendeu o que é PUDO?

Otimizar o processo de entrega das mercadorias com o PUDO é uma ótima forma de aprimorar a experiência do cliente e pode gerar diversos benefícios para ambas as partes.

Se você tem uma loja física, que tal expandir seu negócio para o mundo virtual? Na Nuvemshop você pode criar uma loja virtual grátis e configurar a modalidade PUDO de retirada em uma loja física, o click & collect! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre PUDO

PUDO são pontos onde é possível fazer a retirada de uma mercadoria e deixar um produto para ser devolvido nas compras realizadas online em e-commerces ou marketplaces.

As modalidades do PUDO são: pick-up point, click & collect, lockers e social pick-up.

Depositado no PUDO Jadlog significa que a remessa saiu do Centro de Operações (CO) e está a caminho do pick-up point escolhido pelo destinatário.

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