Que comida vender para ganhar dinheiro: 20 opções para lucrar

- São muitas as comidas que você pode vender para ganhar dinheiro, graças ao baixo investimento e ao grande potencial de lucro;
- Alguns tipos de comida que dão dinheiro são: marmitas, salgados, bolos e tortas, brownies, brigadeiros, pão caseiro, hambúrguer, etc.;
- Para ganhar dinheiro vendendo comida é só criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e escolher a melhor opção de frete para você.
Se tem um setor da economia que supera qualquer crise, é o da alimentação. Então, se você quer empreender de forma certeira, chegou a hora de saber que comida vender para ganhar dinheiro.
A vantagem de atuar com alimentos é que existem muitas opções com investimento baixo e lucro atrativo. Nesse caso, você pode cobrar melhor pela mão de obra, que é o grande segredo das comidas mais vendidas.
Além disso, você pode vender em uma loja física, em uma loja virtual ou começar um delivery em casa. Descubra, a seguir, o que fazer de comida para vender e como ganhar muito dinheiro nessa área. Vamos lá? 🍔
Que comida vender para ganhar dinheiro na internet?
Para vender comida pela internet e ter lucro, é importante escolher produtos que tenham boa demanda, margem de lucro e que sejam fáceis de enviar. Algumas opções são:
- Marmitas;
- Salgados;
- Bolos e tortas;
- Pão caseiro;
- Brigadeiro gourmet.
💡 Saiba mais: Como embalar brigadeiro para atrair mais clientes?
Se você se interessou por algum desses itens ou quer saber outras comidas para vender na internet e ganhar dinheiro, confira a lista completas:
1. Marmitas
É impossível falar de vender de comida para ganhar dinheiro sem mencionar as famosas marmitas. Elas são práticas, fáceis de fazer e representam um clássico na mesa dos brasileiros.
De acordo com dados do Sebrae, foram criadas quase 300 mil marmitarias entre 2019 e 2022 — um salto de mais de 60% nesse segmento.
A explicação está na pandemia da Covid-19, que impulsionou os pedidos de delivery, e no crescimento do cenário fitness no Brasil, com o aumento das lojas de suplemento e do incentivo à alimentação saudável.
Com isso, além do tradicional delivery de marmitex, surgiram negócios de marmitas congeladas vendidas em kits. A vantagem desse modelo é poder se planejar para criar cardápios diferenciados e atender nichos específicos, como marmitas fitness, vegetarianas, low carb (baixo carboidrato), voltadas a dietas com restrições alimentares etc.
💡 Saiba mais: Como vender comida pela internet?
2. Salgados
Em qualquer época do ano, os salgados são uma boa pedida para as confraternizações ou um lanche despretensioso. As possibilidades são inúmeras: coxinhas, risoles, empadas, quibes, enroladinhos e muito mais.
Você pode trabalhar com a venda de salgados congelados em grandes quantidades e montar uma loja de salgados, por exemplo, vendendo tanto de forma presencial, quanto pela internet. Outra forma de lucrar é vender salgadinhos fritos e assados na hora por delivery.
💡 Saiba mais: Guia de como fazer salgados para vender
3. Bolos e tortas
Bolos e tortas doces continuam sendo excelentes opções de comidas para vender e ganhar dinheiro. A dica é oferecer receitas clássicas, como bolo de cenoura com chocolate e torta holandesa, mas também apostar em sabores diferenciados.
💡 Saiba mais: Como fazer bolo caseiro para vender?
Uma tendência que vem ganhando o paladar dos brasileiros é o bolo de rolo, uma receita tradicional de Pernambuco que traz uma massa fina enrolada com goiabada.
Na Nuvemshop, por exemplo, a loja virtual A Padoquinha faz sucesso vendendo bolos de rolo para todo o Brasil. Com o Nuvem Envio, a empresa consegue fretes atrativos para seus clientes e envia os produtos com total segurança.
Além disso, se você preferir vender seus produtos via delivery, também pode configurar um frete personalizado. Nesse caso, é preciso assinar um dos planos da Nuvemshop, que custam a partir de R$ 59 ao mês, com direito a teste grátis de 7 dias.
4. Copo da felicidade
Depois da febre dos bolos de pote, o brasileiro foi além e criou o copo da felicidade: um copo com várias camadas de ganache, mousse, cremes, frutas e o que mais a imaginação permitir.
A ideia é oferecer diversos sabores e texturas em um único doce. Ao mesmo tempo, fica muito mais fácil saborear várias camadas comendo de colher em um copo.
E o melhor: qualquer pessoa consegue fazer um copo da felicidade. É só intercalar cremes, frutas, farofas doces, chantilly, confeitos e o que mais você quiser para montar suas próprias receitas.
💡 Saiba mais: Guia completo para começar a vender doces pela internet
5. Pão caseiro
Sabia que os brasileiros consomem 2,3 milhões de toneladas de pão por ano? É o que dizem os dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP).
Então, se você está pensando no que vender de comida, considere o pão caseiro como um forte candidato. Atualmente, a tendência é comercializar pães com fermentação natural, pães integrais e versões sem glúten.
💡 Saiba mais: Passo a passo de como fazer pão caseiro para vender
6. Brigadeiro gourmet
O doce mais tradicional do Brasil merece uma chance no seu negócio de alimentação. Mas não basta fazer o brigadeiro comum: é preciso ousar com receitas de brigadeiro gourmet para surpreender os clientes.
No caso, o doce “gourmetizado” precisa ter ingredientes nobres, como o cacau em pó no lugar do achocolatado, e uma apresentação impecável. Alguns sabores irresistíveis são o brigadeiro de pistache, de capuccino, de creme brulée e de paçoca.
💡 Saiba mais: 8 receitas imperdíveis de brigadeiros para vender: lucre com 8 receitas imperdíveis
7. Brownie
Que tal aprender como montar uma browneria e lucrar muito com esses doces deliciosos? A receita original do brownie veio dos EUA, lá do século 19, e segue conquistando os paladares do mundo todo no século 21.
É um bolo compacto, geralmente de chocolate, feito em um tabuleiro e cortado em quadrados. Hoje, você pode fazer brownie para vender em vários sabores, como chocolate, banana, doce de leite, coco, avelã etc.
A vantagem é que o doce é muito fácil de fazer, rende bastante e atrai muitos consumidores ávidos pelo brownie perfeito.
💡 Saiba mais: Como embalar brownie para vender?
8. Doces natalinos
Se você está pensando no que fazer de comida para vender e ganhar dinheiro, é importante aproveitar as receitas típicas das datas comemorativas. No Natal, por exemplo, os doces natalinos bombam nas confeitarias.
Você pode fazer panetone e chocotone, bolos natalinos, biscoitos decorados, rabanadas, pudins, pavês, tortas e muito mais. Dá para ganhar um bom dinheiro vendendo pela internet, por delivery e até mesmo aceitando encomendas maiores para ceias de Natal.
💡 Saiba mais: Ideias de doces natalinos para vender e lucrar no fim de ano
9. Molho de pimenta
O Brasil vem se destacando como um grande produtor de pimentas — e o consumo interno vem crescendo na mesma proporção. Então, por que não aproveitar essa tendência para produzir molhos de pimenta caseiros e lucrar com esse segmento?
Antes, os consumidores tinham apenas as opções de molhos importados, que acabavam pesando no bolso. Agora, estão surgindo vários fabricantes artesanais para concorrer no mercado nacional e ampliar o acesso ao produto.
Para lucrar nesse segmento, aposte em molhos de pimenta dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro, pimenta vermelha, pimenta-jalapenho etc. O importante é oferecer desde as mais leves até as mais picantes, para todos os paladares.
💡 Saiba mais: Como fazer molho de pimenta para vender?
10. Geleia
Na mesma tendência dos molhos picantes, as geleias vêm se multiplicando no mercado com versões artesanais. A vantagem é que a receita é muito simples: basta cozinhar frutas com açúcar, pectina e uma substância ácida para chegar à textura ideal.
Com esse modo de preparo básico, você pode fazer geleia de diversos sabores, como morango, uva, maracujá, pêssego, amora, framboesa etc. Existem inclusive as geleias salgadas, como as de pimenta, gengibre e tomate, que vão bem em receitas gourmet.
💡 Saiba mais: O que precisa para abrir um negócio de geleias?
11. Hambúrguer artesanal
O hambúrguer artesanal fez tanto sucesso no Brasil que até ultrapassou a pizza nos mais pedidos do delivery, segundo um estudo da Hubster. Então, vender esses sanduíches se tornou uma atividade lucrativa em qualquer lugar do país.
Alguns segredos para lucrar no segmento são:
- Criar seu blend (mistura) secreto de carnes com sabor e textura únicos;
- Oferecer opções veganas e vegetarianas;
- Caprichar em molhos especiais e autorais;
- Oferecer os famosos combos com bebida e acompanhamento;
- Acompanhar tendências, como os queijos empanados e os pães coloridos.
💡 Saiba mais: Como fazer hambúrguer para vender?
12. Crepes e panquecas
Se você abrir um aplicativo de delivery agora, com certeza verá opções de crepes, panquecas e wraps perto de você. Esses lanches ganharam o Brasil pela sua praticidade, baixo custo e rapidez de preparo, além da variedade de sabores.
Basicamente, são sanduíches “embrulhados” em uma massa fininha, às vezes mais crocante, às vezes mais macia. Eles fazem muito sucesso com o público fitness e consumidores que valorizam opções mais saudáveis, mas também podem agradar aos fãs de junk food em versões super-recheadas.
13. Pizzas e calzones
O mercado de pizzaria cresceu impressionantes 500% no Brasil desde 2013, segundo uma pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Mesmo com o surgimento de concorrentes de peso, a boa e velha pizza continua fazendo parte da mesa dos brasileiros.
Para ter sucesso nesse mercado hoje, você precisa buscar receitas diferenciadas, utilizar ingredientes de qualidade e investir em uma marca forte.
💡 Saiba mais: Como fazer minipizza para vender?
14. Pastel
O pastel tem origem asiática, mas se tornou uma das comidas mais vendidas do Brasil. Os sabores clássicos como queijo e carne continuam populares, mas também vale a pena oferecer inovações como pastel de feijoada, pastel de cachorro-quente e pastel com borda recheada.
Há quem inove ainda mais e ofereça pastéis em formatos divertidos. Você já se imaginou, por exemplo, comendo um pastel que parece uma capivara? Acredite: tem empreendedores lucrando com essa criatividade!

Pastel de capivara (Capistel) da banca Osamu Yamashiro de Curitiba (PR). Reprodução: Revista PEGN.
15. Churros
Que tal ganhar dinheiro vendendo churros doces e salgados? Na prática, é uma simples massa à base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frita em óleo vegetal.
Os recheios tradicionais são doces como chocolate e doce de leite, mas existem versões salgadas de queijo, linguiça, bacon e vários outros sabores.
16. Poke
O poke é uma comida tipicamente havaiana que está conquistando países tropicais como o Brasil. Basicamente, é um bowl (tigela) com uma base de arroz japonês, grãos ou folhas, sobre a qual são adicionados diversos ingredientes frescos, como peixe, castanhas, frutas, chips etc.
O prato é finalizado com um molho generoso, que pode ser o clássico shoyu com limão ou versões mais contemporâneas como mostarda e mel. De modo geral, o poke lembra bastante pratos da culinária japonesa e atrai consumidores com um estilo de vida mais saudável.
Atualmente, existem diversas franquias de sucesso de comida havaiana, mas você também pode criar um negócio próprio do zero.
17. Frango assado e frito
A carne de frango é campeã de consumo no Brasil e pode ser o seu ingrediente principal para lucrar no ramo de alimentação. Existem dois principais caminhos a seguir: o tradicional frango assado para almoços de família ou o petisco de frango frito típico da culinária estadunidense.
O frango no balde ou no pote é a maior inovação desse mercado. Nesse caso, conseguir uma fritura sequinha e crocante é o segredo para impulsionar as vendas — além de oferecer molhos irresistíveis.
18. Açaí
O açaí brasileiro ganhou o mundo e o consumo do produto no mercado nacional cresce 15% ao ano, segundo dados da Embrapa. As iogurterias se foram, as paletas mexicanas não tiveram o sucesso esperado, mas o açaí segue firme e forte na preferência dos consumidores.
Por isso, ainda vale a pena investir em um negócio de açaí para ganhar dinheiro. A tendência é oferecer outros produtos complementares, como o creme de cupuaçu e sorvetes diversos, além de coberturas criativas.
19. Massas
Os negócios de massas artesanais, frescas ou congeladas, vêm crescendo no Brasil. Elas são práticas, exigem ingredientes baratos e fazem sucesso em almoços e jantares de família.
No entanto, para se destacar nesse segmento, você precisa ter um cardápio variado e que vá além do macarrão à bolonhesa. A dica é trabalhar com tipos diferentes de massas, como canelloni, tagliatelle, lasanha, farfalle, etc.
E, claro, os molhos são as grandes estrelas do prato. Aposte em ingredientes nobres como frutos do mar, aspargos e vinhos para se diferenciar e fidelizar sua clientela.
💡 Saiba mais: Guia completo para vender vinho pela internet
20. Comida para pets
Por fim, se você está em dúvida sobre que tipo de comida fazer para vender, que tal apostar no mercado pet? Pois é, a alimentação natural para cães e gatos é uma tendência crescente e altamente lucrativa.
Nos últimos anos, surgiram inúmeras empresas que oferecem combos de comida para cachorro natural e recomendada por veterinários. Para ter sucesso nesse ramo, você deve montar cardápios planejados para diferentes portes e necessidades.
Quer saber como fazer isso na prática? A VegPet, empresa Nuvemshop Next, começou comercializando itens básicos para os animais e atualmente já têm uma linha própria de alimentos e acessórios. Confira a história da marca e inspire-se:
🚀 Conheça o case de sucesso: VegPet fatura R$ 1,2 milhão com produtos para pets
Como vender comida pela internet?
Após ter um ideia em mente sobre com o que trabalhar, você deve estar se perguntando em como vender comida na internet, certo? Confira, a seguir, como começar o seu negócio de alimentos online:
1. Monte um plano de negócios
Montar um plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja iniciar com uma loja de alimentos. Ele funciona como um roteiro com todas as etapas e recursos necessários que você precisa definir antes de começar a operação.
Para fazer o seu, parta das seguintes questões:
- Qual o nome da empresa?
- Qual o modelo de negócio?
- Quais são os canais de venda (redes sociais, loja física ou virtual etc.)?
- Quais produtos serão vendidos?
- Quem são os concorrentes?
- Qual o diferencial competitivo da empresa?
- Quem são os fornecedores?
- Como será feita a gestão financeira da empresa?
Ao se orientar por essas questões, é possível criar um plano de negócios completo e bem estruturado para a sua loja online. Vale a pena lembrar que investir no planejamento é fundamental para o sucesso da sua empresa.
Se precisar de um modelo editável para essa etapa, baixe um plano de negócios agora mesmo gratuito:
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2. Escolha um nicho de mercado
Como falamos anteriormente, vender todos os tipos de alimentos em sua loja online é uma tarefa complicada.
Então, é importante definir o seu nicho de mercado. Você pode escolher abrir uma loja especializada em alimentos naturais ou até mesmo uma loja especializada em um público com restrição alimentar, como intolerantes a lactose ou glútem. Use a sua criatividade e procure uma área que ainda não está saturada e que existam pessoas procurando por esses produtos.
A grande vantagem em definir um nicho específico é que você pode suprir a necessidade do seu público-alvo de maneira satisfatória, o que pode acarretar um maior sucesso nas vendas.
3. Identifique o público-alvo
Nesta parte, é importante definir uma persona para o seu negócio, ou seja, uma representação semifictícia do cliente ideal.
Ao vender brigadeiros gourmet, por exemplo, o seu público-alvo pode ser definido como mulheres, em sua maior parte, que procuram por momentos de indulgência, presentes sofisticados ou opções diferenciadas para eventos especiais. Veja o exemplo:
Maria tem 32 anos, é casada, tem dois filhos e trabalha como gerente de marketing de uma grande empresa. Ela mora em São Paulo e adora experiências gastronômicas, especialmente doces refinados. Com uma rotina intensa, Maria busca pequenas formas de prazer no dia a dia, como saborear um brigadeiro gourmet após um longo dia de trabalho. Ela também gosta de presentear amigos e familiares com doces, valorizando embalagens bem elaboradas e sabores diferenciados. Além disso, Maria se preocupa com a qualidade dos ingredientes e aprecia marcas que entregam conveniência, seja por meio de delivery rápido ou assinatura mensal de doces.
Com essa construção, por exemplo, podemos tirar ideias valiosas sobre o que seria interessante para essa persona em uma loja de brigadeiros gourmet. Se Maria aprecia doces refinados, tem uma rotina intensa e busca momentos de prazer no dia a dia, seria interessante oferecer um serviço de delivery rápido e embalagens elegantes para presente.
Além disso, um clube de assinatura de brigadeiros gourmet poderia ser uma excelente opção, permitindo que ela receba, periodicamente, uma seleção exclusiva de sabores sofisticados sem precisar se preocupar em fazer pedidos constantes. Dessa forma, ela garante um toque de doçura na rotina de forma prática e conveniente.
Então, identificar o seu público-alvo pode te ajudar a criar estratégias de atração específicas. Dessa forma, as chances de atrair clientes e gerar vendas aumentam.
Descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
4. Defina a sua plataforma de vendas
Para ter uma loja de alimentos online de sucesso, é essencial escolher uma plataforma de e-commerce completa. Uma boa estrutura facilita a operação e contribui para o crescimento do negócio.
Antes de decidir, avalie se a plataforma oferece recursos fundamentais, como opções de pagamento, cálculo de frete, integração com redes sociais e diferentes formas de envio. Também é importante analisar os custos, verificando taxas que possam impactar sua margem de lucro.
Outro fator crucial é o suporte ao cliente. Contar com atendimento eficiente e suporte técnico pode evitar problemas que prejudiquem as vendas.
A Nuvemshop, por exemplo, permite criar uma loja gratuitamente, oferecendo suporte especializado, assistente virtual 24h e uma Central de Atendimento com conteúdos explicativos.
Aproveite esses benefícios e comece a vender hoje mesmo!
5. Legalize a sua loja
Nesta etapa, é essencial formalizar sua loja online de alimentos para garantir que o negócio esteja dentro da lei. Para isso, é necessário obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Você precisa definir o seu tipo de empresa, escolhendo a forma jurídica mais adequada como MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo. Caso tenha dúvidas nesta etapa, é fundamental contratar um especialista em contabilidade.
💡Saiba mais: Como criar um CNPJ de loja virtual?
6. Planeje os meios de entrega
A qualidade da entrega é um fator essencial para a satisfação do cliente em uma loja online de alimentos. Garantir que os produtos cheguem frescos e em perfeitas condições faz toda a diferença.
Uma opção é oferecer entrega personalizada, levando os pedidos diretamente ao cliente em horários e datas previamente combinados. Se optar por esse modelo, defina um raio de entrega para evitar atrasos e custos extras.
Caso não seja viável realizar entregas próprias, avalie transportadoras que ofereçam envio no mesmo dia ou no dia seguinte. Plataformas como a Nuvemshop possuem integrações que facilitam esse processo em determinadas regiões.
👉Confira: Como configurar um frete personalizado na Nuvemshop?
7. Defina a identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a sua marca, como logotipo, cores e as imagens. Ter esses componentes definidos pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e conquistar a confiança dos clientes.
Para começar, defina a paleta de cores da sua empresa. Aqui, o “pulo do gato” é utilizar psicologia das cores para escolher aquelas que mais combinam com a marca, criando uma paleta que transmita a mensagem que se deseja. Em uma loja de alimentos, é comum utilizar tons fortes, como amarelo e vermelho, porque estimulam o apetite e criam uma sensação de urgência.
O logotipo também é fundamental para a identidade visual da sua empresa, deve ser criado para que seja reconhecido e lembrado pelos clientes. Para te ajudar nesta tarefa, a Nuvemshop desenvolveu um criador de logo. Nele, basta inserir o nome e selecionar o segmento da sua empresa para receber opções de ideias de logos. Use gratuitamente:
👉 Ferramenta grátis: Criador de logo gratuito
Depois de definir a identidade visual, é importante que ela esteja presente em todas as plataformas utilizadas pela sua empresa, como a loja virtual, as redes sociais, as embalagens e cartões. Dessa forma, você constrói uma marca que tem mais chances de se consolidar no mercado e se destacar.
8. Divulgue a sua loja
Se você já realizou todas as etapas anteriores, chegou o momento de caprichar na divulgação da sua loja de comida online.
Uma estratégia básica de divulgação de loja, é criar perfis nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo. Normalmente, o Instagram é utilizado pela maior parte das pessoas, então aproveite a plataforma para divulgar as fotos dos pratos e dos demais itens. Além disso, ofereça promoções e descontos exclusivos para os seguidores.
Você também pode investir em parcerias com negócios locais, como hotéis, restaurantes e buffets, por exemplo. Assim, você consegue aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes.
💡Saiba mais: O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?
Já sabe o que vender de comida para ganhar dinheiro?
Gostou das ideias do que vender de comida para ganhar dinheiro? Esperamos que esses exemplos tenham inspirado você e que um deles seja escolhido para iniciar sua jornada empreendedora!
Se você quer prosperar no ramo da alimentação, o e-commerce pode ser um caminho promissor. Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite as diversas opções de frete para entregar comida da forma mais eficiente possível! 💙