Como fazer uma promoção queima de estoque na sua loja?
- A queima de estoque é uma estratégia de vendas em que o lojista reduz o preço dos produtos para se livrar rapidamente do excesso de mercadoria parada;
- Geralmente, os melhores momentos para uma promoção de queima de estoque são na troca de coleção, em datas comemorativas ou na renovação de estoque;
- Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e gerar cupons de desconto fazer queimas de estoque contando com os melhores parceiros para agilizar as entregas.
Está com produtos parados na loja e precisa renovar seu catálogo? É sinal de que está na hora de fazer uma promoção de queima de estoque, que é a melhor forma de vender muito em pouco tempo!
Afinal, quem não gosta de uma boa liquidação? Esse é o momento em que os consumidores correm para aproveitar as ofertas e limpam o estoque da sua loja virtual ou física, permitindo que você renove o fluxo de caixa para investir em novas mercadorias.
Neste artigo, você vai entender o que significa queima de estoque, quando fazer esse tipo de promoção, modalidades de desconto para oferecer e algumas frases promocionais para utilizar na sua estratégia. Vamos lá?
O que significa queima de estoque?
Queima de estoque é o momento em que a loja decide realizar uma ação promocional com o objetivo de reduzir ou acabar com o estoque parado de determinado produto ou do negócio de modo geral.
Essa estratégia pode ser feita de muitas formas diferentes — selecionadas de acordo com o perfil do seu público-alvo. Algumas ações de queima de estoque são:
- Oferecer cupons de desconto;
- Criar estratégias de desconto progressivo, descontos relâmpagos, desconto por indicação etc;
- Promover a redução de preços ou incentivar promoções como leve 2 pague 1;
- Montar kits de produtos com descontos especiais;
- Entre outros.
Na prática, por mais que você tenha que dar descontos mais agressivos, o volume de vendas compensa a margem de lucro menor. Além disso, você reduz os custos com estoque parado e evita prejuízos com peças que podem perder valor no mercado.
💡Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?
Quando fazer uma queima de estoque?
Não existe uma data certa para fazer a promoção queima de estoque. Essa necessidade vai surgir de acordo com com a gestão de itens armazenados em cada negócio, momento que a empresa está vivendo e os interesses dos clientes.
Por isso, para saber quando fazer uma queima de estoque, a empresa deve avaliar suas próprias características. No entanto, existem algumas situações em que pode valer a pena investir em uma liquidação de ponta de estoque. Veja:
1. Itens encalhados nas prateleiras
Esse tipo de ação é muito importante para abrir espaço para novidades, atuando como a demarcação do fim de um período ou coleção. Afinal, sem essa liberação de espaço, é muito difícil buscar itens novos para a loja.
Além disso, se os itens ficam encalhados nas prateleiras, eles começam a se transformar em prejuízo. Por isso, ainda é melhor vendê-los a preço de banana do que eles continuarem parados ali e se tornarem dinheiro jogado fora.
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2. Produto saindo de moda
Para te ajudar a entender quando fazer a queima de estoque, vamos usar como exemplo os alimentos. Quando eles estão prestes a vencer, é comum que sejam vendidos a preços muito baixos — até mesmo por valores que não cobririam os custos da sua produção.
Isso acontece porque, em pouco tempo, eles serão obrigatoriamente jogados no lixo. Portanto, é mais vantajoso vendê-los a um preço mais baixo do que acabar não recebendo nada por eles.
Com produtos não perecíveis há uma dificuldade diferente, porque eles não têm data de validade. Contudo, após algum tempo, aquele item sai de moda e para de ser vendido. O fim de uma tendência é como a data de vencimento, ele sempre chega.
💡 Saiba mais:
- Quais são as principais tendências do e-commerce para 2024?
- O que é dark store e como funciona esse modelo de loja?
3. Datas comemorativas
Se você quer dar vazão a alguns produtos, mas não sabe quando é o melhor momento, as datas comemorativas sempre são uma boa opção. Pode ser o Natal, o Mês do Consumidor ou até o Dia do Cliente, por exemplo.
O importante é escolher uma data que se comunique com o seu público para realmente aumentar as vendas. Muitas lojas de produtos femininos, por exemplo, usam o Dia da Mulher, que é uma data comemorativa secundária, para oferecer grandes descontos e queimar o estoque de mercadorias paradas.
💡 Saiba mais: O que é produto sazonal e como aumentar as vendas durante o ano?
4. Black Friday
Nos últimos anos, a Black Friday tem batido recordes de vendas no Brasil. A data — que demorou a ganhar a confiança do consumidor brasileiro — agora é vista como um dos melhores momentos para as vendas no varejo. Tanto que a ocasião é muito aproveitada para a realização da queima de estoque nas lojas.
Segundo a pesquisa NuvemCommerce 2023, 53% das empresas entrevistadas realizaram uma campanha na Black Friday no último ano. Entre as lojas virtuais com faturamento acima de R$ 50 mil por mês, o percentual sobe para 76%.
Além disso, o faturamento superou os R$ 127 milhões. Por isso, vale a pena aproveitar o momento em que os consumidores já estão dispostos a gastar para considerar uma queima de estoque e aumentar as vendas.
💡 Saiba mais: O que é Black November e como criar uma estratégia?
5. Oportunidade de renovação de estoque
Se você tem um novo produto em vista com grande potencial de vendas, é melhor segurar a empolgação antes de renovar seu estoque. Afinal, um novo item muito atrativo pode despertar a atenção dos consumidores e fazer com que os antigos fiquem encalhados.
Então, a dica é fazer a queima de estoque antes de incluir novos produtos no seu catálogo. Assim, as novidades já chegam com o estoque em dia, sem risco de prejuízo. Nas promoções de janeiro, por exemplo, muitas lojas aproveitaram o início de ano para renovar as coleções e liquidas mercadorias do ano que passou.
💡 Saiba mais: 9 estratégias para criar uma campanha de desconto
Como vender na queima de estoque?
Se você já entendeu quando é o momento mais indicado para liquidar seus produtos parados, é muito importante também pensar em como fazer uma queima de estoque.
Acredite: da mesma forma que uma data comemorativa importante para o seu público-alvo chamará mais a atenção dele, o método correto de promoção também vai contar muito.
Para isso, existem diversas formas de fazer essa queima de estoque. A seguir, separamos algumas delas:
1. Comece por um diagnóstico do que deve sair
Para entender melhor quais produtos precisam ser vendidos, o primeiro passo é realizar um diagnóstico das vendas e do estoque. O que está demorando muito para sair? Por qual motivo? Quem comprou está avaliando bem o produto?
Temos a tendência a achar que o único motivo que atrapalha as vendas de um produto é o preço. Contudo, em alguns casos, pode ser o valor do frete que está muito alto ou, ainda, a falta de uma descrição mais completa do produto para convencer os clientes a comprá-lo.
Nesse caso, uma promoção de frete grátis acima de X reais em compras seria mais interessante que um desconto no produto. Esse é o tipo de compreensão que você terá ao realizar o seu diagnóstico.
2. Planeje as datas comemorativas com antecedência
Antes de colocar todo o seu site em promoção, verifique quais são as datas comemorativas mais vantajosas para o seu negócio. Não vale a pena fazer uma promoção hoje e, na semana seguinte, precisar pensar em outra campanha para contemplar uma nova data.
Por isso, mapeie os dias mais importantes logo no início do ano e tente aliar as promoções de queima de estoque a esses períodos. Assim, você evita “desperdiçar” descontos em épocas paradas e garante que os descontos vão trazer ainda mais vendas para o negócio.
💡 Saiba mais: Como usar estratégias de cuponagem para impulsionar as vendas?
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3. Crie um plano de divulgação
Para a sua campanha promocional é fundamental fazer a divulgação com antecedência. O sentimento de antecipação é um dos principais gatilhos mentais do e-commerce e pode ser uma poderosa ferramenta do mundo das vendas.
Tente priorizar o planejamento da queima de estoque para conseguir criar uma boa divulgação da ação, com publicação em redes sociais, e-mail marketing e até anúncios pagos. Assim, você tem certeza que o máximo de clientes vai ficar sabendo das ofertas.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
4. Faça promoções temáticas
Além da data comemorativa, também é interessante inserir um tema nos itens que estão em promoção. No Dia da Árvore, por exemplo, podem estar de promoção todos os produtos que são feitos com material reciclado, por exemplo.
Geralmente, esse tipo de ação tem uma grande chance de viralizar entre os integrantes de determinado grupo de fãs. Isso pode impulsionar consideravelmente as vendas — além de aumentar a popularidade da marca.
💡 Saiba mais: 14 técnicas para potencializar as vendas do e-commerce
5. Trace metas e corra atrás delas
Com o diagnóstico, você saberá o que deve ser vendido. No planejamento da campanha, você selecionará os produtos que farão parte dessa queima de estoque. Mas, além disso, outro ponto importante são as metas de vendas.
Analisando todos esses fatores citados anteriormente, procure determinar a quantidade de vendas que deseja realizar ou até o montante em dinheiro que será arrecadado nessa ação. Ter um objetivo ajuda a não perder o foco quando a queimar estiver acontecendo.
💡 Saiba mais: 23 dicas de como vender mais de forma eficiente
Ideias de frases de queima de estoque
Existem técnicas de escrita voltadas para transformar o que se diz em algo ainda mais atrativo — os famosos gatilhos mentais. Se você já fez uma compra por impulso, por exemplo, é muito provável que ela tenha sido desencadeada por gatilhos mentais!
Isso porque os gatilhos são elementos capazes de disparar algum sentimento, sensação ou pensamento nas pessoas. Quando usados nas vendas, eles ajudam a convencer o consumidor a comprar determinado item.
Na sua estratégia de queima de estoque, é importante inserir boas frases de convencimento para conduzir o cliente à venda. A seguir, separamos algumas frases de queima de estoque para se inspirar. Veja:
- “Queima de estoque: últimas unidades”
- “Faltam apenas X produtos para acabar o estoque”
- “Superqueima de estoque: produtos com X% de desconto”
- “É SÓ HOJE: todos os produtos por X reais”
- “Desconto progressivo: 2 produtos são 20% e 3 são 30%”
- “Frete grátis para TODA a loja”
- “Parcelamento em X vezes sem juros”
- “X produtos imperdíveis pela metade do preço”
- “Compre todos os produtos com desconto agora mesmo”
- “Você está perdendo tempo, corra”
- “O presente da sua mãe pela metade do preço”
- “Garanta hoje um presente inesquecível”
- “Fim de ano pela metade do preço”
- “Fim de ano com desconto é só hoje”
- “A melhor oferta só até meia-noite”
- “A sua melhor chance, simples assim”
- “Quer comprar o seu produto dos sonhos? Hoje é possível”
- “Comece hoje a mudança da sua vida! Compre com desconto até X horas”
- “Este cupom é para virar o jogo”
- “Que tal um cupom para deixar seu dia mais feliz?”
- “Mude de vida com a nossa linha X! Preços promocionais por tempo limitado”
- “Dormiu, perdeu! Confira as promoções AGORA”
- “Apenas X unidades restantes, corra”
- “Compre agora e ganhe um brinde”
- “As primeiras X compras levam mais desconto!”
- “Você e sua amiga: desconto na compra de 2 produtos para presentear quem você ama”
- “Quem tem amigo tem tudo: desconto do dia do amigo”
- “Comece agora a realizar os seus sonhos (e com desconto)”
- “Participe da maior queima de estoque da história da loja”
- “Este produto é perfeito para você. Compre com desconto”
💡 Saiba mais: 50 frases para atrair clientes pelo WhatsApp e pelas redes sociais
Tudo certo para vender na queima de estoque?
Neste artigo, foi possível entender o que é queima de estoque, quando ela pode ser feita e como elaborar uma promoção para limpar as prateleiras. Mas lembre-se de que cada empresa deve planejar sua campanha pensando em sua própria realidade e circunstância, certo?
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