O que é quick commerce e como adaptar seu negócio a esta realidade?

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Pontos principais do artigo:
  • O quick commerce é um modelo logístico para vendas online em que os consumidores recebem suas compras em poucos minutos ou horas;
  • O foco do q-commerce está na agilidade e qualidade dos processos, aprimorando a logística para se adequar aos novos modos de compra;
  • A plataforma de vendas influencia diretamente na eficiência do quick commerce. Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e tenha mais agilidade ao administrar uma plataforma de e-commerce superintuitiva e com integração com diferentes meios de envio!

Na busca por tornar a compra online cada vez mais simples e atrativa, o segmento de e-commerce vive em um constante processo de evolução e inovação. O quick commerce, também conhecido como q-commerce, é uma forma de aprimorar a agilidade e a qualidade nas entregas.

De forma resumida, o quick-commerce, ou entregas ultrarrápidas, é caracterizado pela entrega de produtos, geralmente, em menos de uma hora. Esse modelo de negócios tem foco em conveniência e rapidez, sendo muito utilizado para entregas de mercadorias de primeira necessidade, como alimentos, bebidas, remédios e itens de conveniência.

Então se você quiser mais sobre o assunto, veja como funciona o quick commerce, quais são as suas vantagens e como se adequar a um mercado progressivamente mais competitivo e dinâmico. Se você ainda não tem uma loja virtual, crie a sua de graça na Nuvemshop e integre o seu negócio com diferentes meios de envio:

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O que é quick commerce?

Quick commerce (ou “comércio rápido”, na tradução livre) é uma modalidade de vendas online que tem como proposta realizar entregas extremamente rápidas, ou em outras palavras, em questão de minutos ou poucas horas. A ideia é gerar vendas baseadas no senso de urgência e trazer mais comodidade aos clientes.

Para isso, as empresas precisam se adaptar e criar uma estrutura propícia, que consiga atender aos pedidos rapidamente e, paralelamente, mantenha o valor do frete igualmente competitivo.

Como funciona o quick commerce?

O q-commerce trabalha com um conceito parecido com o da pronta-entrega, em que os produtos já estão prontos para serem enviados ou em fase de finalização. No entanto, nesse caso, o grande destaque está no planejamento logístico otimizado e na gestão de estoque meticulosa, a fim de garantir uma entrega ultrarrápida.

Normalmente, as empresas que prestam esse tipo de serviço operam por meio de dark stores, também conhecida como “loja escura” ou “loja fantasma”.

São espaços fechados ao público, focados em atender exclusivamente aos pedidos online. Dessa forma, conseguem centralizar as tarefas e atender prontamente, criando um fluxo rápido de separação e envio.

Outra opção é operar localmente, com várias lojas na mesma cidade. Ao cobrir uma área de atuação maior, consegue-se viabilizar um escoamento logístico acelerado e eficaz — desde que, evidentemente, haja uma equipe totalmente focada no quick commerce.

Essa é uma ideia parecida com os multi CD, uma estratégia que descentraliza a operação logística e pulveriza os centros de distribuição, tornando as entregas mais rápidas e o frete mais barato.

Quais são as vantagens do quick commerce?

O q-commerce é muito vantajoso para empresas que desejam modernizar as entregas e oferecer um serviço de qualidade ao público. A seguir, reunimos todos os benefícios que ele pode proporcionar:

Fidelização de clientes

A agilidade é a base de tudo o que falamos até agora. Atender com maestria a urgência das pessoas é o que chamará a atenção do público e o motivará a voltar a comprar na sua loja.

E nem precisamos dizer que nada melhor do que ter uma base de clientes satisfeitos e dispostos a consumir sempre, não é mesmo? Portanto, cuide para que o nível de serviço seja sempre excelente e atenda às necessidades dos consumidores.

📹 Veja também: Como fidelizar clientes na sua loja virtual? 5 estratégias potentes para lucrar mais

Comodidade

Proporcionar a conveniência de receber as compras em tão pouco tempo é, certamente, um grande passo para encantar os clientes.

Desde que a entrega seja feita com cuidado e qualidade, a comodidade proporcionada pode se igualar ou até mesmo superar a experiência do cliente em uma loja física. Ou seja, essa é mais uma fatia de mercado que sua empresa pode alcançar, ampliando a base de consumidores.

💡 Saiba mais: Como fazer a personalização da experiência de compra do seu cliente

Redução de estoque

O quick commerce exige que o controle de estoque seja rigoroso, dado que os itens devem estar sempre à mão e na quantidade certa para garantir a eficiência nos envios.

Sendo assim, a empresa evita produzir mais do que o necessário, reduzindo o desperdício e os custos.

💡 Saiba mais: O que é estoque mínimo e como fazer o cálculo no meu negócio?

Diminuição do custo logístico

Por falar em redução de custos, outra vantagem é a economia com gastos logísticos.

Por exigir proximidade da operação com a área que se deseja atender, há redução significativa nas despesas de combustível, pedágios e manutenção.

Além do mais, algumas empresas optam por contratar transportadoras ou empresas terceirizadas, o que também pode reduzir os encargos administrativos.

💡 Saiba mais:

Diferencial competitivo

Ao optar por trabalhar com as entregas ultrarrápidas, sua empresa automaticamente ganhará destaque no mercado e terá grandes chances de aumentar suas vendas.

Dessa maneira, a tendência é captar novos clientes, aumentar o seu market share, ou seja, a fatia de mercado que sua empresa dominará, e se distanciar de seus concorrentes.

💡 Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja virtual?

Como implementar o quick commerce?

Garantir que seus clientes tenham esse benefício não é tão simples quanto pode parecer. No Brasil, o quick commerce funciona bem no tradicional sistema de delivery de comida, e timidamente em outros setores, como mercado, farmácias e pet shops, por exemplo.

Implementar esse modelo logístico é complexo, pois as empresas precisam ter uma estrutura bem consolidada para que tudo funcione de acordo com o divulgado pela marca e esperado pelos consumidores.

Confira os principais pontos de atenção para implementar a entrega expressa em seu negócio:

Faça um bom planejamento de processos

Sem um ótimo planejamento e gestão de processos, a operação certamente ficará comprometida. Entenda como seria um fluxo perfeito para o seu modelo de negócio, analisando todas as etapas: a venda, a separação, o manuseio de embalagens e a entrega.

Faça simulações e certifique-se de que não haja gargalos, pois cada obstáculo enfrentado nas atividades pode significar prejuízo ou má reputação para o seu negócio.

A dica é contar com a automação para e-commerce, já que ela é fundamental para ter um processo mais rápido e regular.

💡 Saiba mais: O que é packing e qual sua importância na logística?

Controle o estoque com precisão

Outro aspecto de extrema importância é o monitoramento preciso de estoque. A organização e a disposição estratégica dos itens nesse modelo são primordiais, uma vez que os responsáveis pela separação deverão encontrar imediatamente o que precisam.

Além de controlar o fluxo de entrada e saída de mercadorias com a ajuda de um sistema de gestão, também é fundamental manter o abastecimento sob controle, repondo o que for necessário para que as vendas corram bem.

Não se esqueça de contar com fornecedores confiáveis e que ajudem a suprir sua loja com rapidez caso você tenha um volume alto e inesperado de vendas.

💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores? Veja os critérios

Escolha uma plataforma de e-commerce com boas integrações de frete

A seleção de uma plataforma para hospedar sua loja virtual faz toda a diferença. Afinal, você precisará integrar todas as atividades com os aplicativos e softwares necessários para que a automação funcione com excelência.

Desse modo, conte com uma plataforma robusta, segura e, ao mesmo tempo, simples e intuitiva, como a Nuvemshop. Aliás, um dos recursos disponíveis para os nossos lojistas é o Nuvem Envio, que centraliza a gestão logística e oferece os melhores tempos de entrega e valores de frete, com base em algoritmos inteligentes. Legal, né? Então, que tal começar a vender pela maior plataforma de e-commerce da América Latina? Crie sua loja grátis:

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Capriche na comunicação

As pessoas simplesmente amam uma entrega rápida e bem feita. Para aproveitar a popularidade do quick commerce e aumentar consideravelmente as suas vendas, divulgue a operação em seus canais e nas redes sociais.

Investir no SEO local para que o serviço apareça nas buscas da internet por quem está na sua região também é uma boa forma de mostrar essa vantagem para a vizinhança.

Lembre-se de que a comunicação é essencial para viabilizar o quick commerce. Para que seu funcionamento seja factível, a empresa precisará gerar um volume de vendas considerável, com a finalidade de arcar com os custos de aluguel e manutenção do espaço, equipe dedicada, logística e gastos em geral.

Já em termos de atendimento, ter agilidade na resolução de possíveis entraves com os seus clientes também é imprescindível nesse tipo de negócio, visto que a base da oferta é justamente essa: a prontidão.

Tudo pronto para entregar seus produtos ainda hoje?

O quick commerce ainda não é uma realidade para todos os cantos do Brasil, mas pode ter certeza que ele está ganhando mais adeptos a cada dia.

Conforme a urgência dos consumidores aumenta e as empresas procuram se tornar mais competitivas, é provável que esse cenário mude muito em breve.

Sendo assim, que tal se antecipar e correr para estruturar a melhor operação logística do seu nicho de mercado?

Para isso, conte com a experiência e recursos da plataforma líder na América Latina. Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conheça as vantagens de ter como parceira uma empresa na qual o cliente está realmente no centro de todas as iniciativas. Corra, os seus clientes não querem mais esperar. 😉💙

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Perguntas frequentes sobre quick commerce

Quick commerce é um modelo logístico em que as empresas oferecem entregas ultrarrápidas, ou seja, em minutos ou poucas horas.

O modelo funciona online e conta com uma operação totalmente estruturada para atender a pedidos com entregas muito rápidas. Todo o processo de compra (pedido, separação e envio) é controlado por uma equipe exclusiva, alocada em pontos estratégicos da cidade, permitindo um envio muito mais ágil.

Além de oferecer comodidade e atender ao senso de urgência dos consumidores, o q-commerce possibilita reduzir custos e é um diferencial competitivo para as empresas.

No e-commerce, os pedidos e o estoque normalmente são centralizados e os prazos seguem o período estipulado pelos Correios ou pelas transportadoras. No caso do quick commerce, a operação é descentralizada e feita para atender estritamente aos clientes que buscam entregas ultrarrápidas, diminuindo o tempo de envio.

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