6 tipos de recomendação de produtos infalíveis
- Recomendação de produtos é um método usado no e-commerce para atrair a atenção dos clientes, além de aumentar a conversão e o ticket médio;
- Existem vários modelos de recomendação populares, que se baseiam no histórico de navegação, compras ou em personalizações predeterminadas de acordo com a estratégia das marcas;
- Ao criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop, você pode usufruir das melhores opções do mercado para potencializar as suas vendas e lucrar mais.
Um dos maiores desafios para os empreendedores que têm um e-commerce é captar a atenção do público e se destacar da concorrência. Nesse sentido, uma tática se tornou popular no meio online: a recomendação de produtos.
Trata-se da aplicação de ferramentas que usam dados de navegação, compras ou outros critérios para sugerir itens que possam ser do interesse dos clientes.
Para se ter uma ideia da importância desse método, uma pesquisa da McKinsey revelou que 35% das receitas da Amazon provêm da recomendação de produtos. E, se você quer aplicar essa mesma estratégia na sua loja, continue a leitura!
Neste artigo, vamos entender o que é esse recurso, quais são os modelos de recomendação mais populares e como criar uma estratégia infalível para converter mais vendas! Confira! 🛒
O que é a recomendação de produtos?
A recomendação de produtos é uma estratégia utilizada em lojas virtuais para mostrar itens que têm maior probabilidade de despertar o interesse dos clientes. Ela funciona por meio de algoritmos que analisam o comportamento de compra, histórico de navegação e buscas que as pessoas fazem no site.
A técnica conta com diferentes tipos de recomendação e tem como objetivo aumentar as vendas, ao mesmo tempo em que melhora a usabilidade e a experiência do cliente no ambiente online.
Quais são os benefícios da recomendação de produtos?
O sistema de recomendação de produtos é vantajoso para todos os envolvidos, uma vez que proporciona uma navegação mais fluida aos clientes e, evidentemente, ajuda os lojistas a vender mais.
A seguir, listamos as principais vantagens dessa estratégia:
- Aumento nas vendas;
- Incremento de ticket médio;
- Melhoria na experiência de compra;
- Redução na taxa de abandono de carrinhos;
- Visibilidade de produtos estratégicos;
- Personalização em escala;
- Análise comportamental.
Que tal conhecer cada um desses benefícios detalhadamente? Então, confira:
Aumento nas vendas
Certamente, o que torna as ferramentas de recomendação de produtos tão atrativas é o aumento na taxa de conversão.
Ao sugerir produtos relevantes e que atendam as necessidades dos clientes, a empresa aumenta a probabilidade de que eles fechem os pedidos, o que resulta em mais compras.
💡 Saiba mais: O que é kit de produtos e como montar um para aumentar as vendas?
Incremento de ticket médio
O ticket médio pode acompanhar o crescimento das vendas, já que a recomendação de itens complementares e do interesse dos clientes eleva a probabilidade de comprarem mais do que foi planejado inicialmente.
Isso impacta diretamente em quanto cada consumidor gasta naquele e-commerce e, consequentemente, no faturamento dos lojistas.
💡 Saiba mais: Como criar um combo promocional e aproveitar suas vantagens?
Melhoria na experiência de compra
As recomendações tornam a navegação mais personalizada e fluida, fazendo com que o público encontre rapidamente o que procura, encurtando o tempo de busca e navegação.
Com isso, a tendência é que considerem as compras no site práticas, eficientes e que voltem a consumir no futuro, aumentando a retenção e fidelização de clientes.
💡 Saiba mais: Como vender pela internet: guia para atrair clientes
Redução na taxa de abandono de carrinhos
Quando a loja oferece sugestões coerentes e no momento correto, o cliente tende a ficar satisfeito e a finalizar a compra com mais agilidade.
Dessa forma, a taxa de compras sem finalização diminui e o lojista precisa se preocupar menos com a recuperação de carrinhos abandonados.
Visibilidade de produtos estratégicos
A recomendação também pode ser projetada para destacar produtos novos ou que têm baixa popularidade, ajudando a escoar o estoque parado e diminuindo possíveis prejuízos.
💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção queima de estoque na sua loja?
Personalização em escala
Por meio dos aplicativos de recomendação de produto, é possível oferecer a personalização da experiência de compra, mesmo que o site receba um grande número de visitantes.
Isso porque a análise do algoritmo pode ser individualizada e levar em consideração a navegação de cada usuário, entregando produtos que têm afinidade com o seu perfil de compra.
Análise comportamental
Além das vantagens acima, as ferramentas de recomendação também fornecem dados que são indicadores da preferência de busca e compra dos clientes.
Com essas informações em mãos, os empreendedores podem aprimorar a estratégia de vendas e criar campanhas que atendam ao público com mais efetividade.
6 exemplos de recomendação de produtos
Existem diversos tipos de recomendação de produtos e, embora supram necessidades diferentes dos clientes, todos têm como objetivo converter mais vendas.
A seguir, conheça os principais modelos de recomendação:
Mais vendidos
Considera o volume de vendas para exibir recomendações de produtos populares entre os clientes, atraindo a atenção de quem gosta de saber e consumir o que está em alta.
Nesse caso, a sugestão pode ou não se relacionar com o que é visualizado no momento — sendo mais comum que sejam exibidas mercadorias da mesma categoria.
É o caso da H2O Purificadores, que relaciona os produtos a busca com os produtos que mais saem na categoria:
Produtos similares
Nesse tipo de recomendação de produto, a loja mostra itens parecidos com os que o cliente está visualizando no momento.
Esse recurso aproxima o cliente da compra, uma vez que torna as opções mais abrangentes em termos de variação de modelo ou preço
Confira a recomendação da loja VegPet, que traz diversas recomendações que se relacionam com o item principal:
Visualizados recentemente
Baseado em histórico de navegação, a ferramenta mostra produtos que o cliente já viu ou buscou anteriormente, funcionando como um lembrete para que ele adquira os itens que já chamaram a sua atenção ou similares.
Um aplicativo que oferece esse tipo de serviço é o TITANPush, que permite exibir um popup com os últimos produtos visualizados quando o cliente volta para a loja.
⚙️ Baixe o aplicativo: TITANPush
Lançamentos
Outro tipo comum são os lançamentos, que chamam a atenção por apelarem para o gatilho mental da novidade, além de também abarcar os que adoram inovação e tendências.
A loja O Acessório, por exemplo, traz a recomendação de lançamentos na home do seu site, impactando os usuários com sua coleção mais atual:
Frequentemente comprados juntos
Mostra uma combinação de itens que se relacionam perfeitamente juntos, ou seja, são produtos complementares. Como exemplo, temos os acessórios ou produtos que potencializam o resultado ou efeito do produto principal escolhido.
Essa técnica é muito utilizada para incentivar a multiplicidade nas compras, aumentando o ticket médio.
No caso da Papelaria Concurseiros, por exemplo, o navegar pela página de produto de um lápis, a pessoa recebe a recomendação de borrachas, canetas e outros itens decorativos para complementar a compra:
Recomendado para você
Aqui, a ferramenta de recomendação de produto pode trabalhar com base no histórico de navegação ou de compras anteriores de um cliente.
Dessa forma, indica itens que podem ser complementares ou que o cliente deixou passar ao explorar o site, mas que tem afinidade com o seu interesse.
No site Anna Mariana, ao navegar por laços infantis no estilo faixa, os clientes recebem recomendações sobre outras variantes relevantes:
6 exemplos de recomendação de produtos
Aplicar as técnicas acima é mais simples do que pode parecer — ainda neste conteúdo, vamos apresentar aplicativos que permitem fazer isso no e-commerce. No entanto, algumas dicas podem ser úteis para atrair clientes e tornar a sua estratégia mais atrativa. São elas:
- Mantenha os dados dos clientes atualizados;
- Segmente a audiência;
- Analise os comportamentos;
- Crie identificação com o público;
- Faça testes;
- Use as recomendações com sabedoria;
- Inclua provas sociais;
- Ofereça uma boa experiência de compra.
Quer saber como reter mais os clientes e aumentar a taxa de conversão? Então, confira mais detalhes sobre os argumentos acima:
Mantenha os dados dos clientes atualizados
Certifique-se de que os dados de compra, navegação e preferências estão sempre atualizados, pois isso fará com que as suas recomendações sejam precisas e ainda mais personalizadas.
Para isso, cadastre as informações do site corretamente em ferramentas de análise, como o Google Analytics, e conte com uma plataforma de e-commerce comprometida com os relatórios de vendas, como a Nuvemshop.
👉 Confira: Como configurar o Google Analytics 4 na Nuvemshop?
Segmente a audiência
A segmentação de clientes também é uma forma de entender mais sobre seu comportamento e interesses, tornando as estratégias mais direcionadas, além de fazer com que as campanhas sejam mais acertadas.
O uso de ferramentas de automação de marketing facilita esse processo, já que faz filtros automáticos na base de clientes e traz insights baseados em dados.
Analise os comportamentos
Além da segmentação, a avaliação detalhada das páginas mais visualizadas ou de produtos que as pessoas tendem a comprar podem trazer clareza sobre como as pessoas desejam consumir as informações e quais são as tendências para o seu site.
Novamente, você pode observar essas informações em ferramentas de análise, como o Google Analytics, ou entender quais são os produtos mais vendidos diretamente do seu painel administrativo Nuvemshop.
Assim, você poderá ajustar as recomendações de maneira mais acertada, aumentando a probabilidade de sucesso.
Crie identificação com o público
As recomendações de produtos funcionam melhor quando a comunicação está alinhada com o perfil dos clientes.
Isso porque estabelece conexão emocional e fortalece a confiança, colocando a marca quase que no mesmo patamar de um amigo dando um conselho, sabe?
No exemplo abaixo, a loja El Gato aposta em um tom informal para falar com seu público, mulheres jovens e descoladas:
Faça testes
Não existe uma maneira certa quando falamos da exibição de produtos em um site e, sim, a forma que melhor conversa com o perfil do seu público.
Para entender a preferência e gerar mais vendas, teste diferentes tipos de recomendação ao longo do tempo e monitore os resultados, otimizando as estratégias conforme necessário.
Use as recomendações com sabedoria
Nós sabemos que esse é um recurso muito interessante e que tem grande potencial para aumentar as vendas de uma loja virtual.
Contudo, sugerir uma quantidade moderada é sempre a melhor opção, uma vez que não sobrecarrega o cliente com opções demais e não tira o foco dos itens que foram escolhidos por ele.
Inclua provas sociais
O review de produto também é um recurso importante para validar e complementar as recomendações.
A avaliação de outros usuários ou o número de produtos vendidos ajudam a dar mais credibilidade à página, fazendo com que os visitantes se sintam mais confortáveis e confiantes em consumir.
Inclusive, um estudo da Nielsen revelou que 92% dos usuários preferem recomendações pessoais a anúncios, o que mostra o potencial da prova social quando aliada ao e-commerce.
Quem tem uma loja na Nuvemshop pode usar um dos aplicativos de avaliação disponíveis na nossa Loja de Aplicativos Nuvem, como o Lily Reviews. Com ele, você pode incluir reviews em texto, foto, vídeo ou até mesmo importar avaliações do Google Avaliações ou da Shopee na home ou página de produto da sua loja.
A loja Atacarejo das Máquinas, por exemplo, usa a ferramenta para puxar os seus comentários diretamente da plataforma da Shopee para o site da Nuvemshop:
⚙️ Baixe o aplicativo: Lily Reviews
Ofereça uma boa experiência de compra
Por último, mas não menos importante, de nada adianta criar toda uma estratégia de recomendação de produtos se você não tiver uma boa experiência no site como um todo.
Isso significa fazer descrições de produtos detalhadas, mostrar fotos de qualidade e em diferentes ângulos, usar recursos de demonstração em vídeo, como o Widde, além de manter o equilíbrio entre a personalização e a praticidade.
Lembre-se: o cliente deve estar no centro de todas as suas iniciativas!
8 aplicativos de recomendação de produtos
Para implementar a recomendação de produtos em seu site, é necessário escolher uma plataforma de e-commerce que permita fazer integrações com aplicativos voltados para esse tipo de recurso.
Por sorte, a Nuvemshop é a empresa que apresenta não só um dos melhores custos-benefício do mercado, como também se conecta facilmente às ferramentas de recomendação.
Alguns dos aplicativos que oferecem essa facilidade são:
Compre Junto (Funsales)
O aplicativo Compre Junto da Funsales é um sistema de recomendação de produtos que permite criar combinações complementares ou de outras variantes de forma simples e fácil dentro das páginas de produto.
Inclusive, a loja Milkes, parceira da Nuvemshop, atestou que o uso do aplicativo foi uma das estratégias que ajudou a marca a impulsionar as suas vendas. Legal, né?
⚙️ Baixe o aplicativo: Compre Junto Funsales
Cashing
Além da tática de upsell, ou seja, de recomendação de itens complementares, o aplicativo Cashing também permite oferecer combos nas páginas de produto ou no carrinho, criação de cupons, brindes no checkout, entre outras funcionalidades.
Abaixo, um exemplo do uso do Cashing no site da Em Curvas:
⚙️ Baixe o aplicativo: Cashing
Compre Junto Pro
O aplicativo Compre Junto Pro também foi feito para incentivar os clientes a comprarem mais de um produto por vez.
Dessa forma, o lojista fica livre para escolher quais itens deseja vender junto em ofertas combinadas, define os descontos a serem praticados e a dedução é aplicada automaticamente no carrinho de compras.
Abaixo, temos a loja Tekpel, que usa o Compre Junto Pro e o considerou como muito satisfatório em nossa página de avaliação do produto:
⚙️ Baixe o aplicativo: Compre Junto Pro
Hintup
O aplicativo da Hintup também é um bom exemplo de como aumentar a taxa de conversão do negócio.
Com recursos de inteligência artificial, ele consegue rastrear a preferência do usuário para mostrar exatamente o que cada cliente precisa, fornecendo uma experiência personalizada e individualizada.
Além disso, oferece as opções de desconto progressivo, em categorias, brindes e cupons de desconto, entre outras possibilidades.
Confira como a loja Silkaria Personalizados, que usa o Hintup, consegue exibir a funcionalidade de desconto progressivo:
⚙️ Baixe o aplicativo: Hintup
Smarthint
Outra opção que conta com recursos de inteligência artificial é a Smarthint, que promete potencializar as vendas no e-commerce em até 30% por meio de recomendações personalizadas e otimização no campo de busca.
Assim, ao clicar em um produto específico para cronograma capilar na loja Oxê Cosméticos, o público recebe a recomendação um spray que também se relaciona com essa temática:
⚙️ Baixe o aplicativo: SmartHint
Edrone
A edrone é uma ferramenta de automação de marketing e CRM que atende exclusivamente as lojas virtuais e conta com mais de 40 recursos com foco em conversão de vendas. Dentre eles, a recomendação de produto com base em IA e destaque para produtos visualizados.
⚙️ Baixe o aplicativo: Edrone
CrossUp
A CrossUp tem como foco a técnica de cross selling e up selling, ou seja, de produtos complementares e de uma versão aprimorada ou mais completa, visando o aumento de ticket médio.
⚙️ Baixe o aplicativo: CrossUp
Magoquiz
Outra forma de recomendação é por meio do aplicativo Magoquiz, que ajuda os lojistas a criarem quizzes de recomendação de produtos, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.
⚙️ Baixe o aplicativo: Magoquiz
Você também pode encontrar mais aplicativos de marketing para melhorar a experiência de compra dos seus clientes na Loja de Aplicativos Nuvem.
Como aplicar a recomendação de produtos na minha loja Nuvemshop?
A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce completa, que pensa na experiência do usuário e na conversão de nossos clientes. Dito isso, você pode aproveitar a recomendação de produtos nativa, que já vem instalada em todas as lojas Nuvem e dá indicação de produtos complementares nas páginas de produtos.
Para isso, basta selecionar manualmente os produtos que deseja relacionar, ou de forma automática. Bem simples, e sem complicação!
Caso opte por esse formato, você pode se orientar pelo seguinte passo a passo para ativar:
👉 Confira: Como selecionar os produtos relacionados na Nuvemshop?
Como integrar aplicativos de recomendação de produtos à minha loja Nuvemshop?
Para que sua loja conte com todas as facilidades da recomendação, a Nuvemshop também facilita ao máximo a instalação e integração com aplicativos. Assim, você consegue diversificar ainda mais a sua vitrine de produtos, de acordo com a estratégia pensada para a sua loja.
Confira como fazer a seguir:
- Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop;
- Acesse a página da ferramenta na Loja de Aplicativos Nuvem;
- Clique no botão roxo “Instalar aplicativo”;
- Após o redirecionamento para página do aplicativo, será necessário escolher o plano que melhor atende a sua loja ou cadastrar as suas informações para o período de teste;
- Depois de ter sua conta criada e o plano contratado, aceite as permissões do app;
- Pronto! Você já pode usufruir dos benefícios dessa estratégia!
Lembrando que o uso desse tipo de aplicativo é liberado para todos os planos da Nuvemshop, inclusive no gratuito. Crie sua loja virtual grátis e aproveite todas as vantagens de fazer parte do ecossistema que encanta mais de 140 mil clientes.
Gostou de saber mais sobre a recomendação de produtos?
A estratégia de recomendação de produtos é um dos vários recursos que os lojistas têm para aumentar o ticket médio e aumentar a satisfação dos seus clientes.
Ao proporcionar uma experiência de compra que supre as necessidades de consumo e, ao mesmo tempo, é prática e rápida, as marcas têm mais chance de reter a atenção do público e gerar fidelização.
O que você está esperando para começar a vender mais e melhor? Crie uma loja grátis na Nuvemshop e integre facilmente os melhores aplicativos de recomendação ao seu negócio. Vem lucrar mais com a gente. 😉