As 7 melhores redes sociais para empresas [+ dicas]
As redes sociais tornaram-se o ponto de partida na divulgação de muitos novos empreendimentos. Além disso, as marcas mais consolidadas também fazem questão de terem uma presença online marcante. Então, nem preciso dizer que existem inúmeros benefícios no uso das redes sociais para empresas, certo?
Para você ter ideia, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil em parceria com o Sebrae, estima-se que mais de 40% dos brasileiros compram pelas redes sociais.
Por conta disso, as principais plataformas têm adicionado cada vez mais funcionalidades voltadas para o mercado virtual, possibilitando compras diretamente nesses canais.
Agora, vamos direto ao assunto: neste artigo, te contaremos quais são as melhores redes sociais para empresas. Além disso, compartilharemos dicas de como criar conteúdo relevante que cative o seu público-alvo e alavanque as suas vendas. Então, vamos lá? 🤓
Qual a importância das redes sociais para empresas?
Até o final de 2021, estimava-se que mais de 159 milhões de brasileiros acessavam as redes sociais diariamente, o que corresponde a mais de 70% da população total do país. Isso é o que diz um estudo recente da Statista em parceria com a HootSuite.
Portanto, produzir conteúdos relevantes, conhecer os canais preferidos do seu público-alvo e saber falar a língua da sua audiência tornou-se algo imprescindível para todas as empresas.
Além do potencial de aquisição de novos clientes, é por meio das redes sociais que pode-se investir na construção da identidade do seu empreendimento, criando uma imagem positiva que o consolide como um dos melhores do nicho.
A maioria das marcas já aceitou a necessidade de explorar o meio virtual como um potencializador de vendas, e as que não se curvam a esse cenário tendem a ficar para trás.
Quais os benefícios das redes sociais para empresas?
A seguir, listamos os principais benefícios das redes sociais para empresas. Confira:
- Atrair novos clientes;
- Desenvolver a sua marca e a voz do seu negócio;
- Crescer o seu alcance no mercado;
- Diversificar os seus canais de venda;
- Manter um olho na concorrência;
- Aumentar o reconhecimento de marca;
- Promover melhorias com feedbacks recebidos;
- Aumentar índices de confiança e fidelização de clientes;
Redes sociais para empresas: as 7 mais indicadas
A seguir, listamos as melhores redes sociais para empresas, junto de detalhes que demonstram a importância delas para a estratégia de um negócio. Confira:
TikTok
Segundo dados divulgados pelo Data Reportal, o Tik Tok conta, hoje, com mais de 98,6 milhões de usuários ativos no Brasil.
Além do mais, a marca tem investido cada vez mais em mecanismos voltados para o e-commerce. Um exemplo disso é o TikTok Business, uma ferramenta voltada para negócios que permite o gerenciamento de campanhas e anúncios nessa rede social.
Não só isso, estratégias como o live commerce também têm se tornado mais comuns na plataforma. Por conta disso, a maioria das grandes empresas se dobrou à rede e decidiu investir na produção de conteúdos que atraiam uma parcela dos seus usuários.
💡Saiba mais: Como vender no TikTok e aumentar o faturamento do seu negócio digital?
O Instagram foi uma das redes sociais que mais investiu no mercado virtual. Com mais de 122 milhões de brasileiros na rede, recentemente a marca lançou o Instagram Shopping, que é uma ferramenta que permite a criação de uma loja virtual direto na plataforma.
Além disso, algumas plataformas de e-commerce permitem a integração da sua loja diretamente com a plataforma, permitindo sincronizar e divulgar produtos com maior facilidade. Uma dessas plataformas é a Nuvemshop.
📹 Veja também: Como integrar loja do Instagram na minha Nuvemshop?
https://www.youtube.com/watch?v=oTZYEViHh9Q&feature=emb_title
Apesar de algumas pessoas dizerem que o Facebook está morto, ele segue no topo das redes sociais mais usadas. Com mais de 3 bilhões de usuários ativos no mundo, essa segue sendo uma ferramenta de vendas bastante poderosa.
Invista em conteúdos que cativem sua audiência e aprenda a usar as ferramentas da rede voltadas para o marketing digital, como é o caso do Gerador de Anúncios do Facebook. Dessa forma, sua estratégia na rede será mais eficaz e você terá maiores chances de alavancar vendas usando a plataforma.
💡Saiba mais: Como anunciar no Facebook: aprenda em 9 passos
YouTube
O YouTube é o segundo site mais acessado do Brasil e do mundo, atrás apenas do Google. Portanto, se você deseja expandir suas estratégias de marketing nas redes sociais, produzir conteúdos em vídeo sobre o seu nicho pode ser uma excelente escolha.
Planeje palavras-chave e faça conteúdos informativos que possam atrair seu público-alvo. Além disso, busque conhecer ferramentas da rede voltadas para anúncios, como é o caso do Youtube Ads.
💡Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar
O Twitter é outra rede social bastante usada, com foco em mensagens curtas e um apelo mais informal. Ao apostar em uma comunicação mais leve nessa plataforma, você poderá se aproximar do seu público e gerar conexão e engajamento por meio do humor.
💡Saiba mais: Como vender pelo Twitter e aumentar o reconhecimento da minha marca?
Não é nenhuma novidade que o WhatsApp tornou-se parte do cotidiano da maioria das pessoas. Sendo o canal de comunicação instantânea preferido dos brasileiros, cada vez mais empresas apostam na plataforma como um canal de vendas e atendimento.
Além de ferramentas como o WhatsApp Business e o WhatsApp Pay, hoje a marca oferece a opção de criar catálogos de produtos e fixar imagens no seu perfil comercial, o que facilita a comunicação e divulgação de produtos para seus potenciais clientes.
💡Saiba mais: Como vender pelo WhatsApp: 14 técnicas para ter sucesso
O LinkedIn é conhecido como uma rede social voltada para profissionais e empresas. Apesar disso, ele também pode ser uma ferramenta poderosa para gerar maior confiança e credibilidade para a sua marca.
Capriche na construção do perfil do seu negócio e divulgue as suas principais iniciativas. Dessa forma, além de poder atrair novos clientes para o seu empreendimento, você tem a chance de atrair os melhores talentos do setor, fator que pode ser crucial para o sucesso do seu negócio.
💡Saiba mais: Aprenda como fazer marketing no LinkedIn
Como usar as redes sociais para aumentar vendas?
Agora que você conhece as melhores redes sociais para empresas, separamos algumas dicas de boas práticas para usar na sua estratégia. Confira:
1. Invista em conteúdos de qualidade
A qualidade do seu conteúdo impactará diretamente as suas chances de atingir sucesso nas redes. Por isso, é de grande importância explorar os diferentes formatos de conteúdo e as formas que cada um pode agregar valor à sua empresa.
O Instagram, por exemplo, passou por uma transição em que formatos de conteúdo em vídeo tornaram-se mais populares, como é o caso do Reels. Portanto, é essencial estar atento a essas mudanças e aprender como usá-las a favor da sua marca.
💡Saiba mais: Como criar conteúdo para Instagram?
2. Conheça seu público-alvo
Quando falamos de produção de conteúdo, um fator fundamental para atingir o sucesso é saber falar a mesma língua da sua audiência. Para isso, é necessário conhecer de perto seu público-alvo, fazendo questionamentos que moldem a voz da sua marca de forma que você possa atrair com maior facilidade os seus potenciais clientes.
💡Saiba mais: O que é e como definir o público-alvo em em 6 passos?
3. Fique por dentro das tendências
O universo online passa por mudanças em uma velocidade surpreendente. Por conta disso, é importante estar sempre atualizado sobre quais são as novas tendências de cada uma das redes sociais.
Para isso, consuma conteúdos recentes sobre o assunto e observe o que as grandes marcas estão fazendo. Assim, você poderá traçar estratégias mais assertivas e com maiores chances de gerar conversão para o seu negócio.
💡Saiba mais: O que é social selling e como usar a estratégia em seu negócio?
4. Invista em adquirir conhecimentos
A vida do empreendedor é repleta de novas lições e aprendizados. Portanto, é essencial ter a mente sempre aberta para explorar novas formas de enxergar o mercado e divulgar o seu negócio.
Para isso, invista em consumir conteúdos sobre seu nicho de atuação, sobre o e-commerce e marketing digital. Logo, você perceberá que desenvolveu uma visão mais estratégica sobre como alavancar seu negócio usando a internet.
Se quiser ajuda com isso, oferecemos vários cursos gratuitos sobre esses assuntos nas nossas Trilhas de Conhecimento.
5. Capriche nas imagens dos seus produtos
Um dos desafios do e-commerce é a incapacidade dos consumidores de manusearem os produtos para avaliar sua qualidade. Por conta disso, é essencial investir em boas imagens dos itens que você deseja vender, sejam elas vídeos ou fotos.
Conheça os diferentes formatos de conteúdo e observe o que seus concorrentes têm feito. Além disso, não deixe de criar imagens gráficas de aparência profissional. Para isso, você pode usar ferramentas online gratuitas, como o Canva.
💡Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce?
6. Considere o tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia bastante usada por muitas empresas, já que os resultados tendem a ser rápidos e escaláveis.
Para explorar essa possibilidade, tente conhecer as ferramentas voltadas para isso em cada uma das redes, como é o caso do Instagram Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e TikTok Business. Outra alternativa é contratar um profissional de gestão de tráfego que possa fazer isso para você.
💡Saiba mais: O que é e como fazer uma boa gestão de tráfego?
Já sabe como usar as redes sociais para empresas?
Esperamos que, com nosso artigo, você já saiba quais são os benefícios das redes sociais para empresas. O mundo virtual é um espaço dinâmico e cheio de oportunidades. Portanto, cabe a você conhecê-las e explorá-las ao seu máximo potencial, aumentando suas chances de consolidar a sua marca e alavancar as suas vendas.
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