O que é régua de cobrança, qual a sua importância e como fazer?
- A régua de cobrança é um processo que organiza o envio de lembretes e notificações aos clientes sobre pagamentos a vencer ou atrasados;
- Com mensagens em diferentes etapas, desde antes do vencimento até após o atraso, ela ajuda a garantir que os clientes paguem em dia;
- Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual grátis e automatizar a régua de cobrança por meio de apps disponíveis na nossa Loja de Aplicativos.
Lidar com a inadimplência é a realidade de muitas empresas. Mas será que existe uma maneira de reivindicar os pagamentos e manter uma boa relação com os clientes? Uma saída estratégica e sistematizada para esse problema é a régua de cobrança.
Segundo dados divulgados pela CNDL/SPC, o número de inadimplentes no Brasil chegou à marca de 68,76 milhões de pessoas em 2024. Isso significa que quatro em cada dez brasileiros adultos estão negativados — e a sua empresa pode estar sendo impactada por isso.
Então, quer saber como tornar o seu departamento financeiro mais estratégico e reduzir a taxa de inadimplência? Neste artigo, vamos entender o que é régua de cobrança, suas vantagens e como adicioná-la ao seu atendimento ao cliente! Vamos lá?
O que é régua de cobrança?
Régua de cobrança é um roteiro usado pelas empresas para lembrar ou cobrar clientes de um pagamento pendente por meio de lembretes e notificações em diferentes momentos, desde antes do vencimento do débito até depois do atraso no pagamento.
Essa é uma forma de incentivar o cliente a quitar seus débitos dentro do prazo, ajudando a manter um bom relacionamento com o consumidor e evitando a perda de clientes devido a cobranças agressivas.
Geralmente, esse processo é estruturado em etapas. As duas principais são a pré-cobrança e a cobrança propriamente dita. No entanto, você pode desenhar o seu processo de acordo com as necessidades do seu negócio.
Veja como funcionam essas etapas:
Pré-cobrança
A pré-cobrança é a etapa anterior à cobrança, ou seja, é uma comunicação preventiva para informar sobre a proximidade do vencimento. Aqui, seu objetivo é lembrar ao cliente qual é a data de pagamento e evitar o atraso.
Muitas vezes, a inadimplência acontece por desorganização ou simples esquecimento. Por isso, enviar um e-mail ou mensagem de WhatsApp alguns dias antes do vencimento é uma forma de minimizar as pendências.
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Cobrança
Já a cobrança começa quando a data-limite para o pagamento já expirou. Nesse momento, a empresa deve contatar o cliente para informar sobre multas e juros simples ou compostos relativos ao atraso, além de oferecer formas alternativas para quitar a dívida.
Vale lembrar que a comunicação nessa etapa deve ser sempre amigável e sensível, tomando todos os cuidados para não ofender ou aborrecer o cliente. Afinal, a inadimplência é uma condição desconfortável para todos os envolvidos.
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Como funciona a régua de cobrança?
A régua de cobrança pode ser automatizada por meio softwares e aplicativos, como um ERP ou um CRM. Geralmente, funciona assim:
- Antes do vencimento: um lembrete amigável, como e-mails ou mensagens, avisando sobre a proximidade da data de vencimento;
- No dia do vencimento: notificação lembrando que o pagamento é devido naquele dia;
- Após o vencimento: envio de mensagens de cobrança em intervalos específicos, como 5, 10 e 30 dias após o vencimento, aumentando gradualmente o tom de urgência;
- Acordos e negociações: em etapas mais avançadas, a empresa pode oferecer opções de parcelamento ou renegociação da dívida;
- Medidas legais: se o cliente continuar inadimplente, o lojista pode recorrer a medidas legais ou incluir a dívida em serviços de proteção ao crédito.
O disparo dos lembretes pode acontecer por diferentes canais, como:
Telefone
Embora esteja caindo em desuso, alguns perfis de cliente ainda são abertos à ligação telefônica. No entanto, devido a estratégias ruins de telemarketing, a maioria das pessoas não gosta de receber telefonemas de cobrança
É um método que funciona muito bem para uma faixa grande da população. O e-mail permite personalizar a mensagem, adicionar o nome do cliente e dar mais explicações sobre a cobrança.
Carta registrada
As cartas e notificações extrajudiciais funcionam em casos mais extremos, como confissões de dívidas e nota promissória. No entanto, é um método oneroso e pouco utilizado atualmente.
SMS
As mensagens de texto são uma boa maneira de realizar avisos de cobrança, seja antes do vencimento ou após a data de pagamento. Contudo, as mensagens precisam ser concisas, dificultando maiores explicações.
Banners
Caso a sua empresa ofereça um serviço digital, como aplicativo ou plataforma, é possível exibir um banner ou uma comunicação assim que o cliente fizer login na sua ferramenta. Outra solução é bloquear o acesso enquanto o pagamento não for computado.
Largamente utilizado em todas as esferas da vida, o WhatsApp permite não apenas enviar mensagens automáticas e personalizadas, mas também solucionar os problemas do cliente dentro da própria plataforma.
Por meio de chatbots — robôs de atendimento — o consumidor consegue conversar com a sua empresa pelo WhatsApp e esclarecer dúvidas sobre pagamentos, prazos e valores.
Modelo de régua de cobrança
Para entender melhor como funciona essa política de cobrança, separamos um modelo de régua de cobrança. Veja:
1. Lembrete pré-vencimento
“Olá, [Nome do Cliente]! Este é apenas um lembrete de que sua fatura de [Serviço/Produto] no valor de R$ [Valor] vence em [Data de Vencimento]. Se precisar de ajuda, conte conosco!”
2. Notificação no dia do vencimento
“Olá, [Nome do Cliente]! Lembramos que sua fatura de [Serviço/Produto] no valor de R$ [Valor] vence hoje, [Data]. Para evitar juros e encargos, por favor, efetue o pagamento o quanto antes. Agradecemos por sua atenção!”
3. Primeira notificação pós vencimento
“Olá, [Nome do Cliente]. Notamos que sua fatura de [Serviço/Produto] no valor de R$ [Valor] está em atraso desde [Data de Vencimento]. Por favor, regularize o pagamento para evitar juros adicionais. Caso já tenha pago, desconsidere esta mensagem. Se precisar de ajuda, conte conosco!”
4. Segunda notificação pós vencimento
“”Olá, [Nome do Cliente]. Notamos que sua fatura de [Serviço/Produto] no valor de R$ [Valor] está vencida há [X] dias. Queremos ajudar a regularizar essa situação para que você continue aproveitando nossos serviços sem interrupções. Se tiver dúvidas, estamos aqui para encontrar a melhor solução juntos!”
5. Acordos e negociações
“Olá, [Nome do Cliente]. Entendemos que imprevistos acontecem. Estamos oferecendo a possibilidade de parcelamento ou renegociação da sua fatura de R$ [Valor]. Por favor, entre em contato para discutirmos as melhores opções para você. Queremos ajudar a resolver isso da melhor forma possível.”
Você também pode (e deve) personalizar as mensagens para cada cliente ou situação. Mas, em todos os casos, lembre-se de manter um tom respeitoso e profissional para preservar a boa relação com o consumidor.
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Quais são as vantagens da régua de cobrança?
A régua de cobrança é muito utilizada por empresas que trabalham com pagamento recorrente, como mensalidades, assinaturas e planos em geral. Mas nada impede que outros segmentos usem esse modelo, já que ele oferece diversas vantagens para o negócio.
Como vimos, o seu principal benefício é ser um método eficaz no combate à inadimplência. Contudo, essa não é a única vantagem. Confira alguns outros exemplos:
Otimização das cobranças
Seja uma régua de cobrança no Excel ou por software, essa ferramenta é capaz de reduzir drasticamente o tempo da equipe de atendimento.
Com mensagens previamente elaboradas e datas de envio predeterminadas, o time tem mais tempo e recursos para agir de forma estratégica, sem se ocupar de tarefas mecânicas. Além disso, a automatização reduz a incidência de erros e mal-entendidos.
Mapear as diferentes etapas de cobrança permite antecipar as notificações e preparar o cliente para a data de pagamento. Assim, as chances de o consumidor quitar seus débitos no dia correto são bem maiores.
Padronização dos contatos
Além de otimizar as comunicações, a régua de cobrança permite padronizar e sistematizar os contatos. Desse modo, independentemente do profissional de atendimento, todas as mensagens enviadas seguirão o tom de voz da empresa e obedecerão ao fluxo de disparos.
Uniformizar a comunicação é uma forma de garantir que todas as informações importantes sejam passadas aos clientes. Além disso, é uma forma de traduzir a missão, visão e os valores da organização em todos os contatos com o público.
Organização financeira
Realizar a gestão financeira de uma empresa pode ser algo bastante desafiador. Afinal, é preciso encontrar um equilíbrio entre a receita e as despesas, caso contrário, o negócio pode falir quando menos se esperar.
A régua de cobrança integra o planejamento financeiro, funcionando como uma ferramenta capaz de garantir que os valores esperados entrarão no caixa da empresa. Dessa forma, a companhia conseguirá cobrir seus gastos e manter um bom capital de giro.
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Redução da inadimplência
Como mencionamos algumas vezes, o principal benefício da régua de cobrança é a redução da inadimplência. Afinal, muitos clientes apenas esquecem de pagar os boletos antes da data de vencimento, comportamento que tende a diminuir com as notificações prévias.
E, ainda que o pagamento atrase, as comunicações e tentativas de contato facilitam a negociação da dívida e a recuperação do crédito do consumidor.
Como fazer uma régua de cobrança?
Para fazer uma régua de cobrança, é importante observar o fluxo de pagamento da sua empresa, levantar as principais dificuldades de seus clientes e os motivos mais frequentes de atrasos.
Separamos um passo a passo de como criar um modelo régua de cobrança na sua empresa, confira:
1. Determine as datas de cobrança
O primeiro passo para criar uma régua de cobrança é mapear as datas de vencimento. A partir daí, é possível saber quando os alertas precisam ser feitos.
Geralmente, os avisos são disparados em três momentos: cinco dias antes do vencimento da fatura, no dia do pagamento e cinco dias após o prazo — caso o cliente atrase a quitação.
2. Personalize a comunicação
Depois de mapear as datas para enviar os comunicados, é importante criar os textos das mensagens do script de cobrança de acordo com o perfil do seu cliente e a situação da cobrança.
Quanto mais personalizada a abordagem, melhor. Por isso, chame o consumidor pelo nome, faça um contato amigável e crie uma relação próxima. Isso será favorável não apenas para recolher os valores devidos, mas para conquistar e fidelizar o cliente.
3. Ofereça soluções atrativas
Seu objetivo com a mensagem de cobrança é fazer com que o cliente quite suas dúvidas, certo? Então, para isso, é fundamental que você dê a ele opções atrativas e compatíveis com sua realidade financeira.
Vale lembrar que alguns meios de pagamento são mais suscetíveis a problemas que outros. Transferência, PIX e depósito bancário são aqueles que mais geram dores de cabeça para as empresas, porque dependem exclusivamente do cliente.
O boleto bancário, embora tenha uma data de cobrança e um valor definidos, também depende da boa vontade do consumidor. Afinal, caso ele não queria pagar, basta deixar o documento vencer.
A cobrança por cartão de crédito, por outro lado, abre menos brecha para inadimplência — desde que o cliente tenha crédito suficiente para realizar o pagamento. Portanto, todos esses fatores devem ser considerados antes de disponibilizar uma opção para o consumidor.
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4. Automatize a cobrança
Por mais que tenhamos mostrado a possibilidade de realizar a régua de cobrança por Excel, quanto mais automatizado estiver o seu processo, mais otimizado e certeiro ele será. Usar um software especializado reduz erros humanos, agiliza a cobrança e preserva o bom relacionamento com o cliente.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e criar a sua própria régua de cobrança usando o aplicativo Omie, que oferece uma solução integrada para Gestão de Vendas e Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Entendeu como usar a régua de cobrança?
Independentemente do método escolhido — automatizado ou por planilha do Excel — estruturar uma régua de cobrança para o seu setor financeiro é imprescindível. Além de controlar o fluxo de caixa e reduzir a inadimplência, esse tipo de comunicação permite maior interação com o público, criando uma imagem positiva da marca.
Se você quer vender online sem se preocupar em cobrar seus clientes, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? A plataforma oferece diversas soluções para otimizar os pagamentos e você não precisa de conhecimentos técnicos para implementá-las! 💙