O que é relacionamento com fornecedores e qual a sua importância?
- Relacionamento com fornecedores é a interação entre uma empresa e os seus parceiros, desde o primeiro contato até o encerramento do contrato de serviço acordado;
- É muito mais do que a compra e a revenda de produtos, uma vez que envolve também uma boa comunicação, as etapas de negociação, além de cooperação e confiança;
- Para fazer uma boa gestão do relacionamento com fornecedores, estabeleça parcerias de confiança, faça pedidos com antecedência, tenha diversos fornecedores e seja flexível ao negociar. Aproveite e utilize nossa lista de fornecedores grátis.
Muito se fala sobre a importância da qualidade do produto que se vende em uma loja virtual. Claro, esse é um fator decisivo para fidelização, mas você já parou para pensar que, sem um bom relacionamento com os fornecedores, fica difícil de atender às expectativas dos clientes?
Nesse sentido, ter uma proximidade saudável com os seus parceiros é a melhor forma de garantir a reposição de estoque, além da qualidade dos itens. Ainda não está convencido?
Então, continue com a leitura do conteúdo e veja por que ter um bom relacionamento com os fornecedores é importante para o seu negócio. Vamos lá?
O que é o relacionamento com fornecedores?
Relacionamento com fornecedores é a interação entre uma empresa e os seus parceiros, desde o primeiro contato até o encerramento do contrato de serviço acordado. É muito mais do que a compra e a revenda de produtos, envolve também comunicação, negociação, cooperação e confiança.
Ao fazer uma boa gestão dos fornecedores, uma empresa pode melhorar a qualidade de suas mercadorias, ter melhores condições de pagamento, negociar preços mais baixos e aumentar a competitividade no mercado.
Por fim, um bom relacionamento com os parceiros facilita a resolução de problemas, minimizando o impacto de eventuais conflitos.
Por que manter um bom relacionamento com fornecedores?
Um bom relacionamento com fornecedores pode contribuir para a imagem e a reputação de um negócio em seu nicho de mercado. Isso porque, ao oferecer produtos de boa qualidade para os clientes, é possível que eles indiquem a sua marca para outras pessoas.
💡Saiba mais: O que é e como fazer marketing boca a boca?
Além disso, ao fazer uma boa gestão de fornecedores, uma empresa pode ter as seguintes vantagens:
Gestão de estoque eficiente
Um bom relacionamento com parceiros pode garantir uma cadeia de suprimentos eficiente, isto é, todo trajeto de um produto, desde a extração da matéria-prima até a entrega do item ao consumidor final.
Tudo isso contribui para reduzir o risco de interrupções nas operações devido a atrasos ou falta de materiais.
💡Saiba mais: O que é gestão de estoque e como fazer uma eficiente?
Qualidade dos produtos
Ao estabelecer um bom relacionamento com fornecedores, um negócio pode trabalhar junto com seus parceiros para garantir a qualidade dos produtos oferecidos, cumprindo com a satisfação dos clientes, um indicador usado para medir o contentamento do consumidor com seu produto ou serviço.
💡Saiba mais: O que é valor agregado e como usá-lo para valorizar a sua marca?
Melhores condições de pagamento
A boa gestão de fornecedores pode levar a condições comerciais mais favoráveis, como prazos de pagamento flexíveis, descontos por volume e negociação de valores. Isso ajuda a sua empresa a manter os custos sob controle.
💡Saiba mais: O que é redução de custos e como fazê-la?
Reputação da marca
Um relacionamento a longo prazo pode refletir na reputação de um negócio, transmitindo confiança aos clientes e às partes interessadas.
Como fazer a gestão de fornecedores?
Antes de fechar um negócio com um fornecedor, é importante fazer uma pesquisa para avaliar a sua confiabilidade, qualidade dos produtos, prazo de entrega e condições de pagamento.
Assim, você garante a escolha de bons profissionais para trabalhar em conjunto, que atendam às expectativas dos clientes.
💡Saiba mais: Como escolher bons fornecedores?
Com essas informações em mãos, outras dicas para ter um bom relacionamento com fornecedores são:
Tenha uma parceria de confiança
A confiança é a base de qualquer negócio. Os fornecedores não devem ser prestadores de serviço, mas sim parceiros da sua empresa.
Por isso, é importante manter uma comunicação clara e efetiva. Não deixe também de cumprir com as suas obrigações de pagamentos e outros acordos estabelecidos no contrato.
Por fim, lembre-se de que o relacionamento com os fornecedores deve ser transparente. Então, deixe-os a par caso algum imprevisto aconteça.
Valorize o seu fornecedor
Reconheça os seus fornecedores por um trabalho bem-feito. Além de expressar a sua satisfação pessoalmente, você também pode deixar boas avaliações no site do serviço prestado e fazer a indicação do parceiro para a sua rede de contatos.
Assim, ao valorizar o seu fornecedor, ele pode trabalhar mais para entregar produtos de qualidade e dentro do prazo.
Faça pedidos com antecedência
Procure manter a sua agenda de pedidos sempre organizada e só altere a previsão de entrega se houver uma necessidade urgente.
Para isso, é importante fazer o controle de estoque, ou seja, a gestão de entrada e saída de produtos.
Dessa forma, ao organizar o armazenamento do seu negócio, você tem a chance de compreender com mais clareza o que deve ser comprado e o que pode ser retirado dos próximos pedidos ao fornecedor.
Tenha diferentes fornecedores
Nenhum negócio deve depender apenas de um fornecedor. Por isso, procure diversificar a sua carteira de parceiros, conhecendo os prós e os contras de cada um e sabendo quais as melhores oportunidades.
Nessas situações, é importante ter alternativas caso o seu fornecedor principal tenha algum imprevisto com a demanda.
💡Saiba mais: 9 melhores fornecedores de produtos para revenda
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Tenha uma comunicação clara
Para um bom relacionamento com fornecedores é importante ter um plano de comunicação. Para isso, defina quais são os canais de diálogo entre a sua empresa e o parceiro e faça o bom uso das ferramentas. Aqui, pode ser WhatsApp, e-mail, telefone, entre outros.
Feito isso, sempre que fizer o contato com o fornecedor, seja objetivo para que não fiquem dúvidas com relação às suas expectativas como cliente.
Acompanhe as entregas
Acompanhar as entregas garante o cumprimento das condições estabelecidas ao contratar um fornecedor.
Então, é preciso controlar o cumprimento de prazos e conformidade às exigências de qualidade na entrega dos serviços ou mercadorias.
Além disso, é importante dar feedbacks aos fornecedores sobre possíveis pontos de melhoria.
Seja flexível ao negociar
Uma boa relação com fornecedores deve ser vantajosa para ambos os lados. Nesse sentido, é preciso entender as limitações do parceiro e buscar soluções em conjunto, quando necessário.
Algumas vezes, o fornecedor pode oferecer um preço menor no pedido ou um prazo de entrega adiantado, mas não as duas opções juntas.
Por isso, é importante ver qual é o melhor custo-benefício para a sua empresa.
Faça avaliações periódicas
Por fim, avalie periodicamente seus fornecedores, verificando se o contrato está sendo cumprido.
Nesse sentido, como já comentamos, o nível de serviço de entregas, isto é, a eficácia no cumprimento dos prazos em relação a demora entre o despacho e a chegada da carga ao cliente, é um dos mais relevantes indicadores.
Além disso, saber quantas vezes um produto foi devolvido e quantos deles vieram com defeitos, por exemplo, pode auxiliar na análise do desempenho daquele fornecedor contratado.
Pronto para manter um bom relacionamento com fornecedores?
Como vimos, para ter um bom relacionamento com fornecedores, é preciso manter um diálogo transparente, ter metas de desempenho e investir em relações duradouras. Dessa forma, você transformará os fornecedores em parceiros do seu negócio.
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