ROAS: o que é, como calcular e dicas para ter anúncios mais lucrativos

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ROAS (Return on Advertising Spend ou Retorno Sobre os Gastos com Anúncios, em português) é uma métrica usada para medir a eficácia de uma campanha publicitária. O indicador serve para calcular quanto dinheiro você ganha para cada real gasto em anúncios.


O objetivo de qualquer investimento é que ele gere retorno e, com o tráfego pago, não é diferente. Afinal, se você investe um valor para divulgar a sua loja, espera que ele se converta em faturamento para o seu negócio, certo?

Mas você sabe como medir esse retorno e avaliar se uma campanha está trazendo o resultado esperado? Embora muitas pessoas usem o ROI para isso, existe uma outra métrica mais indicada: o ROAS (Retorno Sobre os Gastos com Anúncios).

Se você nunca ouviu falar sobre ela e ainda não sabe como funciona, não se preocupe! Neste artigo, preparamos um guia completo explicando as diferenças entre ROI e ROAS e como calcular com mais precisão a eficácia dos seus anúncios. Vamos lá?

O que é ROAS no tráfego pago?

ROAS é a sigla para Return on Advertising Spend, que pode ser traduzido para o português como Retorno Sobre os Gastos com Anúncios. Ou seja, é uma métrica de marketing digital que mede o lucro gerado a partir do investimento em campanhas de tráfego pago.

Na prática, a ideia é que o indicador seja usado para medir o custo-benefício da estratégia, identificando quais campanhas estão performando bem e quais não estão trazendo um retorno financeiro que justifique o investimento.

Com essa informação, é possível ajustar a gestão do tráfego para investir mais em anúncios lucrativos, aumentando o seu retorno para o negócio, e otimizar campanhas com baixo desempenho, evitando prejuízos para a empresa.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona o tráfego pago?

Como se calcula o ROAS?

Para calcular o ROAS, basta dividir a receita gerada pelos anúncios pelo valor gasto para anunciar. Colocando em uma fórmula, fica assim:

  • ROAS = Receita gerada por anúncios ÷ Custo dos anúncios

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja virtual e investiu mil reais em anúncios para exibir seus produtos em destaque no Google Shopping.

Enquanto esteve ativa, essa campanha atraiu usuários que realizaram pelo menos uma compra no site, o que te garantiu um faturamento de R$ 3 mil a partir desses anúncios. Nesse caso, a fórmula do ROAS ficaria:

  • ROAS = 3.000 (faturamento) ÷ 1.000 (investimento)
  • ROAS = 3

Isso significa que, para cada R$ 1 investido no tráfego pago, a empresa faturou R$ 3 em receita.

Você pode acompanhar os dados de custo e faturamento para fazer esse cálculo diretamente na plataforma de anúncios. Mas, se você já vende ou pretende criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop, também pode acompanhar o desempenho dos seus anúncios de forma fácil instalando a tag global e o snippet de conversão do Google Ads na sua loja virtual.

👉 Confira: Como vincular os códigos do Google Ads na minha Nuvemshop?

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Quanto é um bom ROAS?

O ROAS ideal pode variar de acordo com o nicho de mercado, o tipo de negócio e os objetivos específicos do anúncio. No geral, quanto maior o ROAS, mais lucrativa é a campanha.

Para medir esse impacto, vale ficar atento a três possíveis situações:

  • ROAS menor que 1: campanha não está pagando os seus próprios custos;
  • ROAS igual a 1: campanha não está gerando prejuízos nem lucros;
  • ROAS maior que 1: campanha está trazendo retorno positivo sobre o investimento.

Para que uma campanha seja financeiramente viável e lucrativa, o ideal é buscar um ROAS de, pelo menos, 2. Isso significa que, para cada R$ 1 investido, o anúncio gera R$ 2 de receita, cobrindo seus custos e garantindo uma margem de lucro.

💡 Saiba mais: Passo a passo para calcular a lucratividade do seu negócio

Qual é a diferença entre ROI e ROAS?

Se você já tem alguma experiência com marketing digital, provavelmente está achando o conceito de ROAS bem parecido com o de uma outra sigla muito comum nesse universo: o ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Embora ambos analisem o retorno sobre determinado investimento, o ROI é mais amplo e considera todos os custos e receitas associados. Assim, para calcular o ROI de uma campanha no Instagram Ads, por exemplo, é preciso incluir todos os gastos envolvidos para que esse anúncio fosse possível, como:

  • Investimento direto no anúncio;
  • Custo do gestor de tráfego (seja freelancer ou agência);
  • Custo para a produção do criativo;
  • Entre outros.

Já o ROAS mede especificamente a eficácia da campanha. Para isso, ele considera apenas o valor investido diretamente para que o anúncio fosse exibido e o faturamento que veio dessa campanha, sem levar em conta outros custos operacionais.

Por que o ROAS é importante?

O ROAS ajuda a entender o quanto de receita é gerado em relação ao dinheiro investido em publicidade. Assim, esse é um indicador fundamental para otimizar os custos com tráfego pago.

Além disso, a métrica também pode ser usada para avaliar o quanto a ideia do anúncio está alinhada às necessidades do público-alvo. Um ROAS alto, por exemplo, indica que a campanha está bem segmentada, comunicando os benefícios do produto de forma clara e atraindo possíveis consumidores.

Por outro lado, se o ROAS estiver baixo, pode ser um sinal de que o anúncio não está compatível com as necessidades do público. Nesse caso, é necessário ajustar a mensagem, a call to action (ou “chamada para a ação”), o design ou até mesmo a oferta para melhorar a eficácia da campanha.

💡 Saiba mais: Melhores dicas para criar um anúncio que vende

Como melhorar o ROAS de uma campanha?

Se o seu ROAS é negativo, não significa que você precisa abandonar a estratégia de tráfego pago. Isso porque existem algumas maneiras de otimizar uma campanha para que ela traga resultados melhores.

Veja algumas dicas:

Avalie a segmentação do público

A primeira coisa a se fazer para conquistar um ROAS mais alto é revisar os dados demográficos e comportamentais do seu público-alvo para garantir que você esteja alcançando as pessoas certas.

Se a sua loja só faz entregas na região Sudeste, por exemplo, e o seu anúncio aparece para usuários que estão na região Norte, eles não vão converter, impactando o ROAS de forma negativa. Esse é um ajuste simples, mas essencial para melhorar a conversão.

Faça testes A/B com os anúncios

Outra dica que pode fazer toda a diferença é testar diferentes versões dos anúncios, experimentando mudar o título, a imagem, a chamada para ação, entre outras variáveis.

Aqui, pode ser que a sua oferta esteja boa e a campanha bem segmentada, mas a foto do anúncio não chama a atenção do usuário, por exemplo. Nesse caso, uma simples mudança do criativo (que é a parte visual do conteúdo) já poderia melhorar a sua taxa de conversão.

Otimize a página de destino

Também é importante garantir que a página de destino, ou seja, o endereço para o qual o usuário será direcionado ao clicar no anúncio, seja atrativa, fácil de navegar e transmita segurança para o consumidor.

Afinal, se o visitante cai em uma página repleta de anúncios e com um layout que transmite amadorismo, existem boas chances de que ele se sinta inseguro e desista de finalizar a compra.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja grátis, personalizar com layouts profissionais, adicionar avaliações de clientes e exibir selos de segurança nas páginas dos produtos, aumentando a confiança do consumidor e incentivando a conversão.

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Revise o modelo de atribuição

Por último, se tudo parece certo com o anúncio e com a página de destino, mas, mesmo assim, o seu ROAS está baixo, lembre-se de revisar o modelo de atribuição da campanha.

Geralmente, o modelo padrão é a atribuição de “último clique”, em que todo o “crédito” da conversão fica para o último ponto de contato que o usuário teve no seu e-commerce antes de finalizar a compra.

No entanto, se uma pessoa que ainda não conhece a sua marca chega ao seu site por meio de anúncio, é normal que ela navegue por várias páginas para avaliar a confiabilidade do site antes de tomar a decisão de compra.

Nesse caso, vale acessar a sua conta no Google Ads e testar o modelo de atribuição “multitoque”, que leva em consideração todas as interações da jornada do consumidor. Assim, é possível ver a influência exata que cada canal tem sobre a venda, identificando se a campanha de anúncios teve participação nesse processo.

Você faz parte de uma agência de marketing ou é freelancer nessa área? Então, saiba que também pode prospectar clientes no programa de parcerias da Nuvemshop! Seja um especialista Nuvemshop e ajude milhares de lojistas a potencializar suas lojas! 🚀

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Entendeu o que é ROAS?

Apesar de envolver algumas particularidades, o ROAS é um conceito simples e que pode fazer toda a diferença na hora de tomar decisões sobre quanto e como investir nas campanhas de tráfego pago, que são essenciais para aumentar o alcance da sua marca.

Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto e te preparado para criar campanhas cada vez mais lucrativas.

E, se você quer tornar esse processo ainda mais simples, a dica é contar com uma plataforma de e-commerce que ofereça integração com os principais serviços de anúncios digitais. Na Nuvemshop, por exemplo, você tem a melhor integração com Google Ads do mercado e ainda pode veicular anúncios do seu catálogo no Facebook, no Instagram e no TikTok.

Então, aproveite para criar a sua loja virtual grátis e começar a anunciar ainda hoje! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar na internet! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ROAS

ROAS (Retorno sobre Gastos com Anúncios) é uma métrica usada no tráfego pago para medir a eficácia de uma campanha publicitária. Na prática, ela serve para calcular quanto dinheiro você ganha para cada real gasto em anúncios.

O ROI é mais amplo e considera todos os custos e receitas associados ao investimento, mesmo que indiretamente. Já o ROAS mede especificamente a eficácia da campanha, considerando apenas o valor investido diretamente para que o anúncio fosse exibido e o retorno que ele trouxe.

Para calcular o ROAS, basta dividir a receita gerada pelos anúncios pelo valor gasto para anunciar. Se você investiu mil reais em anúncios e gerou R$ 5 mil em vendas, por exemplo, seu ROAS é 5.

O ROAS ideal pode variar de acordo com o nicho de mercado, o tipo de negócio e os objetivos específicos do anúncio. Mas, no geral, um ROAS acima 2 indica que a campanha consegue pagar os seus próprios custos e gerar algum lucro.

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