O que é romaneio e como emitir o documento?

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Romaneio, ou picking list, é um documento que lista as características das mercadorias que estão sendo transportadas ou entregues. Ele serve como um registro de todos os itens incluídos em um determinado carregamento ou envio.


Se você optou por vender pela internet, sabe que a agilidade na separação e no envio de pedidos é um elemento que garante o sucesso de um negócio. Quanto mais rápido e eficiente for esse processo, menor será o tempo que o cliente terá que esperar para receber o produto comprado. Pensando nisso, você sabe o que é o romaneio?

De forma resumida, este é um documento que descreve as principais características das mercadorias que estão sendo transportadas em um processo de entrega.

Assim, ele ajuda a prevenir contratempos nas entregas do seu negócio, facilitando e agilizando a logística.

Então, quer saber o que é romaneio, como fazê-lo e as suas principais vantagens? Continue com a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o documento. Vamos lá?

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O que é romaneio?

Romaneio, também conhecido como picking list, é um documento que lista a carga transportada durante um processo de envio de mercadorias.

Nele, é especificada a descrição dos produtos, a relação dos volumes, o peso líquido, o peso bruto, as dimensões das mercadorias, o tipo de embalagem, entre outras informações.

Sendo assim, o objetivo do romaneio é facilitar o envio de um item e agilizar o processo de fiscalização da carga.

Ainda que não seja obrigatória em todos os tipos de entrega, a picking list precisa ser emitida em algumas situações específicas. Saiba a seguir quais são:

  • Em caso de transportes de cargas perigosas, como combustível, remédios e produtos que podem causar contaminação;
  • Quando o veículo de envio tiver que cruzar uma fronteira internacional. Nesse caso, o romaneio serve para declaração aduaneira, declaração de importação e o desembaraço da carga, isto é, a liberação de uma mercadoria pela alfândega.

💡 Saiba mais: Como funciona a logística para e-commerce?

Tipos de romaneio

Como estamos falando de um processo de envio de mercadorias, é importante ter em mente que existem três tipos de romaneio que acompanham o fluxo logístico: o de carga, o de transporte e o de entrega. Veja a seguir a diferença entre eles e quando emiti-los:

Romaneio de carga

É a lista que reúne toda a descrição das mercadorias que serão transportadas em conjunto por um único veículo.

No documento, estão identificados o volume de cada item, quais os tipos de embalagens, o peso de cada mercadoria e as dimensões dos produtos.

💡 Saiba mais: O que é CTe e como emitir o documento fiscal obrigatório?

Romaneio de transporte

Esse documento acompanha o veículo que realiza o transporte da carga, contendo os dados do motorista, o tipo de carro utilizado, qual a rota e os seus pontos de parada.

Ele serve para controlar o deslocamento do transporte e facilitar a fiscalização da mercadoria.

💡 Saiba mais: O que é política de entrega e por que ela é importante?

Romaneio de entrega

Por fim, o romaneio de entrega é a lista que registra o recebimento da mercadoria pelo cliente final, contendo os dados do remetente e do destinatário e o valor da nota fiscal.

Também é utilizado como comprovante de que a carga foi entregue e deve ser assinada pelo comprador.

💡 Saiba mais: Como funciona o prazo de entrega e o que fazer quando atrasa?

Como emitir o romaneio?

Apesar de não existir um modelo para montar o documento de romaneio, a Receita Federal exige algumas informações básicas que devem estar em seu relatório, como:

  • Quantidade total de volumes;
  • Marcação dos produtos;
  • Identificação das mercadorias por ordem numérica (ou seja;
  • Tipos de embalagem;
  • Peso (líquido e bruto);
  • Dimensões unitárias;
  • Volume total da carga.

Com essas informações em mãos, o romaneio pode ser feito em uma planilha ou de forma otimizada, por meio de um software.

Nesse último caso, utilizar um ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos de uma empresa, em tradução livre) pode ser uma solução para simplificar o processo de logística do seu negócio.

Com essa ferramenta, é possível centralizar e integrar processos-chave, como controle de estoque, vendas, finanças, emissão de documentos fiscais e muito mais. Tudo isso em um único sistema, que funciona como um grande painel de controle.

Assim, você já emite o romaneio de carga, transporte e entrega de forma automatizada.

Se você vende pela internet, é importante que a sua plataforma de e-commerce seja integrada com um ERP.

Na Nuvemshop, você pode criar uma loja grátis e fazer essa integração direta com os melhores ERPs do mercado por meio da Loja de Aplicativos. Veja alguns exemplos dos softwares disponíveis:

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Quais os benefícios do romaneio?

Embora o romaneio não seja obrigatório, o documento é essencial para agilizar qualquer processo logístico de empresa.

Afinal, é nele que se encontram as principais informações sobre os produtos, mantendo a organização e controle de envio eficientes.

A seguir, veja as principais vantagens de emitir um romaneio:

Agilidade no processo de separação de produtos

Uma das principais vantagens do romaneio é a facilidade no processo e separação das mercadorias.

Afinal, com todas as informações em mãos, os responsáveis pelo estoque do negócio podem identificar rapidamente cada item e conferir se tudo está de acordo com o pedido do cliente.

Como resultado, isso reduz o tempo gasto nessa etapa e evita erros que possam comprometer a qualidade do serviço.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer o controle de qualidade?

Facilidade na identificação de problemas

O romaneio também facilita a identificação de problemas durante o processo logístico.

Assim, caso sejam encontradas informações inconsistentes entre os registros do documento e as mercadorias recebidas ou entregues, é possível detectar rapidamente o erro e tomar as medidas necessárias para corrigi-lo.

Transparência e confiabilidade nas operações

Por fim, o romaneio permite uma maior confiança dos clientes no processo de entrega.

Isso porque, ao contar com um documento oficial que descreve detalhadamente o processo de envio e informação de todas as mercadorias transportadas, a empresa ganha credibilidade junto aos compradores e parceiros.

Qual a diferença entre romaneio e manifesto?

Apesar de reunir algumas informações similares, o romaneio e o manifesto são documentos diferentes.

Como já mencionamos, a picking list é usada para listar e descrever as mercadorias que estão sendo transportadas.

Já o manifesto é um documento que serve para relacionar os itens enviados por carga fracionada, isto é, quando um veículo é utilizado para enviar diversos produtos diferentes, muitas vezes de empresas distintas.

Qual a diferença entre romaneio e nota fiscal?

A nota fiscal é um documento para controle tributário da comercialização de produtos ou contratação de serviços — e sua emissão é obrigatória.

Ela descreve várias informações pertinentes sobre a operação para registrar o valor do documento e indicar os tributos a serem pagos.

Sendo assim, o romaneio não substitui a NF. Ele é apenas uma lista que detalha as principais informações da carga transportada.

💡 Saiba mais: 4 erros fiscais no e-commerce que você não pode cometer

Tudo certo sobre o que é romaneio?

Agora que você já sabe o que é romaneio, pode começar a emiti-lo para agilizar as entregas do seu negócio.

Lembre-se de que, ao unificar e automatizar as informações de romaneio por meio de um ERP, sua empresa pode aumentar a eficiência operacional e diminuir falhas na entrega.

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