O que é screencast e como fazer vídeos com esse recurso?
- Screencast é a gravação digital do que se passa na tela do computador, geralmente com áudio, usada para criar tutoriais e demonstrações;
- Ele permite instruir clientes de maneira visual e prática, aumentando a compreensão sobre as mercadorias e atraindo o público;
- Para fazer screencast, escolha uma ferramenta, planeje o conteúdo, grave em um ambiente sem ruídos e edite para passar mais clareza e profissionalismo.
Não podemos negar que o mercado audiovisual não para de crescer, certo? A produção de vídeo marketing tornou-se uma das principais estratégias de conteúdo, tanto para pessoas físicas, quanto para qualquer tipo de negócio. Nesse sentido, saber como fazer um screencast pode ser um diferencial para o seu negócio.
Essa estratégia consiste em fazer uma gravação da tela do seu computador no formato de vídeo, com o objetivo de educar o leitor. Se você vende pela internet, por exemplo, pode utilizar o screencast para mostrar como o seu produto funciona.
Então, se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste conteúdo porque vamos detalhar mais informações sobre o que é um screencast, como fazer e de que forma do seu negócio pode lucrar com a produção de vídeo para aumentar as vendas online. Vamos conferir?
O que é screencast?
Screencast é uma gravação digital do que se passa na tela do computador de quem está fazendo o vídeo, normalmente com a adição de áudio. Em outras palavras, o screencast também pode ser chamado de vídeo on screen, captura de tela ou apenas vídeo capturado.
Você provavelmente já deve ter visto algum vídeo no YouTube com algum tutorial, em que a pessoa que está filmando mostra na prática o passo a passo de algo, como instalação de um programa, edição de foto ou demonstração de produto. Isso é um screencast!
Esse formato de vídeo permite que o público veja com detalhes a interface de um produto ou acompanhe todas as etapas de uma tarefa. Desse modo, a explicação fica mais clara e rica em elementos visuais, facilitando a vida do usuário que assiste ao conteúdo.
Tipos de conteúdos que você pode criar utilizando o screencast
Agora que você já sabe o que é o screencast, já pensou em adotar essa técnica no seu negócio e compartilhar novos conteúdos com o seu público? De maneira simples, rápida e com muita praticidade, é possível criar vídeos diferentes e atrativos. Vamos conferir alguns exemplos:
1. Apresentação de produto
Dependendo do que vende no seu negócio, é possível criar tutoriais que mostram o passo a passo do seu produto, ou seja, como manuseá-lo, diferentes formas de uso, instalações, acessórios necessários etc.
Por exemplo, se você tem uma agência de viagens, uma possibilidade é gravar sua tela explicando os principais pacotes da sua empresa e mostrando como comprar uma viagem pelo site.
Se o seu negócio é uma escola online, uma opção é gravar a parte interna da plataforma utilizada com o intuito de demonstrar a usabilidade e a experiência que o futuro aluno terá. As possibilidades são muitas e variam de acordo com o modelo do seu negócio e o seu objetivo.
Se você tem um e-commerce, é possível exibir vídeos na página do seu produto e de forma interativa. O Widde – Video Commerce, disponível para lojistas Nuvemshop, que exibe as previews de vídeo flutuantes na tela quando o cliente acessa a página do produto. Se o consumidor quiser assistir ao vídeo de demonstração, é só clicar no preview.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Widde – Video Commerce?
2. Chamadas de vídeos
Gravar as chamadas de vídeo com seus clientes também é uma opção de conteúdo criado a partir de screencast. Essa pode ser uma ótima saída para criar uma série de bate-papo com os consumidores.
Para isso, convide algumas pessoas que já compraram o seu produto, crie uma playlist no YouTube que possa relatar a experiência deles e compartilhe todas as vantagens.
No entanto, essa prática caiu em desuso depois que as plataformas de videoconferência disponibilizaram o recurso de gravação da reunião. Agora, basta editar o vídeo e publicá-lo na sua página, como estratégia de prova social.
3. Tutoriais
Uma ótima ideia de conteúdo com screencast é produzir tutorial ou passo a passo com o objetivo de ajudar o seu cliente a instalar alguma ferramenta, usar um software ou navegar por sua loja virtual, por exemplo.
E, aqui, você pode separar o vídeo em vários trechos rápidos, com o intuito de apresentar o fluxo de todo o processo de compra dentro da plataforma.
Sendo assim, grave telas explicando como o cliente pode:
- Fazer uma busca;
- Pesquisar as soluções de frete;
- Aplicar o cupom de desconto;
- Fazer o pagamento do item;
- Realizar o checkout.
Ah, você também pode ter uma gravação exemplificando a melhor forma para ele acompanhar o andamento do pedido concluído.
4. Recursos próprios do seu site
Bom, com as dicas acima, provavelmente você percebeu o quanto produzir vídeos com o screencast é fácil. A nossa quarta dica, portanto, é usar a criatividade para criar conteúdos relacionados ao seu objetivo, levando em conta o plano de negócio da sua empresa.
Pare, olhe para a sua empresa e veja tudo o que você consegue gravar diretamente do seu desktop, sem precisar de grandes recursos.
Aproveite esse momento para apresentar com detalhes todos os seus serviços, como as redes sociais, site do seu negócio, blog e tudo que você achar pertinente à sua empresa.
Seja criativo, crie vídeos rápidos e dinâmicos e não se esqueça de inserir bons CTAs, ou seja, chamadas para ação. São elas que farão com que o usuário tome a atitude que você deseja, seja acessar um artigo no blog, visitar as redes sociais ou fechar uma compra.
Quais as melhores ferramentas para gravar screencast?
Você já sabe o que é o screencast e também como ele pode ser usado no dia a dia do seu negócio. Chegou a hora de conhecer as principais ferramentas que fazem essa gravação. Vamos lá?
ScreenPal
Vamos começar com o ScreenPal, que é um programa que oferece ao usuário uma forma bem interessante de gravar a tela. Com ele é possível gravar imagens estáticas e também vídeos da tela do seu computador. Muito bom não é mesmo?
Essa plataforma ainda permite que você faça a edição do seu vídeo, ou seja, você grava e edita no mesmo local. O programa oferece a versão gratuita. Já a versão paga custa a partir de US$ 3 por mês.
Camtasia
O Camtasia é um outro programa para gravação de tela super utilizado. Com ele, é possível criar demonstrações de produtos, tutoriais, aulas online e até apresentações gravadas.
Esse programa permite que, além de gravar sua tela, você também consiga adicionar elementos e trechos de outros vídeos para deixar o seu conteúdo ainda mais atrativo.
A ferramenta é ótima para quem deseja gravar, editar e narrar um vídeo tudo em um só lugar. A única desvantagem é que sua versão gratuita é apenas para teste, sendo necessário adquirir a versão paga, que custa US$ 300 por ano.
CamStudio
Outra opção interessante é o CamStudio. Com esse programa é possível gravar a tela do seu computador de forma totalmente gratuita.
A única diferença dos demais é que a ferramenta não apresenta grandes opções de edição e customização, sendo assim, será necessário usar um software de edição de vídeo caso precise de algo mais personalizado.
Webnaria
Para quem está procurando uma versão total gratuita, o Webinaria é o recomendado. O mais interessante é que esse programa é mantido por uma comunidade de desenvolvedores que mantém o projeto no ar e garante suas atualizações.
Ele é uma plataforma básica, sem muitos recursos de edição avançada, mas garante o necessário que é a gravação de tela. Em poucos minutos você consegue gravar o seu material e utilizá-lo em qualquer outro canal.
Passo a passo para gravar um screencast
E aí, agora que você sabe tudo sobre screencast, está preparado para começar a gravar? Temos a certeza que você está cheio de ideias para produzir novos vídeos para o YouTube e também para as redes sociais.
Mas olha, para deixar a sua experiência e a sua produção ainda melhor, resolvemos separar algumas dicas para a sua captura de tela em vídeo ser um sucesso. Confira:
1. Escolha um ambiente sem ruídos
Praticamente, todos os programas de screencasts gravam o ambiente de navegação e também o áudio, ou seja, música reproduzida no momento da gravação ou qualquer narração que você esteja fazendo.
Sendo assim, evite locais barulhentos ou com muitos sons externos. Preze pela qualidade da sua entrega e pense na experiência do seu cliente que irá assistir o vídeo. Além do mais, ambientes sem ruídos ajudam no entendimento total da mensagem.
2. Evite ecos
Não é legal você assistir um vídeo com eco, não é mesmo. Além do mais, vídeos com ecos deixam a experiência muito amadora e, mesmo que você esteja fazendo o seu próprio vídeo em casa, é possível deixá-lo com um aspecto bem profissional.
Portanto, antes de gravar, faça testes e procure um local sem eco. Deixe a sua voz o mais natural possível.
3. Faça um planejamento, roteiro e ensaio
Engana-se quem pensa que gravar vídeo é uma tarefa fácil. Não é! Mas não é impossível.
Por isso, para que tudo aconteça sem dificuldades, faça um planejamento, mesmo que básico, de todo o processo de gravação.
Além disso, um bom roteiro, com todas as etapas do seu vídeo, texto bem escrito e muito ensaio antes do play, irão garantir o sucesso da sua gravação. Planeje e faça muitos ensaios antes.
4. Na hora de gravar, deixe apenas a tela de gravação aberta
Para evitar qualquer problema, feche todos os programas do seu navegador e deixe apenas o que será gravado. Essa técnica impede que no momento da gravação você receba mensagens, notificações ou qualquer outra coisa do tipo.
Além disso, o computador precisa estar o mais leve possível para que ele não trave ou não tenha nenhum problema técnico justamente no momento da gravação. Algumas ferramentas de screencast já são bem pesadas.
5. Fale com clareza e apenas o necessário
A comunicação é extremamente importante durante a gravação. Fale com clareza, de forma leve e apenas o necessário. Evite conversas fora do assunto, o seu público com certeza quer algo simples, direto, sem enrolação.
6. Invista em um bom microfone
Já que esse tipo de vídeo requer quase sempre uma gravação, faça um investimento em um bom microfone.
Atualmente existem muitas opções no mercado que já ajudam a diminuir ruídos sonoros externos.
Tudo certo sobre screencast?
E aí, o que você achou do screencast? Se você não sabia o que era e leu todo o nosso conteúdo, com certeza agora você já sabe a importância dessa técnica e também como imputá-la na estratégia do seu negócio.
O mais interessante é perceber que é possível criar vídeos informativos e tutoriais para o seu público, sem gastar muito. O investimento é baixo e o retorno é grandioso, afinal, conteúdo ajuda demais na conversão de qualquer meta.
Além de produzir novos vídeos para sua estratégia, você também está pensando em vender online? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙