Segmentação de mercado: o que é e quais as vantagens? [guia]
Segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos distintos de consumidores com necessidades ou comportamentos semelhantes. Essa estratégia facilita a criação de campanhas de marketing personalizadas e aumenta a relevância dos produtos.
Você sabe o que é segmentação de mercado? De acordo com um estudo realizado pela Bain & Company, empresas que melhor segmentam seus mercados tiveram lucros médios de 10% superiores aos concorrentes durante um mesmo período.
Esse dado mostra que entender e direcionar os esforços das campanhas de marketing na sua empresa pode fazer uma diferença significativa nos resultados financeiros. A segmentação de mercado envolve a criação de estratégias personalizadas capazes de falar diretamente com as necessidades e interesses de cada grupo.
Então, neste artigo, vamos conferir o que é segmentação de mercado, qual sua importância, os principais benefícios e os tipos de segmentação existentes. Preparado? Vamos lá!
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O que é segmentação de mercado?
Segmentação de mercado é a separação de consumidores de determinado produto ou serviço em diferentes grupos. Ou seja, é o processo de dividir um mercado amplo em conjuntos menores de consumidores com características, comportamentos de compra, hábitos, região demográfica, interesses e necessidades similares.
Ao aplicar a estratégia de segmentação, a empresa consegue direcionar suas campanhas de marketing de maneira específica. Assim, uma determinada fatia do público é guiada para as campanhas de produtos ou serviços que possuem maior relevância para suas necessidades e interesses.
Além disso, a segmentação de mercado também melhora a experiência do cliente, aumenta as chances de novas vendas e auxilia na satisfação do consumidor. Com essa estratégia, muitas empresas descobrem nichos de mercado promissores e expandem suas vendas.
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Qual a importância da segmentação de mercado?
Realizar a segmentação de mercado é importante para que sua empresa tenha sucesso na criação das estratégias de marketing. Isso porque, ao dividir o público-alvo em grupos menores com similaridades, é possível se aprofundar nas necessidades e nas preferências dessa fatia específica.
Com isso, seu negócio consegue criar produtos e estratégias de marketing direcionadas para pequenos grupos, tornando as campanhas mais atraentes para cada um dos segmentos que podem se interessar pelo seu produto.
Ou seja, a segmentação de mercado se torna importante porque permite entender que, dentro do público-alvo de uma empresa, existem pessoas que apresentam necessidades e motivações diferentes, mesmo quando falamos de um só produto.
Por exemplo, uma empresa que vende bebidas energéticas pode atrair tanto atletas quanto estudantes. No primeiro grupo, o interesse no produto vem da necessidade de aumentar o desempenho físico, a recuperação muscular e o aumento de energia para realizar treinos intensos.
Com isso em mente, a empresa pode elaborar campanhas em academias e lojas de suplementos destacando a bebida como uma boa aliada para os atletas alcançarem seus objetivos.
Já para o segundo grupo, o de estudantes, as necessidades são o aumento de concentração e produtividade, por exemplo. Então, para este segmento de mercado, a empresa pode investir em propagandas em redes sociais e eventos, enfatizando a bebida energética como fonte de foco e energia para os estudos.
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Assim, ao realizar a segmentação de mercado, é possível abordar as necessidades específicas de cada público com elaboração de campanhas e escolha de canais que funcionem melhor com os interesses dos diferentes grupos.
Quais são os benefícios da segmentação de mercado?
Agora que você já sabe o que é segmentação de mercado e qual sua importância, confira os benefícios que a estratégia pode trazer para sua empresa:
Eficiência nas campanhas de marketing
A segmentação de mercado permite que as empresas criem estratégias de marketing mais precisas e eficazes, já que são direcionadas a determinado público.
O aumento na eficiência das campanhas de marketing ocorre porque, ao segmentar o mercado, as empresas são capazes de criar estratégias personalizadas para cada um dos grupos específicos de clientes em potencial.
Assim, é possível evitar um planejamento de marketing generalista, criado para uma ampla gama de pessoas que, muitas vezes, resulta em baixa taxa de engajamento e retorno em vendas.
Então, com campanhas de marketing direcionadas e ajustadas às necessidades e interesses de cada segmento, a probabilidade de gerar respostas positivas dos consumidores aumenta e as chances de fechar negócios também.
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Aumento da satisfação do cliente
Ao receber campanhas direcionadas para suas necessidades e expectativas, o consumidor tende a se sentir compreendido e valorizado, melhorando sua experiência com a marca.
Assim, quando uma empresa oferece produtos que se conectam com as preferências individuais de seus clientes, a satisfação tende a aumentar. Isso ocorre porque as soluções oferecidas se tornam mais atraentes, já que foram ajustadas às necessidades reais de determinado segmento de mercado.
Ou seja, a segmentação de mercado possibilita a criação de abordagens personalizadas e centradas nos consumidores por meio da criação de ofertas e anúncios que atendem os desejos e necessidades reais do público perante determinado produto.
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Expansão de mercado
A segmentação de mercado permite que empresas consigam identificar novas oportunidades para seu negócio. Isso porque, ao organizar o mercado em segmentos, é possível compreender melhor as necessidades e desejos de determinados grupos que podem ter caído em esquecimento em um primeiro momento.
Assim, fica mais fácil direcionar os esforços e criar estratégias para atrair essa nova parcela do público que ainda não foi explorada anteriormente. Além disso, também é possível conhecer novas demandas, possibilitando a expansão geográfica ou a diversificação do portfólio de produtos para atender novos consumidores.
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Otimização de recursos
A segmentação de mercado permite que a empresa conheça profundamente quem é o seu público-alvo, onde encontrar essas pessoas e quais canais são mais utilizados por elas.
Com isso, o empreendedor sabe como alocar os investimentos em campanhas de marketing, desenvolvimento de produtos e estratégias de vendas de forma mais eficiente, aumentando o potencial de retorno.
Esse conhecimento evita o desperdício de recursos em campanhas genéricas, direcionando o foco para estratégias personalizadas e mais eficientes, Assim, a segmentação de mercado, contribui para um uso inteligente dos investimentos e recursos disponíveis, melhorando a relação custo-benefício.
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Tipos de segmentação de mercado
Existem quatro tipos fundamentais de segmentação de mercado que são utilizados para guiar a estratégia em sua empresa. Veja abaixo:
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica consiste na separação dos consumidores com base em sua localização geográfica, pelos critérios de região, estado, município e de bairro.
O objetivo é adaptar as campanhas de marketing e os produtos para atender as necessidades específicas de diferentes grupos geográficos. Aqui, a empresa pode levar em consideração as particularidades de cada região, como o clima, necessidades locais e até a densidade populacional para direcionar recursos para áreas com maior população.
Com isso, é possível criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes e relevantes ao oferecer produtos ou serviços que atendem melhor às necessidades e preferências em diferentes localidades.
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Segmentação demográfica
É a divisão dos consumidores de acordo com as suas características demográficas. Ou seja, considera fatores como nível de escolaridade, renda, gênero, raça, faixa etária, ocupação e demais estruturas que podem moldar o perfil do público-alvo.
Com a segmentação demográfica, a ideia é ajustar os produtos, serviços, linguagem e canais de comunicação para diferentes grupos demográficos presentes no mercado. O resultado é a criação de campanhas personalizadas que falam diretamente com determinado grupo de consumidores.
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Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica divide o mercado com base nos comportamentos e interesses pessoais dos consumidores, ou seja, é o tipo de segmentação de mercado focada nos aspectos internos do público.
Por exemplo, tipos de personalidade, valores, hobbies, atitudes, estilo de vida, crenças e opiniões. Essas informações auxiliam no fortalecimento das ações de marketing possibilitando a criação de campanhas capazes de se conectar com as necessidades e desejos mais profundos dos consumidores.
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Segmentação comportamental
Essa segmentação divide o mercado com base no comportamento dos consumidores em relação aos produtos ou serviços oferecidos. A segmentação comportamental considera por que e por qual motivo os consumidores interagem com sua marca.
A segmentação comportamental permite que as empresas criem perspectivas de novas oportunidades de acordo com o comportamento real do público, tornando as campanhas mais eficazes e com maior alcance.
Como elaborar uma estratégia de segmentação de mercado?
Para contar com todas as vantagens da segmentação de mercado, é fundamental seguir um passo a passo estruturado para criar e implementar sua estratégia de segmentação com sucesso. Confira a seguir:
Defina os objetivos
Para começar, é necessário analisar a situação atual da empresa a fim de definir quais são os objetivos de negócio e como a segmentação pode auxiliar neste processo.
Alguns exemplos de objetivos são o aumento de reconhecimento no mercado, melhora na retenção de clientes, otimização de campanhas de marketing e lançamento de novos produtos.
Quando você cria uma campanha no Google Ads ou nas redes sociais, por exemplo, precisa escolher um objetivo antes de seguir para a segmentação do público.
Escolha o tipo de segmentação de mercado
Em seguida, identifique os critérios que devem ser utilizados para segmentar seu mercado. Escolha aqueles que fazem diferença para o seu negócio, como demográficos, se fatores como idade e renda forem importantes, e geográficos, se a localização for um fator essencial para o sucesso dos seus produtos.
Agora, se padrões de compra e resposta a promoções forem indicadores importantes, escolha a segmentação comportamental. Por fim, você pode optar pela segmentação psicográfica se a personalidade e o estilo de vida do seu público são fatores determinantes para a decisão de compra.
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Desenvolva estratégias de marketing personalizadas
Com base nos perfis coletados na etapa anterior, chegou o momento de criar estratégias de marketing alinhadas com cada grupo de consumidores.
Para isso, inclua a personalização dos produtos, adeque a linguagem das campanhas, desenvolva propagandas direcionadas e defina os melhores canais de comunicação.
Um exemplo eficiente de marketing segmentado são os dark posts no Instagram e no Facebook. Basicamente, são anúncios programados para aparecerem apenas para públicos específicos, sem poluir a linha do tempo das suas redes.
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Implemente e ajuste
Por fim, coloque as estratégias de segmentação de mercado em prática e monitore os resultados alcançados. Para isso, utilize métricas e KPIs (indicadores-chave de performance) para avaliar e analisar o desempenho das campanhas.
Além disso, também é importante lembrar que o comportamento dos consumidores pode variar, então realize revisões de estratégias para garantir que ela continue trazendo resultados para seu negócio. Se necessário, faça ajustes de acordo com as preferências dos consumidores.
Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, também pode utilizar o aplicativo Segmentiza para segmentar sua base de clientes. Com ele, você poderá coletar os dados da venda e armazená-los de forma estruturada para selecionar os clientes-alvo de suas campanhas de marketing.
💡Saiba mais: O que são métricas de marketing digital e como acompanhar?
Pronto para elaborar sua segmentação de mercado?
Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o que é segmentação de mercado. Lembre-se que ao dividir o mercado em grupos menores com base em um dos tipos de segmentação, você pode criar estratégias de marketing mais precisas, o que aumenta a eficiência das campanhas, melhora a satisfação dos clientes e permite uma expansão mais assertiva.
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