Como vender mais na Semana do Brasil 2024? [guia atualizado]
- Semana do Brasil é uma data criada para promover descontos na semana do dia 7 de setembro, feriado em que é comemorado a independência do país;
- Para participar da Semana do Brasil, você não precisa necessariamente se cadastrar no site do evento, mas, fazendo isso, é possível ter acesso ao material oficial de divulgação do evento que inclui banners e imagens temáticas;
- Se você vende pela internet e quer ficar por dentro de todos os eventos do e-commerce para criar promoções e aumentar a venda, baixe gratuitamente o calendário comercial com datas comemorativas e não perca nenhuma oportunidade!
Você conhece a Semana do Brasil? Essa data do varejo foi criada para promover descontos na semana do dia 7 de setembro, feriado em que é comemorado a independência do país.
Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua loja por meio de promoções.
Portanto, ao longo deste conteúdo, vamos entender melhor o que é a Semana do Brasil e como preparar o seu e-commerce para vender mais em 2024. Então, vamos lá?
O que é a Semana do Brasil?
Semana do Brasil, também conhecida como Black Friday Verde e Amarela ou Black Friday Brasileira, é uma data criada pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com o Governo Federal. Essa é uma iniciativa que visa a aquecer as atividades comerciais do varejo no país. Portanto, essa é uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento.
A edição do evento ocorre em setembro, normalmente entre a primeira e a segunda semana do mês, e dura até dez dias. Durante esse período, as lojas irão operar com promoções, descontos e campanhas. O intuito é movimentar o mercado, aumentar o volume de vendas e gerar receita.
💡Saiba mais: 9 passos para fazer uma promoção de vendas no seu e-commerce
Como participar da Semana do Brasil?
Para participar, você não precisa necessariamente se cadastrar no site do evento, mas, fazendo isso, é possível ter acesso ao material oficial de divulgação do evento que inclui banners e imagens temáticas. E, ao final, você receberá um Selo Oficial do Manual de Identidade.
A inscrição do seu negócio pode ser feita no site oficial da Semana do Brasil. Para o cadastro, é necessário informar dados básicos da loja, como o nome, CNPJ, endereço e segmento da empresa.
No cadastro, também é necessário informar quais ações você está planejando para a sua empresa. Por exemplo:
- Um novo produto;
- Uma promoção;
- Uma campanha de descontos;
- Entre outros.
💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?
Dicas para preparar sua loja para a Semana do Brasil em 2024
Esse evento traz grandes oportunidades para o seu negócio, por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a deixar a sua loja pronta para vender muito na Semana do Brasil em 2024. Veja:
Entenda a precificação de seus produtos
Em eventos como esse, criar promoções e descontos é uma das principais estratégias para gerar vendas e se destacar entre a concorrência. Para isso, é importante estudar muito bem as ofertas que podem ser atrativas para os clientes e saudáveis para o seu negócio.
Durante o planejamento das campanhas promocionais, tome cuidado com a precificação de produtos, já que, muitas vezes, oferecer grandes descontos para atrair consumidores pode acabar gerando prejuízos em seu faturamento.
É importante analisar com atenção cada produto e entender se, mesmo com preços promocionais, a venda deles irá trazer um lucro positivo.
Organize seu estoque
Durante eventos como a Semana do Brasil e Black Friday, você encontra oportunidades para fazer aquela limpeza no seu estoque parado. Portanto, aproveite este momento para separar aqueles produtos que estão parados há muito tempo e pense em formas de torná-los atrativos.
Criar promoções e combos, por exemplo, pode ajudar a movimentar esses itens que estão apenas ocupando espaço no seu armazenamento.
💡Saiba mais: O que é queima de estoque e como fazer uma eficiente?
A organização do armazenamento também é importante para definir um esquema de entrega alinhado com a expectativa dos seus clientes. Essas eventualidades tendem a aumentar o volume de vendas e, com isso, o número de trocas e devoluções também pode crescer.
💡Saiba mais: O que é e como fazer um planejamento de estoque?
Prepare seus canais de atendimento
Um ponto muito importante para a experiência do cliente está no atendimento. Como o volume de vendas tende a crescer durante a Semana do Brasil, a sua taxa de contato irá acompanhar essa curva. Então, esteja preparado para lidar com esse aumento na demanda.
Aqui, é bem importante entender quais canais de atendimento podem funcionar melhor. Em épocas de alta procura, consumidores mais imediatistas tendem a valorizar contatos mais rápidos e objetivos, como ferramentas de chat e WhatsApp, por exemplo.
O contato por e-mail, embora seja mais moroso, pode ser bastante certeiro. Contudo, é importante definir um prazo para respostas, assim evitamos transtornos com clientes que estão no aguardo de algum retorno.
💡 Saiba mais: O que é projeção de vendas e como fazer a do seu negócio?
Divulgue em suas redes sociais
Por último e não menos importante, vem a divulgação das suas promoções da Semana do Brasil. E as redes sociais são ótimos canais para potencializar o alcance das suas campanhas.
Se sua loja já tem integração com o Instagram Shopping, por exemplo, todo esse processo fica melhor e mais fácil. Isso porque as publicações feitas por esse sistema integrado permitem que seus consumidores acessem diretamente a página de compra ao clicar no link do post.
Nesse sentido, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, você pode integrar o seu negócio com o Instagram, Facebook e outros canais de vendas.
💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
Exemplos de promoções para aplicar em sua loja
As promoções são o foco de iniciativas como a Semana do Brasil. Por isso, em um momento em que várias lojas apresentam suas melhores ofertas, é preciso trabalhar muito bem em suas estratégias de venda.
Portanto, vamos conhecer quatro tipos de ação para atrair os consumidores para a sua loja. Confira:
Descontos
Essa é uma palavra que, sem sombra de dúvidas, chama a atenção de qualquer consumidor, não é mesmo? Por isso, precisamos definir os descontos que irão fazer os olhos dos nossos clientes brilharem.
Nessa estratégia, é importante se atentar aos valores de cada produto e entender qual porcentagem de desconto vale a pena oferecer. A promoção deve ser interessante para o cliente, mas, acima de tudo, precisa ser rentável para o seu negócio.
Uma boa dica é aproveitar aqueles produtos com baixa movimentação e aplicar descontos mais agressivos (30, 40 ou 50%). Assim, você também tem a oportunidade de fazer uma limpeza no seu estoque de forma saudável e lucrativa.
Já para aqueles produtos mais populares, os descontos podem ser mais delicados. Como estamos falando de itens que já possuem alta procura com seu preço original, a redução no valor pode estar entre 10 e 20%.
💡Saiba mais: O que é política de desconto e como criar uma eficiente?
Cupons
Os cupons também são ótimas formas de atrair clientes e gerar vendas. O fato de o consumidor receber o voucher individualmente torna a experiência de compra mais interessante e pessoal. Portanto, essa é uma boa tática para aumentar sua taxa de conversão.
Outro ponto positivo dos cupons é que, com eles, você consegue limitar o uso por data, quantidade de itens, produtos específicos etc. Isso nos dá mais controle quanto às condições promocionais oferecidas, garantindo que não tenhamos prejuízos ao final do evento.
💡Saiba mais: Como oferecer cupom de desconto e aumentar as vendas?
Kits e combos
Essa é uma estratégia que demanda um pouco mais de trabalho, mas que também pode ser lucrativa. Além disso, é mais uma oportunidade para movimentar produtos com baixa adesão.
Nesses casos, é importante entender quais produtos vendidos em conjunto seriam atrativos para o consumidor. Por exemplo, se você vende roupas, criar combinações de peças pode funcionar muito bem.
Além disso, é preciso aplicar um desconto que realmente convença o cliente de que levar o kit de produtos será mais vantajoso do que comprar itens separadamente. E lembre-se, o valor da compra precisa ser rentável para você.
Frete grátis
O preço do envio, muitas vezes, pode ser um motivo para que o cliente desista de uma compra. Por isso, oferecer condições de frete gratuito definitivamente irá aumentar suas chances de vendas concluídas.
Aqui, é importante lembrar que ao baratear o envio, os custos pelo envio serão arcados por você. Portanto, estude os serviços de entrega disponíveis para o seu negócio e escolha aqueles que oferecem melhores condições para o seu bolso.
Uma dica é sempre trabalhar com diversos gateways de frete, assim você pode analisar as opções mais vantajosas e escolher o frete que saia mais em conta.
💡Saiba mais: Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce?
Tudo certo sobre a Semana do Brasil?
Esperamos que essas dicas ajudem você a planejar suas ações para a Semana do Brasil e, principalmente, a lucrar muito com esse evento.
Aproveite essa oportunidade para ampliar suas vendas e a visibilidade do seu negócio. Então, se você ainda não vende pela internet, o que acha de criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙