O que é SEO on page? Guia prático de otimização para sites
- SEO on page são otimizações que podem ser feitas dentro de um site para garantir que ele seja encontrado por motores de busca como Google e, consequentemente, pelos usuários;
- A principal diferença entre SEO on page e off page é que o off page é uma estratégia externa, ou seja, feita em parceria com outros sites;
- Uso de palavras-chave, meta tags, URLs amigáveis, imagens mais leves e heading tags, por exemplo, são algumas das principais otimizações de SEO on page;
- Se você tem uma loja virtual e quer garantir que ela seja encontrada pelo Google, pode conferir o e-book SEO para e-commerce com as melhores práticas.
Como uma pessoa preocupada com sua estratégia digital, é provável que você esteja familiarizado com o termo SEO. Mas você sabe o que é SEO on page?
Se ainda não conhece esse termo e qual o impacto dele sobre seu site, não tem problema. Ao longo deste artigo, vamos entender o que é isso, qual a diferença entre SEO on page e off page e como aplicar as devidas otimizações ao seu site. Então, está pronto para começar?
O que é SEO on page?
SEO on page são todas as otimizações que você realiza no seu site para garantir que as páginas sejam encontradas com mais facilidade pelos usuários e pelos motores de busca, como o Google e o Bing.
Algumas das técnicas de SEO mais conhecidas, como o planejamento de palavras-chave e o uso de meta title e meta description, por exemplo, são estratégias de SEO on page. Na prática, elas ajudam o Google a entender o conteúdo da sua página, melhorando sua classificação e atraindo mais cliques.
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Qual a diferença entre SEO on page e off page?
Assim como existem otimizações que você realiza em suas próprias páginas, existem outras coisas que você pode fazer fora do seu site em busca de um melhor posicionamento orgânico no Google. Essa é a principal diferença entre o SEO off page e on page.
Algumas das principais otimizações off page são:
- Link building: estratégia de geração de links naturais (ou seja, sem esquemas de compra ou troca de links) apontando para seu domínio;
- Menções de marca: citação do seu site por meio do trabalho de relações públicas e assessoria de imprensa;
- Promoção de seu conteúdo: compartilhamento de suas páginas em redes sociais e fóruns de discussão;
- Google Meu Negócio: permite que o seu negócio apareça nas buscas locais e nas pesquisas no Maps, por exemplo;
- Avaliações dos usuários: avaliações do seu negócio em sites como Reclame Aqui, que podem afetar a reputação da sua marca.
💡 Saiba mais: Estratégias de SEO off page que realmente funcionam
Por que SEO on page é importante?
Nove em cada dez brasileiros pesquisam online antes de comprar, segundo o relatório Think Commerce, do Google. Por isso, a estratégia de SEO é, sem dúvidas, um dos pilares do marketing digital. Sem ela, torna-se praticamente impossível conquistar qualquer visibilidade no ambiente virtual.
Ao otimizar elementos como palavras-chave, descrições dos produtos e URLs, o site têm mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa quando os clientes procurarem por produtos. Isso não só atrai mais visitantes, mas também os direciona para páginas específicas, aumentando a probabilidade de fechar vendas.
Além disso, uma boa otimização de SEO on page contribui para que a experiência do usuário no site seja positivo, tornando a navegação mais fácil e transmitindo credibilidade, o que é essencial no universo dos e-commerces.
Nesse contexto, se você tem um site ou uma loja virtual, o SEO on page deve ser uma de suas prioridades. Afinal, será por meio dessa técnica que você conseguirá fazer com que a sua página apareça nos primeiros resultados do Google.
💡 Saiba mais: Como rankear um site na primeira página do Google?
Como fazer SEO on page?
Agora que já entendemos o que é SEO on page e a diferença em relação às otimizações off page, chegou a hora de conhecer como começar a otimizar suas páginas. Então, veja dez dicas práticas de como fazer SEO on page de uma página:
1. Use palavras-chave
Em primeiro lugar, é importante fazer um planejamento das palavras-chave que você vai usar. Na prática, uma palavra-chave é o termo que descreve o conteúdo principal de uma página e, geralmente, a forma como o usuário pesquisa no Google para encontrar respostas relacionadas ao assunto.
Se você tem uma loja de sapatos, por exemplo, uma palavra-chave relevante para otimização de SEO on page seria “tênis de corrida feminino”. Assim, se alguém pesquisar por essa expressão, a sua loja pode aparecer nos resultados de pesquisa desse usuário.
Para fazer esse planejamento, você pode usar algumas das ferramentas de SEO que oferecem essa função e observar dados como o volume de buscas por cada palavra-chave e nível da concorrência. Com isso, você pode escolher os termos mais interessantes para o seu negócio.
💡 Saiba mais: Como usar o Planejador de palavras-chave do Google grátis?
2. Crie meta tags interessantes
As meta tags são informações que você insere em sua página, mas que não aparecem exatamente no conteúdo. Na verdade, elas indicam como a sua página vai aparecer em um resultado do Google. Veja quais são:
Meta title (ou título SEO)
O meta title (ou título SEO) é o título que será lido pelo Google na hora que ele identifica sobre o que fala cada página disponível na internet. Ele aparece nos resultados de pesquisa e na barra de título do navegador, influenciando a decisão dos usuários de clicarem ou não na página.
No resultado de pesquisa, é assim que e a meta title aparece:
No seu meta title, você deve:
- Incluir a palavra-chave, de preferência logo no início;
- Limitar-se a 60 caracteres;
- Tornar o título atrativo para que as pessoas cliquem no seu resultado.
💡 Saiba mais: O que é meta title e como escrever bons title tags?
Meta descrição
Logo abaixo do meta title na página de resultados do Google (SERP), aparece a meta descrição. Nela, você deve incluir um pequeno texto com informações sobre o que a pessoa vai encontrar na página. Veja:
Para a meta description, as boas práticas são:
- Incluir a palavra-chave de forma natural;
- Limitar-se a 145 caracteres (isso costuma dar uma média de duas frases);
- Incluir uma CTA (call to action, ou chamada para ação) no fim, incitando a pessoa a clicar;
- Fornecer apenas informações verdadeiras sobre o que a pessoa pode encontrar no conteúdo.
💡 Saiba mais: Como criar uma meta description atrativa?
3. Crie URLs amigáveis
Assim como outros campos em texto, o Google é capaz de fazer a leitura das URLs de cada página. Por isso, é importante que você também as utilize para indicar do que se trata aquele endereço para o buscador.
Para isso, é importante criar URLs amigáveis, ou seja, que sejam legíveis tanto pelo Google quanto pelo usuário. Além disso, uma boa prática é a de incluir a palavra-chave no slug da página.
Por exemplo, se você tem uma página de produto para um tênis de corrida feminino branco (e essa é sua palavra-chave), a URL deve indicar isso. Vejamos dois exemplos:
- URL amigável: www.seudominio.com.br/tenis/feminino/corrida/branco
- URL não-amigável: www.seudominio.com.br/product125i646x
💡Saiba mais: O que é Black Hat no SEO e como evitá-lo?
4. Otimize as suas imagens para SEO
Outro ponto de otimização de SEO on page diz respeito às imagens que você carrega em seu site. Em primeiro lugar, como o Google não é capaz de ler fotos e vídeos, você deve incluir informações sobre elas em texto nos seguintes campos:
- Nome do arquivo: deve conter a palavra-chave principal da página, vir separada por hífens e não conter símbolos. Exemplo: tenis-corrida-feminino-branco.jpg;
- Alt text (ou texto alternativo): uma breve descrição do que há na imagem, incluindo a palavra-chave;
- Legenda: quando necessário, inclua uma legenda que complemente a imagem e contenha sinônimos da palavra-chave.
Além disso, tornar as fotos mais leves pode diminuir o tempo de carregamento da página. Para isso, existem ferramentas online e gratuitas que ajudam a comprimir imagem e diminuir o tamanho do arquivo sem que a foto perca qualidade.
5. Use headings (subtítulos)
No SEO on page, os headings (ou subtítulos) são como os títulos de uma página, usados para organizar o conteúdo e ajudar o Google a entender o assunto.
Esses subtítulos são numerados em ordem de importância, de modo que temos H1, H2, H3 e assim por diante. Em uma loja virtual de roupas, por exemplo, a estrutura de headings poderia ser assim:
- H1: Roupas Esportivas
- H2: Camisetas
- H3: Camisetas femininas
É importante também usar as palavras-chave nesses subtítulos, porém sempre de forma natural, sem ficar forçando sua repetição, ok? Isso cria uma estrutura organizada e ajuda os motores de busca a entenderem o conteúdo da sua loja.
💡 Saiba mais: O que é White Hat e como aplicar as boas estratégias de SEO?
6. Foque na linkagem interna
A inserção de links internos, ou seja, do seu próprio site, é importante para que o Google consiga identificar a relação entre os conteúdos. Desse modo, os robôs do buscador conseguem navegar mais facilmente entre as páginas, garantindo que todas sejam encontradas e indexadas.
Além disso, adicionar esse links também facilita a navegação do usuário, permitindo que eles encontrem outras páginas dentro do site e vejam mais produtos. Isso pode, inclusive, aumentar o ticket médio da compra.
Para facilitar a identificação do Google, é importante que você insira os links para páginas que façam sentido no contexto e em palavras que indiquem sobre o que é aquele link. Não faz sentido, por exemplo, adicionar um link para uma página de roupas na página de um eletrodoméstico.
7. Preste atenção à qualidade da sua página
O funcionamento do Google é muito focado em indicar páginas que apresentem o que os usuários querem saber. Nesse sentido, uma página com bom conteúdo é aquela que traz informações completas, seja em um artigo ou na descrição dos produtos que estão sendo vendidos, por exemplo.
Aqui, uma dica é fazer a busca pelo termo que está querendo empregar e observar que tipos de resultado o Google apresenta. Esse será um bom indicativo do que uma página com boa qualidade deve ter.
💡 Saiba mais: 6 formas de produzir conteúdo e atrair clientes
8. Melhore a velocidade de carregamento do seu site
Outro aspecto do SEO on page que você pode otimizar é a velocidade de carregamento das páginas do seu site. Esse fator é importante para o Google na hora de avaliar quais resultados vai exibir nas primeiras posições, uma vez que o buscador tem grande preocupação em oferecer uma experiência positiva aos usuários.
Mas como saber se suas páginas estão carregando a uma boa velocidade? O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita para medir o tempo de carregamento e apontar soluções a serem trabalhadas, o PageSpeed Insights.
Caso você não tenha conhecimento técnico sobre o assunto, essa pode ser uma tarefa mais complicado, Por isso, preparamos esse e-book para te ensinar como otimizar a velocidade do seu site. Faça o download gratuito abaixo:
Caso você queira se aprofundar em todos os aspectos do SEO para e-commerce, confira também o nosso guia supercompleto sobre o tema:
💡 Saiba mais: SEO na Nuvemshop: como fazer a loja rankear no Google?
E aí, entendeu o que é SEO on page?
E agora, tudo certo sobre o SEO on page? Lembre-se de que esse é o primeiro passo para que seu site possa ficar bem posicionado entre os resultados do Google, mas é preciso muito trabalho e paciência, pois essa é uma estratégia que começa a ter resultados a médio a longo prazo, ok?
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