Como criar e organizar categorias de produtos no e-commerce?

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Prateleira cheia de produtos, representando categorias de produtos.
Pontos principais do artigo:
  • Categorias de produtos são nichos específicos de vendas por meio dos quais um e-commerce é organizado;
  • Criar categorias para os produtos é fundamental para gerar mais tráfego para uma loja virtual e melhorar a experiência do usuário no site;
  • Se você quer configurar facilmente categorias e subcategorias no seu site, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite nossas funcionalidades.

Enfim, você decidiu abrir uma loja virtual: o site está no ar, os meios de pagamento estão configurados e os perfis nas redes sociais estão ativos. Mas será que está tudo certo? Você já definiu todas as categorias de produtos do seu e-commerce?

Além de pensar no visual do site, categorizar os produtos é fundamental para facilitar a experiência do usuário no e-commerce.

Além disso, a categorização permite que os clientes encontrem os itens que estão procurando de maneira rápida. Esse é um fator importante para diminuir o bounce rate (taxa de rejeição) do seu site, ou seja, a porcentagem de visitantes que acessam uma página e saem sem clicar em novas páginas ou interagir com seu conteúdo.

Então, ao longo deste artigo, vamos entender como criar categorias e subcategorias de produtos e as vantagens dessa prática para o seu e-commerce.

E, se ainda não tiver um site de vendas, aproveite para criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop. Na plataforma, você pode criar quantas categorias e subcategorias precisar!

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O que são categorias de produtos?

Categorias de produtos são nichos específicos de vendas por meio dos quais um e-commerce é organizado. A categorização é fundamental para gerar mais tráfego para uma loja virtual e melhorar a experiência do usuário no site.

Uma categorização eficiente também depende do uso adequado de filtros de pesquisa que facilitam o processo de busca do cliente na hora de comprar um produto. Desse modo, uma vez em seu e-commerce, o visitante pode encontrar de maneira simples o tipo de item que estiver procurando.

Qual a importância de criar categorias e subcategorias de produtos?

Criar categorias de produtos é uma estratégia essencial para melhorar a experiência de compra e impulsionar as vendas no seu e-commerce.

Ao segmentar seus produtos em categorias e subcategorias claras e organizadas, você proporciona uma navegação mais intuitiva para os clientes, permitindo que eles encontrem facilmente o que estão procurando.

Isso não apenas melhora a usabilidade do seu site, mas também oferece diversas vantagens práticas e comerciais.

A seguir, confira alguns bons motivos para investir na criação de catergorias e subcategorias de produtos:

Organização

Primeiramente, categorias bem definidas facilitam a organização do inventário. Você pode gerenciar os produtos de forma mais eficaz, monitorar a contagem de estoque e garantir que os produtos estejam sempre atualizados e disponíveis para compra.

Além disso, as categorias permitem que você destaque os produtos mais relevantes em cada segmento, chamando a atenção dos clientes para promoções especiais, novidades ou produtos em destaque.

Promoções

Em termos de marketing, categorias de produtos são uma forma eficaz de direcionar estratégias específicas para públicos diferentes. Por exemplo, você pode criar promoções direcionadas a uma categoria específica, como “roupas de verão” ou “eletrônicos de última geração”, atraindo clientes interessados nesses itens.

Isso também ajuda na personalização da comunicação e no desenvolvimento de ofertas direcionadas, aumentando a relevância para cada grupo de clientes.

SEO

Além disso, categorias e subcategorias bem estruturadas podem melhorar significativamente o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca) do seu site. Motores de busca como o Google valorizam a organização lógica e hierárquica das páginas.

Ter URLs, títulos e descrições de categoria otimizados para palavras-chave relevantes pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, direcionando mais tráfego qualificado.

Além disso, quando for categorizar seus produtos, escolha muito bem as opções e utilize todos os filtros disponíveis.

Por exemplo, se você vai cadastrar uma blusa masculina, pode utilizar categorias como “moda masculina” e “partes de cima”, e ainda adicionar subcategorias como “algodão”, “tamanho G”, “estilo casual” etc.

👉 Confira: Como configurar o SEO das categorias e subcategorias?

Quais as vantagens de criar categorias de produtos?

As vantagens de criar listas de categorias de produtos são diversas. Uma categorização bem elaborada torna a navegação na loja virtual mais intuitiva. Além disso, a otimização do e-commerce traz as seguintes vantagens:

Facilita a busca de produtos

Quanto menos tempo o cliente levar para encontrar o que procura, maiores as chances de venda. Investir em um trabalho de organização das categorias dos itens faz com que as suas mercadorias sejam encontradas com mais facilidade e com poucos cliques.

Para isso, fique atento aos detalhes da categorização. Se bem estruturada, ela pode aumentar a taxa de conversão.

Promove cross-selling

A otimização do e-commerce também ajuda no cross-selling — ou venda cruzada —, uma técnica que oferece automaticamente produtos relacionados ao item que o consumidor pretende comprar.

A técnica de venda é uma boa forma para aumentar o ticket médio do e-commerce e funciona muito bem com uma organização eficiente das categorias dos produtos.

Se você tem uma loja virtual de eletrônicos, por exemplo, e o cliente quer comprar uma impressora, o seu e-commerce pode sugerir produtos como cartucho de tinta. Dessa forma, você incentiva o consumidor a fazer uma compra maior.

Otimiza a criação de promoções

Ao definir as categorias de produtos do seu e-commerce fica mais fácil realizar promoções segmentadas.

Essa estratégia é muito eficiente para aproveitar a sazonalidade do segmento em que você atua. Ou seja, promover uma campanha de marketing que acontece de tempos em tempos, como a Black Friday e o Dia das Mães, ou para determinadas épocas, como as estações do ano — primavera, outono, inverno e verão.

💡Saiba mais: Como fazer promoção?

Como criar categorias de produtos?

Na hora de pensar nas categorias de produtos para uma loja virtual, é preciso analisar alguns detalhes para que a navegação no e-commerce seja intuitiva para o consumidor. Por isso, é importante:

1. Entenda o seu público-alvo

Antes de escolher as categorias de produtos da sua loja virtual é essencial entender quem é o seu público-alvo, ou seja, qual é o perfil de cliente que consome (ou vai consumir) a sua mercadoria.

Conhecendo o seu consumidor (comportamento, idade e hábitos, por exemplo), você consegue identificar como o seu público está acostumado a procurar e comprar produtos na internet.

Ao ter todas essas informações em mãos, fica muito mais fácil categorizar os produtos em seu site de modo que faça sentido para os clientes.

2. Analise a concorrência

Um passo importante para a categorização em seu e-commerce é identificar quais são as categorias utilizadas com frequência por outras lojas virtuais, ou seja, analisar a concorrência. A partir desse estudo, você consegue ter inspirações de como estruturar o seu site de compras.

No universo do e-commerce, algumas categorias podem ser consideradas padronizadas. Ou seja, toda inovação nesse sentido deve ser muito bem pensada, já que os usuários estão habituados a buscar por palavras-chave já consolidadas na internet.

Aqui, lembre-se de fazer uma análise de mercado e procurar e-commerces que atuam no mesmo segmento que o seu.

3. Atente-se aos nomes das categorias

A nomenclatura utilizada nas categorias é essencial para a otimização do e-commerce. Nomes de fácil entendimento ajudam o seu cliente a encontrar sua loja virtual com facilidade na internet.

Para isso, é importante utilizar técnicas de otimização da sua loja virtual para mecanismos de busca, o SEO para e-commerce. Em outras palavras, essa estratégia vai ajudar as páginas do seu site a ficarem bem ranqueadas nas pesquisas do Google e, consequentemente, atrair visitantes para seu e-commerce sem que você precise pagar por anúncios.

Então, após formar os grupos de produtos, utilize como critério a escolha de nomes de categorias que tenham um alto volume de buscas. Aqui, é importante fazer um estudo das principais palavras-chave relacionadas aos seus produtos como um todo e a partir disso, escolher os termos que são relevantes para os clientes.

Uma boa ferramenta que pode te ajudar a defini-las é o Google Trends, um recurso gratuito que permite acompanhar a evolução do número de buscas por um determinado termo ao longo do tempo.

Além disso, o Planejador de palavras-chave do Google também pode auxiliar nessa tarefa, já que mostra o número de pesquisas mensais por determinados termos e faz outras sugestões parecidas.

Se você quer entender mais a fundo como funciona o SEO para e-commerce, faça o download do nosso E-book de SEO avançado para e-commerce:

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4. Trabalhe o design do site

O design de um site é importante para uma boa apresentação visual, que seja atrativa ao cliente e garanta uma boa experiência de navegação.

Portanto, é preciso analisar como será mostrado o menu das categorias de produtos e se ele estará harmônico com o restante do site. Na prática, um e-commerce com design responsivo e com navegação simples e intuitiva é aquele em que os visitantes conseguem achar o que procuram com facilidade.

Por isso, destaque as categorias dos produtos na página inicial do site, tenha um campo de pesquisa de produtos bem visível, posicione as informações principais sem rolar o layout e ofereça outros facilitadores para o usuário.

Confira o exemplo do campo de pesquisa de produtos da loja de roupas TOO BASIC. Ele está situado no topo da página para facilitar a experiência do usuário na busca por produtos:

Loja Too Basic como exemplo de categorias de produtos.

5. Crie filtros

Definir filtros para as categorias de produtos é importante para melhorar a experiência de compra. É comum em e-commerces encontrar um botão que permite ao cliente filtrar a sua busca seguindo critérios como preço, ofertas, cores, tamanho, formato etc.

Por isso, se o seu e-commerce não tiver uma boa definição de filtros, o processo de pesquisa sobre um determinado produto na sua loja pode ser afetado. Tenha em mente as demandas e o comportamento do consumidor como base para realizar essas definições.

Para se inspirar, confira o exemplo da utilização de filtros de cor, tamanho e preço no site da marca de moda feminina minimalista, CLOMEE:

Loja Clomee como exemplo de categorias de produtos.

6. Destaque categorias de produtos mais acessadas

No e-commerce, a página inicial é a primeira impressão que os clientes têm do seu negócio. Ter um layout de página bem projetado, com as categorias de produtos mais acessadas em destaque, pode ser determinante para gerar conversões de venda.

Por isso, é essencial analisar os fluxos de acesso de seu site no Google Analytics, ferramenta que serve para monitorar sua atuação online e fazer, frequentemente, a otimização da loja virtual.

Além disso, é importante ter uma plataforma de e-commerce que permita a personalização da página inicial, de modo que a loja virtual fique com a cara da sua marca.

Com a Nuvemshop, você pode criar quantas categorias e subcategorias quiser e ainda personalizar a aparência de cada uma delas.

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7. Crie páginas e descrições para suas categorias

Se você quer explorar ainda mais o potencial das categorias, pode criar páginas exclusivas para cada uma delas. Na Nuvemshop, por exemplo, é possível adicionar uma imagem e descrição para representar todas as suas categorias e subcategorias.

A imagem vai aparecer no topo dessas páginas e ajuda os consumidores da sua loja a identificarem visualmente quais tipos de produto estão disponíveis naquela seção.

Exemplos de categorias de produtos para loja virtual

Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando como as lojas virtuais categorizam seus produtos na prática. Por isso, a seguir, separamos exemplos de categorias de produtos de nichos de mercado diferentes para servir de inspiração. Confira:

Categoria de produtos para loja de joias

A loja Tau, especializada em jóias, conta com um amplo catálogo de produtos. Por isso, para organizar as categorias, a empresa optou por separar por tipos: aneis, colares, brincos, pulseiras e pingentes.

Além disso, foram criadas as categorias “mais vendidos” e “coleções” para facilitar a navegação pelo site.

Loja Tau Jóias como exemplo de categorias de produtos.

Categoria de produtos para loja de artesanato

A Nollu é uma loja virtual especializada em produtos para cerâmica artesanal. Nela é possível encontrar tanto as peças prontas, quanto os materiais para quem quer começar a fazer cerâmica.

Seus produtos são divididos em categorias para ajudar o cliente a navegar no site. Então, se você deseja comprar as peças em cerâmica prontas, pode clicar em “Peças”.

Já se é um artesão buscando por materiais, pode navegar pelas outras categorias.

Loja Nollu como exemplo de categorias de produtos.

Categoria de produtos para papelarias

A Aff The Hype é uma papelaria autoral com personalidade divertida e descolada. A marca escolheu destacar as principais categorias de produtos no topo da página principal, assim os usuários são direcionados para os itens que estão procurando.

Loja Aff the Hype como exemplo de categorias de produtos.

Pronto para categorizar os produtos?

A categoria e subcategoria de produtos é importante para quem quer oferecer uma experiência de compra intuitiva para o consumidor. Com atenção aos detalhes, a tendência é que a sua loja virtual se torne mais atrativa para os usuários e, assim, os seus resultados de vendas tendem a melhorar.

E, caso você ainda não venda na internet e esteja procurando por uma plataforma de e-commerce, que tal criar uma loja grátis na Nuvemshop? 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre categorias e subcategorias de produtos

Categorias de produtos são nichos específicos de vendas por meio dos quais um e-commerce é organizado. A categorização é fundamental para gerar mais tráfego para uma loja virtual e melhorar a experiência do usuário no site.

Entenda o seu público-alvo, analise a concorrência, atente-se aos nomes das categorias, trabalhe no design do site, crie filtros e destaque categorias de produtos mais acessadas.

De acordo com o NuvemCommerce, as categorias mais populares na internet são: moda e vestuário com 20%, acessórios com 5,4% e saúde com 4%.

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