O que é SEO para Youtube e como otimizar seus vídeos?

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SEO para YouTube refere-se a estratégias de otimização de vídeos para que eles sejam mais facilmente encontrados pelos usuários nos resultados de busca da plataforma.

Você sabe o que é SEO para YouTube? Imagine a seguinte situação: você passou horas gravando vídeo para o canal do YouTube do seu negócio, gastou muito dinheiro com roteirista e editor de vídeo. Sabe que o resultado final ficou incrível e que o seu público do YouTube vai adorar.

Muito empolgado, você publica em seu canal e espera. Nada acontece! O que está acontecendo? Por que as pessoas não estão encontrando seu vídeo? A resposta é simples: você pulou o SEO para YouTube.

Para te ajudar com esse assunto, saiba tudo sobre o tema e aprenda a otimizar os seus vídeos. Vem com a gente! 📝

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O que é SEO para YouTube?

O SEO do YouTube é um processo de otimizar seus vídeos e canal do YouTube para aumentar suas classificações através do YouTube.

Os mecanismos de busca, como o YouTube, têm um algoritmo que determina como seus vídeos aparecerão nas classificações do YouTube. A otimização para o YouTube pode ajudar a aumentar métricas importantes, como contagem de seguidores, reconhecimento da marca, visitas ao site e receita.

💡 Saiba mais: Como vender no Youtube

O SEO do YouTube é a prática de otimizar a página, as listas de reprodução, a descrição e os vídeos do seu canal. Você pode otimizar seus vídeos para o mecanismo de pesquisa do YouTube, bem como para outros mecanismos de pesquisa. Os usuários podem encontrar seus vídeos também nos resultados do Google.

💡 Saiba mais: Como fazer vídeos de qualidade

15 técnicas de SEO para YouTube

Agora que você já sabe o que é o SEO para YouTube, separamos algumas técnicas para você implementar em seu canal e conquistar cada vez mais novas visualizações. Confira abaixo:

1. Identifique as palavras-chaves

Assim como otimizar uma página da web para o Google, a otimização de um vídeo para os resultados de pesquisa do YouTube começa com a pesquisa de palavras-chave.

Ao priorizar esta etapa do processo de SEO do YouTube, você pode garantir que está criando e otimizando o conteúdo que as pessoas estão realmente procurando.

A primeira fase da pesquisa de palavras-chaves começa no próprio YouTube. Há uma mina de ouro de dados na barra de pesquisa, pois as sugestões automáticas refletem consultas genuínas dos usuários.

Comece a digitar uma palavra ou frase relacionada ao seu nicho de mercado e você verá uma lista de palavras-chaves em alta. Neste começo, é necessário saber o que as pessoas estão procurando ativamente pelo assunto.

O YouTube não é o único lugar onde as pessoas encontram vídeos, eles também aparecem nos resultados de pesquisa do Google.

💡 Saiba mais: O que são meta tags e como utilizá-las

2. Compreenda os fatores de classificação de SEO do YouTube

A primeira coisa a entender sobre a otimização de vídeos é que o YouTube tem dois algoritmos. Existe o algoritmo de recomendação, que classifica o conteúdo da página inicial do YouTube e as seções de vídeos sugeridos. E também tem o algoritmo de pesquisa, que classifica o conteúdo nos resultados de pesquisa do YouTube.

Esta seção e todas as informações deste artigo referem-se ao algoritmo de pesquisa do YouTube. Para obter detalhes sobre como o YouTube sugere vídeos aos usuários, consulte o guia do Search Engine Journal para o algoritmo de recomendação do YouTube.

Fatores de classificação de pesquisa do YouTube

  1. Relevância: inclui fatores como título, hashtags, descrição e o próprio conteúdo do vídeo.
  2. Engajamento: inclui fatores como curtidas, inscrições, comentários, ativação de notificações e tempo de exibição.
  3. Qualidade: inclui sinais que podem ajudar a determinar quais canais demonstram experiência, autoridade e confiabilidade em um determinado tópico.
  4. Personalização: o YouTube tenta encontrar os resultados mais relevantes para cada usuário, levando em consideração o histórico de pesquisa e exibição do usuário.

O algoritmo do YouTube prioriza o conteúdo de autoridades confiáveis ​​para pesquisas relacionadas a notícias, política e informações médicas ou científicas.

Para determinar quais vídeos são mais satisfatórios, o YouTube considera como os usuários interagiram com eles quando os vídeos foram mostrados nos resultados da pesquisa. Basicamente, as seguintes perguntas guiam as ações do próprio YouTube:

  • Eles assistiram todo o caminho?
  • Eles gostaram do vídeo?
  • Eles deixaram um comentário?
  • Eles se inscreveram no canal?
  • Eles ativaram as notificações?
  • Assistiram ainda mais vídeos do canal?

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3. Otimize seus vídeos

Há um motivo pelo qual o YouTube permite que os usuários insiram manualmente um título, descrição e tags, bem como escolher uma miniatura de vídeo ideal e adicionar o novo vídeo a uma lista de reprodução. O objetivo é tornar mais fácil para o seu público encontrar você.

Todas essas opções devem ser utilizadas desde a primeira vez que o vídeo é enviado, com exceção de talvez adicioná-lo a uma lista de reprodução – isso pode esperar.

💡 Saiba mais: 20 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site em 2022

4. Faça bons títulos

Use palavras-chaves para se concentrar na intenção do usuário e como essas palavras-chave correspondem ao que o conteúdo do vídeo realmente oferece aos usuários.

Não se preocupe em adicionar nomes de marcas aos seus títulos (geralmente já é o nome do canal). Concentre-se nos elementos importantes. Use a pesquisa de palavras-chave para obter o máximo de todos os recursos básicos de publicação do YouTube, onde você pode alavancar palavras-chaves e relevância.

Você tem aproximadamente cerca de 65-70 caracteres (incluindo espaços) para dizer o que é importante, então certifique-se de usar esse valioso espaço.

O título é uma das primeiras coisas que os usuários veem quando o seu vídeo aparece em uma página, na pesquisa ou é compartilhado nas redes sociais. Faça valer a pena.

5. Crie ótimas descrições

Assim como seu título, sua descrição contém palavras-chave, reflete o conteúdo do vídeo e é uma das primeiras coisas que o usuário vê. Lembre-se de que você está construindo uma descrição do vídeo, não um anúncio ou promoção.

Uma descrição de qualidade tem mais detalhes do que um título, mas não deve ser muito longa. Sua descrição deve motivar o usuário a assistir ao vídeo, porque as informações fornecidas levam a pessoa a acreditar que o vídeo era algo que estava procurando.

A descrição também deve incluir pelo menos um link, normalmente de volta ao site do seu negócio, talvez para uma página específica para o conteúdo do vídeo.

6. Utilize tags

As tags são bastante novas no YouTube e são úteis para classificar o conteúdo. Use apenas palavras-chaves que sejam realmente relevantes para o seu vídeo. Não adicione tags irrelevantes na esperança de obter mais visibilidade (você não conseguirá).

As tags ajudam os usuários e o Google (e outros mecanismos de pesquisa) a entender melhor o conteúdo do seu vídeo.

💡 Saiba mais: Tags para Youtube: o que são e como usá-las?

7. Tenha uma miniatura chamativa

Isso é muito simples. Escolha uma imagem atraente. Não escolha algo como um slide de título ou qualquer coisa diluída pela escrita; escolha uma imagem estática na qual os usuários terão interesse e que pode gerar muitos cliques. Novamente, não faça nada complicado na tentativa de enganar os usuários.

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8. Faça uma lista de reprodução

Faça uma lista de reprodução para obter maior alcance e visibilidade em seus vídeos. No entanto, há pouca ou nenhuma pressão para adicionar vídeos às listas de reprodução de forma imediata.

9. Se necessário, pense nas traduções

O YouTube oferece aos criadores de conteúdo a capacidade de traduzir vídeos para outros idiomas. Isso é útil ao publicar conteúdo global destinado a um público internacional ou quando direcionado a um público-alvo demográfico específico que fala um idioma diferente do inglês.

💡 Saiba mais: O que é SEO local

10. Libere os comentários

Embora pareça um presente dos Deuses da Internet poder desabilitar todos os comentários em um vídeo, na verdade, isso prejudicará significativamente a visibilidade do seu vídeo.

Os comentários são um dos sinais usados ​​pelo YouTube para determinar a relevância, qualidade e atualidade dos vídeos. Certifique-se de que os comentários estejam permitidos selecionando a opção no menu suspenso.

11. Permita o direitos de distribuição

Permitir a incorporação de seu vídeo provavelmente aumentará a taxa de compartilhamento e incorporação, uma vez que oferece aos usuários a melhor experiência no site. Publicar o vídeo nos feeds de inscrições e notificar os inscritos também é uma prática recomendada padrão que ajuda o vídeo a ser encontrado e assistido.

12. Não utilize restrições de idade

Os vídeos não devem ter restrições de idade adicionadas, a menos que haja conteúdo explícito que exija isso.

O que define explícito pode variar de pessoa para pessoa, mas “violência, imagens perturbadoras, nudez, conteúdo sexualmente sugestivo e representação de atividades perigosas ou ilegais” podem valer a pena restrições de idade, de acordo com o YouTube .

13. Crie categorias

Existem 15 categorias diferentes para escolher e isso ajuda o YouTube a recomendar um vídeo com base em critérios de conteúdo e no comportamento de outros usuários.

A maioria dos vídeos deve ter uma categoria que corresponda literalmente, mas se por algum motivo um vídeo não puder ser categorizado facilmente, recomendamos usar a tag padrão “Entretenimento”.

14. Transcreva seu conteúdo

Isso muitas vezes é esquecido porque é uma tarefa tediosa e trabalhosa, mas ajuda o YouTube e os mecanismos de pesquisa a entender melhor o vídeo e seu conteúdo do que qualquer outra forma. É como rastrear um site; você não pode rastrear um vídeo da mesma forma que pode enviar texto.

15. Distribua seu conteúdo

O conteúdo deve ser compartilhado em todos os canais sociais e em comunidades e fóruns relevantes para ampliar o alcance. Também vale a pena colocar dinheiro em publicidade por trás do conteúdo do vídeo, pois quanto mais olhos o assistirem, melhor será seu

💡 Saiba maisO que é YouTube e como ele funciona?

Por que é importante investir em SEO para YouTube?

Investir em SEO para YouTube vai fazer o seu vídeo crescer e chegar ainda mais nas pessoas. Por exemplo, pense: se você otimizar seu vídeo com uma palavra-chave que não tem um resultado de vídeo no Google, você está se condenando a ter apenas resultados de pesquisas no YouTube.

Por isso, ao utilizar estratégias de SEO para crescer o seu canal no YouTube, você está contribuindo para que mais usuários encontrem seus vídeos de maneira orgânica. Dessa forma, todo o seu esforço em produzir bons vídeos será recompensado.

Quais as vantagens do SEO para YouTube?

Ao investir na estratégia de SEO para YouTube, além de aumentar o reconhecimento e a conscientização da marca, essa estratégia também pode desempenhar um papel mais direto em seus esforços de marketing . Confira alguns benefícios abaixo:

Ajuda a direcionar tráfego

Para começar, você pode direcionar o tráfego para seus canais do YouTube por meio de publicidade paga no YouTube. O vídeo desenvolvido não deve ser muito longo e deve ser envolvente logo nos primeiros segundos.

Isso é particularmente verdadeiro para os anúncios in-stream, que os usuários geralmente têm a opção de pular após alguns segundos. O vídeo também deve ser orientado para a plataforma.

Lembre-se de que as pessoas geralmente não estão no YouTube para comprar, elas querem aprender ou se divertir. Esse mesmo mantra se aplica aos anúncios. Anúncios educacionais que são relevantes para as palavras-chave e os negócios, bem como anúncios que incorporam a conexão humana por meio de depoimentos, tendem a ter sucesso.

Impacta as classificações nas pesquisas

Por fim, o SEO para YouTube tem o potencial de impactar suas classificações nas pesquisas se você trabalhá-lo da maneira adequada. Isso porque o Google é dono do YouTube e frequentemente exibe vídeos em resultados de pesquisas relevantes.

Um vídeo bem classificado e um SEO para YouTube bem executado podem ajudar a aumentar a exposição. Invista em um conteúdo popular que inspire muitas pessoas a clicar no site do seu negócio também pode ajudar indiretamente a aumentar a classificação do seu próprio site.

Também é possível incluir links na seção de comentários dos vídeos, portanto, aproveitar essa oportunidade pode tornar ainda mais fácil para os espectadores interessados ​​clicarem em seu site.

Tudo certo sobre SEO para YouTube?

Como vimos, o objetivo da fazer SEO para YouTube é melhorar a classificação do seu vídeo nos resultados de pesquisa e aumentar o tráfego orgânico e engajamento com o seu conteúdo.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre SEO para YouTube

O SEO do YouTube é um processo de otimizar seus vídeos e canal do YouTube para aumentar suas classificações através do YouTube. Os mecanismos de busca, como o YouTube, têm um algoritmo que determina como seus vídeos aparecerão nas classificações do YouTube. A otimização para o YouTube pode ajudar a aumentar métricas importantes, como contagem de seguidores, reconhecimento da marca, visitas ao site e receita.

  1. Identifique as palavras-chave alvo;
  2. Compreenda os fatores de classificação de SEO do YouTube;
  3. Otimize seus vídeos;
  4. Faça bons títulos;
  5. Crie ótimas descrições;
  6. Utilize hashtags;
  7. Tenha uma miniatura chamativa;
  8. Faça uma lista de reprodução;
  9. Se necessário, pense nas traduções;
  10. Libere os comentários;
  11. Permita os direitos de distribuição;
  12. Não tenha restrições de idade;
  13. Crie categorias;
  14. Transcreva seu conteúdo;
  15. Distribua seu conteúdo.

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