Shelf life: como calcular a vida útil de um produto?
- Shelf life é um conceito que serve para definir a vida útil de um produto, tornando-o seguro para consumo;
- Para calcular a data de validade de uma mercadoria é preciso considerar diversos aspectos, como composição, armazenamento e estabilidade;
- É essencial controlar a validade dos itens que uma empresa produz. Para isso, é possível contar com a planilha de controle de validade da Nuvemshop, que simplifica o monitoramento e visualização dessas informações.
Todo mundo que já consumiu um produto embalado deve ter percebido ou consultado a sua data de validade. Esse prazo é conhecido como shelf life ou, em outras palavras, a vida útil que determinada mercadoria tem.
Entender esse conceito e para que serve é fundamental para fabricantes, lojistas e consumidores, uma vez que ajuda a garantir a qualidade e segurança do que é vendido.
Isto posto, entenda o que é shelf life, como é feito o cálculo da data de validade de um produto e qual é a sua importância. Vamos lá? 🛒
O que é shelf life?
Shelf life, ou “tempo de prateleira” na tradução livre, nada mais é do que o prazo de validade ou a vida útil de um produto. O termo é usado para se referir ao período em que um item mantém suas propriedades e características intactas, garantindo que um consumo seguro.
Como exemplos desses atributos, podemos citar, por exemplo:
- visual;
- textura;
- sabor;
- resistência;
- qualidade.
O conceito de shelf life se aplica a diversas categorias de produtos, incluindo alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos.
Para determinar qual é a vida útil de uma mercadoria é necessário considerar diversos fatores, tais como: ingredientes, uso de conservantes, estabilidade química e microbiológica, embalagem, distribuição, armazenamento e métodos de preservação.
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Para que serve o shelf life?
O shelf life é uma informação que interessa tanto a fabricantes quanto aos comerciantes e consumidores finais.
Para quem consome, conhecer a vida útil ajuda a manter a saúde em dia e evitar a compra de produtos que já estão em estado de deterioração ou muito próximos à data de validade.
Já para as empresas, definir corretamente o shelf tem como principais objetivos:
- Garantir a segurança dos consumidores;
- Controlar a qualidade;
- Atender às regulamentações;
- Adequar o planejamento logístico;
- Reduzir os desperdícios;
- Aumentar a confiabilidade.
Entenda cada um desses aspectos detalhadamente a seguir:
Garantir a segurança dos consumidores
A principal preocupação é oferecer um prazo ideal para o consumo seguro, que isente o consumidor de reações ou qualquer tipo de danos. Afinal, assegurar-se de que os produtos não apresentem riscos à saúde é algo obrigatório a toda empresa, independentemente do seu ramo de atuação.
Para isso, as companhias devem calcular corretamente a validade de cada mercadoria, uma vez que aquelas que excedem seu shelf life podem sofrer alterações químicas que as tornem tóxicas, inseguras ou sem eficácia.
Controlar a qualidade
Além da segurança, garantir a qualidade dos produtos também é algo essencial. Com o passar do tempo, as propriedades originais de um item, como sabor e textura, podem ser atenuadas ou perdidas, fazendo com que esteja abaixo da expectativa dos consumidores.
Isso pode gerar frustração e resultar em avaliações negativas para a marca, além de fazer com que a taxa de recompra seja drasticamente reduzida.
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Atender às regulamentações
Geralmente, os países possuem regulamentações específicas para cada categoria de produto e exigem que tanto os seus ingredientes quanto a sua data de validade estejam detalhados e explícitos.
Com essas informações descritas, o consumo se torna muito mais transparente e consciente, aumentando a confiabilidade nas marcas.
Além disso, cumprir com as regulamentações exigidas evita problemas judiciais e prejuízo aos fabricantes.
Adequar o planejamento logístico
O shelf life auxilia as empresas a fazer uma melhor gestão do estoque e da produção, já que permite escoar os produtos em tempo hábil, antes que a validade seja atingida.
Sendo assim, fica mais fácil calcular quando um produto precisa chegar a cada ponto de venda (PDV), conforme o fluxo de venda previsto para cada local ou canal.
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Redução de desperdícios
Desde que seja feita de maneira planejada e eficiente, a definição do shelf life evita o desperdício de produtos e, consequentemente, de recursos financeiros.
Esse ganho também é ecológico, visto que a probabilidade de descarte é minimizada — o meio ambiente agradece!
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Aumentar a confiabilidade
O mapeamento também ajuda na construção de confiança. Isso porque os consumidores se sentem mais seguros para comprar e desfrutar dos benefícios de um produto, pois sabem que ele foi devidamente testado e apresenta um prazo de validade explícito.
Como calcular o shelf life de um produto?
Calcular o shelf life é um processo complexo e delicado, que envolve muita análise e estudo. Para determinar a vida útil de um produto, então, é preciso avaliar diversas condições. Sendo as principais delas:
Análise minuciosa
O primeiro passo é a análise criteriosa dos componentes do produto, incluindo a formulação, seus ingredientes, o potencial de preservação, a suscetibilidade à contaminação e a conservação.
Alguns itens são mais perecíveis e suscetíveis à degradação, como os que são feitos com compostos naturais ou têm maior teor de água em sua formação.
Teste de estabilidade
Entender como o produto se comporta sob diferentes condições de armazenamento, temperatura e umidade é essencial para poder calcular o shelf life.
Portanto, o tempo de prateleira não diz respeito somente ao período em que estará disponível no local de venda, mas também deve levar em consideração o transporte e as diversas situações potenciais que a mercadoria passará antes de finalmente ser consumida.
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Avaliação microbiológica
Alguns produtos são mais propensos ao desenvolvimento de microorganismos e toxinas depois de um certo período, sobretudo os cosméticos e alimentos.
Por isso, é imprescindível realizar testes microbiológicos para identificar em que momento e situações isso pode ocorrer, determinando o período máximo que um item permanece seguro para consumo.
Dados anteriores
Caso a empresa já tenha fabricado outros produtos da mesma categoria anteriormente, é possível traçar comparativos de formulação, usando dados históricos como parâmetro.
Obviamente, isso só é possível com mercadorias semelhantes e, de toda maneira, ainda será necessário submeter o novo item a testes próprios. No entanto, pode funcionar como uma base e facilitar o cálculo para as marcas que já têm os processos bem definidos e mapeados.
Cumprimento de normas
As regulamentações do país e do segmento de atuação podem ser uma boa fonte para estabelecer o cálculo de shelf life, uma vez que algumas normas de rotulagem, armazenamento e teste podem ser bem específicas.
Logo, cabe consultar o órgão regulamentador responsável, como a Anvisa, para buscar orientação e adequação.
Monitoramento e revisão
Mudanças na composição, na embalagem ou na distribuição, além do feedback de clientes, são motivos para revisão do shelf life.
Reavaliar regularmente os impactos que possíveis mudanças geraram faz com que os cálculos estejam sempre exatos e que a vida útil do produto seja confiável.
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Entendeu o que é shelf life?
Estudar e definir o shelf life é indispensável para qualquer empresa que comercializa produtos, seja por meio de loja física ou virtual. O mapeamento demonstra profissionalismo, além de garantir a integridade do que foi vendido para, consequentemente, preservar a saúde dos consumidores.
Para que a precisão do cálculo da vida útil estimada de um produto seja precisa e confiável, é necessário avaliar diversos fatores, desde a formulação até o armazenamento.
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