O que significa Ship From Store e como implementar no seu negócio?
Pontos principais do artigo:
- Ship From Store significa ““enviar da loja”. É a prática de transformar lojas físicas em centros de distribuição para pedidos online;
- Essa abordagem não apenas acelera a entrega, mas também otimiza o uso do estoque existente e reduz os custos logísticos;
- Mas, para investir no Ship From Store, é preciso contar com uma estratégia omnichannel capaz de integrar os canais físicos e digitais;
- A Nuvemshop Next, por exemplo, é a solução exclusiva da Nuvemshop para negócios em expansão, com recursos como retirada na loja e gestão de múltiplos centros de distribuição.
O Ship From Store (SFS) é uma estratégia que tem se tornado cada vez mais popular entre médias e grandes empresas que vendem tanto no e-commerce como no varejo físico.
Se você tem uma loja física e uma loja virtual e precisa otimizar a rotina de expedição e a logística para e-commerce, este método pode ser excelente. Isto porque ele te dá mais controle sobre os envios e pode te ajudar a reduzir custos com um centro de distribuição, por exemplo.
Continue a leitura para entender o que é o Ship From Store, quais empresas se beneficiam com essa abordagem, seus benefícios, passo a passo e ferramentas para implementar esta estratégia com sucesso. Vamos lá?
O que é Ship From Store?
O Ship From Store é uma estratégia que permite que empresas utilizem suas lojas físicas como centros de distribuição para atender pedidos online. Assim, quando um cliente faz uma compra online, o produto é despachado diretamente da loja mais próxima em vez do centro de distribuição central.
Imagine que sua empresa tenha diversas filiais físicas, por exemplo. Com o Ship From Store, esses pontos de venda não se limitam apenas às vendas presenciais, mas também são usados para atender aos pedidos feitos por meio de sua loja virtual.
Isso é possível graças a uma estratégia de comércio unificado, que rompe as barreiras entre as operações físicas e digitais de uma empresa. Dessa forma, é possível centralizar a gestão do negócio em uma única plataforma e proporcionar a integração completa entre os canais, inclusive para controle de estoque e entrega.
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Benefícios do Ship From Store para empresas
O Ship From Store é altamente indicado para empresas que possuem uma estratégia omnichannel, ou seja, aquelas que atuam em diferentes canais de venda físicos e virtuais.
Nesse caso, a estratégia pode oferecer uma série de benefícios para potencializar ainda mais a experiência do cliente em ambos os canais. Veja algumas das principais vantagens:
Agilidade nas entregas
O Ship From Store permite que as mercadorias sejam enviadas diretamente do ponto de venda mais próximo ao cliente, mesmo que não seja o canal que ele utilizou para realizar a compra. Isso reduz o tempo de deslocamento do produto e, consequentemente, o prazo de entrega ao consumidor.
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Redução de custos
Ao aproveitar suas filiais como centros de distribuição, o lojista evita despesas com armazéns e novos centros logísticos, o que ajuda a reduzir os custos operacionais e com transporte. Essa pode ser uma boa estratégia para oferecer frete grátis, por exemplo.
💡 Saiba mais: O que é redução de custos e como fazê-la?
Aumento do faturamento
A estratégia de Ship From Store também garante maior disponibilidade de produtos para atender pedidos online, já que é possível contar também com o armazenamento dos pontos de venda físico. Isso diminui o número de vendas perdidas por falta de estoque, aumentando o faturamento total do negócio.
💡 Saiba mais: O que é quebra de estoque e como evitar perder vendas?
Praticidade para a equipe
Transformar lojas físicas em pontos de distribuição adicionais também proporciona maior praticidade e eficiência para sua equipe. Se você trabalha com uma equipe enxuta, isso pode ajudar a otimizar o trabalho, facilitando a gestão de pedidos e a movimentação de estoque em um mesmo local.
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Redução de riscos
Ter múltiplos centros de distribuição reduz a dependência de um único local, tornando seu negócio mais resiliente a imprevistos, como o extravio de mercadoria ou problemas logísticos. Também facilita a gestão de estoque sazonal, se você tem muitas trocas de coleção e lançamentos, por exemplo.
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Satisfação do cliente
Os prazo de entrega mais curtos garantidos pelo Ship From Store certamente vão agradar os seus clientes. Além disso, a opção de compra online e retirada em loja garante mais autonomia para o consumidor personalizar sua jornada de compra, que poderão escolher entre receber o item em casa ou retirar na loja mais próxima.
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Como implementar uma estratégia Ship From Store
Agora que entendemos o que é Ship From Store, veja passo a passo como implementar essa estratégia no seu negócio:
1. Avalie a estrutura e localização geográfica
Analise se suas filiais estão estrategicamente localizadas para atender aos pedidos online. Afinal, o local de estoque impacta diretamente no custo e prazo de frete para o cliente final.
2. Tenha um ótimo controle de estoque
Mantenha um rigoroso controle de estoque em suas lojas físicas para garantir que os produtos estejam disponíveis para atendimento de pedidos online. Para isso, é essencial ter um sistema de controle de estoque adequado.
Aqui, a dica é contar com um ERP para varejo, que vai garantir a integração dos estoques das lojas físicas e virtuais, além de manter controle de entradas e saídas de todas as mercadorias, independentemente do canal de venda.
💡 Saiba mais: O que é um sistema ERP e quando implementar?
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3. Crie um processo de separação e expedição
Faça um bom endereçamento de estoque, pois isso facilitará que a equipe encontre os itens de forma rápida. Desenvolva um processo eficiente de separação de produtos para pedidos online. De preferência, treine a sua equipe para realizar essa etapa com precisão e agilidade.
4. Tenha uma plataforma de e-commerce omnichannel
Se sua loja tem filiais físicas e um e-commerce próprio, é essencial ter uma plataforma omnichannel que te permita gerir os produtos disponíveis em cada local de estoque. Isso porque nem todas as plataformas permitem essa integração, por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de escolher.
A Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para lojas com alto volume de vendas, por exemplo, oferece a possibilidade de gerir o inventário em diferentes centros de distribuição diretamente no painel de administrador.
Além disso, também existe a opção de logística door to door, ideal para lojas que fazem Ship From Store. Acima de 200 pedidos por mês, a plataforma pode coletar os pedidos online diariamente na sua loja física por meio do Nuvem Envio.
Nesse caso, a própria Nuvemshop encaminha os pedidos para as transportadoras parceiras para que a entrega seja feita. Um alívio para o time, não?
5. Logística reversa eficiente
Por último, estabeleça um processo de logística reversa eficiente para lidar com devoluções ou trocas de produtos. Afinal, no método Ship From Store, os produtos devolvidos retornam à sua loja física. Ou seja, é necessário ter pessoas e um espaço para manejo das devoluções.
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Tudo pronto para implementar o Ship From Store?
Como vimos, o Ship From Store pode ser o próximo passo para otimizar sua operação e alcançar um novo patamar de eficiência. Portanto, avalie cuidadosamente sua estrutura, organização de estoque e ferramentas para implementar esta estratégia.
E, se você busca uma plataforma de e-commerce flexível e integrada, a Nuvemshop oferece opções ideais para integração de lojas virtuais às físicas, com recursos como retirada em loja e gestão de múltiplos centros de distribuição, por meio da Nuvemshop Next.
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