O que é slug de URL e para que serve?

Notebook aberto no Google, como se fosse de alguem aprendendo sobre SEO e slug
Pontos principais do artigo:
  • Slug é a parte final de uma URL que identifica uma página específica em um site. É o texto que aparece após o domínio e a barra invertida ("/"), e geralmente indica o conteúdo que o usuário encontrará na página;
  • URLs com slugs descritivos são mais fáceis de entender e lembrar para os usuários, o que aumenta a chance de cliques e engajamento;
  • Algumas dicas para fazer slug são: mantenha-o  curto e direto, evitando termos desnecessários e use palavras-chave relevantes que representem o conteúdo da página.

Estratégias de SEO têm sido cada vez mais adotadas por empresas que desejam aumentar suas presenças online, atraindo tráfego orgânico e, consequentemente, novos clientes. Nesse universo, se você quer que tudo saia como planejado, os detalhes são muito importantes. Entre eles, podemos destacar o slug.

O slug fica na última parte da URL de um site ou blog, logo após o nome do domínio. É um elemento essencial para sinalizar para usuários e mecanismos de busca sobre o que o seu conteúdo está tratando.

Se quer saber como criar os melhores slugs para o seu site e conteúdos, não tema: estamos aqui para te ajudar. Neste artigo, te contaremos tudo sobre o assunto: o que é slug, como editá-lo no WordPress e quais as melhores práticas. Vamos lá? 🤓

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O que é o slug do site?

Slug é a parte final da URL, vindo logo após o nome do domínio. Tem o propósito de melhorar a experiência do usuário, ao mesmo passo que sinaliza para mecanismos de busca do que aquela página está falando.

O slug é composto por palavras em letra minúscula. No lugar de espaços, usam-se hífens para separar cada vocábulo.

A ideia é que, ao olharem o endereço da sua página, seus usuários identifiquem onde estão sem precisar ler o conteúdo. Além do propósito informacional, um bom slug também tem o poder de passar maior confiança ao apresentar o seu site e conteúdos de forma transparente e profissional.

Exemplos de slug

Uma forma prática de entender o que é slug pode ser analisando este artigo. Se reparar na barra de endereços, encontrará a seguinte URL:

O slug vem logo após o nome do domínio do site, ou seja, ele começa com a palavra “blog”.

Em alguns casos, o slug inclui uma identificação de subdomínios, como no exemplo anterior. A palavra “blog” sinaliza que você está no blog corporativo da Nuvemshop.

Por se tratar de um artigo sobre slug, o nome usado para identificar a página ao final da URL é o mesmo.

Para que você visualize tudo melhor, aqui estão outros exemplos de slug:

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Como fazer um bom slug?

Agora que você sabe o que é slug, vamos te ensinar a criar um slug eficaz e alinhado às boas práticas de SEO. Confira:

1. Tenha palavras-chave como foco

Para criar o melhor slug, você precisa ter em mente palavras-chave que sinalizem o que você está oferecendo no conteúdo. Afinal, as keywords são a raiz de uma boa estratégia de SEO, e seu conteúdo deve ser produzido em torno delas.

Agora, um exemplo do nosso blog: temos um artigo que ensina como criar uma loja virtual, sendo essa a palavra-chave foco.

Esta foi a URL escolhida:

Ou seja, usamos a palavra-chave em sua totalidade como slug.

💡Saiba mais: O que é o Planejador de palavras-chave do Google e como usá-lo?

2. Mantenha o slug curto e descritivo

É certo que, por vezes, palavras-chave secundárias podem ser frases inteiras. Nesse sentido, para ter um bom slug, a melhor escolha é usar preferencialmente a palavra-chave principal, de forma que ele seja mais simples e descritivo.

Isto é, faça com que a mensagem seja entregue com o mínimo de palavras possível, sem comprometer a função de informar sobre o conteúdo da página.

3. Analise a necessidade de conectores

Em alguns casos, usar preposições como “para”, “de”, “na”, “do” se faz necessário para que a mensagem do slug fique compreensível. Em outros, nem tanto. Além disso, é comum que as pessoas evitem essas palavras ao fazer buscas no Google e outros mecanismos de busca.

Por isso, analise caso a caso e, quando achar que a mensagem está clara e legível sem esses conectores, não hesite em deixá-los de fora.

4. Não inclua datas

Anos são informações que, com o passar do tempo, tornam-se obsoletas. Com isso em mente, a melhor escolha é não incluí-los nos seus slugs.

Ou seja, se você criar um conteúdo sobre “melhores ferramentas de vendas de 2023”, por exemplo, o melhor é não incluir o ano no slug.

Assim, quando o ano passar, você pode atualizar seu conteúdo alterando apenas essa informação nas suas meta-tags e no restante do conteúdo.

💡Saiba mais: O que são meta tags e como elas afetam o SEO?

5. Use subdomínios

Para que seu site pareça mais organizado, incluir subdomínios no slug pode ser uma boa opção. Além de sinalizar em que diretório do site o usuário está, essa é uma boa oportunidade para criar uma página inicial reunindo vários conteúdos.

Por exemplo, todos os artigos do nosso blog incluem essa palavra na URL. Mas, além disso, quando os usuários acessam a URL com o final “blog”, podem encontrar todos os nossos artigos em uma única página.

6. Pense no slug como algo permanente

Mudar a URL de uma página pode ser prejudicial para a sua estratégia. Então, a melhor escolha é escolher um slug eficaz, direto ao ponto, que não inclua datas e não se torne obsoleto.

Nesse sentido, como citamos anteriormente, a melhor opção é ter a palavra-chave foco como norte.

💡Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

O que é slug no WordPress?

Muitas pessoas conhecem o conceito de slug ao utilizarem o WordPress. O significado de slug nessa ferramenta é o mesmo citado no item anterior. Isto é, ele é a parte final da URL de um site criado nessa plataforma.

Abaixo, você encontra um passo a passo de como editar o slug no WordPress. Confira:

  1. Quando chegar na página de edição, vá até a parte inferior da tela;
  2. Então, selecione a opção “Editar amostra”;

Print de como funciona o Yoast SEO no WordPress, com foco na parte de inserir a URL ou slug.

  1. Agora, você irá encontrar alguns espaços de texto para edição. O segundo é o do slug.

Tela para editar slug no WordPress

  1. Pronto! Agora, você já pode editar seu slug no WordPress. Mas lembre-se: a melhor escolha é escolher um slug permanente, já que alterá-lo após publicado pode não ter o melhor dos efeitos para o seu conteúdo.

💡 Saiba mais: 

Quais as melhores ferramentas para otimizar o slug?

Agora, para que você capriche ainda mais na criação dos seus slugs, separamos algumas ferramentas para te ajudar com o processo. Confira:

Yoast SEO

Yoast SEO é uma ferramenta que faz parte do WordPress. Ela sinaliza quando seu slug tem problemas e pode ser melhorado, como quando ele é muito longo ou não inclui a sua palavra-chave foco.

ToolsYep

O ToolsYep é um site com um gerador de slug gratuito em que você pode inserir um texto, de preferência uma palavra-chave, e ele cria o slug de forma automática para você. Além disso, ele oferece a opção de remover conectores, assim você pode avaliar de que forma seu slug fica mais atrativo.

Aprendeu tudo sobre slug?

Uma estratégia de SEO bem estruturada requer que você esteja atento a todas as minúcias. Por isso, saber o que é slug é fundamental para que você melhore sua presença online e alcance novos clientes. Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado com isso.

Aproveitando que está aqui, que tal criar uma loja virtual grátis em uma plataforma que entende de SEO? Na Nuvemshop, seu e-commerce aparecerá com mais facilidade no Google com a ajuda das nossas ferramentas avançadas. É rápido, fácil e não requer nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre slug

Slug é a parte final da URL, onde usuários e mecanismos de busca podem identificar do que aquela página está tratando.

Um bom slug deve ser descritivo sobre o que é encontrado naquela página e conter a palavra-chave de foco do texto. Além disso, tente eliminar conectores desnecessários e faça com que ele seja simples e curto.

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