O que é social commerce e como aproveitar?

Na imagem, vemos quatro homens conversando em frente a um tablet
Pontos principais do artigo:
  • Social commerce é a venda de produtos e serviços diretamente em redes sociais, agilizando o processo de compra e evitando a perda de clientes;
  • As vantagens do social commerce incluem o aumento do público, crescimento do tráfego e engajamento, e melhora no retorno sobre o investimento (ROI);
  • A Nuvemshop, por exemplo, oferece integração nativa com as principais redes sociais, como Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp, para você não perder nenhuma venda. Crie sua loja grátis e confira!

Se você é uma pessoa que acompanha as tendências do mercado, provavelmente já ouviu falar em social commerce. Isso porque, com o avanço da tecnologia proporcionado pela pandemia, muitas marcas continuam investindo na transformação digital — e esse termo tem tudo a ver com isso.

Mas, então, como você pode tirar vantagens desse novo modelo de negócios que prevê a venda de produtos e serviços diretamente por meio de uma rede social?

Neste artigo, oferecemos um detalhamento completo sobre o que é social commerce, como funciona e, o mais importante: como ele pode beneficiar o seu negócio. Continue a leitura para saber tudo! 📲

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O que é social commerce?

Social commerce significa a venda digital de produtos e serviços que ocorre nas redes sociais. Isso quer dizer que em vez de o lojista enviar o comprador para um e-commerce, por exemplo, fazendo com que ele deixe a plataforma em que está, neste caso existe a possibilidade de a compra ser realizada ali mesmo.

Assim, toda a experiência de compra — da navegação ao checkout — ocorre na plataforma em que o consumidor está logado. Em alguns casos, a compra pode ser direcionada para uma loja virtual apenas para a finalização, uma vez que a maioria das redes sociais ainda não oferece a opção de pagamento integrado no Brasil.

Qual a importância do social commerce?

Ao utilizar plataformas que suportam o modelo de social commerce, as empresas estão agilizando os processos de compra e venda. Isso, como resultado, é um benefício no que diz respeito à possibilidade de evitar a perda de clientes no meio do caminho.

Da mesma forma, considerando que hoje bilhões de pessoas já usam os canais para ler notícias, se entreter e comunicar com amigos, faz (muito) sentido que as marcas se concentrem na venda de produtos por meio de aplicativos que os clientes em potencial já se sentem confortáveis ​​em usar.

De acordo com a pesquisa Social Commerce 3.0 da Opinion Box, 74% dos consumidores brasileiros já usam as redes sociais para fazer compras. O Instagram é a mais utilizada para o social commerce, com 65% da preferência dos usuários. Em seguida, vem o Google Shopping, com 56%, e o WhatsApp, com 46% de preferência.

Além disso, é importante lembrar que os usuários que seguem sua marca nas redes sociais o fazem porque têm interesse no seu negócio. Sendo assim, a jornada de compra já está encaminhada e você terá mais agilidade para realizar a venda.

Quais são as vantagens do social commerce?

Agora que você já sabe o que é social commerce, vamos entender quais são os benefícios de se investir nessa nova estratégia que permite facilitar os processos de compra. Confira abaixo:

Aumento do público

A partir do momento que você estará vendendo um produto por meio da própria rede social, pode ser que haja um aumento do público. Isso acontece porque, ao encaminhar o cliente para outro site, é possível que ele desista. Por outro lado, quando você torna o processo de compra mais fácil, há uma tendência de que o consumidor finalize a compra.

Como resultado, você tem um aumento do público-alvo e uma maior satisfação do cliente. Ou seja, só vantagens para o seu negócio.

Crescimento do tráfego e engajamento

O social commerce pode ajudar a aumentar o tráfego e o engajamento, uma vez que os usuários conseguem se conectar à sua marca de maneira rápida e fácil.

Isso é importante porque, à medida que sua marca alcança mais clientes em potencial, seu negócio consegue fazer mais vendas e ganhar mais dinheiro. Além disso, o social commerce também torna mais fácil para os compradores compartilharem seu conteúdo com outras pessoas que possam estar interessadas em fazer uma compra.

💡 Saiba mais: O que é marketing boca a boca?

Melhora no ROI

Essa estratégia pode oferecer um grande retorno sobre o investimento. Então, para obter o máximo de sua estratégia de social commerce, é importante acompanhar as métricas. Isso é possível, visto que a maioria das grandes plataformas de mídia social possui ferramentas de análise integradas para que você possa monitorar suas campanhas e fazer os ajustes necessários para obter melhores resultados.

💡 Saiba mais: O que é ROI e como calcular?

Tipos de social commerce

Depois de ter bem claro quais são as vantagens do social commerce, é preciso entender quais são os tipos. Por isso, confira uma lista com cada um deles:

Entre pessoas

O tipo de social commerce básico é entre pessoas. Você pode criar o seu próprio negócio ou realizar vendas em plataformas, como OLX ou Mercado Livre, por exemplo.

Aqui, é preciso ficar atento aos tipos de plataformas de vendas existentes para que utilize a melhor de acordo com o seu tipo de negócio. Por exemplo, para vender roupas usadas a Enjoei é uma ótima opção. Agora, se você tem um imóvel e deseja alugar para temporadas, é possível usar o Airbnb.

Compras coletivas

As compras coletivas perderam força ao longo dos anos no Brasil, mas você deve se lembrar do sucesso de sites como Groupon e Peixe Urbano, certo?

Nesse tipo de social commerce, as ofertas são apresentadas com um certo senso de urgência, já que existe um período de validade para elas e também porque várias pessoas estão visualizando o produto ou serviço ao mesmo tempo.

💡 Saiba mais: Aprenda como vender em sites de compras coletivas

Compras colaborativas

Um site muito utilizado atualmente para compras colaborativas é o Vakinha. Nesse tipo de social commerce, uma pessoa publica um objetivo e a meta financeira que precisa arrecadar para torná-lo realidade.

Depois, o link é compartilhado com diversas pessoas que podem fazer doações para ajudar na iniciativa. O incentivo para esse tipo de compra acontece por meio de recompensas, ou seja, o organizador pode oferecer prêmios para aqueles que ajudarem a causa.

Vendas em redes sociais

Por fim, trouxemos o tipo de social commerce que mais cresce atualmente, as vendas pelas redes sociais. Com a popularização das mídias sociais, muitas lojas agora realizam vendas pelo Instagram, pelo Facebook ou até mesmo pelo WhatsApp.

Se você pensa em abrir uma loja virtual, é fundamental que escolha uma plataforma de e-commerce que facilite a integração com as redes sociais, como a Nuvemshop. Nela, é possível conectar todo o catálogo de produtos da loja com o Instagram com alguns cliques.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

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Dicas de como adotar o social commerce no seu negócio

Tudo entendido sobre o que significa social commerce? Então, vamos passar por tópicos que exemplificam como adotar essa estratégia:

  1. Integre sua loja virtual com as redes sociais;
  2. Foque nos melhores produtos;
  3. Capriche nas imagens;
  4. Otimize seu conteúdo;
  5. Divulgue os produtos de baixo custo;
  6. Trabalhe com influenciadores digitais.

Veja, abaixo, cada um deles detalhadamente:

Integre sua loja virtual com as redes sociais

Para quem já tem uma loja virtual, a forma mais eficiente de entrar no social commerce é integrar o e-commerce com as principais redes sociais. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode integrar sua loja online com o Facebook, o TikTok e o Instagram Shopping de forma simplificada para exibir seus produtos nas plataformas da Meta e aumentar suas vendas.

Siga os passos abaixo para ativar o Instagram Shopping na sua loja Nuvemshop:

  • Acesse seu painel da Nuvemshop;
  • Escolha a opção “Canais de venda> Instagram Shopping”;
  • Ative o recurso de Compras no Instagram;
  • Faça a verificação de domínio, colando a metatag obtida no Gerenciador de Negócios (vamos explicar melhor logo abaixo);
  • Aguarde a habilitação do recurso de Compras do Instagram para começar a marcar seus produtos.

Veja também o tutorial completo com todos os passos do Instagram Shopping para tirar suas dúvidas:

👉 Confira: Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?

Foque nos melhores produtos

Se você lançou uma linha de produtos recentemente e quer oferecer visibilidade para ela, uma boa estratégia pode ser focar nesses produtos para o social commerce. Por exemplo, você pode criar algumas postagens durante duas semanas falando sobre itens específicos.

Assim, você terá mais chances de conseguir mais vendas com esses produtos.

Capriche nas imagens

Uma boa foto de produto enche os olhos do cliente e aumenta suas chances de conseguir uma venda pelas redes sociais. Se você já sabe tirar fotos para e-commerce, a lógica é a mesma: use uma câmera de qualidade, cuide da iluminação, prepare um cenário e certifique-se de mostrar todos os detalhes do produto em uma galeria de imagens com vários ângulos.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de roupas: dicas para vender mais na internet

Otimize seu conteúdo

É fato: o Instagram, principalmente, é uma rede social visual. Isso quer dizer que quanto mais fotos e vídeos você postar, melhor para o seu engajamento. Por isso, certifique-se de otimizar o seu conteúdo de acordo com os formatos de imagens que o Instagram ou Facebook estão priorizando.

Divulgue os produtos de baixo custo

Você provavelmente tem vários produtos maravilhosos que deseja que as pessoas considerem, certo? Isso é ótimo! No entanto, tente não sobrecarregar os compradores com infinitas opções.

Na verdade, uma boa alternativa é escolher produtos de baixo custo para começar. Afinal, quanto menor a barreira de entrada, mais pessoas responderão concluindo uma compra.

Trabalhe com influenciadores digitais

Se você ainda não está usando influenciadores digitais para promover seus produtos, o que está esperando? Em poucas palavras, os influenciadores são uma excelente maneira de atingir seu público e aumentar a confiança dele em sua marca.

Para fazer isso, você pode usar influenciadores para promover postagens com produtos e falando sobre a possibilidade de comprar na plataforma ou por meio de conteúdo orgânico, reviews de produtos e muito mais.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer social listening?

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Tudo entendido sobre social commerce?

Esperamos que este conteúdo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o que é um social commerce. Como visto ao longo do artigo, essa é uma boa estratégia para que as marcas consigam otimizar o tempo de venda.

Antes de ir, te convidamos a criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveitar todos os recursos da plataforma. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre social commerce

O social commerce funciona como um meio de realizar vendas online direto de uma plataforma de rede social. Nesse caso, o consumidor não precisa acessar uma loja virtual para finalizar a compra, ela pode ser feita na própria rede social.

Para vender nas redes sociais com o social commerce, é preciso cadastrar os produtos mais vendidos na plataforma, além daqueles com um preço chamativo, a fim de atrair os consumidores. Do mesmo modo, é importante divulgar os produtos e trabalhar com influenciadores digitais para aumentar o reconhecimento da marca.

Existe social commerce entre pessoas, por meio de compras coletivas, compras colaborativas e, finalmente, vendas em redes sociais.

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